A visita de Mercadante à África do Sul na visão da Denel

0

O programa conjunto de desenvolvimento de mísseis entre a África do Sul e Brasil pode abrir a porta para uma futura cooperação na indústria de defesa.

Talib Sadik, CEO do Grupo Denel, disse que a visita do Ministro brasileiro de Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, sublinha a importância do programa de mísseis A-Darter para ambos os países.

“Este é o próximo passo na relação entre as indústrias de defesa da África do Sul e do Brasil que vai crescer em importância e valor ao longo dos próximos anos”, diz Sadik.

A Presidente Dilma Rousseff esteve na África do Sul para a Cúpula do IBAS, convidada pelo presidente Jacob Zuma, e também com a presença do Primeiro Ministro da Índia, Manmohan Singh.  Mercadante fez parte da delegação brasileira na Cúpula que começou na terça-feira (18 de Outubro).

Sadik diz que o A-Darter foi iniciado em conjunto entre a subsidiária da Denel, Denel Dynamics e da Força Aérea Brasileira em 2006. Este foi o primeiro programa de defesa de cooperação entre os dois países em termos do acordo trilateral do IBAS.

O Ministro da Defesa e dos Veteranos Militares, Lindiwe Sisulu, descreveu o programa como “um modelo de cooperação e desenvolvimento conjunto pela África do Sul e outras nações em desenvolvimento.”

O A-Darter é um desenvolvimento  que deve ser entregue para as forças aéreas sul-africana e brasileira no início de 2013.

O míssil ar-ar de curto alcance será instalado nos caças Gripen  e nos jatos BAE Hawk da Força Aérea da África do Sul. O A-Darter já foi lançado com sucesso do Saab Gripen.

De acordo com Jan Wessels, CEO da Denel Dynamics, “o A-Darter foi projetado para ser um míssil extremamente ágil, capaz de manobrar com “G” elevados. Com uma massa inferior a 100 kg, o míssil é alimentado por um motor- foguete com empuxo vetorado “.

Wessels diz que há apenas um punhado de países no mundo com as habilidades técnicas e capacidade de desenvolver esses mísseis de quinta geração.

O programa A-Darter oferece 200 empregos diretos (engenheiros altamente qualificados e pessoal de apoio técnico) dentro de Denel Dynamics, e até 1 200 empregos indiretos na indústria sul africana.

A visita ministerial será um estímulo para a cooperação futura entre a Denel e do setor da defesa brasileira. O Brasil sediará tanto a Copa do Mundo de 2014 como os Jogos Olímpicos de 2016 e está no processo de planejamento para melhorar as suas capacidades de defesa aérea.

“O Grupo Denel e, em particular, a Denel Dynamics, com a sua capacidade comprovada na concepção, desenvolvimento e fabricação de mísseis – e sua forte relação com as empresas brasileiras – estará em uma posição forte para se beneficiar de possíveis oportunidades decorrentes deste processo”, diz Sadik.

“A indústria de defesa é um contribuinte vital para a manutenção da capacidade da África do Sul de fabricação avançada, que está indissociavelmente ligada à criação de conhecimento e desenvolvimento de tecnologia associada.

“A Denel, como uma empresa estatal, está na vanguarda desse processo através de seus investimentos em curso em pesquisa e desenvolvimento, a sua colaboração com o Departamento de Defesa e clientes estrangeiros, bem como a comunidade mais ampla através da sua posição estratégica como uma desenvolvedora e fabricante de produtos de defesa nacional”, diz Sadik.

O programa de mísseis com o Brasil é parte de uma tendência crescente na Denel a cooperar com os parceiros estrangeiros no desenvolvimento de sistemas de defesa. A Denel Land Systems está cooperando com parceiros no Sudeste Asiático no desenvolvimento de torres para veículos blindados. A Denel Dynamics é responsável por um programa conjunto com um país no Oriente Médio para veículos aéreos não tripulados e sistemas de munições guiadas com precisão. Essas oportunidades de parceria vão conduzir a criação de mais empregos na indústria sul africana.

FONTE: Denel

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments