Presidente da Ucrânia diz que lançamento de foguete a partir de Alcântara ocorrerá em 2013

0

O objetivo da Ucrânia é concluir todo o trabalho preliminar para o lançamento do foguete Cyclone-4 a partir de um ponto de lançamento em Alcântara até 2013, afirmou o presidente da Ucrânia Viktor Yanukovich em entrevista dada ao jornal brasileiro O Globo durante sua visita oficial ao Brasil entre os dias 23 e 26 de outubro. O Brasil é responsável pela construção da base de lançamento, enquanto os construtores da Ucrânia está trabalhando no momento nos foguetes.

O projeto estratégico Alcantara Cyclone Space entrou na fase de aplicação prática, declarou o presidente Yanukovych. “Não tenho dúvidas de que este projeto será uma realidade em breve”, disse o líder ucraniano.

A localização da plataforma de lançamento é extremamente benéfica por causa da sua proximidade com o Equador (2º 17’S 44 ° 23’W), mencionou o Embaixador da Ucrânia no Brasil, Igor Grushko, em sua entrevista aos jornalistas, de acordo com a UNIAN. Ele observou que o projeto Alcântara Cyclone Space será bem sucedido comercialmente. O custo de lançamento de foguetes a partir desse local é da ordem de 20% inferior que a média, disse o embaixador Grushko. Ele também observou que a Ucrânia já investiu mais de US$ 130 milhões. O custo total do projeto é estimado em US$ 488 milhões.

Alcantara Cyclone Space é um projeto binacional nascido fora das negociações de longa duração entre Brasil e Ucrânia. Em 1999 os governos da Ucrânia e do Brasil assinaram um acordo de cooperação espacial, mas só em 2006 a empresa Alcantara Cyclone Space foi criada e o projeto avançou.

O Cyclone-4 é um sistema de lançamento de três estágios. Suas vantagens incluem maior eficiência do combustível e segurança do processo de lançamento, devido à automatização das operações de pré-lançamento. A fase de preparação é realizada em menos de 12 horas e seu custo é reduzido pois o número de pessoal necessário para o lançamento é menor.

A Ucrânia é um dos três sucessores da indústria espacial da ex-União Soviética. O país é um dos cinco no mundo que possuem um ciclo completo de produção de foguetes. As Empresas da indústria aeroespacial ucraniana utilizam a maioria das tecnologias conhecidas e colaboram em 50 projetos espaciais internacionais. Ao longo dos últimos 10 anos a Ucrânia realizou 120 lançamentos.

A Ucrânia ocupa uma das posições de liderança mundial entre os produtores da lançadores de foguete e a Ukrainian Yuzhnoe SDO já produziu 400 satélites.

FONTE:Worldwide News Ukraine

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments