Força Áerea de Angola perde EMB-120 Brasília

0

Três oficiais generais faleceram na queda

Um avião Embraer 120 da Força Áerea de Angola (FAA) deixava o Aeroporto do Huambo, por volta das 11 horas da manhã de hoje, quando, segundo algumas pessoas que ainda trabalham nas obras de ampliação da pista, se incendiou.

A tripulação terá tentado manobras para uma aterragem de emergência mas o Embraer acabou por embater de frente no terreno lateral à pista, incendiando-se de seguida.

Aqueles trabalhadores, da empresa Zagope, disseram a um jornalista da Rádio Huambo, contactado pelo SOL, que logo a seguir à descolagem viram fogo a sair da aeronave.

Outras fontes contactadas pelo SOL confirmaram que houve problemas com o motor esquerdo do Embraer 120 das FAA logo após a descolagem.

O avião, de fabrico brasileiro, construído em 2007 e de matrícula T 500, estava equipado para transportar três tripulantes e mais 33 pessoas.

Em missão de trabalho, morreram três oficiais generais. Segundo conseguiu apurar o SOL junto dos jornalistas de Huambo, faleceram os generais David Salvador Katata ‘Wenda’, Loló Kizua e o brigadeiro Kalias.

Entre os sobreviventes, mas em estado considerado muito grave, estão os três tripulantes. Ainda na lista dos sobreviventes, a que o SOL teve acesso, constam os nomes de Miguel Matias, Ibraim Albano, Francisco Almeida, José Lino Gonçalves, Celma André Ventura e João Kamanico Afonso.

As causas do acidente estão a ser investigadas pelo Instituto Nacional da Aviação Civil, que já fez deslocar para o local alguns dos seus peritos.

FONTE/FOTO: Sapo.pt/planetpicture.net

NOTA DO EDITOR: este era o único EMB-120 da FANA (Força Aérea Nacional Angolana).

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments