Depois da Saab e da Dassault, agora foi a vez da empresa norte-americana visitar São Bernardo

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, recebeu na quarta-feira, em seu gabinete, o vice-presidente da Boeing, Joseph McAndrew, o diretor da empresa na América Latina, Thomas DeWald, e o representante da companhia no Brasil, Norbert Gehr. Na ocasião, os executivos norte-americanos apresentaram o projeto do FA-18 Super Hornet, que disputa o contrato para o fornecimento do novo avião de combate da FAB (Força Aérea Brasileira) com outras duas empresas.

Marinho falou sobre o interesse de trazer investimentos para a cidade e região. “Esse contato é importante independentemente da disputa pelo caça, pois, como prefeito, tenho interesse em trazer investimentos para São Bernardo”. E disse estar em sintonia com o presidente Lula quanto à análise de transferência, pelas companhias concorrentes, de tecnologia, desenvolvimento de novos produtos e geração de empregos para o País.

O vice-presidente da Boeing prevê gerar 5.000 empregos no País baseado nas experiências nos últimos 30 anos em US$ 41 bilhões em programas de compensação em 40 países.

FONTE/FOTO: Diário do Grande ABC /US Navy

Subscribe
Notify of
guest

104 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RolandTFlackphayser

Pois é, tem que deixar primeiro um presente na casa do Capo di tutti Capi para participar de qualquer coisa na casa de Dom Lulla.

Black Hawk

putz !!!
to de cara!!!
a boeing veio ate aki pra ofertar o super hornet???
pra mim eles tinham desistido!!!
so vejo noticia da dassaut,e saab!!!
mesmo achando um baita aviao,testado em combate e com muito armamento,infelizmente e carta fora do baralho.
O.o
mas vamo ver no que vai dar….
sempre fui a favor dos flanker mas como quem nao tem cao caça com gato…
serve o rafale mesmo….
mesmo q agente use eles do mesmo modo q os venezuelanos usam o su 30
so com fotos e videos do aviao!!!

Na boa, se é para comprar a jaca caríssima do Rafale, seria melhor “tentar” comprar o F-15 com AESA. Daria mas poder a FAB, sem contar que o pós venda dos EUA é infinitamente superior.
Opinião minha, não joguem pedras na minha cabeça, por favor. ;-D

Galileu

Das duas uma, a boeing sabe que é só a Hillary vir aqui e 30 min eles ganham, ou eles sabem que está o x o nada definido.

Jacubão, pra mim o melhor para Brasil é o Su35 mas, como a preconceito made in russia, poderiamos ir no semelhante ocidental o F15, pessoal fala que não vira porque é caro operar mas, dinheiro não é problema, afinal olha a jaca.

F15 seria um sonho, acredito eu que mudaria muitos procedimentos da FAB, que passaria a ser mesmo uma Força Aérea.

abraço

The-Tomcatter

jacubão (21 kg mais magro e papai de novo) disse:
18 de novembro de 2010 às 22:34

“seria melhor “tentar” comprar o F-15 com AESA.”

Concordo! Venha o que vier, contanto qeu nao seja o Super Bug ou o Rafail, neste caso, vamos de Gripen!

vplemes

Super Hornet, este é o meu preferido desde o inicio. Pena que por causa de ante americanismo tolo estejamos esnobando a melhor proposta para o Brasil.

Gbeck

Já que é pra falar de F-X, pra mim desenvolvia o NG e com o troco do Rafale comprava de prateleira 24 Eurofighter.. hehehehehe. Pronto, tá morta a cobra. Como disse o Jacubão, “não me joguem pedras”!! Hahaha

Observador

Para mim, isto demonstra que a decisão ainda não foi tomada. Este pessoal deve ter fontes privilegiadas no GF (e com certeza, não gratuitas). Se eles estão fazendo isto, é porque a questão da criação de empregos vai pesar tanto, ou mais, que a tão falada transferência de tecnologia. Eu acho que é a proposta mais “pé no chão”. É o melhor avião, testado e aprovado em combate. É o mais barato bi-turbina para comprar e manter. Sem falar que a contrapartida seria o mercado americano para vários produtos brasileiros, o que por si só é fantástico. Sobre a transferência… Read more »

Vaaalney

É possível o governo optar na compra das células de duas empresas diferentes? (Boeing e Dassault ou Dassault e Saab)

joel

Das 2 uma:
– Ou colocam o Luiz Marinho como ministro da defesa,em brasilia.
– Ou entrega o predio para o programa minha casa minha vida e coloca uma placa em frente a prefeitura de SBC com os dizeres Ministerio da Defesa…
Ta ficando ridiculo isso
Melhor encerrar o FX 2 e vamos reabrir a linha de montagem do F5. Igual fizeram com o genericos, quebra a patente que ja deu prazo..rsrsrs

Rodrigo

Observador disse:
18 de novembro de 2010 às 23:5

O FX2 está definido…

Definitivamente enterrado.

Top Gun

F-15 não é uma idéia nada mal, pra mim seria um sonho.

Que venham as águias!

Daniel Rosa

Pelo que estou vendo, banquinho não vai faltas às praças do ABC! É todo mundo flertando com prefeitura, sendo que a decisão está no ambito federal, do Ministério da Defesa, do Presidente… acho que quem oferecer balanço e pula-pula para as praças públicas leva esse FX-2… que comédia!

Nick

Para quem criticava a ação da SAAB, está ae a resposta. Tanto a Dassault quanto a Boeing, estão fazendo ações semelhantes. Agora, é interessante às vésperas do anúncio(em teoria) a Boeing fazer uma visita à São Bernardo.

E a frase do prefeito dizendo “estar em sintonia com o presidente Lula” diz tudo.

[]’s

Mario Blaya

esse pessoal da Dassault e da Boeing estão gastando vela com santo ruim, o prefeito de SBO era forte com o Lula, com a Dilma ninguém sabe!

para esses 2 terem se sujeitado a esse papel, imagino a conversa que corre nos bastidores sobre as ofertas da SAAB para ter o apoio do Marinho!

grifo

Enquanto isso:

Jobim e Gates vão se reunir durante cúpula

O secretário da Defesa dos EUA, Robert Gates, terá reunião com seu contraparte brasileiro, ministro Nelson Jobim, na semana que vem, na Bolívia, diz o Pentágono. O encontro se dará às margens da 9ª Conferência de Ministros da Defesa das Américas. Entre os temas está maior transparência em orçamentos de defesa. Na temática de compras militares, Brasil e EUA vivem a saia justa da compra de caças -americanos fazem lobby pela Boeing, mas Brasília mostra inclinação pelo Rafale francês.

Latino

Ainda indefnido o fx-2 ;;super hornet seria otimo .

Rodrigo

grifo disse:
19 de novembro de 2010 às 7:36

Mais uma oportunidade perdida para discutir algo interessante.

Vai servir apenas para o Jobim ficar apontando o dedo na cara dos gringos e fazendo as suas bravatas como sempre.

grifo

Vai servir apenas para o Jobim ficar apontando o dedo na cara dos gringos e fazendo as suas bravatas como sempre.

Caro Rodrigo, acho que dedo na cara e bravatas são apenas para consumo externo.

Dentro de quatro paredes, acho que o nosso ministro é mansinho mansinho com os gringos…

Rodrigo

grifo disse:
19 de novembro de 2010 às 8:16

Ahh sim, não há dúvida..

Concordo 100%.

Mario Blaya

as vezes nem é uma questão que buscar a vitoria na concorrencia fo FX, mas fazer pressão sobre o concorrente para reduzir suas margens de lucro, assim tornando mais dificil ainda a vida dos adversarios em proximas disputas.

o futuro deverá reduzir ainda mais o numero de fabricantes de aparelhos de alto desempenho, e perder essa disputa para a Dassault, mas deixar ela mancando pode ser uma estrategia dos americanos!

Edcreek

Olá,

O Maior vitorioso na historia é prefeito de S.B. do Campo que no fim ganhará em qualquer sircunstancia….

Abraços,

Humberto

Pois é..acho estranho estas visitas.. No mais, não cabe na FAB um F-15, primeiro porque nem está na lista do FX (se é para abrir, por que não o F-16 ou F-35), segundo a hora voo dele deve ser maior que o do Rafale (já não sei o preço de aquisição que de repente é menor..não sei). Vamos ver..vamos ver o que sai desta toca..Com certeza existe muita pressão de todos os lados.. Quanto a questão do Vaaalney ..Sobre duas empresas.. HOJE..a compra está fechado para somente um vetor, a FAB deseja UM caça, em tese, o FX vai ser… Read more »

Rodrigo

Edcreek disse:
19 de novembro de 2010 às 8:51

ahahahaha Boa!

luiz otavio

o F15 é caro para manter e já tá um tanto “passado”, nos serviria bravamente, mas com custo benefício ruím.

GSV

Bom dia!

Meu apreço por esta maquina é Grande!!!!!

Fora que nos distanciaria do Chapollin Colorado Boliavianis…

Mas duvido que a Cumpanhera ira de Boeing!!!

Sds.

