Segundo o site AirForceTimes, as razões para não empregar o F-22 na Líbia são:

  • A ameaça não justifica seu uso;
  • Falta de data-link com outras aeronaves. O F-22 só se comunica bem com outros F-22. No  Link-16 da OTAN o F-22 só recebe, não pode enviar dados.
  • Armamento ar-solo insuficiente, somente 2 JDAMs. Ele ainda não está pronto para usar as SDBs.
  • Sem radar de abertura sintética para gerar imagens de alta definição do solo.
Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
tplayer

Faltou citar o mais importante: custo da hora operacional.

De qualquer forma o Raptor não necessário nesse TO.

DrCockroach

Predator? …

[]s!

Leonardo

Independentemente a todos estes argumentos, até quando vai ficar na cristaleira?

edcreek

Olá,

É o F-22 é o puro sangue para Superioridade aerea e só se justifica para em teatro altamente perigoso, devido ao seus custos.

Se os gringos perderem mais 4 F-15(totalizando 5) ainda não compensaria uns 5 dias de bombardeio com uns 3 F-22, além claro de mostrar que ele possui algumas limitações para ataque a solo, mas isso não é demerito nunhum numa força entupida de aviões com essa capaçidade. Sem falar que o F-35 será o puro sangue de ataque para complementar a força.

Abraços,

Ivan

Tplayer apontou o primeiro e principal motivo: “O Raptor não é necessário nesse TO.” O que foi escrito de outra forma pelo AirForceTimes: “A ameaça não justifica seu uso.” O fato de não ter maiores capacidades ar-terra é bestera. O Raptor é uma aeronave de superioridade aérea, ponto. Para todo o resto existe as outras aeronaves. Entretanto o fato de ainda não estar perfeitamente integrado ao Link-16 da OTAN é muito grave, pois isto pode afetar o desempenho operacional em cenários que necessitem de todo o poderio ar-ar das forças armadas norte americanas. Mais ainda, este problema do Raptor com… Read more »

Ivan

Monsieur Ed,

Mas os norte americanos usaram 3 (três) B-2 Spirit, justamente o avião stealth adequado para estas missões de ataque que vc sugeriu.

Abç,
Ivan.

Darkman

Raptor pelo visto ainda falta alguma coisa para se tornar o melhor 5G.
Os americanos devem abrir os olhos deles pois o PAKFA vai deixar o F22 no chinelo.

Abs.

Rodrigo

Deixa no chinelo como todo ultra-poderoso equipamento russo que na hora do vamos ver, toma pau até de equip francês…

Depois vocês arrumam as desculpas esfarrapadas de sempre que o treinamento era ruim, que tinha embargo, que não tinha suporte, que não tinha GCI, etc, etc, etc…

Como se tudo isto não fizesse parte de um pacote que definitivamente é ineficiente.

Observador

Não creio que é um problema de custos.

Para que usar um canhão para matar um mosquito?

O canhão será usado apenas para “mamutes”. Se e quando aparecerem.

Em outras palavras, o F-22 teve a produção descontinuada, havendo “apenas” 184 ou 183 unidades (se não me engano).

Assim, os “poucos” F-22 existentes terão seu uso muito bem planejado, para poupar os aparelhos para o dia que forem realmente necessários.

Nick

Se a a Líbia possuísse caças de alto desempenho, talvez fosse necessário a presença dos F-22. Mas contra MIG-23/21 e SU-22 alem de SAM-5, realmente não há necessidade do desdobramento dos F-22 para a região.

[]’s

joseboscojr

Ao meu ver uma falha de projeto grave do F-22 é seu compartimento de armas não ser compatível com a “bomba” JSOW.

Grifo

Porque os americanos iriam exibir publicamente as características do seu caça mais moderno, em uma área com AWACS e navios de pelos umas 10 nacionalidades diferentes?

Darkman

Caro Rodrigo,
Você deve ser contra os Russos, não existe desculpas meu caro, depois de efetivado o PAKFA vai ser o melhor caça de 5G que tem no mercado.
Em relação a tomar pau dos equipamentos Franceses não soube disso enão podemos comparar o Rafale com o PAKFA(mesmo o mesmo ainda não estando operacional), ou até mesmo o Su35.
Mas cada um tem sua opinião e gosto.
Outra coisa os equipamentos Russos não são ineficientes como vc diz está entre os melhores junto com os americanos.
Você parace ser um Francolico !!!!

As coisas não são bem assim.

Abs.

Rodrigo

Vai ver o que Israel, fez com toda uma série de Migs…

Então já que você discorda, diz o porque baseado em fato comprovado e não seu seu achismo porque o PAKFA vai ser esta maravilha toda…

Tadeu Mendes

Caro Darkman, Primeiro de tudo, o PAK-FA vai ter que passar por cima do F-22, para se tornar superior….o que eu duvido. Se isso chega a acontecer, o PAK-FA vai ter que encarar o F-35. Bem, encarar ate que pode, agora sobreviver ao quebra pau….to pagando para ver. rsrsrsrsrsrs. So para completar os comentarios do Rodrigo, os F-35 vao estar na linha de frente da IAF. E voce deve saber que prestigio para um caca, se o mesmo for escolhido para a linha de frente da melhor forca aerea do mundo (taticamente falando). Ninguem vai negar que a USAF e… Read more »

Leonardo

É isso aqui não muda, como sempre!!!!! Mas vamos lá, F-15 e F-16 + AWACS X Mig 21/23 é algo fantástico pelo menos 10 anos de diferença de tecnologia fora o AWACS, o pior disso tudo é que ainda tem quem acredite em perdas 0 para IAF, aliás a USAF e IAF possuem apenas dois inimigos o tal do “acaso”e a tal da “falha mecânica”, pois estes caras não tem aeronaves abatidas já é praxe “foi acidente”, de vez em quando umas baterias AAA ou um SAM sortudo conseguem mudar está “escrita”, mas em combate aéreo jamais, no mais levando-se… Read more »

Groo

O curioso é que a Líbia estava negociando um pacotão de armas que incluíam Su-35BM, Rafale e SAMs de alta performace como o S-300 e outros.

Se estas coisas estivessem operacionais, iam precisar dos F-22.

Se…

DrCockroach

Segundo o nosso amigo do FlightGlobal, o F-22 somente terah air-ground mode operacional no final do ano, e esta eh a principal razao: However, six years after declaring initial operational capability, the F-22 is still waiting for a radar that picks up targets on the ground. The air-to-ground mode for the Northrop Grumman APG-77 radar is nearing the end of a long testing phase, and retrofits for the fleet should start at the end of this year. Until then, the F-22’s primary targeting sensor is effectively blind to ground targets after the aircraft takes off. http://www.flightglobal.com/blogs/the-dewline/2011/03/why-no-f-22s-over-libya.html Ainda gostaria de saber… Read more »

Mauricio R.

“…incluíam Su-35BM, Rafale e SAMs de alta performace como o S-300 e…”

O Su-35BM sequer em serviço operacional de esquadrão, na própria Russia está.
E mesmo que as forças legalistas líbias contassem c/ os 4 Su-30 que aventavam encomendar, a enorme supremacia qualitativa/quantitativa da coalizão, os tornaria patos em galeria de tiro.
Idem p/ o Rafale.
O S-300 não é esse “bicho papão” tdo, a Otan e Israel tem mtas informações ao seu respeito e já realizaram diversos exercícios contra esse sistema.

Tadeu Mendes

Caro Maurcio,

Os radares sirios sofreram um apagao, antes de que os F-15I de Israel bombardeasse o reator nuclear da Siria em 2007.

As mas linguas dizem que os S-300 da Siria, simplesmente nao dispararam. Foram “cegados” eletronicamente pela IAF.

Rodrigo

Leonardo disse:
23 de março de 2011 às 22:13

Por que os sempre injustiçados russos nunca contestam ou mostram os destroços ?

Mauricio R.

Tadeu,

Bem lembrado, o raid de setembro de 2007, os israelenses apagaram tda a defesa aérea síria, até os telefones não somente na Síria, mas no Líbano tb; não funcionavam.
Isso foi cyberwarfare da grossa.

Leonardo

Porque a IAF e a USAF mostram?

Rodrigo

Pergunte para eles…

Mas eles mostram nros e se o outro lado não gosta que conteste e mostre os fatos, só que nunca o fazem, quem faz isto são os comunas da internet que não se conformam com o mundo real.

Simple like that…

Leonardo

Caro Rodrigo, Vc falando em números? É o primeiro a dizer que papel aceita tudo sem contestar, esse seus comentários clichê de fã histérico do Tio Sam como sempre são os mesmos, comunas da internet. RSRSRSRSRS Eu não estou contestando a vitória israelense na guerra, mas sim os “números inflados”, de que adianta falar que os árabes contestam tais derrotas, irá dizer que não tem fundamento. Em 1973 os F-4E da IDF conseguiram 51 vitórias mesmo em situações onde não eram especificamente direcionados para combate aéreo, e perderam 23 aeronaves quase 50% de perdas, no entanto, alegam que “somente” 3… Read more »

Rodrigo

O papel aceita tudo e os comunas nem isto sabem usar.

Vader

Leonardo disse: 23 de março de 2011 às 22:13 Seguinte parceiro, da série “fatos inatacáveis do Tio Vader”: 1) quantas guerras foram vencidas pelo poderoso e invencível armamento soviético contra o armamento “duzamericanu” ou “duocidente”? R = ??? 😉 Como é que os antiamericanos podem afirmar que o armamento russo é melhor que o americano, sem que este tenha vencido uma única mísera de uma guerrinha qualquer, em toda a longa história de enfrentamentos desde 1945, é uma coisa que não tem explicação, a não ser: – por antiamericanismo tôsco e rastaquera de terceiro-mundista invejoso, que adoraria que o Brasil… Read more »

Leonardo

Rodrigo e Vader, Mais de uma vez da diferença de treinamento e doutrina das forças de defesa de Israel em relação às demais forças árabes é gritante e sempre afirmo que se houvesse a inversão total do equipamento e resultado não seria diferente, eu queria vcs dois “experts” contradissessem isso? Vcs falam das guerras vencidas pelo Tio Sam, vamos lá, nas duas vezes em que houve o envolvimento russo diretamente no conflito eles não venceram na Coréia e no Vietnã, ou vcs vão contestar a história e dizer que os EUA venceram? Quando terminou a guerra fria todos sabemos dos… Read more »

Leonardo

Quiz dizer contra caçasda USAF e RAF

Rodrigo

Segundo vocês mesmos as vantagens dos produtos russos são: 1. Simples de usar – O que significa que qualquer chimpanzé com acéfalo vai conseguir utilizá-lo com eficiência; 2. Fácil de manter – Necessitam de pouca manutenção e técnicos com pouco treinamento serão capazes de fazer o seu suporte; 3. Baratos. Certo ? Agora vamos a vida como ela é: 1. Uma aeronave, não é uma arma de fogo onde este conceito funciona muito bem. Um avião ou helicóptero que sejam primitivos, não terão grande tecnologia embarcada o que acarretará em baixa ou nenhuma automação gera um aumento de carga de… Read more »

Leonardo

Rodrigo disse: Segundo vocês mesmos as vantagens dos produtos russos são: 1. Simples de usar – O que significa que qualquer chimpanzé com acéfalo vai conseguir utilizá-lo com eficiência; 2. Fácil de manter – Necessitam de pouca manutenção e técnicos com pouco treinamento serão capazes de fazer o seu suporte; 3. Baratos. Eu só queria que mostrasse onde eu disse algo parecido com isso que vc escreveu? Simples de usar, fácil de manter, baratos, nunca escrevi isso, não me confunda em seus radicalismos. Mas já que você tocou no assunto, realmente o histórico de pós venda russo é ruim, no… Read more »

Vader

Leonardo disse: 25 de março de 2011 às 10:04 “diferença de treinamento e doutrina das forças de defesa de Israel em relação às demais forças árabes” Prezado Leonardo, ao contrário do que o amigo pode achar, árabe não é chimpanzé, orangotango ou lêmure. É um ser humano, tão inteligente e capaz quanto qualquer um outro. Árabe nenhum seria burro de entrar em guerra com Israel trocentas vezes, já tendo perdido guerras pro Tio Jacó uma vez, se não tivesse um treinamento ferrado de bom. Ou será que todo árabe é um suicida em potencial? O Egito tinha nas guerras contra… Read more »

Vader

Leonardo disse: 25 de março de 2011 às 13:00 “no entanto, os Fabianos acabaram de completar 1 ano de operação com os AH-2 Sabre(Mi-35) e ao que parece, estão satisfeitos com o desempenho das aeronaves, com o suporte do fabricante Rostvertol” Pois eu ouvi esses dias de um ex-fabiano uma história de arrepiar os cabelos: segundo ele as peças de reposição, etc, estão tendo de ser negociadas diretamente com o “atravessador”, um conhecido comerciante de armas paquistanês. E que só por causa desse sujeito e suas, digamos assim, conexões na Rússia, é que os Sabres estão voando ainda… Mas é… Read more »

Rodrigo

Tem certeza que a FAB está satisfeita com os Hinds? Há meses oficialmente não se fala neles e o que me chega não é bacana. A Rússia, como você bem ruiu e o caos foi instaurado. Já que você citou um filme.. Pergunto o porque dos alemães não terem procurado suporte alternativo, já que peças, pessoal e até células completas estavam disponíveis a preço de banana. Certamente o pessoal ex RDA saberia onde consegui-las. Vocês se contradizem facilmente…. Como aposentaram o Fulcrum, em favor do F4E que é inferior e caro e problemático de manutenção? Seriam os alemães foragidos do… Read more »

Mauricio R.

“E os tais MiG-29 da funesta DDR? Se era tão bom porque a Alemanha mandou eles pra lata do lixo?”

Foram vendidos a preço simbólico p/ a Polônia, que já era usuária da aeronave e hoje fazem parzinho c/ F-16 novinhos em folha.

Mauricio R.

Mas qnto a ausência do F-22:

(http://www.aviationweek.com/aw/blogs/defense/index.jsp?plckController=Blog&plckBlogPage=BlogViewPost&newspaperUserId=27ec4a53-dcc8-42d0-bd3a-01329aef79a7&plckPostId=Blog%3a27ec4a53-dcc8-42d0-bd3a-01329aef79a7Post%3aea15bf20-8ff5-4cfd-8635-94f72dd82ee5&plckScript=blogScript&plckElementId=blogDest)

“…It appears they are saying “because of the speed” and the “aggressive timeline” demanded by the French to get off a quick attack in time for the French elections and before Benghazi fell are the decisive elements.”

“…there were no technical issues as speculated by some pundits.
F-22 stealth communications are routed through other aircraft when necessary.
F-22s don’t escort B-2s.
The 3.1 upgrade package allow the F-22 to pull precision coordinates from its own sensors and pass them to its precision weapons.”

Leonardo

Vader disse: Disse: Prezado Leonardo, ao contrário do que o amigo pode achar, árabe não é chimpanzé, orangotango ou lêmure. É um ser humano, tão inteligente e capaz quanto qualquer um outro. Com todo certeza, jamais quis o povo árabe, justamente por isso escrevi com todo respeito, mas vc interpreta a sua maneira, não queira me colocar como preconceituoso. Disse: Árabe nenhum seria burro de entrar em guerra com Israel trocentas vezes, já tendo perdido guerras pro Tio Jacó uma vez, se não tivesse um treinamento ferrado de bom. Ou será que todo árabe é um suicida em potencial? Vc… Read more »

Leonardo

Rodrigo e Vader,

Quanto a opearcionalidade do Mi-35 essa informação está em uma das materias da edição 59 da revista Asas.

Vader

Leonardo disse: 25 de março de 2011 às 15:55 “Vc já viu a “idade” da grande maioria dos equipamentos militares árabes? Utilizam ate hoje Ak-47, caças da década de 70 com raras exceções” Prezado Leo, na década de 70 as armas árabes eram tão novas quanto as israelenses. Só que eram russas… A reação foi colocar operadores russos no país e até uma Brigada de Mig-21. Os russos queriam evitar a derrota material das armas comunistas. O balanço da guerra “passou” para o Egito no meio do ano de 1970 com cinco F-4E derrubados e dois danificados. Era a “vitória”… Read more »

Rodrigo

O tio, vai te dar uma dica….

O que sai na ASA e RFA é o que o DRP quer…

Passa bem longe da realidade.

Leonardo

Vader disse: Disse: Amigo, não adianta, você usou um exemplo péssimo e cavou sua própria tumba em termos de argumentação: a Alemanha D I S P E N S O U os tais Fulcrum que os teriam impressionado, e preferiu manter em inventário, ATÉ HOJE, DIGA-SE DE PASSAGEM, um avião de projeto pelo menos VINTE ANOS MAIS VELHO!!!! Ô, to vendo… ao insistir na superioridade do Fulcrum da DDR frente ao vovô F-4 já se vê bem a “realidade” que o amigo vive… rsrsrsrs… O engraçado disso tudo é que a Polônia ainda mantém estes “lixos” em operação junto aos… Read more »

Leonardo

Quiz dizer:

Ou eles são burros ou rasgam dinheiro…..

Wagner

Tem cara que nega a derrota americana no Vietnâ, não adianta perder tempo com essas discussões… Se vc vai contra os EUA vc é taxado por alguns aqui de ” bolchevista seguidor do aiatolá” . Necessariamente vc adora o Kadafi se está contra os EUA, na visão de um ou outro radical direitista daqui… E ái se falar bem da França… Não adianta discutir, algumas pessoas esquecem a racionalidade e parte para a adoração dos EUA como se estes fossem deuses infalíveis. Já me disseram que o Japão pdoe ameaçar a Russia, com seu fantástico poder convencional. Tá… Já me… Read more »

Vader

Leonardo disse: 26 de março de 2011 às 11:56 “O engraçado disso tudo é que a Polônia ainda mantém estes “lixos” em operação junto aos novíssimos F-16, porque será?” Vou dar uma dica ao amigo: porque são BARATOS. E porque não tinha nada daquela estorinha de falta de peças, que o amigo usa como justificativa para que a Alemanha reunificada tenha dispensado-os… “a doutrina alemã sempre utilizou aeronaves ocidentais” Se não me engano os MiG-29 da DDR eram todos customizados para sua utilização pela Alemanha Oriental. Seus padrões e medidas eram todos em alemão. Os mesmos da Alemanha Ocidental. Mas… Read more »

Vader

Wagner disse:
26 de março de 2011 às 14:48

Cidadão, menos ataques, menos clichês, menos raiva e fúria e mais conteúdo, pode ser? 😉

Rodrigo

Wagner disse:
26 de março de 2011 às 14:48

Mas quem diz que___________

EDITADO