Começaram nesta terça-feira (2), em Évora, sul de Portugal, as obras de construção da primeira de duas unidades industriais da construtora brasileira de aviões Embraer.

Com investimento total anunciado de 148 milhões de euros, a primeira fase da obra deverá estar concluída no final de 2011. A instalação das duas unidades de produção de componentes para aviões deverá criar 600 empregos directos e cerca de 1200 indirectos.

As duas unidades irão produzir segmentos da linha de jactos executivos da Embraer, sendo uma de estruturas metálicas (asas) e outra para produzir materiais compósitos (caudas).

O lançamento da construção é saudado pelas autoridades portuguesas, numa altura em que o país se defronta com grave crise económica e financeira.

O investimento da Embraer, terceiro maior construtor mundial do sector aeronáutico, deverá atrair outros investimentos para a região.

Em declarações à rádio TSF, o presidente da Câmara Municipal de Évora (prefeito), Ernesto Oliveira, disse que “continua a haver interesse por parte de vários empresários nacionais e estrangeiros” em instalarem-se na região.

Ernesto Oliveira tem também a expectativa que o investimento da Embraer incentive a criação de empregos e a fixação de jovens.

O investimento da Embraer em Portugal conta com a concessão de benefícios fiscais e fundos comunitários, que chegam a 44 por cento do valor total previsto para a instalação de duas unidades industriais.

FONTE: Portugal Digital

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo

Acho muito mais negócio a EMBRAER deixar este “pé” na Europa que na China, que o façam assim nos EUA também, o que habilitaria a EMBRAER participar de concorrências do DoD.

pp_muscimol

Quando a China aprender a fazer avioes a jato de qualidade muitas empresas vao ir a falencia…….. estou numa sala com 5 computadores e sao todos fabricados na china….impensavel no inicio dos anos 90. Ja estou a ver a embraer ser comprada ou pela boeing ou EADS.

André Castro
Bluejacket

Caças Lula também disse que vai tomar, em conjunto com Dilma, a decisão sobre os caças que o Brasil pretende comprar. Suécia, Estados Unidos e França disputam a venda das aeronaves ao país. Segundo o presidente, Dilma vai descansar até domingo (7) e, no retorno, vai participar com ele e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, de uma reunião para definir a compra dos caças. No início da entrevista, Lula agradeceu ao povo brasileiro pela eleição de Dilma. “Os meus agradecimentos ao povo brasileiro pelo seu comportamento mais uma vez altamente democrático”, disse. Depois de Lula, a presidente eleita falou… Read more »

Rodrigo

Vocês realmente acham que eles irão decidir algo agora sem passar pelo novo CA e nem pelo novo MD ?

Lusitanium

2 comentários sobre a noticia e 3 sobre o FX………..

Leandro

Ótima notícia, gosto de saber que o Brasil (suas principais empresas) investe em Portugal e também gostaria de saber mais sobre os investimentos de Portugal no Brasil!
Fica uma pergunta, essa unidade que está sendo construida em Évora irá fabricar que unidades completas (aviões civis ou militares) ou partes do KC-390?

pp_muscimol disse:
3 de novembro de 2010 às 15:17

pp acho muito difícil a EMBRAER ser adquirida pelas EADS ou Boeing, é mais fácil daqui algumas décadas a Bombardier ser adquirida pela EMBRAER!

Canarinho

pp_muscimol disse: 3 de novembro de 2010 às 15:17 Amigo nem se a embraer andasse muito mal das pernas(coisa que nao e o que esta acontecendo) ela seria vendida a uma empresa de capital estrangeiro,pois ela e uma empresa estrategica para propositos da END. Logo o governo interveria.Nao viu o caso da avibras que o governo se tornou socio? Em vez dele o a oferecer a um grupo de fora ele entrou transformando a divida dela em acoes da uniao.Smples assim. Quanto ao caso de se abrir fabricas no exterior(no caso a embraer e mais uma montadora de avioes), eu… Read more »

M1

Linda cidade! Lindo Avião!

Paulo

Leandro

Conforme o texto da notícia, “as duas unidades irão produzir segmentos da linha de jatos executivos da Embraer, sendo uma de estruturas metálicas (asas) e outra para produzir materiais compósitos (caudas).”

Além disso, do investimento de 148 milhões de euros, 44% virá do próprio país através da concessão de benefícios fiscais e fundos comunitários.

Abraços

SABRE

Acho engraçado o brasileiro, para comprar uma coisa ele que a tecnologia da empresa que esta vendendo o produto, que uma fabrica no país!Mas quando uma empresa brasileira abre uma fabrica em outro país ou repassa a tecnologia par outros paises ele acha errado, tenho certeza que se a colômbia ,cobrasse transferência de tecnologia do ST, por ter comprado os mesmo muitos aqui iriam xiarrrrrr,mas o Brasil vai comprar 36 caças e todos querem que a empresa que vai vender entrege até a alma dos engenheiros,tipo o que vale para João (Brasil) não vale para José (Portugal)?

pp_muscimol

Bem dito Sabre….. ainda mais que para uma impresa ser verdadeiramente internacional tem de ter varias fabricas espalhadas por sitios estrategicos. Alem do mais muitos Brasileiros nao conhecem que muitas empresas portuguesas criam bastantes empregos no Brasil ….desde a muito tempo. Ja era sem tempo de vir algum retorno em termos de investimento no Brasil para. A EMBRAER é mais do que bem vinda. http://portuguese.ruvr.ru/2010/10/06/24363552.html Canarinho …. nao sei nao …. ou o comercio global vai mudar ou logo logo vao pedir a abertura e acesso das industrias Brasileiras ao capital estrangeiro. Quando a China tiver a sua “EMBRAER” quero… Read more »

Paulo

Caro pp_muscimol A Embraer é uma fabricante de avião pura, mas a Bombardier pertence a um conglomerado com outros segmentos. Inclusive ela vai fornecer 378 vagões de trem para o governo de São Paulo, em parceria com a Alcoa. A Bombardier possui uma unidade industrial em Hortolândia, Estado de SP. Para não ficar à margem do mercado, a Embraer já anunciou, mas não detalhou, que pretende também expandir suas atividades. Decerto quer passar de fornecedora de aviões a fornecedora de tecnologia e/ou outros meios de transporte. Abraços PS: Quando a China tiver uma “Embraer”, a nossa Embraer já será um… Read more »

Sabre

Faz parte do jogo, se quando tu compras tu queres contrapartidas,quando fores vender tenha certeza que o comprador tb vai querer contrapartidas! Tipo se a FAB comprar o F18 , vamos querer que a boing entregue todo o projeto para nos,vamos querer fabricar e vender como quiser-mos, e achamos isso certo!Mas se o supertucano ganhar a concorrência nos EUA, tenha certeza que eles vão querer o projeto, vão querer fabricar e vender para quem eles bem entenderem, ai os amigos do blog serão contra porque foi desenvolvido no Brasil,então deve ser fabricado aqui, criar empregos aqui! O que vale daqui… Read more »

Sopa

O que a Embraer faz nesse paizinho de mer… ….se tornando com potência pela pirataria ??

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/825758-china-compra-102-avioes-airbus-durante-visita-de-hu-jintao-a-franca.shtml

pp_muscimol

se tornando com potência pela pirataria… com escravagem!

todos os politicos viram o rabo e dobram-se para os chineses!!!