Segundo o site The Local, os militares suecos informaram que podem deslocar de 6 a 8 caças Gripen para a Líbia em 10 dias no máximo, se a Suécia for convidada a participar da imposição da zona de exclusão aérea no país.

BATE-PAPO ONLINE: Converse sobre o conflito na Líbia com outros leitores no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Seriam um bom acréscimo às forças da coalizão democrática, mas provavelmente desnecessário, a essa altura.

Antonio M

E quem precisa de MMRCA ou FX2? rsrsrsr!!

Será que o NJ vai acompanhar? Vai “fazer figa” para o Rafale ? rsrsrs!!!

Alexandre Galante

Vader, se a NFZ continuar, vão precisar de muito mais caças do que a França pode oferecer. Os EUA estão sinalizando que vão pular fora.

Vader

Alexandre Galante disse: 22 de março de 2011 às 10:14 Não vai continuar Galante. A Europa não tem “cojones” pra fazer nada sem o Tio Sam pra cutucá-la por detrás. De mais a mais, não adianta nada ter o controle do espaço aéreo líbio sem colocar tropa no chão. Só vão conseguir criar a Líbia Oriental X Líbia Ocidental, pois nenhum dos lados tem força suficiente para derrotar o outro. Essa guerra foi perdida de antemão. Mais uma “drôle de guerre” que os franceses (e europeus) se meteram. Mais alguns dias de bombardeio e se estabelece a divisão do país,… Read more »

Rodrigo

O Kadaffi, deve estar morrendo de rir.

Ivan

Galante, Os americanos desde o início avisaram que não pretendem ficar a frente das operações, mesmo que tenham a maior carga de missões. Observe que as primeiras aeronaves que “apareceram” na mídia foram francesas; o ataque de mísseis de cruzeiro foi ANGLO- americanos, mesmo que mais de 90 % dos meios tenham sido americanos; as aeronaves de interdição, particularmente os B-2 Spirit, operam à noite. O planejamento político e militar é esse mesmo: interpretar um papel de coadjuvante, destruir as defesas anti-aéreas, proporcionar apoio logístico (transporte e REVO) bem como eletrônico e deixar o apoio aéreo aproximado para os europeus.… Read more »

Grifo

O Kadaffi, deve estar morrendo de rir.

No momento ele deve estar rindo do F-15E que teve “problemas mecânicos”.

Rodrigo

Putz.

Nem tinha pensado nos aviõeszinhos suecos e sua autonomia de “bairro”…

Tinha pensado na situação como todo que irá deixá-lo como o grande vencedor..

Mas já que serviu a carapuça…

Leonardo

Os EUA sabem que esse rabo de foguete vai ficar na mão deles mais cedo ou mais tarde, mais para “cedo”, e para dar refresh na opinião pública mundial e até no congresso americano, eles vão fazer papel de coadjuvantes, esperar os franceses abrirem o bico e meterem o pé, isso é fato, apenas uma questão de tempo, a batata quente vai parar nas mãos dos britânicos, aí eles terão que entrar e tomar frente de tudo novamente.

Vader

Rodrigo, sejamos justos: o raio de combate do Gripen é mais do que suficiente para atacar a Líbia.

Ivan

O Gripen não apenas uma aeronave, mas um sistema de armas planejado para ser deslocado para bases remotas, que inclui uma infraestrutura móvel para rearmar e reabastecer as aeronaves de forma rápida com pouco pessoal. Salvo engano meu, o conceito mais atual usado pela Flygvapnet é o BAS 04 e Flygbasbataljon 04, que apoia um esquadrão de Gripens, mas pode ainda dar suporte à algumas aeronaves de ligação e transporte. Este modelo foi criado para operar em uma guerra na Europa, mas acredito que foi baseado nele que as forças armadas suecas criaram o Gripen Battle Group Nordic. O site… Read more »

Antonio M

Se o F16 pode o Gripen também pode.

Leonardo

Segundo o site da SAAB o Gripen NG tem alcance de 1300km a partir da base de operação em configuração PAC, o alcance dos Gripen’s mais antigos, como estes em operação na Suécia deve ser próximo a isso e similar ao do F-16 creio eu, então é perfeitamente possível a operação desta aeronave partindo de bases italianas. O surpreendente e a mudança de paradigma sueca sempre tão apegada a sua “neutralidade” parece mais interessada em fazer propaganda de seus Gripen’s, pois que eu me lembre, acho que é a primeira vez que a Flygvapnet enviam seus caças em uma operação… Read more »

Rodrigo

Não Vader, não é…

Aliás, os suecos já tem tanqueiro próprio?

O Gripen nordic battle group remote num sei o que, vai operar remotamente da Itália?

Se o Berlusconi, fechar as bases e ai?

tplayer

Daqui a pouco vão mandar nosso bicudinhos pra lá. Ah é, o Brasil está do lado do Kadafhi e quer que os aliados parem com o ataque.

DrCockroach

No meio da confusao, boas noticias, a comecar pelo possivel envolvimento dos Gripens! 🙂

Aparentemente a coalizao tem expectativa de colocar mais nacoes Arabes no bloco.
http://news.sky.com/skynews/Article/201103115957801

Em Misurata forcas do Gadaffi estao atacando a cidade com jah um grande numero de civis mortos. Agora veremos o que serah feito. O Ministro das FFAAs do Reino Unido, Harvey, nao descarta a possibilidade de tropas no solo…

Embora o deadlock seja uma possibilidade forte, nao parece ser o unico cenario certo.

[]s!

edcreek

Ola,

Entao o gripinho pernas curtas oferece ajuda, kkkk, ele vai la com uma bomba e tres tanques e quatro revos ida e volta kkkkkkk.

Dificilmente veremos o JAS-39 em operacao real, vai ficar sem batismo de fogo.

Abracos,

Antonio M

“…em 10 dias no máximo, se a Suécia for convidada …”

Em outro blog, batou dizer isso para questionarem as capacidades expedicionárias da SUécia.

Os Hércules C130 da força aérea sueca não tem capacidade para fornecer REVO ?

Grifo

Senhores, compreendo a excitação que a possível presença do Gripen causa em muitos aqui. Especialmente entre as viúvas de caça francês e fãs histéricos do grande irmão do norte.

Os detalhes certamente estão sendo acertados e serão anunciados em breve. Isso se a coalizão não ruir antes.

Vader

Rodrigo disse: 22 de março de 2011 às 11:26 Rodrigo, segundo a wikipedia o raio de combate (30 min on station) sem reabastecimento do JAS-39 Gripen é de 800km. Fui medir no Google Earth, e concluí que operando de Catânia, na Sicíla, os Gripen teriam condições de atacar sem REVO, com relativa tranquilidade, toda a costa noroeste da Líbia, o que inclui a capital Trípoli. E teriam também condições de operar em Bengazi e região e retornar para a base. Na verdade os Gripen apenas não alcançariam o Golfo de Sidra. Mas é evidente que num caso desses os Gripen… Read more »

Groo

Na configuração da foto ele só deve conseguir atacar o vietcong que estiver invadindo a base.

edcreek

OLá,

Groo eheheheh boa!!!! Então a patir do visinho ele alcança eheheh…

Vader

Groo disse:
22 de março de 2011 às 16:11

Na verdade o raio de combate de 800km do Gripen se dá mesmo com um único tanque externo. Não sei se com mais tanques (caso seja possível/viável) seu raio de combate seria maior.

Sds.

Nick

Como o Vader citou, o raio de ação do Gripen C é mais do que suficiente para atacar a Líbia, e até mesmo realizar CAPs na região.

No mais, demorou para chegar apoio no solo aos rebeldes na região.

[]’s