Mais um passo será dado, hoje, para a maior compra militar da Índia

4

Segundo o jornal Times of India, esse é considerado o maior contrato de aquisição de material de defesa da Índia, cotado em 12 bilhões de dólares para 126 caças a jato. Dois concorrentes europeus foram selecionados para a etapa final, pelo Ministério da Defesa do país, para essa significativa compra que deverá renovar a face da Força Aérea Indiana.

É um contrato que vai renovar a frota em declínio da Força Aérea, e substituir os envelhecidos MiG-21. E, após dois anos de idas e vindas, restam dois competidores europeus, a francesa Dassault, com o caça Rafale, e o consórcio europeu Eurofighter, com a EADS à frente, oferecendo o Typhoon. Ambos alegam que seus jatos são os melhores e estão fazendo lobby pesado para conquistar o acordo, expressando confiança. Ambos derrotaram duas empresas norte-americanas apesar do apoio do presidente dos EUA (Lockheed Martin com seu F-16IN e a Boeing com o F/A-18) além da sueca Saab, com o Gripen, e o caça russo MiG-35.

Hoje o conselho de aquisição de defesa, liderado pelo ministro da defesa AK Antony finalmente vai sentar para esclarecer as últimas pendências antes que as propostas sejam abertas (veja outras matérias ao final). Após muitos atrasos e ansiedade a respeito do contrato do MMRCA (avião de combate multitarefa de porte médio), se tudo der certo amanhã e as empresas passarem pelo desafio final, a Índia estará um passo mais perto de fazer história.

FONTE: The Times of India

NOTA DO EDITOR: há um ano, o mesmo jornal dizia que a maior aquisição militar da história da Índia não era exatamente a frota de 126 caças do MMRCA, mas o programa de submarinos. Clique aqui para ver reportagem, em inglês.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nick

Senhores, façam suas apostas 🙂

Rafale : melhor custo (Aqusição/manutenção)

Typhoon : melhor offset (participar na cadeia de produção da EADS)

Como dindin não é problema para eles, aposto 1 cent no Typhoon 🙂

[]’s

Edgar

Nick, eu chutaria o Rafale por conta dos 51 Mirage-2000 operacionais da India atualmente.

A França, com políticos formados nas mesmas faculdades que os da nossa pátria amada, certamente irá fazer o “possível” para isso acontecer.

Edgar

Ah sim, 1¢ no Rafale. =]

Mauricio R.

Aposto no Typhoon, que é aonde a melhor tecnologia, o melhor desempenho e as melhores possibilidades de negócios estão.
O update dos M-2000, é somente a compensação pela perda do contrato principal.
E se os hindús prestaram realmente atenção no update que os americanos liberaram p/ os F-16 de Taiwan, sei não se o update desses M-2000 não estaria correndo o sério risco de inflar os nºs do MMRCA.