Chile recebe oficialmente mais 18 F-16 de segunda mão

78

O ministro da defesa do Chile, Jaime Ravinet, e o comandante da “Fuerza Aérea de Chile” (FACh), brigadeiro Ricardo Ortega, participaram nesta quarta-feira (29/9) da cerimônia de tranferência oficial de 18 caças F-16 de segunda mão adquiridos junto à Holanda, na basea aérea de Leeuwarden.

Conforme informações da FACh, estas aeronaves substituirão os A-37B Dragonfly, que estavam em Punta Arenas e já foram aposentados.

O acordo da compra dos caças inclui o treinamento de 75 técnicos de manutenção da ‘Fuerza Aérea de Chile’.

FONTE: noticias123

Subscribe
Notify of
guest

78 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gumpy

Isso que é caça!!! Dá-lhe Chile com 46 Falcons agora!!!
A lembrar que, os Holandeses nunca se interessaram pelos Gripens e muito menos pelo fantasmagórico NG.
Se Gripens fossem realmente bons e destacassem em algum exercício, holandeses e dinamarqueses, seriam os primeiros a comprá-lo!!!

Nick

Calma Gumpy 😀

E parabéns aos Chilenos, possuem uma política coerente e verbas adequadas para manterem um Força Aérea de respeito na AS.

[]’s

Rodrigo

Gumpy disse:
30 de setembro de 2010 às 14:27

Os holandeses irão com o F35, um avião mais barato e moderno que este ai que você fica postando foto do painel.

bbc_poa

[/ironia mode on]
É só esperar…. logo, logo a FACh nos vende os Tiger III bem baratinho! [/ironia mode off]

Edcreek

Olá,

Olha ai uns A-37B Dragonfly sobrando no mercado, quem sabe?

O lixo de uns é o luxo dos outros, o Brasil possui a maior pista de decolagem do mundo, uma FX-2 leva 15 anos para percorrer e decolar.

Piada de bom tom não?

Abraços,

Leandro

Não me espanto se daqui a 10 anos o Chile anunciar a compra de F-35!!!
E até lá o Brasil decidindo o F-X2, é mais fácil comprarem um substituto para o Xavante do que sair o resultado do F-X2!!!

Biel

Eu acho que a aquisição do F-35 por parte deles não vai tardar tanto não .
Se bobear vamo ver F35 voando na AS antes de 2020

Gumpy

Pois é Leandro….Chilenos visando F35 e alguns sonhando ainda com o NG…

Ricardo_Recife

Os chilenos demonstram claramente o que é política de compras de material de defesa serio. Apostaram em um vetor com 4.000 unidades vendidas, altamente eficiente e reconhecidamente versátil. As autoridades chilenas não tem este “pavor estérico” de nossas autoridades em relação a Tio Sam e nem uma política externa “toc, toc, toc”. Parabéns aos chilenos pela clarividência, pragmatismo e realismo na política de defesa.

Os holandeses são provavelmente os maiores aliados dos norte americanos na parte continental da Europa. A Holanda compra mais armamento dos EUA do que de outros fornecedores europeus como a Inglaterra, França e Alemanha.

Vader

Gumpy disse:
30 de setembro de 2010 às 15:14

Pois é, chilenos visando o “demais pra nós” F-35 e brasileiro trollando com o Rafail…

Andre Luis

Mais vale um F16 de segunda mão que uma jaca novinha, né…triste país, ou melhor, tristes políticos.

E segue o jogo.

Giordani RS

O que o Planejamento não faz…mas deve-se agradecer à argentina por o estado chileno poder prover suas FFAA´s com verbas REAIS e sem cortes, pois somente após se darem conta do perigo que passaram(canal de Beagle) é que valorizaram suas Forças…tudo bem que o valor do cobre ajudou, e muito…
Apesar de substituírem o A-37, vai sobrar Tiger III…isso não é bom…não mesmo…

Tadeu Mendes

Amigos, Chamar esses F-16 de segunda mao e um pouco forte. rsrsrs. Segunda mao e algo que voce usa e depois passa ou vende para alguem usar. Esses F-16 vem para os EUA, para as revisoes e upgrades necessarios. Eu ja havia postado em outro blog (48 horas atras), que em bem provavel que os F-35 venham a serem oferecidos para as Forcas Aereas do Chile e Colombia. E isso vai acontecer em um futuro nao muito distante. Penso que a oferta sera feita quando o programa do caca entrar na fase (LIPR) ja em 2012. Nao se surpreendam se… Read more »

