Na foto divulgada pela Força Aérea dos EUA (USAF) na quarta-feira, 27 de junho, dois caças F-16 dos Estados Unidos voam junto a dois caças SU-27 da Força Aérea da Ucrânia. Junto a caças MiG-29 ucranianos e F-16 poloneses, eles estão participando do exercício multinacional Safe Skies 2011, a partir da base aérea de Mirgorod, na Ucrânia.

O exercício tem duração de duas semanas e, pelo lado norte-americano, participam tripulantes e pessoal de unidades da Guarda Aérea Nacional da Califórnia e do Alabama, ajudando a preparar suas contrapartes na Polônia e Ucrânia na proteção de seus espaços aéreos para a EURO 2012 (Campeonato Europeu de Futebol).

Esse exercício vem sendo planejado desde 2009, e mais de 60 interceptações e patrulhas estão agendadas. Os F-16 norte-americanos atuam como aeronaves em emergência ou sequestradas, para interceptações dos SU-27 e MiG-29 ucranianos, assim como dos F-16 poloneses. Segundo militares norte-americanos participando do exercício, muito foi aprendido com os eventos de 11 de setembro de 2001, e esse aprendizado na proteção aérea de civis contra ameaças terroristas está sendo compartilhado. O exercício termina nesta quinta-feira, 28 de julho, com um jantar de celebração.

FONTE / FOTO: USAF (Força Aérea dos EUA)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments