Rússia e Índia assinam em dezembro acordo de desenvolvimento do PAK FA

61

A Rússia está planejando assinar em dezembro um acordo com a Índia sobre o projeto preliminar de uma aeronave de quinta geração conjunta de combate, informou um oficial sênior do setor de aeronaves russas, na última quarta-feira.

A companhia russa Sukhoi e a indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL) acordaram no início de 2010 o desenvolvimento em conjunto um caça de quinta geração, provisoriamente chamado PAK-FA.

“Um acordo com a Índia sobre o pré-projeto do PAK FA será assinado em dezembro”, disse Alexei Fyodorov, chefe da United Aircraft Corporation Rússia.
As partes concordaram em desenvolver tanto uma versão de um lugar (monoposto) e uma versão de dois assentos do avião (biposto), em 2016, concentrando-se na versão monoposto nos estágios iniciais de desenvolvimento.

A nova aeronave provavelmente será baseada no protótipo do caça de quinta geração T-50, que já fez vários vôos de teste e é esperado para se juntar à Força Aérea Russa em 2015.

A Rússia tem desenvolvido o caça de quinta geração desde 1990. O protótipo atual, conhecido como T-50, foi desenhado pelo gabinete de projeto da Sukhoi e construído numa fábrica em Komsomolsk-on-Amur, no Extremo Oriente da Rússia.

As autoridades russas já saudaram o caça como um “um avião exclusivo”, que combina as capacidades de um caça de superioridade aérea e aeronave de ataque.

FONTE: RIA Novosti

RELEMBRE:

Subscribe
Notify of
guest

61 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roy Focker

Putin ficou só adimirando sua linda criança…

e falando em Putin, “Puts vida” já que não foi mesmo esqueçam FX-2, vamos fazer uma parceria com a Russia e a India para construir o T-50, parceria esta que já nos foi oferecida

Abre o olho Saito e convence os politicos. Porque ai sim não vai ter pra ninguém na Cruzex, os Americanos vão ter que mandar o Raptor para terem chance…

robert

nao entendi…. isso já nao era certo faz anos atrás que eles iriam desenvolver o 5 geraçao juntos?

Bruno

ISSO é o caça que a FAB merece, e não aquelas porcarias recauchutadas da década de 60.300 desses e na Amazônia/Pré-sal ninguém rela!

Fábio Mayer

Ou seja, o T-50 é apenas um início de trabalho, o caça de 5ª geração será outro. O T-50 vai entrar em operação depois do SU-35 e tempos depois, teremos o SU55 ou coisa parecida..

Alexandre Galante

Robert, Rússia e Índia só tinham feito entendimentos preliminares, nada tinha sido assinado ainda em definitivo, para o desenvolvimento conjunto. Por enquanto só a Rússia colocou dinheiro pra valer no PAK FA.

Alexandre Galante

Sim Fábio Mayer, o PAK FA é um avião de papel, um projeto, um DEMO, na verdade ele não existe. 🙂

grifo

Por enquanto só a Rússia colocou dinheiro pra valer no PAK FA.

Caro Galante, e também só a Rússia trabalhou até agora no projeto. Quando o acordo for assinado vai ser interessante ver também qual será a verdadeira participação da HAL no projeto.

darth.silva

Poxa vida…parece que os primeiros T-50 vão ser entregues ao mesmo tempo que os primeiros FX-2(2016)…muita burrice não largar esta geração 4,5 e partir direto pra 5º…

Vader

Interessante a forma de abertura do cockpit.

@wagner

Eu sempre disse que a Russia estava se recuperando, mas tem cara que insiste em dizer que ” não la ta tudo uma m e só os americanos são a melhor coisa do mundo” !!! Com um help da India, é bem mais inteligente gastar dinheiro com esses aviões novos do que ficar atualizando a enorme frota de Migs29 que ja ta sucateada. Putin está certo mais uma vez, botou dinheiro para o futuro e não apenas para manter forças atuais que em 10 anos serão obsoletas. Com os upgrades dos sukhois 27 e Migs 31, mais os Pak FA,… Read more »

Yasser

Galante, será que rola um projeto de upgrade do F-5 para uma versão Stealth?!

Só cobrir a criança de borracha que ta tudo certo!

hihihihi

Patriota

Do jeito que esta, não ousaria tal brincadeira. rsrs….Vai que os caras acreditam e fazem um UP para F5-BR_SE (alusão ao Silent Eagle do F15) hueheuehuehue.
Para mim estão perdendo tempo. Os dois paises mantem relações avançadas através do BRIC (Brasil, Russia, India e China). Quer dar um salto de tecnologia???Entra de cabeça nesse projeto. Canto essa bola fazem 2 anos. E pelo amor de deus, sem essa de que material russo é uma b…a.

RenanZ

E o Brasil ficando de fora da brincadeira…

Viva a República das Bananas……

Nino

“Do jeito que esta, não ousaria tal brincadeira. rsrs….Vai que os caras acreditam e fazem um UP para F5-BR_SE (alusão ao Silent Eagle do F15) hueheuehuehue.”

Eu chamaria de F5-BR_ST (“Silent Tiger”)

Fábio Mayer

Galante,

Ele existe sim, mas não é o caça de 5a. geração que se pensava, este vai ser algo novo, a partir do T-50.

@wagner,

A Rússia nunca deixou de ser potência militar, é parte importante de sua economia. Quem um dia afirmou que estava decadente, à confundiu com a França.

Alex

Yasser disse:
29 de outubro de 2010 às 11:11
Galante, será que rola um projeto de upgrade do F-5 para uma versão Stealth?!

tem sim, só desmontar ele e derreter tudo, e reciclar e forma pregos.

Fabio

Acho um sonho de uma noite de verão, imaginar que o Brasil poderia participar de um projeto destes. Nosso país infelizmente se preocupa mais com politicagens e falácias do que em desenvolvimento. Nossa preocupação é reformar refugos vindos de outros países. Se conseguirmos um vetor de 4ª geração nos próximos 30 anos já será lucro… pensar em 5ª somente daqui a uns 90 ou 100 anos. (Até lá os outros países já estarão pensando em naves espaciais, viagens interplanetárias, etc). Nossa realidade parece ser os F5 mesmo. O Brasil é o país da bola no pé, pandeiro na mão e… Read more »

CAL

Com a quantidade mixa de míssei que o F 5 leva é bem possivel criar uma baia, já que costuma ser 2 piranhas por missão! srsrsrsrsrsrsrs!!!!!!

João Paulo Caruso

Eu também admiro os russos mas eles ainda não sairam completamente da M. Se o Pak-fa é só um demo, e eu até espero que seja, quando o caça de 5º geração fai ficar pronto, em 2025? Daqui a pouco vai ter UAVs “ultra Stealths” várias vezes mais dificeis de derrubar que os F-35 e o F-22 e o Pak já vai estar utlrapassado. Com certeza a coisa tá melhorando, mas ainda falta muito! A força aérea deles usa equipamentos com eletrônida da época do Atari. Os aviões estão ficando velhos e o número de novas encomendas está longe de… Read more »

roni

nao se esqueçan o brasil e o pais do futuro portanto no futuro teremos um caça de 5 geraçao digamos em 2510 vamos ser uma super potencia quem viver vera. quanto ao t50 sera pareo duro para o f22 assim como o su27 foi para o f15

Daniel Rosa

Eeeeeeeee larai!!!!! Quando é que nossos “todo-poderosos mega super hiper tera politicos” irão aprender a dar valor a uma boa oportunidade quando ela aparece????? Temos que quebrar esse maldito paradigma de que os caras estão defasados… Eles romperam com um regime que os guiava a décadas, e ai estão! Disseram que os caras estavam econimicamente quebrados, e no entanto, é dificel passar um mês sem se ter uma notícia de algo novo surgindo em sua industria bélica….. E nós aqui, nos contentando em ser uma segunda Turquia dos idos de 70/80, quando ela adquiria tudo que era refugo para a… Read more »

raul

rodamossssssssssss…………………………………
rodamossssssssssss…………………………………
rodamossssssssssss…………………………………

Giordani RS

Esse caça lembra muito o YF-23, mas com certeza a sua forma irá mudar na região dos motores. Sucesso ao russos, mas o T-50 não estará operacional pelos próximos dez anos. A corrida para diminuir o gap ante o F-22/F-35 já começou… Enquanto isso num país de berço esplêndido… *** Daniel Rosa disse: 29 de outubro de 2010 às 12:01 Cara, Lembro de ter certa vez lido sobre as origens da FAB. após a II WW existiam dois grupos dentro: um defendia a idéia de uma força de transporte; outra a de uma força de dissuasão. Não temos força dissuasória… Read more »

Edu Nicácio

Pois é…. Eles assinando acordos de cooperação, contratos, e nós aqui sonhando em finalizarmos logo o FX-2 e criarmos um FX-3…

Políticos, bah…

Milan

O que me deixa mais triste é ouvir que a cooperação nos foi oferecida.

