‘Paths of Hate’: versão completa da animação premiada no Anima Mundi 2011

8

 

Em agosto, mostramos aqui o trailer de “Paths of Hate” (Caminhos do Ódio), animação polonesa dirigida por Damian Nenow  que ganhou o prêmio de melhor filme na opinião dos diretores Anima Mundi e do júri profissional no Festival Anima Mundi 2011. Na ocasião, compartilhei com os leitores do Poder Aéreo minha experiência de ver a versão integral na tela grande.

Pois hoje um desses leitores, Tiago, mandou o link para a versão integral do filme disponível no youtube, com aproximadamente 10 minutos de duração, que você pode ver logo acima.

Como já havia escrito em agosto, para os fãs de animação, “Paths of Hate” é uma exibição técnica de alta qualidade. Para fãs de aviação, um “dogfight” de tirar o fôlego  entre um Messerschmitt e um Spitfire (apesar do belo traço não mostrar aeronaves exatamente contemporâneas, pois aparentam ser um Bf-109 E mesclado com versões B e C, combatendo um Spitfire com cara de Mk IX ). E, para quem gosta de uma boa história, uma reflexão sobre os demônios escondidos na alma humana e sobre toda a humanidade que se perde com a obsessão, até as últimas consequências, de aniquilar o inimigo.

Aproveito para lançar novamente o desafio aos leitores do Poder Aéreo que já tenham “voado” esses e outros caças num simulador de combate: que atire o primeiro projétil virtual aquele que nunca teve um vislumbre, ainda que ligeiro, dessa demoníaca obsessão em destruir um inimigo, perseguindo-o desde o ar rarefeito até o último metro de céu. Ou de chão.

Então coloque a imagem em tela cheia, aumente o volume e descubra os caminhos em que o ódio pode se enveredar a cada manobra de um combate aéreo! E veja também o site oficial (clique aqui para acessar e saber mais sobre o filme), onde constam também prêmios de festivais em Vancouver, Dallas, San Diego e outros.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Versão em alta definição: http://www.youtube.com/watch?v=EzF9C9HCy9M

Roberto F Santana

Faço aqui minha crítica: Sem dúvida é um trabalho de alta qualidade, feito com cuidado, com cenas de desenho muito bem feitas. A partir de 05:52 o trabalho decepciona pois mostra uma intenção pacifista, o que é ruim, pois nem toda guerra é injusta , o filme adquire um tom macabro, irreal e fantasioso com um fundo musical de mau gosto. De qualquer forma, o artista mostra um talento que poderia ser melhor aproveitado se fosse dedicado ao trabalho documental e histórico. A aviação é bela e contagiante justamente por ser algo real, com seus aviões, batalhas aéreas, seus sons… Read more »

D4NiEL

Segue também minha crítica: Vejo que o trabalho está realmente impressionalte, e discordo de algumas observações do Roberto. Ao meu ver, o trabalho tenta mostrar, usando o combate aereo, o dio que se tem pelo inimigo em toda a guerra, por isso mostra cenas de outras guerras no final do video, esse combate aereo com a parte fantasiosa após os 05:52 é para mostrar que em um combate seja aereo ou em terra se perde a humanidade, se esquece dos ideas e pessoas à quem se esta lutando, e passa a existir apenas a obsessão de destruir o inimigo, por… Read more »

Renato Oliveira

Grande Roberto!
Concordo em partes com você, em partes com o Daniel. Embora haja guerras justas, como a de Israel contra seus vizinhos terroristas e/ou com ódio implacável, toda guerra envolve a perda de vidas humanas, quer combatentes ou não. Essa parte da guerra é terrível. Na guerra ocorre ainda essa obsessão de destruir o inimigo, o que leva a muitas barbaridades, como as ‘tempestades de fogo’ contra a Alemanha e o Japão, o cerco a Stalingrado, entre outros – isso pra ficar apenas na 2ª Guerra Mundial, que é o tema principal do curta…

Rogério

Sensacional esse video e obrigado ao Clésio pela versão em alta resolção, nota 10 mesmo.

[]s

Roberto F Santana

Prezados Renato e D4Niel e Fernando de Martini, Sinto que meu comentário tenha tirado toda “graça” do post e até mesmo uma certa desmotivação aos comentários. Perdoem-me, não foi minha intenção. Sim, devemos ter sempre em mente os horrores da guerra, como as bestialidades que aconteceram em Dresden e Tóquio, bem lembradas pelo Renato. O que fiz, foi só uma critica descomprometida, e quis só lembrar que o dogfight, não é nenhum filme de terror, mas antes um duelo entre homens onde pode haver também galanteria. Afinal, e já que se falou a pouco de o “Grande Circo”, fica um… Read more »

D4NiEL

Grande Roberto!

Seu ultimo comentário me recordou de um filme de combate aereo, “Flyboys” que realmente mostra como era o combate aereo na primeira guerra, e sobrou alguns metodos na segunda. Eu concordo com você o combate aereo tinha um cavalherismo, e muitas vezes uma admiração pela habilidade do inimigo, por isso é mais um duelo doque um combate. Só que na minha interpretação sobre o curta, o combate aereo foi um meio, e não o foco, que na minha interpretação, é o ódio que a guerra desperta nas pessoas.

Rogério

Putz!!!! Tiraram o vídeo. Já baixei o meu 😀