As Filipinas querem adquirir caças F-16 dos Estados Unidos como parte da intensificação dos esforços para defender o arquipélago, informou o secretário de Relações Exteriores Albert del Rosario, nesta quarta-feira.

A nação ficou para trás na proteção de seu território, disse del Rosario, o próximo na lista de Manila é a proteção do espaço aéreo depois de ter comprado um navio da Guarda Costeira dos EUA este ano com planos de adquirir outras duas embarcações semelhantes.

As chances de adquirir os aviões de combate são “grandes”, mas del Rosario não revelou mais detalhes.

A China tem causado inquietação em Washington e nas diversas capitais da Ásia com a reivindicações Mar da China Meridional, uma região que engloba rotas marítimas vitais e que acredita-se sentar em cima do petróleo e vastas reservas minerais.

“Estamos melhorando a capacidade de nossas forças armadas para a defesa territorial. Acho que estamos atrás da curva” em termos de capacidade militar na Ásia, del Rosario aos repórteres.

As Filipinas, que tem uma das Forças Armadas mais mal-equipadas na Ásia, aposentou os últimos de seus jatos de caça em 2005.

Qualquer acordo seria para a compra de F-16 de segunda mão para pagar recondicionamento, manutenção e treinamento de pilotos, del Rosario disse.

No mês passado, os EUA e a Indonésia anunciaram a transferência  e a atualização de duas dezenas de F-16 ex-USAF para a Força Aérea da Indonésia.

FONTE: Yahoo

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Invincible

Uzamericano (By Vader) vão armar os vizinhos da Chinoca até os dentes.

Daqui a pouco até o vietnã e o camboja vão ganhar uns F-16.

Chinoca Chinoca me da uma Beijoca!!!!

Logo Logo a China vai procurar um bode espiatório para desviar a atenção dos seus problemas internos. O pessoal em Taiwan deveria rebocar a ilha para longe da China…

ricardo_recife

Em tempos de F-22 e F-35 o velho F-16 Fighting Falcon tornou-se o novo F-5 (e que F-5!). Como disse em um outro comentário, ele ainda vai para ser produzido no mínimo até 2020. E nós ainda de F-2000 surrado e F-5M, que pena. Na geopolítica asiatica existe uma disputa seria entre a economia globalizada (que tem horror a guerras) e as ambições imperialistas (que adoram guerras). A China quer mostrar os dentes e as garras cada vez mais, contudo, isto pode ser ruim para os negócios (e o que importa são os negócios). Como foi colocado antes, compras de… Read more »

Darkman

O F16 vai ter vida longa por muito tempo. em tempos de crise se tornou uma boa opção quem sabe se torna a fabricar os Falcon.

Abs.

Fernando "Nunão" De Martini

“…quem sabe se torna a fabricar os Falcon.” Darkman, que eu saiba, a linha de produção do Falcon nos EUA não parou. Posso estar errado, mas desde o primeiro “roll-out” de um exemplar de F-16A de produção, no final de 1976, sempre teve F-16 sendo fabricado por lá, fora as linhas de montagem em outros países. Se chegar até 2015 – 2016, como as recentes encomendas do Iraque e Oman (fora esta) sinalizam, serão 40 anos de produção… E o mais maluco disso é que, se o último eventual exemplar de produção que deixe a linha por essa época (isso… Read more »

Darkman

Essa não sabia pra mim já tinha parado a produção dos F16 faz tempos.

Abs e um Feliz Natal !!!!