DrCockroach

Antes do Robert Gates ser nomeado Secretario de Defesa ainda no periodo Bush, eu recordo de ter assistido um depoimento dele no Discovery Channel (ou History Channel) sobre espionagem e as relacoes entre USA e a antiga URSS. Recordo da entrevista porque percebia-se que sabia do riscado, mas pelo menos o fanfarrao daqui sabe consolar bem as familias das vitimas: AF447 “ainda tem os tubaroes de Recife”; Haiti: “Desaparecidos eh um eufemismo”, etc, etc… Na verdade foi a segunda visita da Boeing ao Marinho, a primeira cerca de um mes atras; agora a visita foi mais de peso. Na materia… Read more »

Rodrigo

DrCockroach disse:
19 de novembro de 2010 às 9:21

Então se prepare para o nada, pelo menos até o Jobim largar o osso.

DrCockroach

Prezado Rodrigo,

Sem duvida o NJ nao quer largar o osso, mas acho que jah tiraram dele faz algum tempo. Por outro lado, alem dos enormes problemas orcamentarios, li uma materia que jah existe movimentacao do PMDB p/ abocanhar o MinDef logo, logo. Se isto for feito antes de um anuncio do vencedor do FX-2, digamos Gripen, o futuro “dono” do MinDef deverah tentar postergar o anuncio p/ sua propria gestao, e assim colher mais dividendo$ politicos ao partido; e o proximo jah sabe que tem que dividir o “capital politico” do ministerio com o partido, nao ser egoista…

[]s!

grifo

Antes do Robert Gates ser nomeado Secretario de Defesa ainda no periodo Bush, eu recordo de ter assistido um depoimento dele no Discovery Channel (ou History Channel) sobre espionagem e as relacoes entre USA e a antiga URSS. Caro DrCockroach, o Robert Gates é um intelectual, autor de um dos mais interessantes livros sobre a Guerra Fria (“From the Shadows”, altamente recomendado) e reitor da universidade Texas A&M antes de ser convidado para secretário de Defesa. Uma diferença interessante entre os dois ficou evidente na visita do Jobim a Cruzex ontem. Na foto abaixo, Robert Gates visita militares da USAF… Read more »

Edu Nicácio

48 Super Hornet via FMS para entregas até 2014 + 120 Gripen E/F para 2017 e além…

Custa?

Rodrigo

DrCockroach disse: 19 de novembro de 2010 às 9:36 O FX3, terá o NG como forte candidato se já estiver com forte participação nacional, o escritório nacional da SAAB já estiver em franco funcionamento, a Suécia já tiver encomendado as suas unidades.. Até lá vai ser mais papo que realidade. Não esqueçam que no FX3, estarão outros atores no poder e como eu já tinha adiantado há meses serão outros interesses para serem atendidos e uma nova realidade a enfrentar. Pessoalmente eu só traria para o FX3, quem trouxesse o 4 e o 5G juntos… Escapamos por pouco da obsolência… Read more »

DrCockroach

Prezado Grifo,

Obrigado pelas informacoes. As fotos sao realmente reveladoras, realmente fantasiado… Alias, acho que as fotos sao tao ilustrativas que mereceriam uma materia do Blog.

[]s!

Humberto

Não gosto do Jobim, mas creio que quando ele coloca o uniforme é para tentar se mostrar como parte da força, algo como mais um “soldado” da força. Não é isto? Tento acreditar que ele quer ser simpático.
Acho que ele prefere usar o seu terno do que o uniforme.
[]

peter pown

Au! Au!

Marco Nunes

Eu tinha outra opinião, mas em vista de tudo o que aconteceu e, principalmente, pelo cenário internacional de hoje, acho que a melhor compra para o Brasil seria a compra de F-18 “de prateleira” (pode até vir com alguma transmissão de tecnologia, mas não seria esse o objetivo desta compra) pelas seguintes razões resumidas: – o caça existe e está à venda AGORA. Ou seja, poderíamos começar a receber o caça “amanhã”, o que faria um grande diferença para a nossa já sucateada Força Aérea; – facilidade na aquisição de peças, em razão da tremenda quantidade de aeronave vendidas. E… Read more »

Francisco AMX

Sei não heim… para estes caras (todos concorrentes) virem “baba” o Marinho… é pq tem coisa… eles sabem mais dos bastidores que nós! colocam dinheiro no negócio, antes, durante e depois…

Vai, Boeing/USA vai! convence os nossos “desconfiados” políticos!
e vamos de SH… mesmo que seja um caça que já vem com “data de validade”… quem sabe em 2030 não venham alguns F-35…

SdS!

DrCockroach

Prezado Francisco,

O Marinho eh muito importante, foi ele quem quebrou a barreira erguida pelo NJ p/ favorecer a Dassault. E ele estah pressionando p/ uma decisao o mais breve possivel, ateh p/ alavancar a gestao dele em SBC. E o Lula tb quer projetar a candidatura dele em SP.

