Nota Oficial da FAB – Resgatados corpos do acidente de helicóptero em Roraima

0

09/04/2011 – 16h27 – O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informa que foram resgatados na manhã hoje (9/4) os corpos de três ocupantes do helicóptero Esquilo, prefixo PT-HNA, operado pela empresa JVC Táxi Aéreo, que estava desaparecido desde a noite de quarta-feira (6/4) em Roraima.

O resgate dos corpos foi realizado pelo mesmo helicóptero H-60 Blackhawk do 7°/8° Grupo de Aviação (GAv), que socorreu, na tarde de ontem, os dois sobreviventes do acidente.

Os corpos das vítimas foram entregues ao Instituto Médico Legal de Boa Vista.

O Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA-7) conduzirá a investigação para fins de prevenção de novos acidentes.

Brasília, 9 de abril de 2011.

Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno

Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Leia o texto da nota anterior, sobre o salvamento dos sobreviventes:

FAB resgata sobreviventes do helicóptero que caiu em Roraima

08/04/2011 – 23h13 – O helicóptero H-60 Blackhawk do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8ºGAv) resgatou nesta sexta-feira (8/4) os dois sobreviventes do helicóptero Esquilo, matrícula PT-HNA, que caiu na noite de quarta-feira (6/4) em Roraima. Um dos sobreviventes, o piloto da aeronave, foi conduzido para o Hospital Geral de Roraima. O outro, funcionário da COMARA, permanece na Base Aérea de Boa Vista (BABV) aos cuidados do Esquadrão de Saúde da BABV. “Vamos fazer os exames e esperamos que ele tenha alta amanhã mesmo”, disse o Capitão Médico Fernando Perez.

Ouça as entrevistas com a Tenente-Aviadora Márcia Cardoso, da tripulação do SC-105 que localizou a aeronave acidentada, e com o Tenente Aviador Felipe Bottino, que resgatou os sobreviventes.

Os sobreviventes foram avistados às 15h15 de hoje (8/4) por um avião SC-105 Amazonas do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAv) a uma distância aproximada de 140 km a oeste de Boa Vista. “Nosso grande objetivo é encontrar sobreviventes e esta foi uma grande missão para todos nós”, disse a Tenente Aviadora Márcia Cardoso, uma das tripulantes da aeronave que voou mais de 13 horas até avistar o helicóptero desaparecido. A tripulação acionou, então, o helicóptero do 7º/8º GAv.

“A região era densa. Os sobreviventes estavam acenando com tecidos brancos para facilitar a visualização.Descemos os militares especializados em resgate e as duas pessoas foram içadas via guincho”, explica o Tenente Aviador Felipe Bottino, comandante do Blackhawk. “Um dos sobreviventes disse que estava com dores nas costelas e possuía escoriações. Já o outro aparentava tranqüilidade e estava andando normalmente”, complementa o Tenente Aviador Felipe Bottino.

O Comandante do Blackhawk ainda se emociona ao falar da missão. “Nós treinamos todos os dias para uma ocasião dessa natureza. É uma grande emoção, uma sensação indescritível quando temos a oportunidade de salvar uma vida”, diz o militar.

FONTE: FAB (obs – a foto do alto da matéria refere-se a outra ocasião, quando da participação de aeronaves H-60 na ajuda humanitária ao terremoto no Chile)

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments