Os tripulantes do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV), o Esquadrão Pantera, decolaram, no dia 13 de fevereiro, da fábrica da Sikorsky localizada em Elmira, Estado de Nova York, Estados Unidos, com os FAB H-60 8907 e 8908.

As aeronaves vão substituir os H-1H que, por mais de 40 anos, foram o equipamento básico da unidade aérea. As aeronaves exibem a camuflagem padrão da Força Aérea Brasileira (FAB), diversa dos Black Hawks do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7°/8° GAV), o Esquadrão Hárpia, que é escura. A chegada das aeronaves ao 5º/8º GAV faz parte do Plano Estratégico da Aeronáutica no que se refere à Aviação de Asas Rotativas na sua vertente de substituição dos H-1H.

Os helicópteros chegarão ao Brasil na quarta-feira (23/02), na Base Aérea de Boa Vista (BABV), em Roraima. No local, farão os trâmites de chegada e contarão com apoio do pessoal de manutenção do 7º/8º GAV. As aeronaves seguirão para Manaus (AM), a fim de passarem por uma inspeção programada e ajustes próprios de aeronaves recém-saídas da linha de produção. De Manaus, as aeronaves decolam para Brasília. Da capital, seguem para Santa Maria, onde os panteras aguardam para começar a voar as novas máquinas.

As equipagens foram formadas pelo 7°/8° GAV. Os pilotos fizeram os Cursos Técnicos e de Pilotagem e os mecânicos, além dos Curso Técnicos, participaram de inspeções de todos os níveis para estarem preparados para operarem as novas aeronaves com presteza e segurança.

FONTE / FOTOS: FAB (II FAE)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments