Hoje (15/2) foi dado mais um passo para a implementação, em São Bernardo, de um centro tecnológico bancado pela fabricante de aviões Saab, que deve iniciar operações em maio, com recursos que podem chegar a US$ 50 milhões.

Um grupo de técnicos e representantes da prefeitura da cidade sueca de Linköping, onde fica a sede da companhia, veio à região para participar de debates, com o objetivo de compartilhar experiências e estabelecer um cronograma de ações.

A comitiva foi recepcionada hoje às 9h na Pinacoteca Municipal, localizada na Cidade da Criança, no Jardim do Mar, e administração municipal sueca apresentou seu sistema de geoprocessamento de imagens e tecnologia de medição da qualidade de água.

Já nesta quarta-feira, às 8h30, o grupo percorrerá de barco a Represa Billings, no Riacho Grande, e no período da tarde a delegação irá aprofundar as discussões sobre as tratativas para a inauguração do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento.

Na quinta-feira (17/2), a Prefeitura e os representantes suecos fecharão a agenda para o planejamento da cooperação entre as duas cidades.

A Saab disputa o contrato para o fornecimento do novo avião de combate da Força Aérea Brasileira com outras duas concorrentes: a americana Boeing, fabricante do FA-18 Super Hornet, e a francesa Dassault, fabricante do Rafale.

O Centro de Tecnologia e Inovação irá ajudar a criar projetos específicos para determinadas áreas e também facilitará na obtenção de recursos junto a bancos e financiadoras tanto do Brasil quanto do exterior. Além disso, também atuará em cooperação com a indústria e universidades locais, como por exemplo a UFABC (Universidade Federal do AB) e o Centro Universitário da FEI (Faculdade de Engenharia Industrial).

FONTE: Diário do Grande ABC, via Notimp

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M

Que seja produtiva e ajude o Gripen NG.

Mas como disse o Vader, que façamos por merecer parcerias assim……

ZE

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, que poderá custar 50 milhões de Dólares, faz parte do investimento da SAAB no Brasil. ESSE INVESTIMENTO, INDEPENDE DA VITÓRIA SUECA NO F-X2 ! Como a reportagem bem diz, ele será inaugurado agora em MAIO. Centro de excelência que é, demandará e empregará mão-de-obra ALTAMENTE QUALIFICADA, daí a importância de ser ter ligações a centros acadêmicos da região. Os suecos querem fazer aqui no Brasil da mesma forma que fazem lá: interligação entre os centros acadêmicos e a SAAB, transformando esses centros acadêmicos em ENCUBADORAS. Como podem ver, todos ganham !!!!!! Diferentemente, temos os… Read more »