Edu Nicácio

“Pois é, chilenos visando o “demais pra nós” F-35 e brasileiro trollando com o Rafail…” Olha que coisa legal o GF e a FAB poderia fazer HOJE: 1 -Compram 60 F-18 Super Hornet via FMS 2 – Fecha-se o FX-2 com o Gripen E/F, p/ 120 unidades em 10 anos 3 – Compra-se 120 Gripen E/F-BR até 2025 4 – A partir de 2020, começa-se a substituir os F-18 pelo F-35 na FAB 5 – Chega-se a 2025 na seguinte configuração: – FAB com 120 Gripen E/F + 60 F-35A – Marinha com 60 F/A-18 Super Hornet Força Aérea de… Read more »

Flick

Giordani RS,

Não se trata do valor do cobre mas de uma política austera que carimba, salvo engano, 7% da receita bruta da venda do cobre, esteja ele o valor que estiver, as FFAA´s chilenas sempre terão provisão de recursos para manutenção, reaparelhamento e custeio.

Tomara nossos políticos possam dar o mesmo tratamento para parte do valor arrecadado com o pré-sal.

Seria a redenção!!!

Marcos

País que leva sua defesa aérea a sério é assim… seja com F16 ou outro,
Mas o importante é se decidir.

Vader

Giordani RS disse: 30 de setembro de 2010 às 15:54 Giorda, só pra pontuar: o Chile já tinha boas Forças Armadas antes de Beagle. Na verdade eles as valorizam desde a Guerra do Pacífico, quando por muito pouco não dançam nas mãos dos peruanos (que tinham encouraçados para proteger o avanço por terra). Se os argentinos tivessem insistido na invasão de Beagle iriam tomar uma tunda histórica dos chilenos, daquelas de envergonhar pelo resto da vida. Os chilenos iriam parar só no estuário do Prata… O que de certa forma poderia ter apressado a queda da ditadura argentina, e evitado… Read more »

Vader

Flick disse:
30 de setembro de 2010 às 16:01

“as FFAA´s chilenas sempre terão provisão de recursos para manutenção, reaparelhamento e custeio.”

Não sei não, mas tenho impressão que o governo anterior já modificou a Constituição chilena pra acabar com isso…

Ou seja: a farra vai acabar… o Chile corre o risco de se “sulamericanizar” em termos de FFAAs…

Sds.

Leo

Pessoal,

Se o Brasil quizesse uma compra de prateleira, as aéronaves já teriam sido adquiridas. O Chile quer apenas capacidade de defesa, o Brasil quer capacidade de defesa + desenvolvimento tecnológico + capacidade para desenvolver seus meios próprios, parece que ninguém entende isso. Por isso o F-35 não é valido nesse momento para nós, pois não seriam repassadas as técnologias, e por esse mesmo motivo o FX2 se tornou um processo mais complexo e demorado. Nada impede que possa ser adquirido um vetor de 5G posteriormente, uma compra de prateleira mesmo.

Abraço

eduardo

A vantagem do Chile não é apenas dispor de uma fonte regular de recursos. Eles também tem planejamento, clareza de onde querem chegar, projeto para o país (fizeram acordos comerciais com quase todo o mundo, inclusive, e principalmente, com os EUA) e consciência do seus limites e de seu potencial.
Acho que isso, de alguma forma, tem a ver com a influência alemã na sociedade chilena e nas forças armadas em particular.
Estava esquecendo, também não torram 90% dos recursos com pessoal ativo e inativo…

Mad_Max

Falando em F-35 como anda o projeto? Ainda aos trancos e barrancos?

Vader

Mad_Max disse:
30 de setembro de 2010 às 16:44

“Falando em F-35 como anda o projeto? Ainda aos trancos e barrancos?”

Ôô…

http://www.aereo.jor.br/2010/09/19/governo-de-israel-aprova-oficialmente-a-compra-dos-f-35/

Ademar

O que adianta essa quantidade de aviões se os mísseis ficam guardados nos EUA ?

