Os dois caças Rafale do Armée de l’air (Força Aérea Francesa) que participaram da Aero India 2011 contaram com diversos especialistas para garantir suas apresentações. No total, foram 29 pessoas, entre pilotos, mecânicos e comandos.

Entre os profissionais envolvidos, a equipe contou com um especialista em serviços de hospedagem, um especialista em logística para abastecimento técnico e outro em informática, especializado no aplicativo Harpagon. Oito fuzileiros-comandos revezaram-se para guardar 24 horas o local, instalações e materiais, e dez suboficiais mecânicos fizeram a manutenção.  Tudo para garantir dois voos diários de apresentação, sem contar os realizados em prol do fabricante Dassault. No total, treze voos foram realizados com o apoio do destacamento, num ritmo intenso.

Graças ao programa Harpagon, que pode detectar de maneira rápida e confiável possíveis panes, foi percebido que  um componente de um motor precisava ser trocado. Foi solicitado ao centro de monitoramento de apoio de Mérignac, com urgência, o envio do material necessário a essa manutenção. 

Quando o material chegou ao aeroporto internacional de Bangalore, três mecânicos retiraram o motor, trocaram a peça e recolocaram o motor na aeronave. Foram gastas apenas duas horas entre a intervenção e as verificações, e a aeronave pôde ser pilotada em mais uma apresentação.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (Armée de l’air)

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tplayer

Até me apresentação a jaca da problema.

Incrível.

Renato Oliveira

Esse tipo de falha é comum. Por isso ninguém compra apenas 1 ou 2 caças.