Se for mesmo verdade, gostaria de saber QUEM recusou e por quais motivos.

Essas questões deveriam ser levadas ao congresso nacional, inclusive, já que é uma área muito delicada.

Nick

Os russos estão avançando, tem design, mas estão sem $$$, mas por outro lado lá existe determinação política, ao contrário daqui, onde só existem políticos. Acredito que só a diferença entre as proposta mais cara e mais barata do FX-2 já pagaria o ingresso do Brasil nesse projeto.

Já imaginaram se a notícia fosse assinatura do acordo de desenvolvimento do PAKFA entre Rússia-Índia-Brasil? Que dureza 🙁

Mas em um país onde sua Força Aérea tem que ficar viajando pelo mundo procurando F-5 usados, isso parece cada vez mais sonho. Infelizmente.

[]’s

Eduardo

A revista “”Avião Revue”” Nº 128 tem uma materia sobre o Pak Fa muito legal. O autor Santiago Oliver diz no final que o Brasil assinou no dia 23 de junho de 2007 um acordo para participar do desenvolvimento e construção do T 50, a Embraer trabalharia junto com a Sukhoi Russa e Hindustan Aeronautics da India. As aeronaves seriam montadas no Brasil pela Embraer e Avibras. Sera?????????

Milan

Vejo a vista frontal do T-50 e logo ao lado a foto do Gripen. Me dá um desânimo. É como o cara que sai para comprar um Vectra e volta de Celta.

Claro, sabemos que guerra aérea não é só máquina. Tem muito mais coisa. Mas que dá uma tristeza, dá.

@wagner

Tem fabrica de canhao completa na Russia, fabrica até demais, eles sabem sim produsir bions canhoes ate hoje, e a Russia está bem melhor que a Ucrania, visto que é a Ucrania que está completamente falida, e de joelhosao FMI, e dependendo de ajuda russa. Os engenheiros ucranianos vendem pipoca em Kiev. Os russos ja conseguem empregos nas fabricas novamente, embora ainda nao seja tao bem remunerados quanto os ocidentais… Alias, a Russia lançou a Gorshkov essa semana e assinou um contrato para tres novas krivaks para a BSF, ou seja, estão voltando. Fato evidente. Yantar-kaliningrad está com varios contratos…… Read more »

@wagner

Um caça para os BRICS ????

Groo

Pena que ficamos de fora deste projeto.

O que me deixou fulo da vida foi o Saito ter esnobado o PAK FA dizendo que ele não se encaixou nas nossas necessidades.

Rafale, o F/A-18E e o Gripen se encaixam e o PAK FA não…

Darkman

Esse era o nosso caça do futuro.
Logo estará em fase de produção e a Índia já entrou neste barco, enquanto aqui no Brasil ainda não se resolveu nada.

Galante o PAKFA não vai ser somente Demo.
Ele vai entrar na linha de produção e logo vai estar voando.

Abs.

Leandro

F-5BR_SE essa foi boa…huahuahuahuahuahua
Quanto ao Brasil entrar no PAK-FA, pô acho que já perdemos o bonde da história, só vai dar mesmo para entrar no NG ou quem sabe nesse F-5 Silent Eagle…huahuahuahuahuahuahua

Mas que seria ótimo ver a EMBRAER no projeto no T-50 isso seria.
Pergunta: Como empresa privada a EMBRAER pode entrar num projeto internacional de caça mesmo a revelia do Governo Federal? (como é o caso do NG ou do T-50)

Mario Della Nina

Abertura do Cockpit estilo FW-190 e Sea Harrier.

Taz Miranda

A “Transferência de Tecnologia” é o fator predominante dentro do FX2. Porém, como eu disse em um comentário anterior, tudo que for absorvido, será de certa forma defasado em relação a outros paises do porte do Brasil. Após tal absorção deste processo, teremos tecnologia para vender para paises com Zimbabwe, Republica Dominicana e outros, pois paises como nosso, não compraram do subsidiário, comprarão direto da fonte. Com FX2, o governo não quer primariamente fortalecer o poder aéreo da FAB, quer sim arranjar uma forma de fortalecer uma linha econômica, baseado numa necessidade latente da nossa Força Aérea, ou seja, quer… Read more »

Alexandre Galante

Obrigado, Marcos Saulo.

Vejam a nota da Isto É sobre a compra dos Mi-28 para o EB, lá no ForTe:

http://www.forte.jor.br/

Nick

Caro Milan,

Sua comparação é boa 🙂

Vai lá na concessionária, com vontade comprar um Vectra, e sai de Celta… mas aprofundando mais esse paralelo, você vai na concessionário querendo um Vectra(PAKFA), tenta comprar um Gripen NG (Celta), mas sai de lá com um Chevette modelo 74 tunado (F-5 M).

