Pega-pega em Taiwan: F-16 interceptam Su-27 que perseguiam U-2

1

 

No final de junho, dois caças chineses Su-27, em perseguição a um avião de reconhecimento U-2, dos EUA, cruzaram o espaço aéreo de Taiwan. Segundo o Ministro da Defesa do país, foram acionados dois caças F-16 taiwaneses para interceptar os Su-27, próximo à linha central do estreito de Taiwan. 

O Ministro também disse foi a primeira vez que caças chineses romperam pelo espaço aéreo do país desde 1999, e que os dois Su-27 rapidamente voltaram. O porta voz do Ministério disse acreditar que o incidente foi “um acidente” e que Taiwan esteve “no controle total” da situação.

A informação de que os caças chineses perseguiam um avião de reconhecimento norte americano U-2 foi dada por um jornal taiwanês, o United Daily News. Mas tanto o Ministro da Defesa de Taiwan quanto o Pentágono não quiseram confirmar a informação.

A China vem mostrando há tempos a sua objeção aos voos de reconhecimento dos Estados Unidos em sua costa, especialmente desde que, em 2001, um avião de espionagem dos EUA colidiu com um jato militar chinês, próximo à ilha Hainan. O piloto chinês morreu e a tripulação norte americana ficou detida na China por 11 dias.

Sobre os voos de reconhecimento sobre águas internacionais, o Estado Maior Conjunto dos EUA afirmou que são importantes e que, apesar dos chineses desejarem sua interrupção, eles vão continuar.

FONTE: The Telegraph  (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo) 

FOTO: USAF

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Mais uma tentativa dos chineses de Taiwan, de pressionar os americanos a deixarem de lado seus melindres em relação á China PRC. Hoje seriam meros F-16C/D Block 52, amanhã c/ o fim da produção deste caça, poderão ser aeronaves F-35, afinal o Taiwan Defense Act obriga aos americanos, proverem a “ilha rebelde” de meios de defesa. Qnto a notícia em sí, seria uma boa oportunidade de saber qual a proeficiência desses pilotos chineses de Flanker. Em um momento em que diversas empresas americanas, sentem-se desiludidas perante as realidades em se fazer negócios, c/ a China PRC, a política externa americana… Read more »