terça-feira, dezembro 7, 2021

Gripen para o Brasil

Suécia prorroga missão na Líbia, porém com três Gripens a menos

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

O Governo Sueco e dois dos maiores partidos de oposição anunciaram na quarta-feira, 8 de junho, que chegaram a um acordo para extensão da missão militar do país sobre a Líbia, que deveria ir até 22 de junho. A extensão acordada é de três meses.

O Ministro das Relações Exteriores da Suécia, Carl Bildt, disse a repórteres que ‘o ministro da defesa vai anunciar oficialmente o acordo’ em um encontro de ministros da defesa de países da OTAN em Bruxelas. 

A Suécia, que atualmente mantém oito caças Gripen ajudando a garantir a zona de exclusão aérea sobre a Líbia, reduzirá o contingente para cinco caças. Mas também deverá levantar as restrições sobre o tipo de missões de vigilância que os caças estão autorizados a cumprir.

‘Estamos também abrindo a porta para que a vigilância aérea continue, mesmo durante um cessar-fogo”, disse Bildt.

Mikael Oestlund, porta voz do Ministro da Defesa Sten Tolgfors, disse por telefone à AFP, a partir de Bruxelas, que o novo plano ‘deve ser considerado uma ampliação da contribuição sueca, já que não haverá mais restrições sobre o tipo de vigilância que eles podem tomar parte.’

A missão também será ampliada de modo a incluir soldados suecos especialmente treinados para operar em navios, e que estarão sob comando britânico.

A Suécia, que não é membro da OTAN, anunciou em março que participaria da campanha aérea contra as forças de Muamar Gadhafi, mas que não realizaria ataques ao solo. Essa condição também foi imposta no novo plano. A missão tem recebido amplo apoio político e popular na Suécia, mas até o último minuto ainda não estava claro se a principal oposição, os Sociais Democratas, a apoiaria.

FONTE: The Swedish Wire, com informações da AFP

FOTO: Forças Armadas da Suécia

- Advertisement -

1 Comment

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
edcreek

Olá,

Legal agora teremos imagens de baixa resolução durante mais três, meses….KKKKKKK

Falando serio, a Suecia tem que liberar o uso de armas para ataques, isso de ficar patrulhando não ajuda em nada a venda de seus caças, marketing é tudo….Eles já estão por lá mesmo….

Abraços,

Últimas Notícias

Alto oficial da Força Espacial diz que a China está desenvolvendo capacidades ‘duas vezes mais rápido’ que os EUA

Para o general David Thompson, China pode ultrapassar os EUA em capacidades espaciais em 2030 O vice-chefe de Operações Espaciais...
- Advertisement -
- Advertisement -