Mas o Marinho jah declarou que nao mudou de opiniao e irah procurar a dupla Lula-Dilma p/ demostrar apoio a proposta da SAAB. (coloquei os links outro dia). E a Dilma estava vascilando sequer p/ encontrar o Obama antes da posse…

[]s!

P.S.: Comentarios excelentes no post!!!

Barca

Nick não vejo nade de errado da Saab,Dassault ou a Boeinig,procurarem politicos,isso existe em qualquer lugar do mundo,nos E.U.A,o Lobby é uma profissão,quem quer vender ou já lidou com vendas,faz lobby,procura o cliente,oferece vantagens,além das colocadas usualmente colocadas. Quanto a Boenig,eles tem sim um interesse grande no Brasil,eu particulamente gosto muito do F-18sh,mas eles tem um problema,o SH será um dos principais vetores dos E.U.A,e eles não podem abrir muito do caça,tendo em cista a gama de inimigos e países com o qual os E.U.A,tem serias divergencias,seria arriscado para a segurança dos E.U.A. Se os americanos oferecesse,dar tudo do F-18… Read more »

Barca

Nessa proposta de geração de empregos eu acredito,agora na proposta da Saab de gerar empregos só quem é tolo acredita nisso.

“O vice-presidente da Boeing prevê gerar 5.000 empregos no País baseado nas experiências nos últimos 30 anos em US$ 41 bilhões em programas de compensação em 40 países.”

Vaaalney

@Humberto

Muito obrigado!

Rodrigo

Francisco AMX disse:
19 de novembro de 2010 às 10:18

Em 2030 o substituto do F22 estará operacional e provavelmente o do F35 estará sendo projetado.

———————————————-

DrCockroach disse:
19 de novembro de 2010 às 10:31

O mérito do Marinhó é somente ter melado o negócio da Dassault.

O Lulla quer alavancar a candidatura de quem ?

Barca

Francisco Amx,o F35 ainda é um enigma,se for para comprar um caça de quinta geração daqui a alguns anos que seja um Sukkoi T-50,ou uma parceria com a Saab ou Dassault no desenvolvimento de uma versão 5G.
O custo do F35 aumenta cada vez mais.

http://desastresaereosnews.blogspot.com/2010/11/reino-unido-abandona-projeto-de-aviao.html

Rogerthat_onu

“Edu Nicácio disse:
19 de novembro de 2010 às 9:50

48 Super Hornet via FMS para entregas até 2014…”
Super Hornet apoiado! Mas até 2014 não rola ein!

Tenho uma dúvida. Não estamos confundindo está situação entre as pretenções da Saab X Boeing e Dassault? Se o negócio for fechado, não ocorrerá via Embraer (mesmo que ela não fique encarregada de todo o projeto)? Por que seria interessante o negócio com São Bernardo?

Rodrigo

Barca disse:
19 de novembro de 2010 às 10:53

O F35 que está 99% pronto é enigma e o T-50 é fato ?!?!

Você é melhor chutando data para o anúncio do FX2.

Francisco

O interessante é perceber o quão claro e objetivo foi o primeiro relatório da FAB, foi simples e direto levou em consideração custos, know-how, e ToT sem ser tendencioso. O gripen é o caça para a realidade da força, o F-18 é o caça testado, retestado e comprovado e o Rafale… a JACA Acredito que nenhum desses caças teria entrado na short-list se a ToT não fosse confiável, a FAB não é nem um pouco burra de acreditar em promessa de político, tanto é que vem ano vai ano e eles continuam se virando com o que tem sem esperar… Read more »

Nick

Caro Barca, Também não vejo nada de errado, lobby é lobby. Mas os rafalistas viam nessas ações da SAAB como golpe sujo, inaceitável, etc,…. Agora as outras duas estão fazendo a mesma coisa. Sobre as propostas, cada uma delas tem pontos fortes e fracos, dependendo da visão de quem, tem uma visão mais pró Rafale, ou Boeing ou SAAB. Na minha visão a proposta do Gripen é mais adequada operacionalmente para a FAB, e em termos industriais para a Embraer e cia. Imagina produzir um caça aqui, mesmo que parcialmente. É o sonho do F-20 se tornando realidade. O Rafale… Read more »

Nick

errata :

considaria = consideraria

[]’s

vplemes

Rodrigo disse:
19 de novembro de 2010 às 11:03

Rodrigo, esta é exatamente minha opinição. o T-50, apesar de toda a propaganda russa, não deve ficar operacional antes de 2020 (se ficar). Já o F-35, nas suas versões A e C, devem entrar em produção seriada muito em breve (a B caminha para o cancelamento).

[ ]s

vplemes

ERRATA:

Onde está “opinição”, leia-se OPINIÃO.