A festa de encerramento do XXIX Torneio de Aviação de Caças (TAC), uma das mais tradicionais competições operacionais da aviação militar, ocorreu no final da tarde de ontem, no auditório da Faculdade Cathedral, com a presença de autoridades militares e civis, consagrando o Esquadrão Escorpião da Base Aérea de Boa Vista como o grande vencedor desta edição.

A competição tem tradição de mais de quatro décadas no país. Por dez dias, os 11 esquadrões de caças da FAB disputaram o título de campeão da competição, em provas de ataque ao solo e navegação à baixa altura, além de provas esportivas, como voleibol, cabo-de-guerra e tiro.

O TAC é uma atividade operacional que visa consolidar e aprimorar a doutrina de emprego, além de permitir o intercâmbio de conhecimentos entre os esquadrões participantes no emprego operacional.

Participaram da disputa os caças F-5EM, F-2000, A-1, A-29 e AT-26, além de aeronaves-radar (E-99), helicópteros de transporte H-1H e H-34, e aviões SC-95, e Bandeirante da Aviação de Busca e Resgate.

VENCEDORES – O vencedor da prova Surpresa foi o esquadrão POKER (1ª/10ª GAV), de Santa Maria (RS); na prova de Ataque ao Solo, o esquadrão ADELPHI, do Rio de Janeiro (RJ); e na prova Tiro com Armas Portáteis, o esquadrão JOKER, de Natal (RN).

O esquadrão Escorpião, de Boa Vista (RR), sagrou-se campeão nas provas de Voleibol, Fuga de Danilo e Cabo de Guerra, ficando em primeiro lugar na classificação geral do TAC.

Por ser o campeão da parte operacional do torneio, o esquadrão Escorpião recebeu ainda o troféu Nero Moura – patrono da aviação de caça – instituído no centenário de sua morte.

Para o major-brigadeiro-do-ar Antônio Carlos M. Bermudez, comandante da Operação no estado, os objetivos do torneio foram alcançados, inclusive com superação. Ele destacou que a principal meta da FAB com o torneio é qualificar os militares – os que voam e fazem voar. “Gostaríamos de destacar a receptividade que tivemos nesta cidade. Estivemos aqui com um efetivo de 500 homens e uma atenção especial por parte da população”, acrescenta.

SEDE – Durante a solenidade de premiação foi anunciada a próxima sede do Torneio de Aviação de Caças que será a cidade de Anápolis (GO).

FONTE: Jornal Folha de Boa VistaCOLABOROU: Justin Case

NOTA DO BLOG: segue a classificação das unidades no TAC, conforme divulgado no site da FAB:

Na cerimônia de encerramento do 29 º Torneio de Aviação de Caça (TAC), que aconteceu na quinta-feira (9/07), na Base Aérea de Boa Vista (BABV), o 1º/3º GAV- Esquadrão Escorpião foi anunciado como o campeão do TAC 2010, após uma semana de intensas atividades, conseguindo um total de 194 pontos.

Ao longo de cinco dias, os participantes se enfrentaram nas modalidades de navegação e de ataque ao solo, tiro com armas portáteis, corrida de orientação- Fuga do Danilo, vôlei, cabo-de-guerra e uma prova surpresa.

Confira a classificação abaixo:

Prova de Navegação

  • 1º lugar – 2º/3º GAV-GRIFO
  • 2 º lugar – 3º/10º GAV- CENTAURO
  • 3 º lugar – 1º/10º GAV-POKER

Prova de Ataque ao Solo (BMA)- Melhores Esquadrilhas

  • 1º lugar – 3º/10º GAV- CENTAURO
  • 2 º lugar – 2º/5º GAV- JOKER
  • 3 º lugar – 1º/14º GAV- PAMPA

Prova de Ataque ao Solo (BMA)

  • 1º lugar – 1º/16º GAV- ADELPHI
  • 2 º lugar – 1º/14º GAV- PAMPA
  • 3 º lugar – 3º/10º GAV-CENTAURO

Tiro com Arma Portátil

  • 1º lugar – 2º/5º GAV – JOKER
  • 2 º lugar –1º/3º GAV- ESCORPIÃO
  • 3 º lugar –3º/10º GAV- CENTAURO

Corrida de Orientação-Fuga do Danilo

  • 1º lugar – 1º/3º GAV – ESCORPIÃO
  • 2 º lugar –1º/10º GAV-POKER
  • 3 º lugar – 1º GAVCA

Vôlei

  • 1º lugar – 1º /3º GAV- ESCORPIÃO
  • 2 º lugar –1º/10º GAV- POKER
  • 3 º lugar – 3º/10º GAV- CENTAURO

Cabo-de-guerra

  • 1º lugar – 1º/3º GAV –ESCORPIÃO
  • 2 º lugar – 3º/10º GAV- CENTAURO
  • 3 º lugar –1º/10º GAV-POKER

Competição Surpresa- O.M.D

  • 1º lugar – 1º/10º GAV-POKER
  • 2 º lugar – 1º GAVCA
  • 3 º lugar – 1º/4º GAV- PACAU

Em segundo lugar ficou o 3º/10º GAV-Centauro, com 167 pontos, e o terceiro com o 1º/16º GAV-Adelphi, com 145 pontos.

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
José

…instituído no centenário de sua morte.
Correção: … no centenário de seu nascimento.

tiagojl

“O esquadrão Escorpião, de Boa Vista (RR), sagrou-se campeão nas provas de Voleibol, Fuga de Danilo e Cabo de Guerra, ficando em primeiro lugar na classificação geral do TAC.

Por ser o campeão da parte operacional do torneio, o esquadrão Escorpião recebeu ainda o troféu Nero Moura – patrono da aviação de caça – instituído no centenário de sua morte.”

Ué a parte operacional do torneio se resume a Fuga do Danilo, Voleibol e Cabo de Guerra?

Fernando "Nunão" De Martini

Tiago, Apesar do texto original ser confuso, creio que o certo seria o seguinte: – Essas (volei, fuga, cabo de guerra) foram provas em que o esquadrão foi campeão. – Outras provas (operacionais, como lançamento de bombas etc), tiveram outros esquadrões como campeões, porém o Escorpião deve ter obtido boas pontuações nas mesmas. – Somando-se as pontuações das diversas provas operacionais, mesmo o esquadrão não tendo sido o campeão das mesmas, no cômputo dos pontos ele superou os demais (como um piloto de corrida que, ao longo do campeonato, pontua em todas as corridas e frequenta o pódium em segundo… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Tiago, complementando:

A FAB divulgou agora uma nota com a classificação dos esquadrões participantes, e coloquei ao final da matéria, como nota do blog. Creio que dá pra entender melhor assim o que escrevi no comentário acima.

Justin Case

Mais um complemento…

Normalmente esses torneios têm fórmulas de ajuste para os resultados operacionais, de modo a permitir que haja competitividade entre esquadrões que operam aeronaves de classes e gerações tecnológicas diferentes.
O mesmo acontece no Torneio de Defesa Aérea.
Por exemplo, há fórmula para pontuar o número de acertos no emprego de munição 30mm, 20mm e 0.50 pol.
Bom fim de semana,

Justin

“Justin Case Supports Rafale”

Deivid

Parabens au esquadrão escorpião!!,mas eu estava mesmo é torcendo para o centauro hehehe.

Schettini

Cabo de guerra e volei não deveriam nem fazer parte das provas dessa competição.