… do outro lado dos ‘Andes’ existem 46 caças F-16?

Com a incorporação dos 18 F-16 MLU usados no último mês de setembro a Força Aérea do Chile possui em seu inventário quase meia centena de ‘Falcons’.

Subscribe
Notify of
guest

133 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Yakov

Uma palavra: Inveja.

falcon

So com esses f-16 o Chile ta melhor que o Brasil.
rs

Dell72

é minha magoa, poderiamos muito bem operar os f-16, mas sempre fomos relegados a segundo plano.

Vaaalney

Inveja é uma m…

COMENTÁRIO EDITADO

Robson

aqui é oito ou oitenta, querem pular de F-5 pra rafale, sem falar que são só 36, sou mais 72 F-16 que 36 Rafale.

Paulo Negresco

O Chile tem as melhores forças armadas da américa latina em qualidade e material humano fora os equipamentos como o Leopard-2A4. Tem uma economia liberal e sem a desigualdade social do Brasil, definitivamente é um pais desenvolvido com um IDH muito acima do nosso. Mas o ParTido aqui acha que somos os maiorais…risos

Leo

Bem, pelo menos aqui não tem terremoto, Tsuname …

João Paulo Caruso

AMRAAMs!

Quem tiver a oportunidade de ir ao Chile verá como um país sem um décimo das nossas riquezas e da nossa indústria pode ser desenvolvido e organizado!
A questão não é inveja e sim admiração.

João Paulo Caruso

“Bem, pelo menos aqui não tem terremoto, Tsuname …”

Mas eu acho a nossa violência, pobreza, corrupção, discriminação, saúde pública, educação e etc muito mais graves. Matam mais gente com certeza!

Robson

João Paulo Caruso

muda pro chile então

Paulo Negresco

To pensando vc tem razão

Marcelovsk

Os chilenos estão de parabéns. Acho que poderíamos nos inspirar neles para melhorar nossas foraças armadas.

M1

Robson disse:
5 de novembro de 2010 às 17:58

Comentário besta.

Marcos Andrey

M1 disse:
5 de novembro de 2010 às 18:08

Comentário besta.

Alem de Besta é Estupido…..

Alexandre GRS

Prezados, Essa militarização Chilena é facilmente explicável: o Chile hoje vive em “pé de guerra” com o Peru, fora alguns contenciosos com a Argentina e Bolívia. Porém, a maior preocupação Chilena é realmente com o Peru devido a região de fronteira, na região norte do Chile e sul do Peru posteriormente. A compra dos Leopards 2A4, foi em resposta à compra feita pelo Peru de carros de combate Chineses. A força aérea Peruana leva a cabo hoje dois planos de modernização: Mig – 29 e Su – 25. Há ainda quem diga que, o Peru está negociando com a Russia… Read more »

Bosco

João Paulo Caruso,

Concordo em grau, gênero e número.

Robson

Foi um comentário infeliz, peço desculpa a todos em especial ao João Paulo Caruso

VerdeAmareloBR

Sou 100% leigo mas a indagação: sou mais 72 F-16 que 36 Rafale (ou Gripen ou F/A-18) me faz perguntar se a capacidade dos caças em escolha pelo FX-2 não o fazem por exemplo superar em combate a diferença numérica para caças de “menor capacidade”? Claro que quanto mais melhor, mas temos que lembrar dos custos operacionais do “mais”. Neste sentido por trás da estratégia militar não haveria uma estratégia econômica/operacional a exemplo dos caso que se comenta para os sukhoi da Venezuela. As relações custo benefício tem que serem sempre levadas em conta, essa matemática aí me parece mais… Read more »

Jose

e eu pensando que o brasil superava os outros países da america latiana em questão de quantidade mas agora o chile supera a gente em qualidade e quantidade!!!

Bosco

Robson,

Bela atitude. Parabéns.

Alexandre GRS

Prezados,

Lembrando é claro, que os Chilenos também encontram áreas deficientes em suas forças armadas.
Na FACH, a aviação de transporte é crítica, bem como a de asas rotativas, na marinha o inferno logístico é tremendo e eles carecem também de vetores orgânicos nos vasos recem comprados já no exército, a deficiência também paira na falta de vetores aéreos.
Como podemos ver, também existem obstáculos a serem vencidos por eles.

Sds.

Jose

Mas pense se o Brasil comprar o gripen ele poderár produzir totalmente sem restrições ele aqui no Brasil, e tambem se o rafale custa dois gripen que dizer que o Brasil poderá comprar 72 gripen ng e ainda poderemos continuar produzindo com um grande avanço tecnologico na area de aeronáutica.

Alberto

Bela aquisicao mas ainda é um caca de 4a geracao….vao ficar quanto tempo com os mesmos? Vinte anos? Fazendo up grades? Depois vao de F-35? Vcs superestimam os chilenos…Vcs estao realmente achando que o FX-2 nao vai ter definicao nunca? Pode ate demorar mas vamos ter alguns 4.5 primeiro que a “super-potencia” militar chilena.

Edu Nicácio

As coisas vão melhorar, vocês verão. O Brasil não será alçado a 5ª ou 4ª maior potência econômica sem respaldo militar…

Bomba, Brasil!

Jose

e o Brasil com 81 caças F-5 modernizados um dia vai ter que substituir eles algum dia e tambem apesar de eu nao te gostado da Dilma ser presidente ela teve uma boa proposta para as forças armadas.

Jose T.

porrada nelesssss brasil!!!

André

…..

A onde estão os misseis BVRs chilenos? (os amarrraaammmmm 120 rsrsrs)
Qual capacidade de Alerta Aereo (A99)?
Bombas Guiadas eles fabricam?
Misseis Anti Radar?

Não adianta ter um baita caça, e não ter munição!!!
Não adianta fabricar Gripens e não saber produzir os Misseis!!
(no caso nós o Brasil)
Quanda acabar os misseis os Chilenos vão atirar oque?

André

Eu prefiro ter uns F5M, pra escoltar uma duzia de AMX com Bombas GUiadas do que esses F16!!!

Leo

João Paulo Caruso disse:
5 de novembro de 2010 às 17:52

É verdade mano, concordo.

SKT

Oq adianta ter todo esse poder se não pode manter uma guerra ?

cada um deve ter meio punhado de misseis e soh….

Dell72

Paulo Negresco
“material humano chileno melhor…”
sou obrigado a discordar nunca devemos menosprezar aqueles que fazem por nós ( e que muitas vezes gostariamos de estar no lugar deles).
A realidade é que embora fulano ou siclano tenha isso ou aquilo melhor NUNCA chegarão aos pés do BRASIL.

João Paulo Caruso

Robson disse:
5 de novembro de 2010 às 18:36

Tudo bem.
Concordo que não é legal sempre ter alguém salientando os defeitos do nosso Brasil. E também sei que meu comentário não foi dos melhores.
É que quando agente viaja acaba se dando conta que algumas coisas aqui poderiam ser bem diferentes.

J Curitiba

Dell72 disse:
5 de novembro de 2010 às 19:15

Nossa! O ufanismo desvairado anda em alta por aqui.

Fabio

Estranho… se o Chile ou qualquer pais voar de F16 ou F18 tudo bem… ok beleza… Se o Brasil decidir comprar para renovar e modernizar sua frota não pode porque os americanos não nos passariam as informações necessárias dos aparelhos… vai entender.. Acho que pintamos as coisas com cores muito fortes galera… Obvio que eles NUNCA nos entregariam TUDO de mão beijada (o pais que fizer isso é ingênuo) mas duvido que eles deixariam de nos vender as aviões que precisamos para renovar a frota da FAB. O que o Brasil quer com esse FX2 ? que um pais nos… Read more »

Rodrigo Avelar

Depois do fx2 serão eles que terão inveja de nós…

Nick

Parabéns ao Chile,

Possuem as mais modernas, e talvez treinadas Forças Armadas da América do Sul. Mas eles custeiam e investem um valor maior em comparação ao PIB deles, ao contrário do Brasil, que apesar de ter uma economia muito maior, tem sérias deficiências não só nas FAs, mas como em outros setores como a Saúde.

