No mundo corporativo, fusões e aquisições é uma tendência natural. A Embraer não está livre de riscos. O ideal é que ela cresça e engula as outras, especialmente a SAAB (mercado de defesa) e a Bombardier (concorrente direto)
[]’s
Ricardo - BH
Visitante
14 anos atrás
Concordo com a opinião do Nick.
A aquisição da divisão de aviões da SAAB daria uma complementariedade à linha de produtos da Embraer.
Depois de consolidada essa aquisição, e mais “musculosa”, é a vez de adquirir a Bombardier, para ganhar “market share”.
Se não for a Bombardier, pode ser a Fokker.
Almeida
Visitante
14 anos atrás
Eu sonho com a fusão da Embraer com a Saab… Esta empresa tiraria o sono dos executivos da Boeing, Lockheed-Martin e Airbus.
E a Lockheed? Tinha Tristar sendo produzido até 1984.
E as empresas russas, chinesas, japonesas?
Craveiro
Visitante
14 anos atrás
Provavelmente o governo permitiria somente a aquisição da divisão de aviação comercial da SAAB. A ssim como nosso GF não permitiria a incorporação da EMBRAER por “alienígenas”. Se a EMBRER adquirisse a divisão aeronáutica da Bombardier acabria tendo que “matar” os Learjet e os CRJ. Não faria sentido manter linhas paralelas e “concorrentes”. Seria comprar para fechar. Eles se matam sozinhos. A Fokker, penso eu, apenas fabrica sobressalentes para os F100. O melhor seria a EMBRAER se associar com algumas delas. Seria possível uma união EMB-Boeing para desenvolver um KC390-USA? Se desse certo somente ali poderiam ser comerciadas 200-300 aeronaves… Read more »
Ricardo_Mga
Visitante
14 anos atrás
Caro craveiro, resta saber se a boing tem interesse em se fundir com a embraer, não sei até que ponto heveria interresse, acredito que haveriam outros parceiros mais interressantes como a propria SAAB que está procurando parceiros.
Nick
Visitante
14 anos atrás
Não vejo de maneira positiva uma associação com a Boeing, a não ser em projetos bem específicos. Como um KC-390, por exemplo. Caro Craveiro, a idéia é essa mesmo, matar os CRJ. Ter toda a carteira de pedidos, os clientes. Os Learjet acredito que poderiam conviver tranquilamente com os Phenom e os Legacy.
Já fui passageiro no Lockheed L-1011 Tristar, no Fokker 100 e no McDonnell Douglas DC-10… este último ainda aterrisou com a turbina de estibordo em chamas… muita emoção!
Mas como na vida, tirando o motorista e o cobrador, tudo é passageiro, ficam apenas as recordações.
Nick, Porque antes do casamento existe o namoro e o noivado? Resposta: Para testar a relação. Antes de pensar em Fusão é melhor pensar em Joint Venture, terceirização e/ou vários tipos de parceria. Passei por duas fusões profissionais na vida, ambas sem namoro… ka ka ka… ambas desastrosas. Penso que um namoro com a SAAB, empresa que tem uma linha de produto diferente e complementar à Embraer pode ser interessante. Este é um dos motivos de ser Gripeiro. Além de deter tecnologias diferentes, a empresa escandinava é relativamente pequena, não representando ameaça de “engolir” a operação brasileira, muito menos de… Read more »
Fernando Gasparini
Visitante
14 anos atrás
Não é ironico o pais que é o 3º maior produtor de avioes usar ainda
f-5???????
Ta ai a diferença de quando a iniciativa privada comanda uma coisa(“Nossos trabalhadores e empresarios que são verdadeiros herois”)
e quando uma coisa é comandada pelo governo.
Francisco AMX
Visitante
14 anos atrás
“Eu sonho com a fusão da Embraer com a Saab… Esta empresa tiraria o sono dos executivos da Boeing, Lockheed-Martin e Airbus.” Almeida, acho que com a parte “civil” da SAAB, não faria nem “cócegas” nos grandes… até pq não é o foco, ainda, da Boeing e Airbus, o mercado de “100 lugares”… ainda… se a EMBRAER/SAAB concluirem o NG juntas e começarem a “abocanhar” um mercado que realmente encomede os americanos, especificamente a LM… coitada da nossa empresa… O “velho” F-16 atual já é superior em aviônica geral, alcance, radar e leva até mais carga paga, ao Gripen existente,… Read more »
Vinicius Modolo
Visitante
14 anos atrás
A Embraer absorveu a NEIVA e essa se não me engano absorveu outras pequenas.
A trajtória portanto não é retlinia como no diagrama.
PARABENS Embraer esta em 3 lugar
No mundo corporativo, fusões e aquisições é uma tendência natural. A Embraer não está livre de riscos. O ideal é que ela cresça e engula as outras, especialmente a SAAB (mercado de defesa) e a Bombardier (concorrente direto)
[]’s
Concordo com a opinião do Nick.
A aquisição da divisão de aviões da SAAB daria uma complementariedade à linha de produtos da Embraer.
Depois de consolidada essa aquisição, e mais “musculosa”, é a vez de adquirir a Bombardier, para ganhar “market share”.
Se não for a Bombardier, pode ser a Fokker.
Eu sonho com a fusão da Embraer com a Saab… Esta empresa tiraria o sono dos executivos da Boeing, Lockheed-Martin e Airbus.
E a Lockheed? Tinha Tristar sendo produzido até 1984.
E as empresas russas, chinesas, japonesas?
Provavelmente o governo permitiria somente a aquisição da divisão de aviação comercial da SAAB. A ssim como nosso GF não permitiria a incorporação da EMBRAER por “alienígenas”. Se a EMBRER adquirisse a divisão aeronáutica da Bombardier acabria tendo que “matar” os Learjet e os CRJ. Não faria sentido manter linhas paralelas e “concorrentes”. Seria comprar para fechar. Eles se matam sozinhos. A Fokker, penso eu, apenas fabrica sobressalentes para os F100. O melhor seria a EMBRAER se associar com algumas delas. Seria possível uma união EMB-Boeing para desenvolver um KC390-USA? Se desse certo somente ali poderiam ser comerciadas 200-300 aeronaves… Read more »
Caro craveiro, resta saber se a boing tem interesse em se fundir com a embraer, não sei até que ponto heveria interresse, acredito que haveriam outros parceiros mais interressantes como a propria SAAB que está procurando parceiros.
Não vejo de maneira positiva uma associação com a Boeing, a não ser em projetos bem específicos. Como um KC-390, por exemplo. Caro Craveiro, a idéia é essa mesmo, matar os CRJ. Ter toda a carteira de pedidos, os clientes. Os Learjet acredito que poderiam conviver tranquilamente com os Phenom e os Legacy.
[]’s
Já fui passageiro no Lockheed L-1011 Tristar, no Fokker 100 e no McDonnell Douglas DC-10… este último ainda aterrisou com a turbina de estibordo em chamas… muita emoção!
Mas como na vida, tirando o motorista e o cobrador, tudo é passageiro, ficam apenas as recordações.
Sds,
Ivan, o Antigo.
Nick, Porque antes do casamento existe o namoro e o noivado? Resposta: Para testar a relação. Antes de pensar em Fusão é melhor pensar em Joint Venture, terceirização e/ou vários tipos de parceria. Passei por duas fusões profissionais na vida, ambas sem namoro… ka ka ka… ambas desastrosas. Penso que um namoro com a SAAB, empresa que tem uma linha de produto diferente e complementar à Embraer pode ser interessante. Este é um dos motivos de ser Gripeiro. Além de deter tecnologias diferentes, a empresa escandinava é relativamente pequena, não representando ameaça de “engolir” a operação brasileira, muito menos de… Read more »
Não é ironico o pais que é o 3º maior produtor de avioes usar ainda
f-5???????
Ta ai a diferença de quando a iniciativa privada comanda uma coisa(“Nossos trabalhadores e empresarios que são verdadeiros herois”)
e quando uma coisa é comandada pelo governo.
“Eu sonho com a fusão da Embraer com a Saab… Esta empresa tiraria o sono dos executivos da Boeing, Lockheed-Martin e Airbus.” Almeida, acho que com a parte “civil” da SAAB, não faria nem “cócegas” nos grandes… até pq não é o foco, ainda, da Boeing e Airbus, o mercado de “100 lugares”… ainda… se a EMBRAER/SAAB concluirem o NG juntas e começarem a “abocanhar” um mercado que realmente encomede os americanos, especificamente a LM… coitada da nossa empresa… O “velho” F-16 atual já é superior em aviônica geral, alcance, radar e leva até mais carga paga, ao Gripen existente,… Read more »
A Embraer absorveu a NEIVA e essa se não me engano absorveu outras pequenas.
A trajtória portanto não é retlinia como no diagrama.