Mad_Max

Escolha do motor do caça F-35 próxima de uma conclusão. A batalha do Programa do Motor Alternativo do caça F-35 que está em andamento no Congresso dos EUA está próxima de uma conclusão já que o Comitê de Apropriações do Senado removeu todos investimentos para o motor F136 da General Electric/Rolls-Royce a partir do esboço do Projeto de Lei das Apropriações do Departamento de Defesa para 2011. Isso deixa apenas a Câmara dos Deputados (House of Representatives) apoiando o motor F136, mas com o Senado e a Casa Branca preparados para definir o Pratt & Whitney F135, deixa a opção… Read more »

Mad_Max

Holandeses preocupados com os custos do F-35. Num comunicado para o parlamento holandês, o Ministro da Defesa Eimert van disse que o custo do F-35A para a Real Força Aérea da Holanda (Royal Netherlands Air Force) está enfrentando um ”considerável acréscimo” e que o impacto no Projeto de Substituição dos F-16 será “considerável”. Van Middelkoop disse que desde que o útlimo relatório em 2009 foi emitido, o custo médio de cada aeronave aumentou de US$69,2 milhões para US$92,4 milhões. Para retornar parte desse custo o Ministério de Defesa da Holanda adiou a entregas das primeira unidades de 2014 para 2016.… Read more »

Mad_Max

Esta notícia de israel já faz tempo Vader.

Mad_Max

Mas se é para requentar, vai uma das antigas aí. Lockheed diz que várias peças do F-35 estão falhando. A Lockheed Martin disse na terça-feira que várias peças da mais completa versão do caça F-35 Joint Strike Fighter, estavam falhando mais do que o esperado, um problema que está diminuindo o ritmo dos testes de voo do modelo feito para os Marines. O chefe executivo da empresa, Robert J. Stevens, disse para analistas que os problemas tem ocorrido na versão (F-35B), de decolagem curta e pouso vertical (STOVL). Stevens disse que os defeitos reduziram os testes de voo no modelo… Read more »

Vader

Ademar disse:
30 de setembro de 2010 às 17:03

“O que adianta essa quantidade de aviões se os mísseis ficam guardados nos EUA?”

Esta é mais uma das lendas da internet que se recusam a morrer…

Vader

Mad_Max disse:
30 de setembro de 2010 às 17:13

“Esta notícia de israel já faz tempo Vader.”

Prezado, essa notícia é de exatos 11 dias atrás… verifique…

Essas que enviaste é que ou são requentadas ou sem importância…

Sds.

Mauricio R.

“Se Gripens fossem realmente bons e destacassem em algum exercício, holandeses e dinamarqueses,…”

Mas tanto holandeses e noruegueses, que esnobaram o NG escolhendo o F-35, estão atrasando seus compromissos c/ o projeto americano.
Alem da própria Dinamarca estar cortando verbas de seus F-16 atuais.
Pelo visto esse NG é bom em rogar pragas, que pegam!!!

Mad_Max

Vader Vc parece mal informado, o anúncio oficial foi a 11 dias atrás, mas veja desde julho se tem notícias que Israel estava negociando entrada no programa e desde de agosto, já tinha sido fechado o acordo. Israel aprova compra de 20 caças Lockheed Martin F-35. O Ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, aprovou hoje (15 agosto) a compra de 20 caças F-35 para a Força Aérea de Israel. Os jatos, fabricados pela Lockheed Martin, deverão chegar a Israel por volta de 2015. As negociações para a compra foram complicadas pela exigência da IAF de instalar aviônicos israelenses nas… Read more »

NENA

O S F16 CHILENOS TEM O CONTROLE AMERICANO, ELES PODEM APAGA-LOS A HORA QUE QUIZERM. ALEM DISSO , OS MISSEIS FICAM ESTOCADOS NOS UEA. O BRASIL QUER A TECNOLOGIA PARA FABRICA- LOS AQUI,

Fabio ASC

E Nóiz Nada!!!

Livre pensador

Parabéns chilenos sintam orgulho de seu PAÍS enquanto eu me envergonho do meu.

Nick

Caro Ademar,

Tens fontes confiáveis sobre o fato dos misseis estarem estocados nos EUA? Mesmo porque em outro fórum já mostraram fotos dos F-16 portando os AMRAMM.

Caro NENA,

Tem fonte do que está afirmando?? favor postar.

[]’s

Henrique

Taí… os Chilenos falam pouco mas agem! Compram o que precisam dentro de um sistema racional (pé no chão) de aparelhamento.
Aqui ficamos propagandeando um FX da vida por mais de 11 anos sem nenhuma decisão, quando pelo parque industrial que temos já poderíamos estar testando um protótipo próprio…. mas sem garantias de compra pela FAB nenhuma Embraer da vida se arriscaria a projetar e construir um caça.
Falamos demais, discutimos demais, fazemos muito alarde pra coisas que não deveriam ser alardeadas…. e no final… não fazemos absolutamente nada!!
Abraços.

Rodrigo

NENA disse:
30 de setembro de 2010 às 18:33

Como assim controle ?

A-Bomb

Nós também vamos comprar nossos caças de “segunda Mão”.
Só que os nossos serão os letais e ultra-modernos F5.

Galileu

Nossa Vader quanto tempo que não ouço menção ao Conflito do Beagle, nossa nem lembro muito bem vou relembrá-lo….

Antes F16 de segunda mão, á carroça francesa de segunda mão.

Sem conta que os Chilenos já conhecem bem o F16.

Vader

Rodrigo disse:
30 de setembro de 2010 às 19:53

É assim Rodrigo: “uzamericanu sortaum um raiu fotônicu que deslirga us bichu e elis cai tudo du céu qui nem jaca” 🙂

Ai ai ai, o Aéreo deveria ter um “filtro de bobeira”… 🙂

Gabriel T.

Gumpy :”Pois é Leandro….Chilenos visando F35 e alguns sonhando ainda com o NG…”.

Concordo.

ZE

Ademar disse:
30 de setembro de 2010 às 17:03

“O que adianta essa quantidade de aviões se os mísseis ficam guardados nos EUA ?”

Ademar, essa LENDA BOBOCA já foi exaustivamente explicada aqui no Blog !!!!

Sugiro que você procure e se atualize.

[ ]s

ZE

NENA disse:
30 de setembro de 2010 às 18:33

“O S F16 CHILENOS TEM O CONTROLE AMERICANO, ELES PODEM APAGA-LOS A HORA QUE QUIZERM. ALEM DISSO , OS MISSEIS FICAM ESTOCADOS NOS UEA. O BRASIL QUER A TECNOLOGIA PARA FABRICA- LOS AQUI,”

Há anos eu não leio algo tão bem escrito, dentro da realidade.

Eu fico orgulhoso quando alguém posta algo desse naipe. Só um gênio poderia postar algo tão profundo, tão correto.

Antes, quando eu NÃO usava drogas, eu postava coisas assim, mas agora a fumaça enigreceu o meu cérebro. Bons tempos !

[ ]s

ZE

O botão para apagar o F-16 é irmão gêmeo da máquina de fazer terremoto que o Camarada Chávez disse que o Tio Samuel Wilson tem.

Esse botão é vermelho, e tem os seguintes dizeres: Botão para apagar o F-16.

OBS: Tem também o botão para apagar o Super Hornet. Ele também é vermelho. Nesse caso ele vem escrito: Botão para apagar o Super Hornet.

[ ]s

Tadeu Mendes

Vader,

Essa dos “uzamericanu” foi muito boa. Rsrsrsrsrs.

Eu realmente nao sei de onde surgiu essa lenda, esse mito de que os americanos poderiam desligar uma caca, como se fosse a controle remoto.

A paranaoia gera muita criatividade nessa galera. kkkkkkkkkkkkkk

Tadeu Mendes

Caro Mad-Max,

Espero que depois das eleicoes voce possa decodificar mais algumas centurias de Nostradamus.

sds.

Tadeu Mendes

Amigos,

Posso estar ate equivocado. Mas parece que esses F-16 holandeses, foram oferecidos ao Brasil (50 cacas) has uns dois anos atras?

Alguem poderia confirmar essa suspeita? Li uma materia sobre isso a quase 2 anos atras.

Fábio Mayer

Algo me diz que o Brasil vai adquirir F-5- Tiger III vindos do sul…

roberto bozzo

Leo disse:
30 de setembro de 2010 às 16:32

O F35 é bom para nós sim, agora, já, se fosse possível pra amanhã… o que não dá é o GF achar que ele é demais pra nós apenas por ideologia, enquanto ficamos pra trás na America Latina… quer desenvolver tecnologia ? invista em educação, simples; invista em empresas nacionais. o FX2 é pra absorvermos tecnologia, “compra-la”. aliás sou a favor de um mix hi-low de Gripen E/F e F35A, superioridade aérea e desenvolvimento tecnologico.

Luiz Eduardo

NENA / Ademar… KKKKKKK.. Barbaridade – é cada uma que temos que ler aqui – num sei iscrevê direitu – tudu culpa dusamericanu – mas agora tenhu cumputador cum intrenet – i eu li num brog que os missils do chile tão tudu nus staites, dexu os missils istucadus im uóxintum, intão nada de cumprá cuns americanu: os franceis nossus parcero vão nus insina a sê putência mundiau e us americanu já tão tremendu di medo… MALDITA INCLUSÃO DIGITAL!!! :-S ZE, a mesa do Obama acabou de ganhar outro botão: Tejas ON/OFF 😉 Só ninguém me respondeu ainda pq não… Read more »