F-X2: adiamento repercute na França

11

O adiamento da compra dos caças pela FAB, anunciado na semana passada teve amplo destaque na imprensa francesa. De modo geral, o adiamento foi percebido como uma grave derrota para o governo francês que, apesar do empenho direto e pesoal de Nicholas Sarkozy, não conseguiu convencer o presidente Lula a anunciar a compra dos aviões franceses antes do final do seu mandato.

Até agora, os aviões Rafale não foram comprados por nenhum país, além da França, e têm fracassado sistematicamente em todas as concorrências que disputaram. Para alguns analistas, o único país que poderia comprar o avião, sem ser a França, era o Brasil por conta das negociações entre Lula e Sarkhozy.

O adiamento levantou suspeitas na França de que, afinal das contas, a venda pode não se concretizar. O fracasso no Brasil foi relacionado à perda de outras vendas para o Marrocos e Omã e das dificuldades de convencer a Índia e a Coréia do Sul a adquirirem o avião.

FONTE/FOTO:
Brasília em tempo real / R. Stuckert

NOTA DO BLOG: na Índia ainda não ocorreu nenhuma decisão e o Rafale está no páreo junto com os outros aviões. Com o anúncio do adiamento será que eles vão “bater o martelo” antes do Brasil?

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo

O pessoal na França é lento de raciocínio.

ZE

“Até agora, os aviões Rafale não foram comprados por nenhum país, além da França, e têm fracassado sistematicamente em todas as concorrências que disputaram”. Isso fará que o avião, já sem ESCALA, fique mais e mais custoso com o passar dos tempos. É de se ressaltar que o Mid life upgrade (atualização de meia-vida), planejado para ocorrer em 2020, segundo o roadmap da Dassault, possivelmente ficará caríssimo. Temos que atentar quanto ao fluxo de peças do vetor francês, visto que ele poderá se tornar errático e caríssimo. “Para alguns analistas, o único país que poderia comprar o avião, sem ser… Read more »

ZE

“na Índia ainda não ocorreu nenhuma decisão e o Rafale está no páreo junto com os outros aviões. Com o anúncio do adiamento será que eles vão “bater o martelo” antes do Brasil?”

Tal afirmação é correta, mas não menos correta a afirmação que a licitação levada a cabo lá é norteada pelo tipo MENOR PREÇO.

Podemos não saber quem vencerá na Índia, mas já sabemos de antemão quem NÃO vai ganhar. Um dos perdedores será o Rafale, com o seu espetacular custo de aquisição, e estratosférico custo de hora/voo.

[ ]s

LATINO

Xi marquinhos não vai sobrar nada pra Jaca ,,nem Brasil nem EAU nem INdia nem nada tem que baixar e muito o preço desse caça para algum pais conseguir comprar .

Grifo

Interessante artigo na revista Le Point, com o deputado Olivier Dassault ,herdeiro do Grupo Dassault, pedindo a volta do pagamento de comissões a autoridades estrangeiras nas vendas de armas, proibida pela convenção anti-corrupçao da OCDE. Segundo o deputado, sem pagar propina vai ser difícil vender o Rafale.

http://www.lepoint.fr/economie/le-depute-ump-olivier-dassault-veut-retablir-les-commissions-10-12-2010-1273887_28.php

O artigo traz também um dado curioso: fazem dez anos que a Dassault não exporta um único avião militar.

Junior (SC)

M. Sarko infarta de vez…. Serge Dassault tem um ataque epilético… vida fincanceira da Dassault tem suores gélidos…

ZE

Grifo disse:
14 de dezembro de 2010 às 19:14

“Segundo o deputado, sem pagar propina vai ser difícil vender o Rafale”.

É agora que o Brasil vai comprar uns 500 Rafale.

Vamos ter Rafale na Marinha, Exército, Aeronáutica, PM, Exército da Salvação, bombeiros e o escambau-a-quatro !!!

Agora vai.

[ ]s

Baschera

Iííííí…. Grifo !!!

Então é por “isto” que não vende ???

Hahahahaha…… me engana que eu gosto, Mr. Dassault…..

Este avião, em perdendo aqui e na Índia, estará condenado….. até os franceses terão que se livrar dele, ou pagar o preço de manutenção, que vai mudar de “estratosférico” para “intergalático”…..

Sds.

Junior (SC)

Pessoal desculpe a pergunta “cretina” da minha parte.

Como eu faço pra colocar imagem no meu comentario? Como aquela do Mestre Yoda do Bashera, por exemplo.

Desculpe ai o topico nada haver tambem.

Baschera

Junior,

De uma lida básica no link abaixo e crie uma conta no Gravatar….

http://www.aereo.jor.br/2010/05/19/quem-quer-ficar-bonito-na-foto/

Sds.

Grifo

Então é por “isto” que não vende ???

Caro Baschera, pelo menos é o que o filho do “homi” está dizendo…

Falando nisso, hoje completaram-se exatamente 25 anos do primeiro roll out do Rafale. Em 14 de dezembro de 1985 o Rafale “A” foi mostrado ao mundo.