Chegada noturna das aeronaves FMA A-58 Pucará do Escuadron No.1, Brigada Aérea II da Força Aérea Uruguaia para a CRUZEX V.

O FMA IA 58 Pucará (do termo quechua: “Fortaleza”) é um avião bimotor turboélice, de combate leve de projeto e construção argentina. Desenvolvido pela ‘Fabrica Militar de Aviones’ (FMA) da Argentina na década de 1970, foi utilizado na Guerra das Malvinas. A aeronave opera em pequenas pistas de terra e sua missão primordial é de apoio às forças terrestres, combate anti-helicópteros e missões de contra-insurgência (COIN).

BATE-PAPO ONLINE: converse com outros leitores sobre o F-X2 e a CRUZEX V no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ZE

Gente, como o tempo passa !

Eu me lembro quando um comando do SAS destruiu uns Pucarazitos em solo nas Malvinas, nos idos de 82.

Tempus fugit !

[ ]s

Colt

Sejam bem-vindos os amigos do Uruguai.

void

O Pucará, redesenhado com motores a lá CBA-123 seria um nano-Warthog

Paulo

A frente lembra o A 10

Antonio M

Na AL pode ser que tenha utilidade e para o Uruguai que não dispõe de maiores verbas mas, se fosse para escolher, escoheria o Supertucano sem dúvidas….

Alberto

O desenho no nariz deixa o Pucara mais perigoso do que ele realmente é 🙂

robert

aquela pintura no nariz é propaganda enganosa!!

só serve como alvo isso dai.

Nick

Esse ae deve ser servido na campanha das Malvinas. 🙂

Mas concordo que modernizado, poderia vir a ser ume excelente COIN.

[]’s

ditongo

Podemos considerar o Pacurá é o equivalente argentino do Super Tucano ALX?

RtadeuR

Bem vindo e boa sorte à todos.

Fox Bravo

Que animal esta pintado no nariz deste Pucará? Um rato de dentes grandes?

M1

lembra o A-10

Francisco

Meu Deus, chega a dar pena, se nós estamos atrasados imagina isso. Eu gosto do Uruguai, quem conhece sabe que é bom lá. Poderiamos doar os MirageIII pra eles hehehehehehehe

youssef.rs

Designação Local:Pucará País: Argentina Qtd: Max/inicial:108 – Em serviço:40 Situação: Em serviço O Pucará continua em serviço na Argentina. Ele era o mais numeroso avião argentino em operação em 1982 durante a guerra das Malvinas. Vários Pucará foram estacionados nas ilhas, onde a reduzida dimensão dos aeroportos e aerodromos não permitiam a utilização de aeronaves de combate a jacto. Unidades do avião colocadas em pistas de terra a leste de Port Stanley não puderam ser utilizados eficientemente por causa das chuvas e parte deles acabaram por ser destruidos em terra por um ousado golpe do SAS britânico. A Argentina perdeu… Read more »

Dell72

Fox Bravo
o desenho deve ser referente a uma especie de javali, animal que habita os pampas e tem sua caça liberada no Uruguai, la ele é caçado sera que este ai também?

Andigué

Fox Bravo, é um Javali ou Porco do Mato, e o desenho do bicho é bonito, pode não ser bom, mas gostei!

Jose Gustavo

Bem-vindos! Belas naves.

Esdras

Pucara e um grande aviao e mercia a versao super pucara. Desejo que ele faca uma boa apresentacao.

Luiz Eduardo

M-1 e Paulo – ia dizer a mesma coisa (achei que seria o único 😛 ) Desculpem a viagem, mas até fiquei imaginando uma coisa: pegar esse projeto e mandar a Embraer, colocar umas turbinas na parte traseira (ao invés das hélices), colocar um canhäo pesado no bico e dar uma blindada e incorpada nesse bixo aí: teríamos o nosso A-10 Brazuca!!! 😀 hehehe… Seria um desses meus “delírios” pra FAB, assim como que eu gostaria que desenvolvêssemos um bombardeio pesado estratégico baseado no B-1 ou no Tu-160: só pra ver a “bolivarianada” tremendo.. hauhauhauuhaua… Sejam sempre muito bem-vindos amigos… Read more »

Julico

Olá amigos ! gostaria de saber se é verdade sobre a Embraer ficar com a tal fabrica de avioes da argentina( ou alguma coisa assim..rsrs ), se sim, ela poderia dar uma turbinada nos Pucaras argentinos e lancar uma nova versão, assim como nosso Tucanão, ou já é um projeto defasado ??
agradeço deste já e abs a todos.

rodrigo ds

Em relação ao A -10 ele está mais para um porquinho da índia.

Giordani RS

Pucará = alvo.

@wagner

Aí concordo. Pucará: Big target !!

Renato

Francisco disse:
…Poderiamos doar os MirageIII pra eles…

Oh Francisco! O que você tem contra o uruguai?

