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RenanZ

Um dia agente chega lá

Luiz Ricardo

se o Brasil tivesse Gripen e NH-90 em número suficiente eu já estaria feliz =)

Pedro

A Suécia teve dois dos mais belos e intrigantes caças da guerra fria, o Draken e o Viggen. Eram dois aviões diferentes e muito bons no que faziam.

O unico problema deles, é que o cenário da época impedia que eles tivessem sucesso comercial.

Biel

Alguem sabe se existe algum helicóptero desenvolvido pela indústria bélica sueca?

Se a gente fosse de Gripen não ia ser tão ruim não

Colt

O Draken podia ser um jato naquela série Thunderbirds em Ação.
Muito bacana o desenho dele.

jakson almeida

E tem gente que diz que a Suécia so faz avião de papel,antes um desse de papel do que jaca.

Gbeck

Lindas fotos!! Aquele Super Cub vestido de militar ficou muito legal!! Que saudades do Paulistinha. Até hoje só tinha visto o Super Cub israelense de treinamento. Não sabia que a Suécia tinha usado este avião. Muito bonito, verdadeiros clássicos nas fotos.

Fernando "Nunão" De Martini

Eu acho o Draken um dos mais belos caças que já existiram (e sei que tem gente que acha um dos mais feios, mas gosto é assim mesmo). Uma coisa interessante de se ver, na foto do alto da matéria, é que o Gripen, o mais novo da safra, tem uma fuselagem esguia que é muito mais parecida com a do Draken, de duas gerações antes, do que com a do Viggen, seu antecessor – apesar de sua configuração de delta com canard se assemelhar ao Viggen. Mas a fuselagem deste último é muito “parruda”, devido ao motor. O Draken… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Reparar também, na quinta foto de cima para baixo da coluna da direita, que o Draken tem um parabrisas em que mal se vê as molduras longitudinais (são internas), o que o deixa parecido com os de peça única mais modernos.

Realmente, o Draken forma uma bela dupla de elegância com outro ícone da época, o Mirage III E / 5 / 50 (antes dos canards e dos narizes alongados das versões modernizadas posteriormente, que estragaram o design limpo)

Alexandre Galante

É verdade, Nunão, o Gripen é mais parente do Draken do que do Viggen…

Galileu

O Draken é fantástico, me lembro até hoje da expressão que tive quando criança, ao saber que “aquilo” era de verdade.
O Viggen então sem comentários, o que um piloto de Mirage III diria ao pilotar o Viggen……..outra coisa né!

abraço

Vader

Caras, que foto essa do Draken. Incrível!

É sem dúvida umas das mais belas e icônicas aeronaves a jato de todos os tempos, ao lado do Tornado, do F-14, do Su-30 e do F-16.

Top five pro Draken.

Vader

Alexandre Galante disse:
18 de setembro de 2010 às 22:47

“É verdade, Nunão, o Gripen é mais parente do Draken do que do Viggen…”

Sempre achei isso, mas achava que só eu pensava assim, hehehe…

Leo

O Draken é realmente uma belíssima aeronave.

sds

João Augusto

Só pra fazer valer a diversidade, acho o Draken feio.
E eu acho que o Viggen parece com o F4 Phantom… só completar a asa pra virar um delta e colocar os cannards. =P
Abraço!

kwhvelasco

Draken na cabeça!!!!!! é o tipo de coisa que se inventa uma vez só, e é perfeita. É delicado no desenho, liso, calculado. Não é a estupidez do F-104… ou o deserto do MiG-21 ou a grossura de um F-8… cabe nas esquisitices maravilhosas da guerra Fria, claro – Põe o BAC lightning e o MiG-25 mais o Sr-71 e está feito o kit… A Saab ao menos sabe fazer aviões eficientes para as funções a que se destinam. O Draken era feito para ferir as vagas ofensivas soviéticas, não para o pesado combate que se prenunciava. Para matar os… Read more »

grifo

O Draken realmente é belíssimo, mas não acho que nem ele nem o Viggen se pareçam com o Gripen. Para mim o Gripen é parecido mesmo é com o Typhoon…

Na primeira foto o que impressiona é o quanto o Gripen é menor que os dois, principalmente do que o Viggen.

Callia

nooosssa! um bf 108!è isso aquele avião amarelo?

Nick

Quem sabe daqui 100 anos tenhamos algo parecido por aqui….

Parabéns a Suécia, belíssima linhagem de caças.

Meu favorito é o Viggen 🙂

[]’s

Ricardo_Recife

O Draken é uma das mais belos caças de todos os tempos, o mais bonito “Warbird” duplo-delta europeu dos anos 60 e 70, com mais de 600 construídos. Elegante e com canards super eficientes, a do lado interno da asa tinha um ângulo de 80 ° para o desempenho de alta velocidade, o externo tinha ângulo de 60 ° e apresentava bom desempenho em baixas velocidades, era equipado com melhor motor Europeu da época, o Rolls-Royce Avon 200/300. Do chão a 10.000 mil metros um minuto e meio. Acho que os últimos a saírem de serviço foram os da Áustria… Read more »

Jacubão

Sensacional essas fotos e eu tmb tenho uma grande admiração pelo Drakem.

