“Indra-Dhanush”: Sukhois da IAF contra Typhoons da RAF

38

 

Segundo notícia do “Times of India” desta segunda-feira, 11 de outubro, o exercício conjunto “Indra-Dhanush”, que será realizado no final do mês em Kalaikunda (Bengala Ocidental, Índia), vai colocar os jatos Eurofighter Typhoon da RAF (Real Força Aérea britânica) junto a  uma força indiana liderada pelos Sukhoi-30MKI.

Segundo um alto oficial indiano, “o exercício será realizado em um ambiente de AWACS (airborne warning and control systems – sistemas de alerta e controle aerotransportados), com a defesa aérea sendo o ponto mais importante. Estaremos empregando diversos tipos de aeronaves. O objetivo do exercício conjunto é aprender uns com os outros e aprimorar o conhecimento operacional mútuo. A cada novo exercício, a IAF (Força Aérea Indiana) tem ganhado experiência valiosa e respeito como uma força altamente profissional e motivada.”

Aviões de reabastecimento em voo da IAF (Força Aérea Indiana) e da RAF, como os IL-78 e VC-10, também deverão ser empregados. O exercício ocorre na mesma época em que o programa para adquirir 126 aviões de combate multipropósito de porte médio (MMRCA) se encontra nos estágios finais de seleção.

Um grande acordo no setor de defesa, entre Índia e o Reino Unido, tem sido o programa Hawk AJT (advanced jet trainer – treinador a jato avançado). Conforme já noticiado anteriormete, a Índia deverá comprar mais 57 Hawks como uma encomenda seguida ao programa AJT, finalizado em 2004 com a BAE Systems, para a aquisição de 66 Hawks.

FONTE: Times of India  FOTO: Eurofighter

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
roni

espero que passem o desempenho de cada aeronave principalmente a simulacao de combate aereo

aquino

eu também espero mais os su-30 vai dar dez a zero quero só ver o que vai dar nos comentarios os su-30 com seus misseis podentes e seu radar vamos ver sim o eu typhoons saõ os bixos …

Mario Blaya

será interessante, principalmente porque o eurofighter faz parte dos aviões que pretendem ou pretendiam ser adquiridos pelos hindus !

eduardo

srs:li na revista asas que o su 30mki deram umas surras nos mirragem200-5 da frança nos exercicios garuda 1,2,3 anos ateriores;li tbm que pilotos françeses voaram no su30mki, como saco,[aquele que vai atras ] e desciam do caça su 30mki c/ cara de bobos alegres,maravilhados c/ o caça,li tbm na revista asas que em outro exercicio c/ os ingleses que o su30 mki deram uma surra nos tornados da raf e que os pilotos indianos falavam brincado p/ os ingleses trazeram os typoons p/ o proximos exercicios e os ingleses retrucaram que o typoon ainda ñ estava operacional;agora vamos ver… Read more »

Sagran Carvalho

Clássico…..
Vamos ver quem tem mais bala na agulha….

aquino

é eduardo é verdade também li essa materia os pilotos britanicos falaram que estavam voando uma coisa do outro mundo ficaram com uns sorrisos de toulos ainda os indianos falaram da proxima vez traz o os typhoons pra ver si saõ realmente eficazes..

Black Hawk

o bicho vai pegar!!!
caraca o bicho vai pegar mesmo!!!!
O.o
sei nao mas acho q o su 30 ainda pode dar poblemas ao typoon
mesmo sendo “atrasado” de geracao
mesmo assim o typoon vai passar aperto!!!
isso se nao perder feio…

Mario Blaya

pilotos ingleses, franceses e americanos disseram que os aviões russos são otimos, e sorrindo até os dentes de prazer de pilotar aviões que irão enfrentar em um eventual combate, afinal os paises hostis ao ocidente raramente comprar caças ocidentais, ai eu pergunto será verdade, ou o sorriso e porque descobriram os pontos fracos dos bichinhos? ou mesmo apenas protocolar?

veja bem os aviões russos são bons, mas será que são tão melhores assim que o fino da arte do ocidente? ou são apenas aviões agradaveis de passear?

Ivan

Mario Blaya,

Questionamento interessante.
Lembra muito o estilo russo desconfiado de “ler” as opniões do ocidente, mas realmente merece uma reflexão mais cuidadosa.

Abç,
Ivan Ivanovich. 🙂

(agora também desconfiado…) 🙂

Luiz Eduardo

Linda foto de dois belissimos aviões!!!

Bom, sempre a mesma história: em exercícios, comparações, etc. as máquinas russas sempre se saem melhor – já em combates reais ainda tá uma goleada pros “inferiores” caças ocidentais.

Sds.

