Comandante da Força Aérea Indiana também falou da modernização do Mirage 2000 e do programa MMRCA

Segundo a Press Trust of India, o programa do avião de combate leve (LCA) Tejas sofreu mais um revés, com o adiamento em mais um ano da IOC (Initial Operational Clearance – autorização para operação inicial). A informação foi dada pelo Comandante da Força Aérea Indiana, Marechal do Ar NAK Browne, em uma coletiva de imprensa. Segundo Browne, “houve uma IOC inicial em janeiro deste ano. Deveríamos conseguir a IOC final por volta do final deste ano. Até onde podemos prever, há um atraso de praticamente um ano nisso.”

O atraso deverá afetar a FOC (Final Operational Clearance – autorização operacional final) do avião, que era esperada para 2012. Fontes disseram que o atraso na IOC foi devido ao DRDO (Defence Research and Development Organisation – organização de pesquisa e desenvolvimento de defesa) não ter sido capaz de completar certos testes na aeronave. A longa estação chuvosa (monções) deste ano também afetaram o cronograma de testes.

Outros assuntos: modernização do Mirage 2000, programa MMRCA e simuladores.

O Comandante Browne também falou sobre a modernização da frota de Mirage 2000, dizendo que o caso está sob estudos do Ministério das Finanças e, até o final do mês, uma autorização final deverá ser dada pelo governo. “Nós finalizamos as negociações referentes ao míssil MICA que equipará a aeronave e o caso agora está com o Ministério das Finaças. Se não ocorrer ainda neste mês, a autorização deverá ser dada no máximo até o mês que vem”, disse Browne.

Sobre simuladores de voo para caças, “o pacote do simulador é parte do processo de novas aquisições, incluindo o MMRCA (aeronave de combate multitarefa de médio porte)”, segundo o Comandante. Perguntado se a Força Aérea Indiana receberia mais fundos do governo devido aos altos custos dos dois caças (Dassault Rafale e Eurofighter Tyhpoon) que estão na lista final, Browne disse que “dinheiro não é problema”. Após uma reunião do Conselho de Aquisições de Defesa (Defence Acquisition Council – DAC) no dia 7 de outubro, espera-se que as propostas finais sejam abertas na terceira ou quarta semana deste mês, ainda segundo o Comandante.

Browne também informou que os simuladores de voo para aviões de transporte C-130J “estarão chegando no mês que vem e os simuladores do Su-30 MKI já estão funcionando em Pune, Bareilly eTezpur”.

FONTE: Press Trust of India, via IBN Live

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M

“dinheiro não é problema”

É ! Dinheiro é a solução ! rsrsrsrsr!!! E eu sei que a piada é batida mas o MMRCA também já virou uma ….

D4NiEL

Antes tarde do que nunca, no nosso caso parece que será nunca.