Vader

Ricardo_Recife disse:
19 de setembro de 2010 às 10:27

Cacildis Ricardo, nunca tinha visto esse vídeo! Impressionante! E os russófilos com aquela trollagem de “Cobra de Pungochov”, como se só eles com seu avião acrobático fizessem…

Cara, fico imaginando pra onde vai o sangue do piloto na hora em que ele puxa o manche… O cabra tem que ser bom pacas pra não apagar…

Abs.

Marcelo

Caro Biel, respondendo a sua pergunta: a indústria sueca nunca desenvolveu helicópteros. A Suécia compra de fora.
Abraços,

Marcos

Ricardo_Recife

Parabéns por ter postado este video, muito bom.

Mauricio R.

“Elegante e com canards super eficientes,…”

Canards no Draken???

Drcockroach

Eeehh exibido, ou serah que tomou uns schnnaps/caipirinhas antes? 🙂

http://www.youtube.com/watch?v=Yawd3bc1bjU&feature=player_embedded

Maravilha de jet! O Grifo deve estar se babando p/ pilotar um destes. E o Galante foi o sortudo que viu de perto (mais alguem?).

Quem sabe ainda vem, ainda eh possivel…

[]s!

Mauricio R.

“nooosssa! um bf 108!è isso aquele avião amarelo?”

Na verdade o conceito era o Bücker Bestmann, pois o designer sueco trabalhou p/ a fábrica alemã.

Luis
Baschera

Nunão disse:
18 de setembro de 2010 às 22:20
“Eu acho o Draken um dos mais belos caças que já existiram (e sei que tem gente que acha um dos mais feios, mas gosto é assim mesmo).”

Assino em baixo…. aliás, já disse isto aqui no Blog antes.

E vejam… foram construídos 600 drakenzinhos….. claro que as coisas hoje mudaram….. mas antes um Draken modernizado que uma jaca….

Bom feriado….

Sds.

Ricardo_Recife

Mauricio R.

“canards super eficientes”.

Caro Mauricio R. Eu estou chamando de “canards” (na falta de um nome melhor) aquela pequena extensão das asas que cobriam as entradas de ar. Aquilo não foi firula estética, mas uma forma de reduzir os problemas de manobrabilidade das asas duplo-delta, se alguém tiver um nome melhor me avise.

Vander, a manobra cobra não é e nunca foi exclusividade dos caças russos. Será que a JACA faz aquilo sem estolar?

A foto de feliz proprietário de um Draken aeromodelo http://origin-images.rcuniverse.com/forum/upfiles/29016/Ay75001.jpg

Fernando "Nunão" De Martini

Ricardo, você pode chamar de extensão na raiz das asas, já que canards são outra coisa. Na verdade, não são exatamente extensões na raiz das asas, por se tratar de um duplo delta. Pode chamar de raiz das asas duplo delta, ou de asas interiores, com a parte mais fina sendo as asas exteriores. Complementando o que você escreveu, o que aconteceu no projeto do Draken é que, devido às necessidades de carregar combustível suficiente para seus requisitos, nas asas, além do desempenho em altas altitudes para interceptação, Mach 2 etc, chegou-se à configuração delta (basicamente, o mesmo caminho que… Read more »

jc

Concordo com os donos do blog: o Draken, (juntamente com o SR-71 na minha opinião) é um dos mais belos aviões de todos os tempos.

Ricardo_Recife

Nunão obrigado pela explicação. O projeto do Drakem obedeceu em geral as mesmas requisições dos caças supersônicos das forças aéreas ocidentais no final dos anos 50, derrubar os bombardeiros estratégicos russos. Estes deviam ser interceptados antes de terem chance de soltar sua as bombas atômicas. Além disso, havia o requerimento, único entre os caças ocidentais, de depender pouco da base para poder ser espalhado pelo pequeno território do país. O estranho desenho da asa duplo delta, com as entradas de ar ovais próximas do nariz (que antes eu chamei de “canards”), no bordo de ataque da asa, provia grande agilidade… Read more »

Drcockroach

Luis disse: 19 de setembro de 2010 às 15:05 “1º vôo do Gripen NG Demo: http://www.youtube.com/watch?v=symoYLO5XaQ&feature=related” Sweet! E olha a celebracao de todos. Como a SAAB se comprometeu a ter o prototipo do Gripen feito aqui no Brasil (a versao final), nos poderiamos assistir toda aquela celebracao cercada de engenheiros e pilotos brasileiros, a celebracao do primeiro fighter jet fabricado no Brasil, com participacao da FAB, EMBRAER, Aeroeletronica, Atmos, Akaer, etc, etc, etc. E os nosso jornalistas aqui do Blog cobrindo o evento 🙂 Pois eh, mas antes o Gripen tem que ser escolhido… Que oportunidade! []s! P.S.: E se… Read more »

zmun

O Draken era mais caça que o Mirage III. Além de ter melhor manobrabilidade, possuia itens como datalink, sistemas de geração de energia autonomo, FLIR, maior capacidade de transporte de mísseis, 4. O draken podia fazer interceptação frente-a-frente!!! Na reportagem da revista força aérea sobre a compra do Mirage III, o piloto brasileiro que testou o Draken disse que ele era excelente. Tinha os mostradores todos digitais.(????) Mas percebia-se que ele estava um pouco ultrapassado.(?????) Eu acho que esse piloto nunca soube do datalink, que era segredo e não estava disponível para venda. Talvez se os Suecos não tivessem sido… Read more »

Charleston

teste