Marco Antonio Lins

Ilmo Amigos

Nós os velhos, temos tempo para sonhar! Será que eu verei o Sukhoy na FAB?

robert

se nao escolherem o typhoon, já sabem o porque!

@wagner

Os caças ocidentais deram de goleada pois enfrentaram forças aéreas equipadas com caças russos totalmente destreinadas, sem equipamento adequado, e que sequer sabiam sair do chão.
Não existe base estatistica para afirmar-se quaquer fator de superioridade de nenhum dos dois lados.

Ricardo

li uma materia que a força aerea indiana deu um coro na força aerea americana, que os americanos estava com o pensamento já ganhamos, o resultado foi outro, alguem pode me confirmar se a materia está certa?

Mario Blaya

@wagner disse:
12 de outubro de 2010 às 10:18

na guerra da coreia, pilotos sovieticos pilotaram mig´s-15 contra F-86 & Cia, e se sairam melhor que os pilotos americanos, tanto que o as do conflito foi um russo. Esses pilotos eram probidos de voar sobre territorio inimigo, para evitar de caso saltassem fossem capturados, pois oficialmente a URSS não participava do combate.

A maioria eram pilotos veteranos da SGM, e tinham um aparelho equivalente ao dos yankees.

pp_muscimol

Espero que o Thyphon perca por 10-0 e o Rafale tambem….para ver se os governantes europeus ganham vergonha e organizarem logo um plano para um caça de 5 geraçao com a França e a Inglaterra juntos!!

…mais vale perder o orgulho em exercicios do que a serio!!…coisa que os Franceses sabem muito bem mas fazem-se de esquecidos!!

Rodrigo

Pessoal, pela bilionésima vez…

Estes exercícios são feitos sob parâmetros restritos, ninguém vai full…

Vejam a Cruze e Red Flag…

No fim aconteça o que acontecer o lado azul sempre vence.

Não dá para tirar parâmetro real algum sobre a qualidade ou desempenho dos vetores..

Estes exercícios não são nada mais que exercícios.

Mauricio R.

“…enfrentaram forças aéreas equipadas com caças russos totalmente destreinadas, sem equipamento adequado, e que sequer sabiam sair do chão.”

Ir chorar na cama, que é lugar quente ou quem não tem competência, não se estabelece; não lhe dizem algo???

Ricardo

Gostaria de ver os pilotos russos nesses dois exercicios, pra ver o queria dá?

Fabio

Acredito que os Pilotos farão a diferença.

Mauricio R.

Exercício militar é mais coreografado que espetáculo de ballet, tem montes de regras de engajamento, não é simulador de voo em console de game.

Francisco AMX

ihhhhhhhhh, já tem neguinho “anti-russo” dando explicação de uma possível lavada indiana? rsrsrsrs

Mauricio R.

Será que desde o Red Flag, os hindus revisaram o emprego do vetoramento de empuxo no Su-30???
Pq no Red Flag, era só induzir os caras a engaja-lo, que o F-15 marcava uma kill.
Os russos a época pressionaram uma barbaridade os hindus p/ não usarem o radar, somente em modo de treinamento, mas parece que se esqueceram de limitarem outras características da aeronave.
Claro que os hindus sempre poderão contar c/ aquelas asas, mas o Typhoon é um bocadinho mais arisco que o F-15.

Edcreek

Olá,

Outro massacre de Typhoon da RAF? a exemplo do EAU no ano passado para o Rafale? Ctz que os Ingleses vão liberar tudo que tiverem de disponivel para apagar as ultimas más impressões nos EAU onde o Rafale deu show e do problema do assento ejetor e ainda tentar empurrar o não polivalente Tranche 1 para alguem….

Quem viver verá….

Abraços,

Rodrigo

Mauricio R. disse: 12 de outubro de 2010 às 21:37 Você foi perfeito… Tem um colega de outro fórum, que é da MB e ex-piloto de Lynx.. A descrição dele dos exercícios beira a comédia, quando é um contra o outro. É bem assim mesmo. Agora eu acerto… Agora você acerta… Ninguém vai full e ambos os lados são conscientes disto. A grande sacada dos exercícios é a troca de procedimentos e a interoperabilidade entre as forças o resto é papo de Blog. Existem parâmetros, sobretudo de segurança entre pilotos treinados com metodolodias distintas. Nem entre forças do mesmo país… Read more »

Giordani RS

Bah…comparando-se as naves lado-a-lado, dá pra ver que o Typhoon é grande mesmo!

Rodrigo

Sugestões para o Blog..

Notícias interessantes da Sikorsky.

Frota de S-92, passou das 250.000 horas voadas.

Pra quem entrou em serviço em 2004 é uma marca considerável.

A Bristow Helicopters( a dona da Líder), tem S-92 com 9000 horas voadas e segue em linha.

