Necas: Gripen só participará de próxima concorrência tcheca se documentos sobre leasing forem entregues

29

O Primeiro-Ministro da República Tcheca, Petr Necas, informou que após o término do contrato de leasing dos caças Saab Gripen será aberta uma nova concorrência internacional. A informação foi dada durante um programa da TV pública tchecha no último domingo.

Segundo o político theco a Saab poderá participar da concorrência apenas se a Suécia e o Reino Unido (na época da negociação a BAE Systems participava do programa Gripen) entregarem todas as informações relacionadas à suspeita de corrupção que pairam sobre a negociação, informou Necas.

“Uma nova concorrência será aberta e diversos participantes, de diferentes países poderão participar. Não vejo e renovação do contrato de leasing dos caças Gripen ocorrendo de forma automática”, disse ele.

A República Tcheca planejava originalmente comprar caças Gripen e o governo de Milos Zeman aprovou a aquisição deles em 2002. No entanto, os planos do governo foram vetados pelo parlamento. Posteriormente o contrato de leasing foi aprovado em 2004.

O atual governo, formado pela coalizão dos partidos de direita e centro-direita (ODS e TOP 90), era oposição na época em que o contrato de leasing foi feito pelo governo social-democrata (dominado pelo partido CSSD).

FONTE:
prague monitor

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Isso é tretinha política… lá também tem, não é só aqui não… 🙂

Como eu disse em outro post, o atual governo tcheco, que era oposição ao que adquiriu os Gripen, diz que a SAAB só participa da licitação se ajudar a esclarecer a “provável” suspeita de corrupção… Isso em 2015…

Ah, então tá né?

Lembrando que em 2014 muda o governo de novo… como em todas as eleições na República Tcheca até hoje, após sua separação da Eslováquia…

Sds.

Mario Blaya

a SAAB subornou politicos e oficias da força aerea tcheca para escolherem o seu aparelho!!!! aonde esse mundo vai parar????

Junior (SC)

Olhando o Portal Naval tem os franceses subornando os paquistaneses….

…. a mala brança do material bélico…… correndo o mundo…. mas isso não acontece aqui na américa latina, somente nos outros continentes….

Francisco AMX

Vader, não tente dar uma “curva” com esta defesa vazia velho! lá é joguinho político… aqui é corrupção!? aqui se a escolha é política e não é “o que eu quero” é corrupção (até pode ser – não vou discutir isso pois tudo pode neste mercado de armas) mas lá está tudo certo? tu já sabe de antemão os bastidores políticos da RT e tudo mais? já sabe que não houve corrupção nenhuma? que suecos e ingleses não cometem tal desatino!? fala sério Vader! Eu defendo o Rafale como produto, mas botar a mão no fogo pela França? nada! Mais… Read more »

Francisco AMX

ZE, cadê vc para explicar isso!!! 🙂

qual vai ser a linha? vão dissertar sobre a política Tcheca como se fosse a prefeitura de suas cidades? rsrsrsrs

Sds!

Mario Blaya

tenho certeza que os defensores do gripen estavam pensando no desenvolvimento tecnologica tcheco, principalmente na tecnologia da transferencia bancaria!

parece que uma empresa tcheca de projetos enviou ate um desenho da primeira peça do gripem que seria produzida na republica Tcheca, era a boca do banco eletronico!

DrCockroach

Em termos de economia, logistica e aspectos tecnicos (o esquadrao foi o vencedor no encontro dos “Tigers” da OTAN) serah pouco provavel uma reversao com relacao aos Gripens, mas acho que estah absolutamente certo o Primeiro-Ministro da Rep. Tcheca em fazer uma declaraco politica, tem que investigar. Diga-se de passagem, todas as suspeitas envolvem funcionarios da BAE que na epoca era o maior investidor individual da SAAB (35%) e tinham a diretoria de marketing. A BAE foi acusada em varias transacoes (nao somente dos Gripens) na America-Norte, Europa, Asia e Oriente-Medio. Hoje a BAE nao tem mais nenhuma participacao executiva… Read more »

Mario Blaya

DrCockroach disse:
24 de novembro de 2010 às 2:11

do jantar vc esta falando daquele que constava da agenda do ministro e era de conhecimento publico?

eu suspeito que é por essas materias plantadas em nossa “press”, que o Gripen está sendo ignorado pelo governo federal.

Antonio M

E LuLLa declarar o Rafale vencedor em 7 de setembro de 2009 também pode ?!?!

Nick

Seria bom se por aqui o FX-2 também passasse pelo crivo da Justiça….

[]’s

Marcos

Mario Blaya disse:
23 de novembro de 2010 às 22:21

No Brasil, assim que o RaFAiL for declarado vencedor.

Vader

Francisco AMX disse: 23 de novembro de 2010 às 22:53 Prezado Chico, acho que não me fiz claro, não estou a falar que não tem que investigar não. Aliás, se não me engano, já existe investigação na justiça tcheca em andamento, sobre o caso. Se houve propina têm que punir. Se houve prejuízo à nação, mais ainda. LÁ E AQUI, diga-se de passagem… 😉 E se o Gripen não satifizer mais os requisitos da Força Aérea, que se troque. Simples assim. Mas até onde temos conhecimento satisfaz sobejamente e os militares tchecos estão para lá de contentes com ele. Aliás… Read more »

Daniel Rosa

Corrupção é corrupção. Fantasiem o nome dela como quiserem. O fato dela ter ocorrido, não afeta a qualidade do produto. Como produto, acho o NG melhor. Como citaram ai acima, o que foi o anuncio do senhor Luslas no dia 7 de setembro de 2009? Se houve, que apurem. Se a Saab intenciona vender os aviões para a República Tcheca, que atenda as exigências deles. E que isto sirva de lição para o nosso “amado e agraciado pela retidão” Governo Federal….
Huaaaaaaaagggggggggg…….