E não é falta de $$$ visto que nossos impostos, são em termos proporcionais, próximos ao que recolhem os países mais desenvolvidos. É uma questão de eficiência no uso do dinheiro público.

E desculpem sair um pouco fora do tema.

[]’s

Bosco

André, Tudo isso que você citou nós também não temos. Pelo menos não ainda. Não acredite em tudo que lê. Com exceção do Piranha (e provavelmente do MSS 1.2) ainda não temos nenhuma dessas armas operacionais. Também o fato de desenvolvermos e fabricarmos armas “avançadas” em nada contribui para vencermos ou mantermos uma guerra prolongada, mesmo porque no cenário atual é pouco provável que guerras se prolonguem por tempo indeterminado. Termos capaciade científica e tecnológica e industrial é bom para nossa economia e para nossa soberania, mas necessariamente não ajuda em vencermos um guerra, que nos moldes atuais é vencida… Read more »

Mario Blaya

esses caças são comprados pelo sistema FMS (foreign militar sales) ou seja são considerados obsoletos para os EUA ou seus aliados. o mesmo se refere ao armamento que eles usam, se o chile quiser comprar armas mais atualizadas, eles serão obrigados a comprar pelo DSC (defense Security Cooperation), mas ai a venda e entrega dependerá de aprovação do congresso americano.

No FX-1, os F-16 oferecidos ao Brasil eram nessa condição.

Capitain Kirk

Caro Paulo Negresco, ” material humano chileno melhor” Discordo em gênero, número e grau!! Eles são capazes de construir uma hidrelétrica como Itaipú ? ..Não. São capazes de construir um submarino como o nosso Tikuna?? Não. São capazes de projetar e construir aviões como a Embraer?? Não. São capazes de construir navios do porte igual aos que a Vale do Rio Doce, encomendou ao Estaleiro Atlântico Sul, no Ceará??? Não. Dominam êles, todo o ciclo de enriquecimento do Urânio como o Brasil?? …Não. Têm êles uma Universidade do Porte de uma USP ??? Não. Têm êles um parque indústrial como… Read more »

Leandro

Comentaram que o Chile tem interesse em adquiri os Typhoon, não seria mais lógico tentarem adquirir o F-18 SH ou os F-35?

Vader

João Paulo Caruso disse: 5 de novembro de 2010 às 17:46 “Quem tiver a oportunidade de ir ao Chile verá como um país sem um décimo das nossas riquezas e da nossa indústria pode ser desenvolvido e organizado!” Você quis dizer o seguinte: um país POBRE e acossado por catástrofes naturais e vizinhos pouco amistosos, mas que é desenvolvido e organizado. Eu também não acreditava. Só dá pra acreditar vendo. Senhores: em alguns lugares do Chile você literalmente se esquece que está na América Latina. Não existe violência e a polícia lá é respeitadíssima. O sistema judicial funciona e lá… Read more »

Vader

Leandro disse: 5 de novembro de 2010 às 20:30 “Comentaram que o Chile tem interesse em adquiri os Typhoon, não seria mais lógico tentarem adquirir o F-18 SH ou os F-35?” Leandro, até onde sei a idéia na FACh é padronizar seus aviões de combate em torno do F-16 mesmo. Provavelmente eles ainda se manterão comprando e modernizando tais aeronaves por algum tempo, até porque o F-16 ainda está em produção, e a tendência é que em breve ainda saia pelo menos mais um F-16 (Block 70?), desta feita com radar AESA e aviônicos no estado-da-arte atual. Mas de qualquer… Read more »

wjw

Senhores acessem o site globalfirepower acho que vcs conhecem. Logo de cara vão ver os poderes militar de cada país o brasil esta em 8ª o chile não aparece nem entre os 40 lembrando que este site abrange tudo de um país e não so forças armadas, se o brasil em caso de urgencia precisar colocar só 4% do pib nas forças o que seria do chile ? o chile é uma tripa de pais em 3 horas se cruzam o pais inteiro o maximo que eles consegue para as forças armadas deles ja foi feito e nao passa disso… Read more »

