domingo, junho 13, 2021

Gripen para o Brasil

Array

Depois do Brasília, Angola perde um
Su-22

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Um caça Sukhoi Su-22 da Força Aérea Nacional de Angola (FAN) despenhou-se na manhã de ontem junto à cidade de Lubango, província de Huíla, no sul do país, causando a morte do piloto. Trata-se do segundo acidente com aparelhos da FAN no espaço de 24 horas. O anterior, no Huambo, envolveu um Embraer-120 e causou a morte a 17 pessoas, segundo números oficiais das Forças Armadas Angolanas (FAA).

O acidente com o caça de fabrico soviético aconteceu pelas 10h30 (hora local), quando o avião fazia manobras de rotina, afirma a agência de notícias Angop, referindo que o piloto falecido é o tenente-coronel António João Firmino.

Entretanto, as FAA corrigiram as notícias avançadas no dia anterior sobre o acidente no Huambo. Os militares afirmam que o Embraer que se despenhou ao descolar do aeroporto Albano Machado não transportava 36 pessoas e sim 23; e as vítimas mortais foram 17, não 30.

Além dos oficiais-generais Pedro Kalias, Demóstenes Katata (ambos oriundos da UNITA) e Bernardo Lelo Kizua, perderam a vida oito outros militares, entre eles os coronéis Miguel Estêvão, Elias Vasco Cunha e Fonseca Luís Ventura.

A lista oficial refere ainda seis vítimas civis, entre elas duas mulheres e uma criança. O número de sobreviventes, seis, condiz com as informações obtidas quarta-feira pelo CM, mas diz-se que cinco deles são os tripulantes do aparelho e o último é um civil e não o brigadeiro André Kamanha, como referiu ao CM fonte em Angola.

FONTE: Correio da Manhã

- Advertisement -

4 Comments

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani RS

“despenhou-se”? É portugues de portugal ou coisas do rogério magri? hehehe…é amigos…sem $$$ pra manutenção dá nisso…

Observador

Caro Giodani:

Pior é o “caça de fabrico soviétivo”, ora pois, pois!

Na minha opinião, o único avião angolano que funciona é a Leila Lopes, que faturou o Miss Universo.

Aquilo sim que é máquina.

Mauricio R.

Groundeia essa força aérea, já!!!

Reportagens especiais

Infográfico: Caças a jato dos Estados Unidos da América – 1945 a 2015

Os aviões de combate dos Estados Unidos da América continuam na liderança tecnológica No infográfico de autoria de u/numante, podemos relembrar...
- Advertisement -
- Advertisement -