Bruno

Que tipo de missão eles vão realizar no CRUZEX?

robert

Bruno disse:
7 de novembro de 2010 às 15:53

Atrapalhamento de vôo. Vão lá só pra ver os caças, já que no Uruguai não tem. eaihoaeioiae

o povo falando da Embraer fazer uma versão de A-10… pra combater qual ameaça aqui na AL?? os outros países tem meia dúzia de blindado, ia ser um total desperdício, isso sim.

Mas é lógico, como também gosto de aviões, seria legal! 😀 aeiaheoheao

Joker

Eu tava no mirante do aeroporto qndo eles chegaram…

Hoje vi a chegada do F16 americanos e de um quase acidente na chegada da delegação chilena…

Gbeck

Os Uruguaios são amigos e muito gente boa! Tem um país bonito e são educados e a seleção deles joga um bolão!! Hahahaha. Falando sério, claro que não dá pra fazer, mas dá pra brincar imaginando uma dupla de 30mm no nariz e dois turboélices mais porrada, uma blindagem, flir e etc… Daria um belo COIN, sim. Nesta categoria de avião ser stealth e os cambau não adianta nada.. hehehehe. Será que o Jacubão não faz um mod pro bicho?? E outra, o desenho no nariz é de um porco do mato, parente do Javali, bem abundante nestas paradas do… Read more »

RJ

O que o pessoal não sabe é que, se fossem modernizados (e remotorizados), os Pucará seriam os únicos concorrentes à altura dos Super Tucanos. E com vantagens por ser bimotor.

Sorte nossa a Argentina não estar em situação de fazer concorrência, mas bem que a EMBRAER poderia comprar o projeto. O Pucará é uma excelente aeronave COIN.

Mauricio R.

Tem empresa lá fora, propondo os antigos OV-1D Mohawks p/ COIN, que a própria Argentina operou.

Galileu

ahahahah Brasil só se sente _________, quando comparado a Uruguai e cia….

EDITADO

Leandro

Quando o Uruguai vai se livrar dos 5 Pucarás e adquirir uns 10 ST?

le

JULICO; a embraer so esta mantendo uma colaboraçao com a FADEA para que a mesma fabrique algumas peças para a embraer nada alem disso sds

RodrigoBR

Pow Pessoal, vcs estão malhando os nossos Hermanos Uruguaios, mas eles vieram com o que possuem, e os Argentinos??? O Uruguai está é de parabéns por participar do exercício, um país de 3 ou 4 milhões de habitantes que possui suas forças armadas participando de inúmeros exercícios e missões de paz da ONU. E eles são nossos “Hermanos” mesmo, muito mais que os Argentinos. Vcs acham que os pilotos uruguaios não sabem das suas deficiências materiais? Mas mesmo assim eles vieram, para aprender. E os argentinos que sempre se acham superpotência(ego no espaço)? Será que não vieram por falta de… Read more »

Junior / São José-SC

Tenho muito carinhos pelos uruguaios, já tive a oportunidade de trabalhar com eles é um povo educado e humilde.
Com relacção aos seus aviões vieram aprender e nos ensinar a tirar o melhor daquilo que temos em maos.
Pior foi os arrogantes dos “hermanos” argentinos, deram o “bolo” na CRUSEX.
Boa sorte FAU.

renato alves

concordo com rodrigoBR cade os Argentinos

Edcreek

Olá,

O Pucará é para apoio a tropas em terra, anti-carros, anti-helicoperos não podemos querer que ele seja um caça de supremaçia aerea.

É o mesmo que achar que um ALX pode enfrentar um F-5 Tiger II(sem modernização) cada um no seu quadrado.

A unica coisa que ele careçe é de um up-grade de sistemas, como o dito acima um Super Pucará iria muito bem, já que até a USAF está querendo novamente os turbo-helices.

Abraços,

Bruno

O Pucará tem experiência em combate e na Guerra das Malvinas abateu um helicóptero ingles.É uma excelente aeronave em sua função.

Daniel Rosa

Fox Bravo disse:
7 de novembro de 2010 às 11:41

É a reprodução de um desenho feito no nariz de um A-10… é um javali…
Para quem perguntou ai se ele é equivalente ao nosso ST, acho que sim, ambos excecutam uma mesma função de apoio aproximado… mas o ST tem equipamentos muito mais avançados, muito embora o Pucará tenha integrado um armamento interno mais poderoso…

Andre

O governo Uruguaio avalia a possível modernização dos seus 3 remanescentes IA-58 (o que na minha opinião não seria viável, visto que as unidades estão muito usadas).
Considerando a atual conjuntura econômica do país e a crise (denúncia de corrupção) nas instituições militares, creio que “El Puca” continuará operando até o final de 2020 na FAU.

Parece até um alvo voador.