Baschera

André disse:
5 de novembro de 2010 às 18:53

Amigo, sem querer ser piégas e tal…..
Mas aposto com vc que “eles” tem mais munição do que “nós”….

Da missa, você não sabe a metade…… infelizmente para nós.
Alguns, aqui, sabem do que estou falando.

Sds.

wjw

Bachera esta informaçaõ é especulativa ou tem um fundo de verdade ?

Alexandre GRS

Prezado Vader,

“Perú? Argentina? Quáquáquáquáquá… (nem vou mencionar os pobre-diabos bolivianos). Não são páreos pra cinco dias de combate.”

Creio ser meio perigosa tais afirmações. Todos os países citados tem experiência em combate. Logo não seria difícil imaginar que, se tais embates acontecessem, o negócio “não seria tão fácil assim”.
E os Chilenos sabem disso. Bem como os Peruanos e Argentinos.
Porém repito o que eu falei: o conflito mais provavel (ou com mais chances de vir a acontecer) é com o Peru. Torço para que nada aconteça.

Sds.

Mario Blaya

Leandro disse: 5 de novembro de 2010 às 20:30

Chile esta comprando equipamento de segunda-mão, os Typhon seriam possivelmente os Mark 1, que a RAF pretende desmobilizar, em breve o Brasil concluira suas compras, e provavelmente a Argentina em alguns anos, irá modernizar sua força, o chile terá uma frota ultrapassada em 5 anos pelos seus vizinhos.

Paulo Negresco

No Livro – Blackwater – de Jeremy Scahill está escrito que a maior empresa de segurança privada (mercenários) do mundo dava preferência a ex soldados alemães, ingleses e chilenos pela ótima formação e treinamento. Prussianização Generais do exército chileno: Gorostiaga, Lopetegui, Bulnes, Körner, Baquedano, del Canto, Cortes, Novoa. A derrota francesa (1870) fez mudar o padrão do exército chileno que passou a seguir o modelo prussiano, o que explica seus uniformes, disciplina, marcha e semelhanças com a cultura militar prussiana. A decisão de adotar tal modelo foi do presidente Domingo Santa Maria contratando Emilio Körner, dada a sua experiência como… Read more »

Baschera

wjw disse:
5 de novembro de 2010 às 20:55

Amigo… respeito a sua opinião.

Mas esta história de mísseis do Chile de novo … não né.
Eu e mais o Vader já cansamos de explicar e re-explicar isto.

E além do mais, os chilenos não dependem só dos EUA em relação aos mísseis, sejam quais forem….. por exemplo, só o que foi ou é possível divulgar…. eles compraram 84 Rafael Python IV ainda nos anos 90 e mais um não divulgado número de Python V de Israel.

Sds.

Paulo Negresco

No Livro – Blackwater – de Jeremy Scahill está escrito que a maior empresa de segurança privada (mercenários) do mundo dava preferência a ex soldados alemães, ingleses e chilenos pela ótima formação e treinamento. As forças amrmadas Chilenas seguem o padrão de Prussianização (formação prussiana) Antes de falar as pessoas deviam visitar o Chile para ter uma noção do que é um país de primeiro mundo sem as nossas desigualdades… Eu concordo com Capitain Kirk sobre a nossa capacidade e qualidades. -Apenas quis relatar que nossos irmãos Chilenos com menos riqueza que a nossa, conseguem manter um projeto de defesa… Read more »