Legal ver um projeto com componentes significativos sendo fabricados no Brasil ir tão bem.

http://www.sikorsky.com/About+Sikorsky/News/Press+Details?pressvcmid=f331f26b2ee5b210VgnVCM1000004f62529fRCRD

—————————————

Demonstrador X-2, quebra recorde mundial de velocidade.

251kt em vôo nivelado e 260kt em mergulho.

Tem o vídeo do vôo no Blog do Piffer.

http://www.sikorsky.com/About+Sikorsky/News/Press+Details?pressvcmid=9f0cd4ef0661b210VgnVCM1000004f62529fRCRD

Edcreek

Giordani RS disse:
13 de outubro de 2010 às 9:42

Olá, amigo Gaucho a expressão “bah…..” é de contentamento?, descontentamento? surpresa?…

For favor, ajude um pobre paulista a entender sua expressão?

Abraços,

Vader

Edcreek disse:
13 de outubro de 2010 às 8:49

“EAU onde o Rafale deu show e do problema do assento ejetor e ainda tentar empurrar o não polivalente Tranche 1 para alguem”

Segundo um obscuro blog francês possivelmente a soldo da Dassault, que não divulgou qualquer fonte crível, nem sequer deu os parâmetros sob os quais foram realizados os exercícios…

Mas falou bem da JACA virou “verdade absoluta”…

Pois é parceiro, mas a verdade é bem outra: se tem alguém que tem que “empurrar” goela abaixo avião para vender não é a EADS não…

http://www.aereo.jor.br/2010/10/02/negociacoes-sobre-o-rafale-com-emirados-arabes-unidos-suspensas/

Edcreek

Olá, Vader,

Novamente mal informado, já saiu até em revista europeia de aviação sobre o exercicio e a informação foi amplamente difundida. E o principal me mostre os Ingleses negando…..Mas toda via é exercicio, mas que pegou mal pegou, já que todos ficaram sabendo disso.

Abraços,

Rodrigo

De boa…

Vocês vão trazer Rafale pra cá ?

Deixa esta porcaria descansar em paz..

Tem um milhão de lugares para falarem sobre isto.

Vader

Edcreek disse: 13 de outubro de 2010 às 11:04 Parceiro, pode ter saído até na TIME, a fonte de todas elas é a mesma: o obscuro blog francês possivelmente a soldo da Dassault, que não divulgou qualquer fonte crível, nem sequer deu os parâmetros sob os quais foram realizados os exercícios… É como eu disse: quando a mentira é pró-JACA, vira verdade absoluta. No mais, a EADS negou em curta nota oficial os tais “fatos” do obscuro blog francês no tal exercício. Mas isso aí a leitura e memória seletiva de vocês rafalechetes não deixa lembrar… Fora que a EADS… Read more »

Giordani RS

Edcreek disse:
13 de outubro de 2010 às 10:40
…a expressão “bah…..” é de contentamento?, descontentamento? surpresa?…
For favor, ajude um pobre paulista a entender sua expressão?

Neste caso aplica-se a “surpresa”.

Mas bah tchê! = contentamento, afirmativo.

Me envia teu “emeiú” que lhe enviarei um audio(8mb) com várias expressões gaudérias…

meu endereço eletrônico:
giordani1974@hotmail.com

Edcreek

Olá,

Rodrigo desencana o FX-2 está em todo lugar, uhahauhauahah…

Seguindo a indicação do Rodrigo, vader não vale a pena discutir com voce nesse caso, como sempre seu achismo é mais importante e completamente sem embasamento….

Giordani já te mandei um e-mail, acho muito interessante esses tipos de exclamações regionais…

Abraços, amigos

Rodrigo

Edcreek disse:
13 de outubro de 2010 às 11:52

Não sou o Vader, mas o mesmo vale para você.

Nega o oficial e endossa Blog, insider e o Dept. Comercial da Dassault.

Se o Vader é cego, você é o que ?

Vader

Edcreek disse:
13 de outubro de 2010 às 11:52

“como sempre seu achismo é mais importante e completamente sem embasamento”

Digo o mesmo, caro Ed. Exatamente o mesmo.

Edcreek

Olá,

Exergo muito bem, mas só com oculos!!!!!!!!!!!!!!!!

huahauhauhau

abraços, camaradas!!!

celso

Edcreek, Lanterna Verde,

seguinte……¨SE HAY GOBIERNO, SOY CONTRA ¨¨ heheheheheheheh

entenderam ?????? OK….rsrsrsrsrsrsrs so para descontrair, escrevam isso, assim fica menos monotomo ler sempre a mesma paixao obtusa q vcs escrevem hehehehheheheheheheheheh

Sds