[]’s

Samuel B. Pysklyvicz "Jaguar"

E um Caça que vai dar trabalho para os caças americanos

germa

Particularmente sou muito simpático aos suécos, porém já que vamos investir, melhor investir direito, digo, uma coisa boa mesmo. Acho que a FAB deveria conversar com a SAAB para a produção de um Gripen NG mesmo de 5G, meio no estilo F-35, um avião low, que levaria somente 4 misseis, 2 ao lado do reator e 2 dentro das asas,aí para os engenheiros. Como Hi T-50 desde criancinha, pela questão tecnológica, tática e estratégica. Segundo Joseph Nay um renomado estudioso das relações internacionais um país precisa de SM (SMART POWER) que é a soma do HARD POWER( poder militar) e… Read more »

germa
Alex

Jaguar disse:
29 de outubro de 2010 às 14:46
E um Caça que vai dar trabalho para os caças americanos

porque e qual fundamento?

pap

baba baby, baba baby.

Enquanto isso, prossegue a chorumela do rafale.

Essa “rafalemania” tá merecendo um psicoterapeuta para analisar o caso.

Chamem o Flavio Gikovate!

pap

Proximo Presidente eleito:

Por favor, o Brasil precisa ser protegido, pois agora é “player” mundial!

Governo, vamos investir na segurança do pais.

Fortalecer a policia federal,a força nacional de segurança(uma boa),as
policias do pais, o exercito,a marinha e a força aerea.

Olha esse projeto ja oferecido pelos russos!

Por que nao investir uma parte da grana que vira do pre-sal na defesa?

Por que ficar com o “museu de novidades” que equipam, com exceçoes
das ilhas de excelencia,nossas forças armadas.

Ou vai continuar a obssessão compulsiva do rafale?

william

Belo caça……….Que inveja!!!!

le

Ops! eu quero todos os pak-fa do tamanho dos pac- da Fafa de Belem heheehh , pelo amos de Deus. eu hein? ……..

Leandro RQ

E pensar que nosso “ministro francês” desdenhou da possibilidade de entrar nesse projeto com os russos.

É um fanfarrão mesmo…

Junior / São José-SC

Galant, muito interessante essa história do MI-28 para EB, mas ainda tem muita água para passar por debaixo dessa ponte, se o EB adquirir esse equipamento que na minha opinião é melhor que o Mi-35, vai dar rolo. O PAK FA deve ser uma tentativa Russa de duplicar o material conseguido de um F117 abatido sobre a Iugoslávia, a 40 milhas de Belgrado em 27 de março de 1999, por que com certeza eles colocaram as maos nesse material. Até onde é seguro para o Brasil entrar nessa empreitada? – Para alguns que acham o Gripen NG um caça de… Read more »

Patriota

Sabem pra que eu torço todo bendito dia??? Que os outros paises esculachem a força aerea brasileira. Falem que os brasileiros são eximios pilotos, mas que voam em aviões completamente fora da realidade, verdadeiras sucatas ambulantes. Mas isso tem que vir de ministros defesas (algo muito dificil). Teria que vir um chaves e esnobar os brigadeiros, falando que o brasil é a terceira força aerea do continente.Qe se pode cruzar o espaço aereo brasileiro de ponta a ponta com caças de ultima geração e nunca serão detectados.Que o brasil seria a gostosona de shortinho apertadinho, mas com um namorado matusquela,… Read more »

Patriota

Olhem isso e vejam que a “MÃE RUSSIA TÁ NA PIOR” Fonte Revista Asas; Rússia faz exercício com três disparos de mísseis intercontinentais (Da Redação, 29 de Outubro de 2010)As forças militares estratégicas da Rússia realizaram ontem, com total sucesso, os lançamentos de três mísseis balísticos intercontinentais, durante exercícios das forças estratégicas do país. No primeiro lançamento, o submarino de propulsão nuclear “Bryansk”, da Frota do Norte, disparou de uma posição no Mar de Barents, um míssil R-29RMU Sineva, que foi dirigido para uma área-alvo na Península de Kamchatka (Oceano Pacífico). Outro submarino nuclear, o “Georgy Pobedonosets”, da Frota do… Read more »

Leo

Nossa galera, pena que os políticos aqui dormem no ponto.

Acho mais fácil ver o Optimus Primer e sua trupi aqui trabalhando pra nós que esse fantástico caça na Fab.