Helibras entrega os três primeiros helicópteros EC725 às Forças Armadas

20

Aeronaves foram produzidas na França pela Eurocopter, com acompanhamento de técnicos e militares brasileiros, e serão fabricadas no Brasil a partir de 2012

A Helibras, subsidiária da Eurocopter, entrega nesta segunda-feira (20), às 14h30, na Base Aérea de Brasília, os três primeiros helicópteros EC725 previstos no contrato firmado com o Ministério da Defesa para fornecimento de 50 unidades às Forças Armadas, com transferência de tecnologia e fabricação no Brasil.

O evento, que é um marco na história da Helibras em seus 32 anos de existência, pois permitirá que a empresa desenvolva um helicóptero 100% brasileiro em alguns anos e fomentará a indústria aeronáutica nacional, contará com as presenças do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro da Defesa Nelson Jobim, do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Miguel Jorge, da Diretoria da Helibras e de autoridades federais, estaduais e municipais.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Helicóptero 100% nacional….. me engana que eu gostchoooo…..

….. mas vamos cobrar dos responsáveis tal promessa, lembrando que até hoje sequer o Esquilo velho de guerra é fabricado aqui… sendo apenas montado, e ainda assim somente as partes não críticas.

Sds.

Rodrigo

O tapete de borracha do piso é made-in-brasil…

Isto é crítico!

Grifo

O evento, que é um marco na história da Helibras em seus 32 anos de existência, pois permitirá que a empresa desenvolva um helicóptero 100% brasileiro em alguns anos

Quando?

São 32 anos de Brasil sem desenvolver rigorosamente nada, com o mínimo de nacionalização possível para atender aos critérios do BNDES. Este é o modelo francês…

Vale lembrar que estes três helicópteros que serão entregues dia 20 foram inteiramente fabricados na França, e estão no Brasil exclusivamente para esta cerimônia de entrega no final do governo.

Luiz Padilha

hehehehehe como já fui criticado por ter esta visão. Bah!

Made in brazil!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Quando o Sgt. Garcia prender o Zorro talvez.

Baschera

O Lulla deveria dizer que “nunca antes na história deste país ….. apertamos parafusos em um heli tão grande..”

Sds.

Grifo

Pois é, depois da encomenda do Brasil, o México comprou 12 EC-725.

Ganha um croissant quem descobrir onde vão ser fabricados os helicópteros para o México…

Luiz Padilha

Seria no Brasil com entrega prevista para 2013???

Diz que é vai! Dá uma força ai!

ZE

Vamos colocar os pingos nos is: A Helibrás MONTA (E NÃO PRODUZ) o esquilo há cerca de 25 anos. Desde o começo, eles prometeram a tranferência de tecnologia, e o que fazemos hoje é montar lego, e só. Quanto aos EC-725, trata-se de um verdadeiro ESCÂNDALO. Esse helicóptero foi comprado A PREÇO DE OURO !!! Eles foram comprados por um preço “muy amigo” (muy amigo para eles, é claro !) Não há razão para ele custar exorbitantes 42 milhões de Euros por unidade ! Ele NÃO TEM ESCALA. A própria França, SÓ opera 14 desses aparelhos. De bobo, ela não… Read more »

pjmsvolei

Teremos que esperar o tempo passar para ver realmente se a transição de tecnologia será feito. Os primeiros EC-725 foram fabricados lá como estavão em contrato. Leiam esta matéria:

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100320/not_imp526886,0.php

Como tudo no Brasil, teremos que esperar para ver o que vai dar.

Abc

Humberto

Esta compra, antes de mais nada, foi de “inspiração” política, com benção de Lula/Dilma e Aécio.. E tem gente que ainda defenda a opção política para a compra de equipamentos. Quem acredita que teremos um heli 100% nacional devem ser os mesmos que acreditam no Rafale sendo construído no Brasil para ser exportado para a AL.. No mais, gostaria de saber o porque dos Helis que serão vendido ao México não vão ser montados no Brasil. Tempo? Custo? Prioridade na exportação? Isto sim é parceiria..Pagamos caro para manter uma linha de produção de um helis aberto na França (com os… Read more »

Rodrigo

Até transferirem esta linha as encomendas do EC225 e EC725 vão pingar…

Só tem 225 para ser produzido até 2012..

LATINO

Bela foto ….

Eu quero é saber dos opcionais ….

ZE

pjmsvolei disse: 17 de dezembro de 2010 às 8:19 Vamos ver se eu entendi: A Helibrás foi inaugurada há 32 anos atrás. Por 2 (DUAS) vezes, ela teve que mudar o seu plano de nacionalização dos componentes do seu primeiro produto, o ESQUILO. Por mudança de plano, entenda-se, a POSTERGAÇÃO da porcentagem mínima do helicóptero que deveria ser produzida aqui no Brasil e foi colocada em CONTRATO ! Ou seja, eles prometeram por 2 (DUAS) vezes e NÃO cumpriram o acordado no CONTRATO. Essa promessa NÃO foi feita sem ônus para nós, os contribuintes. A HELIBRÁS obteve uma série de… Read more »

pjmsvolei

Concordo com você em tudo!. Porém temos que acreditar que o sr. NJ, tenha feito um contrato com os franceses, para que tudo o que foi prometido seja cumprido a risca. Antigamente, as forças armadas não eram tão criteriosas, tinhamos sempre contratos de compra de equipamento militar sem suas devidas obrigações do comprador.Vamos esperar que tenhamos o mesmo rumo do contrato dos SBR/SNBR. Não estou aqui para defender A ou B, mas como eu escrevi lá em cima, somente o futuro dirá sobre esta transferência de tecnologia.

Abc

Paulo Silva

Rodrigo

pjmsvolei disse:
17 de dezembro de 2010 às 11:11

Se fossem promessas era fácil jogar no ralo..

Espero que esteja tudo em contrato. O problema de contrato de Defesa é que para ele não tem OMC..

Então o outro lado pode puxar a corda o quanto quiser.

Guilherme Poggio

Rodrigo disse:

Espero que esteja tudo em contrato.

Contrato? Que contrato?

Assinaram um papel em branco e agora estão querendo negciar!

Tadeu Mendes

Quero felicitar ao Ze por seu comentario. Aonde e que eu assino???? Existem milhoes de brasileiros prontos para jogar pedras nos gringos, mas e quanto a Franca,? Quase ninguem questiona. Ja imaginaram se o Rafale levasse o FX-2??? Os europeus geralmente veem os sulamericanos como idiotas, atrasados e eternas colonias. Sera que o que a Franca esta fazendo, nao e uma demonstracao dessa percepcao (que nao passamos de ex-colonias) negativa que tem do Brasil??? Eu defendo a compra dos SH para a FAB e MB, como tambem apoio uma parceria entre a Boeing e a Embraer; mas tem muita gente… Read more »

ZE

pjmsvolei disse: 17 de dezembro de 2010 às 11:11 “Concordo com você em tudo!. Porém temos que acreditar que o sr. NJ, tenha feito um contrato com os franceses, para que tudo o que foi prometido seja cumprido a risca”. Meu caro, os helicópteros foram comprados a preço de ouro. Por si, isto já é um ESCÂNDALO, ou seja, o CONTRATO já começou errado. Não se esqueça que o Nelson Jobim é aquele que foi tomar vinho no castelo do senhor Serge Dassault. Em um país cilivilizado, ele já tinha sido demitido ! Depois de todas essas coisas ESCUSAS, você… Read more »

Rodrigo

Guilherme Poggio disse:
18 de dezembro de 2010 às 8:22

O que eu soube é perto disto…

Negociaram uma parte pequena para fechar logo e o resto vai ser no adendo..

Ai f…. de vez, porque los amigos vão cotar cada parafuso a preço de ouro.

Mauricio R.

“…apoio uma parceria entre a Boeing e a Embraer; mas tem…”

E prá que a Boeing necessitaria da Embraer???

“The JHL CTR has a larger cargo box than the C-130J, to accommodate the Army’s uparmored Stryker. It’s a pressurized aircraft, able to cruise at Mach 0.44 compared with 0.46 for the C-130J and 0.76 for the C-17.”

(http://www.aviationweek.com/aw/blogs/aviation_week/on_space_and_technology/index.jsp?plckController=Blog&plckBlogPage=BlogViewPost&newspaperUserId=a68cb417-3364-4fbf-a9dd-4feda680ec9c&plckPostId=Blog%3aa68cb417-3364-4fbf-a9dd-4feda680ec9cPost%3a64495c60-65ef-4e6d-be20-3797e1323a44&plckScript=blogScript&plckElementId=blogDest)