A Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) tem um papel de destaque na quinta edição do Exercício Operacional Cruzeiro do Sul. É dela que vão partir as missões da Força Aérea do País Vermelho, a nação fictícia criada para se opor à Força de Coalizão da CRUZEX V. Na BAFZ tudo foi minuciosamente planejado para o suporte de uma grande operação militar.

Nas instalações da BAFZ, foi montada uma forte estrutura de Telecomunicações e Tecnologia da Informação necessárias para as atividades de comunicações e controle do espaço, que servirão de suporte para a garantia do sucesso das missões aéreas. Para a comunicação por satélites, foram instaladas 17 antenas distribuídas em Fortaleza, Natal, Recife, Campina Grande (PB), Mossoró (RN), Sousa (PB), Caicó (RN), Iguatu (CE) e Morada Nova (CE).

Neste conflito simulado, as aeronaves do país hostil decolarão para treinar a defesa aérea da coalizão internacional, cujos meios aéreos estarão sediados principalmente em Natal, Recife e Campina Grande.

Traduzida no maior exercício de combate aéreo combinado da América do Sul, a CRUZEX V tem como principal objetivo treinar as Forças Aéreas envolvidas no planejamento de operações combinadas com países aliados, nos mesmos moldes utilizados pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em conflitos internacionais. O Exercício prossegue até o dia 19 de novembro, pincelando o céu do Nordeste com cores e formas incomuns.

FONTE: FAB

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hebert

“Para a comunicação por satélites, foram instaladas 17 antenas distribuídas em Fortaleza, Natal, Recife, Campina Grande (PB), Mossoró (RN), Sousa (PB), Caicó (RN), Iguatu (CE) e Morada Nova (CE).”

Pergunta meio “ignorante”: Se a comunicação é por satélites, para que tantas antenas em locais como Sousa, Caicó, etc.?

Abraços

Yakov

Uma pergunta meio ignorante tambem.
É tudo meio “Teatro”, ou cada pais ficticio tem chances de vencer dependendo do andamento do exercicio?

Paulo Henrique

Outra pergunta!

Qual esquadrão formará a força do país vermelho?

Adalba

Quais aeronaves faze parte do pais vermelho???

André

Novamente: “OPERAÇÃO CRUZEIRO DO SUL”!!! Não seria CRUZEX V??

Galego

Ou, por favor, ainda nao consigo visualizar esse combate aereo, lendo aqui, parece que vão ser OTAN contra nossos F5Br, no caso o f5 é a pais vermelho, e nossos Super e A1 +Rafale + F16 Chileno + M2000…kkkk
Vai ser um “Pau” danado no nosso F5 Br, por mais que acho ele incrivel antes e depois da modernização….por mais que tem ums aqui ou que parece que odeiam…
Ou vai ser legal, queria mesmo era estar participando ou vendo tudo isso de perto…
so uma pergunta, estou imaginando certo, caso alguem puder me informar melhor passo mais tarde…

Klesson

As perguntas só aumentam. Qual o esquadrão da FAB fará o papel de agressores? Quais aeronaves?

Marcelo M

O Primeiro Grupo de caça. se não me engano com 6 aviões, são a força oponente.
CRuZEX significa Cruzeiro do Sul Exercício…
As antenas devem ser retransmissoras ou receptoras para aumentar o envio e/ou recebimento de sinais.
abçs
MM

Yasser

Não se esqueçam que nossos F-5BRs estão modernizados. Eles não são mais aqueles F-5zinhos que voaram nas versões anteriores do CRUZEX. Alias, otima oportunidade de mostrar o verdadeiro potencial deles. Lembrem-se que em um exercício da Red Flag, os F-5 Tiger III do Chile, deixaram varias forças aéreas de boca aberta. Os EUA chegou a considerar os F-5 Chilenos com capacidade BVR um dos caças mais perigosos na América do Sul. Não olhe muito para a roupa, mas sim para o conteúdo, disse um dos comandantes norte-americanos nessa Red Flag. A proposito… a sede da força vermelha tá bem capenguinha.… Read more »

Rogerthat_onu

Mais uma questão: A segunda foto com uma mesinha de buteco coberta com a lona de acampamento, algumas cadeiras (também de buteco), dois laptos e dois telefones em linha, tem alguma coisa a ver com: “uma forte estrutura de Telecomunicações e Tecnologia da Informação necessárias para as atividades de comunicações e controle do espaço”?

Desculpem a brincadeirinha pessoal. Não resisti, foi só pra descontrair 😉