ZE

Francisco AMX disse: 23 de novembro de 2010 às 22:55 “ZE, cadê vc para explicar isso!!!” Francisco, eu já expliquei. Vai lá no post do Super Hornet e você verá que países NÃO têm Parceiros Estratégicos, coleguinhas, amiguinhos, bródis, ou o escambau-a-quatro. Países têm INTERESSES !!!!!! É por essa e por outras que os franceses NÃO irão ganhar no TAPETÃO ! Se aguém aqui acha que os americanos e suecos vão ficar calados frente a esta FARSA que se chama F-X2… O caso Sivam vai se repetir no F-X2 (que o diga a Thomson, atual Thales). Aliás, dá uma pesquisada… Read more »

Craveiro

Penso que as propinas servem para solucionar ao menos duas situações:

1. aquela em que “elementos” do comprador querem algo para liberar/chancelar a compra;

2. aquela em que o produto não está de acordo com os requisitos primários do comprador.

Na primeira o comprador exige “pedágio” e na segunda o fornecedor empurra seu produto.

Abraços.

ZE

Francisco, o nome do post é “Boeing propõe parceria à Embraer”.

Está na 2ª página do blog.

[ ]s

Ricardo_Recife

O rolo foi com a BAE e não com a SAAB. A justiça inglesa entrou na história e processou a BAE. Contra a SAAB até agora nada!

Rodrigo

Mario Blaya disse:
23 de novembro de 2010 às 22:21

Para você ver como este mundo está no fim!

Em alguns lugares isto é passível de cadeia, na França não!

DrCockroach

Mario Blaya disse:
24 de novembro de 2010 às 6:40

Nao inventa! A agenda dele constava “ida a Saint Emilion”, o NJ deliberadamente escondeu que iria p/ o Chateau da Dassault (Por que serah?). Alias, no link abaixo, vc verah que constava a agenda do NJ (mas clicando hoje o site estah fora do ar).

http://thepassiranews.blogspot.com/2009/07/o-quase-secreto-jantar-frances-de-jobim.html#links

Mas como a mediocridade campeia, tem que acha tudo normal, ou finge que nada existiu.

[]s!

DrCockroach

“Franceses desistem de leilão do trem-bala”

“Sua fabricante de equipamentos, a Alstom, é a que tem mais trens de alta velocidade em operação no mundo. É investigada por suspeita de pagamento de propina por contratos no Brasil.”
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/835299-franceses-desistem-de-leilao-do-trem-bala.shtml

Alias, alguem sabe se ainda eh legal na Franca o pagt de propinas (vulgo comissoes) na venda de armamentos. Que saiba, ateh o ano passado ainda era, mas nao sei a situacao atual.

[]s!

Barca

Um recado aos que criticam os franceses e os suecos,não existe santo nesse mercado,o que existe é uma gama enorme de dinheiro envolvidos,e paises disputando esses recursos,desde que não se mate,não se roube,e se respeite as leis,nã vejo problema,só aqui no brasil que existe essa falsa moralidade,quanto a lobby,nos E.U.A as coisas são feitas as claras,é comum o presidente eleito dos E.U.A,oferecer jantares aos seus maiores doadores,receber tb esses doares e seus representantes,o mesmo vale para a venda de armas,quem já trabalhou com vendas sabe que em certos casos vc oferece vantagens,descontos,e tantos outros artificios legais para ganhar a venda.… Read more »

Barca

rsrs desculpem é Desrespeito as leis.

Rodrigo

Barca disse:
24 de novembro de 2010 às 13:12

Só que nos EUA o lobby é atividade devidamente regulamentada e quem pisa na lama, passa um temporada vestido de pijama.

Aqui até publicitário virou lobbysta.

Na questão com a venda de armamentos, depois de uma série de escândalos de propinas a legislação deles também ficou bem restrita em relação a negociações excusas e promessas.

J. Claro

a saab envolvida em corrupção? que coisa!

o dado concreto é que esse tipo de jogo permite as mais variadas táticas. aí tanto pode ser uma coisa como outra. vai saber o que tem por trás das declarações desse governamental. alguém pode estar com outros planos inconfessáveis e resolve partir pro lançamento de suspeitas contra quem não é seu interesse.

Barca

Rodrigo não é verdade,muitos lobistas americanos pisam na lama como se afundam em lama,aqui no brasil há uma hipocrisia enorme.
Vou te dar um exemplo o caso Enron,World Com,essas empresas praticam um lobby terrível,fora as enrolações nos balanços..

Barca

A Enron antes de ir a falência fez um lobby terrível para a construção do GASODUTO BRASIL BOLÍVIA.

Chico AMX

“quando nem ele nem seu partido estarão mais no governo,”

Vader, como tu sabe disso? 🙂 não acha meio cedo? rsrsrsrs

Sds!

Gabriel T.

Estranho isso, uma notícia importante e não chegamos aos 30 posts…