Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Galileu

Dá nada não….temos F5 e AMX! lol ahahahah

O que eu tenho mais dúvidas quanto ao T50, é o seu motor, será mesmo que ele terá um feito sob medida qual foi “pensado”??

Patriota

E pensar que nos ofereceram participação no projeto por 2 vezes…………

cerberosph

Cada video ele fica mais bonito! Esse deveria ser o 5g do BRI, BRIC-China

Como voa essa maquina de costura(by José Alencar)

Chacal2011

Na verdade poderiamos ter até 100 desses seria bonito e 90% aqui se daria por satisfeito,claro que o Brasil precisa de um vetor no estado da arte,mas o que não aparece nos jornais nem é bonitinho pra fazer show aéreo, mas que seria realmente o que faria uma grande diferença,é um sistema decente de mísseis terra-ar e terra-mar.

RodrigoBR

E o Brasil perdendo tempo…

RolandTFlackphayser

E o Jobim vai no$ enfiar o$ Rafale$ pra depoi$ curtir umas féria$ grati$ em Pari$ na casa do $r. Da$$ault.

ALDO GHISOLFI

Deus do Céu…

O poderoso trem de pouso diz a quem vem a garça; a poderosa decolagem – arremetida – idem. As curvas derrapadas, glissadas, mostram a manobrabilidade do vetor e o pouso chega a ser para manicaca fazer.

Mas, se não era para estarmos recebendo os SHs e com o saldo investindo neste bendito PAK!…

Gabriel from reu

Esse avião é linod demais…
Goodbye raptor…

roni

maravilha de aviao se os russos estao 10 anos atras dos americanos como alguns dizem aqui no blog. como eu queria que o brasil estivesse 10 anos atrasado e construisse um aviao desses nao sejam ingenuos meus amigos os russos nao sao um paisinho de quinta

Ricardo_Mga

Na minha umilde opnião ele é mais bonito que o F-35

cerberosph

Não sei pq ele me lembrou um documentario que assisti, ele parece um pterodáctilo planando, um mostro vindo direto do jurássico.

cerberosph

Desculpem, na verdade seria um pteranodonte do período cretácio.

Paulo R.

Vai ter que fazer muita modernização nos sistemas pra chegar perto do F-22

Patriots

Ainda não consigo entender pq o Brasil não entrou de cabeça no projeto dele, PQP como esse país é atrasado!

Emílio M.

Babei no teclado aqui.
\o/

Pena que o Brasil mais uma vez perdeu o “trem da História.”

Marco Passamani

Pois então, o PAK é lindo, voa muito bem, mas hoje em dia, só voar não quer dizer muita coisa. Quando dizem que estão 10 anos atrasados é com relação aos sistemas, e isto sim é que faz diferença. Se conseguir colocar ótimos sistemas numa caixa quadradas que voe, este vai derrubar muitos mais, do que algo que seja armônico, mas com sistemas defasados. Infelizmente esta é a realidade atual. Eu queria mesmo era um mix de Gripen e PAK. Estes dois são os únicos projetos atuais que poderiam nos ensinar algo no desenvolvimento, que podem trazer alguma coisa nova.… Read more »

roni

bom muitos aprenderam que nao devem substimar os russos eu duvido que eles estejam atrasados em sistemas eles so nao tem dinheiro para comprar em grandes quantidades como os americanos mas vamos ver quando o t50 estiver completo sera que vai ser um caça de 5 geraçao com sistemas de 4 geraçao veremos

Gabriel T.

Enquanto isso os EUA estão planejando o substituto do F-22, avião que o T-50 deveria se equivaler…

SABRE

Já li que ele , num combate faria: 1:1 contra o F22 e 1:4 contra o F35 e 1:10 contra o F15,sendo que ele tem um AIRST é o F22 não ou seja num combate ele pode detectar o F22 sem ligar o seu radar,dificultando sua detecção pelo F22! O Brasil perdeu o trem mais uma vez!

Mad_Max

Sabe, quando olho o T50 me pergunto onde irão os misséis internos?

Mad_Max

mas o F-35 para mim não dá para comparar com o PAK-FA ou Raptor, o lightning II está mais para viper que para eagle.

SABRE

As baias ficam no espaço entre as entradas de ar e no espacó entre as turbinas (que são bemmmmmmmmmmm separadas)

ALDO GHISOLFI

Marco Passamani:

Boa noite. Discordo sem muita ênfase, mas discordo, pois um país que está no espaço sideral com a perfeição e eficiência da Rússia, pode colocar seus aviônicos em pé de igualdade com os ocidentais a qualquer momento. Pergunto se essa informação de que eles estão dez anos atrasados em relação aos USA é verdadeiramente correta.

Guilherme Poggio

ALDO GHISOLFI disse:

Pergunto se essa informação de que eles estão dez anos atrasados em relação aos USA é verdadeiramente correta.

Na verdade ela está errada. A tecnologia militar dos EUA está 10 anos na frente do resto do planeta. Os europeus comentam isso sem a menor vergonha.

Também pudera. Um país que possui 1/4 do PIB mundial e consome 50% do gasto mundial com defesa.

Não é mágica. É investimento maciço.

Mauricio Almeida

Muito gracioso em voo! Vai tornar obsoletos os eurocanards por volta de 2020 e impulsionar a entrada em operação do F-35 e de novos projetos nos EUA e seus aliados. Disso podem ter certeza, independente da performance final dele.

roni

as pesquisas militares russas jamais pararam por causa da crise que o pais viveu apenas nao foram colocadas em larga escala de produçao agora que o pais esta se recuperando veremos essas tecnologia a começar pelo t50 muitos diziam que a russia era incapas de produzilo mas todos nos vimos que eles sao capazes sim um pais como a russia nunca para de fazer investimentos na aerea de defesa mesmo que nao tenha dinheiro para compralas no momento mas a crise um dia acaba e questao de sobrevivencia

germa

Gente vamos torcer para que os russos joguem firme com o Dilmão.

Não perdemos o trem como lí acima, nem a India assinou um contrato de compra ainda, então podemos sim,se Deus quiser, pq só Deus mesmo…

agora, investir em FX-2 enquanto realemte podemos fazer parte de um vetor de ultima geração, não coisa de país sério.
hehe

abs 😉

Black

Convenhamos…ta bonito pra caramba. Da vontade de chorar…

Mario no japao

e poderia ser nosso tbm

alikev

EUA procura ter sempre um inimigo Imaginário para justificar o seu orçamento para defesa. Se um dia ele deixar de te lo o seu poder de fogo não seria justiçado. Como a china desenvolveu as suas tecnologias de armamento ???? Tao fácil ??? Houve vazamentos propositado por parte das potencias ( EUA Bill Clinton ). Para reforçar. o resto do planeta esta muito atraz dos EUA, inclusive a Rússia que pelo menos é avançado em sistemas de defesa aeira ( foguetes, Missil anti-aeiro, etc. ). A Rússia já não é a URSS quando os países desta união, especialmente a Ucrânia… Read more »

Nick

Que voa bem , o video está ae para provar…. faltaria checar as qualidades furtivas e os sistemas eletrônicos.

O Brasil poderia participar do programa, via Índia, adquirindo o FGFA, que terá sistemas ocidentalizados. Seria uma alternativa….O que não podemos é ficar parados nesses caças de 4.5ª geração.

[]’s

Fabio Oliveira

Este deveria ser o nosso caça !!! Como dizem ai os EUA estão 10 anos a frente NÃO so da Russia mas da Europa toda tambem. Então temos o Gripen que já vooa a algum tempo (a ia esquecendo que o NG é uma versão nova) No caso do Rafale tambem , ele já vooa a um tempinho , (a ia esquecendo que a versão 3 do Brasil é uma versão nova) O F-18 tambem vooa a um tempinho ne ( a ai esquecendo que a versão Super Hornet é nova ne, mas pelos 10 anos a mais de tecnologia… Read more »

Andre

Vamos ver se a Dilmaníaca resolve cancelar o FX Eterno 2.0, e resolva adqurir uns Su-35 e de quebra, entre no projeto PAK-FA. Afinal a esperança é a última q morre.

Sabre

Simples vamos comprar um caça que quando estiver operacional na FAB (uns dez anos no mínimo), já estará muito atrassado em relação ao que estará em oferta no mercado os 5º geração, simples assim ,estamos comprando navio a vela, num periodo que já surgiram os primeiros navios a vapor!

Fernando Gasparini

Nossa….. incrivel so de ver os inimigos tremen na base,vo fala oq?
Se ele vai ser bom nao sei,se vai ter avionicas tao bom contra os EUA tb nao sei…
Mais que força aerea no mundo se atreveria lutar contra uma armas dessas,quem iria ser maxo o suficiente para entrar em combate contra o pak-fa e ver do que ele é capaz??NINGUEMMMM.
Pelo menos nos proximos 25 anos a força aerea que contar com um esquadrao destes pode ficar tranquila que ninguem vai arrumar encrenca com ela nao!

AndreC

Caramba! Parece um pedaco de papel voando ao vento. Pessoalmente fiquei impressionado pela manobrabilidade apesar de nao acha-lo tao bonito qto ao F-22.
Way to go.

Berti

Sempre fui da opinião de cancelar o FX2 e entrar no programa russo do PAK FA T-50. Não sei quanto isto custaria mas com toda a grana que será investida no RAF… quer dizer, no FX2, acho que não daria muita diferença. Sempre tive curiosidades quanto a isso.

Fico Imaginando a diferença tecnológica entre os vetores do FX2 e o futuro PAK FA T-50, que ainda está em desenvolvimento, quando entrarem em operação.

Fica a palavra, com os mais entendidos do Blog…

Sds

celso

o que eh bonito tbm voa bem neh……. alias….que belas e harmoniosas manobras o pouso entao…..nao eh pra qualquer aviao ou piloto. E eh so um prototipo…..agora qto aos avionicos, vamos aguardar, isso nao vai ficar por ai demonstrando voos sem uso eternamente Seus avionicos com certeza deverao estar operacionais em no maximo 3 anos. O radar AESA Russo ja existe e esta operacional (segundo li), seus misseis ja sao e estao no estado da arte………..entao acredito que sera muito breve a operaçao deste caça de 5a geraçao. PS; repararam que nao ha mais aquela coluna de fumaça das turbinas… Read more »

Soldier

…e muita gente dizendo que ele não existia. Me lembro até hoje das gargalhadas do Galante quando ele apresentou aqui um vídeo com o PAK FA/T-50 em vôo.

Agora, só falta ele entrar em produção seriada antes que o F-35. Aí sim este blog vai explodir de uma vez por todas…

tyrion

Mais uma vez a mae russia manda ver…creio que ainda nao estamos vendo a configuração final do PAK, creio que o modelo de producao tera outro tipo de turbinas mais parecidas com o f-35 ou f-22, ai ficamos na espectativa que saia alguma informacao sobre a avionica, sistemas de armas, radar etc… Quanto a perder o bonde da historia isso ja é quase um carma cosmico…lembremos do F-20 que nos foi oferecido todo o projeto de free e deixamos passar…deixamos passar quando a urss caiu e todo mundo correu atras dos esporios ( tecnologias,armas e cerebros) e nos deixamos passar…entre… Read more »

Nick

Caro Berti,

Se o PAKFA se entregar tudo o que prometem só terá rival no F-22 e F-35. Seria o 3º caça de 5ª geração a entrar em operação. A diferença deles para os concorrentes é que o PAKFA está apenas uma geração à frente, o que significa em termos práticos, que é um caça com mais furtividade, velocidade de supercruzeiro, sistemas de AI para apoiar o piloto e guerra centrada em redes.

[]’s

SKT

Alguem pode me dizer quais são as reais % do Brasil adiquirir esse preojeto ainda ? .-.

Manock

Guilherme Poggio disse:

“Na verdade ela está errada. A tecnologia militar dos EUA está 10 anos na frente do resto do planeta. Os europeus comentam isso sem a menor vergonha.”

Que os EUA estão tecnologicamente 10 anos a frente do resto do mundo no “sistema A” ou no “subsistema B” eu não duvido, mas dizer que TODA a tecnologia militar estadonidense está 10 aos a frente não é nem mágica e nem investimento maciço, é PROPAGANDA!

Manock

X-nobe

PAK FA T-50, a grande oportunidade perdida.