Líbia: Typhoons e Tornados da RAF continuaram ataques na semana passada

5

Entre as missões ar-solo, estão incluídos um ataque a um bunker na cidade natal de Gaddafi, Sirte, e um dos últimos sistemas de mísseis ar-solo, em Al-Watiya

Na sexta-feira, 26 de agosto, o Ministério da Defesa do Reino Unido divulgou nota sobre ataques realizados por aviões de combate Typhoon e Tornado, em cumprimento à resolução 1973 da ONU. Segundo a nota, na manhã de quinta-feira caças-bombardeiros Tornado da RAF  (Força Aérea Real Britânica) localizaram e destruíram um dos últimos sistemas de mísseis terra-ar de longo alcance do coronel Gaddafi, próximo a Al-Watiya (fronteira com a Tunísia).

Na tarde do mesmo dia, aeronaves Typhoon e Tornado destruíram uma instalação de comando e controle que ainda estavam nas mãos do antigo regime, na estrada que liga Trípoli ao Aeroporto Internacional.

Por volta da meia-noite (de quinta para sexta-feira) uma formação de Tornado GR4, que havia decolado da base aérea de Marham (em Norfolk, no Reino Unido) para uma missão de ataque de longo alcance, disparou mísseis de cruzeiro Storm Shadow contra um grande bunker que servia de quartel general na cidade natal de Gaddafi, Sirte.

Secretário de Relações Internacionais do Reino Unido, Willian Hague, afirma que operações vão continuar

O secretário Hague, em uma reunião do Conselho de Segurança da ONU a respeito da Líbia, disse na semana passada que “é importante ressaltar que a Operação UNIFIED PROTECTOR prossegue. Não acabou ainda. A OTAN decidiu continuar suas operações por quanto tempo for necessário, para proteger a população civil da Líbia das forças que continuam leais ao regime de Gaddafi. As forças do Reino Unido continuarão a fazer parte disso.”

O secretário das relações internacionais prosseguiu dizendo que “o regime de Gaddafi acabou. Não há possibilidade de retorno para o regime de Gaddafi, e está claro que muitos de seus membros importantes estão fugindo. Mas há forças que permanecem leais ao regime de Gaddafi, concentradas especialmente ao sul de Trípoli e em volta da cidade de Sirte e, enquanto essa situação persistir, elas continuarão a representar uma ameaça à população civil, e as operações da OTAN prosseguirão.”

“Continuamos em contato bastante próximo com o Conselho Nacional de Transição (National Transitional Council) que reconhecemos há várias semanas como a autoridade legítima de governo na Líbia. Agora, a prioridade é dar a eles um forte apoio diplomático, dando assistência a eles na construção de um futuro melhor, um futuro de democracia livre e de inclusão para a Líbia.”

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa do Reino Unido e RAF (Força Aérea Real Britânica)

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
eraldocalheiros

É senhores apesar da idade avançada, gostaria de ver pelo menos uma duzia destes tornados mais uma duzia dos harries no opalão, juntos com as outras raridades dos A-1. Fazer o que, cada pais tem sua marinha que pode e não que gostaria de ter.

Vader

Esse Tornadão com a empenagem “burstada” é uma bela imagem.

Vida longa ao Tornado!

DrCockroach

A piloto de combate britânica que espanta os talibãs com o rugido de seu jato

http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/vasto-mundo/a-piloto-de-combate-britanica-que-espanta-os-talibas-com-o-rugido-de-seu-jato/

Pergunta: se um dia, por essas coincidencias da vida, a piloto da foto ejetasse do Tornado e caisse no patio da casa, vcs cuidariam bem dela? 8)

[]s!

eraldocalheiros

Meu caro Nunão,desculpa a falha a referencia seria ao nosso velho falcão
A-4 Skyhawk como como caça borbardeiro, enquanto aos harries podendo ser usado como caças de superioridade aérea. Esquece o A-1 da FAB.