Home Data Comemorativa Spitfire, Tucfire e Spitano nos 70 anos da Batalha da Inglaterra

Spitfire, Tucfire e Spitano nos 70 anos da Batalha da Inglaterra

1021
94

Spitfire Tucfire Spitano 4

Nas fotos, Tucanos da RAF no esquema de pintura BoB da Segunda Guerra Mundial voam com o Spitfire, homenageando a Batalha da Inglaterra.

Spitfire Tucfire Spitano 5

Spitfire Tucfire Spitano

Spitfire Tucfire Spitano 3

Spitfire Tucfire Spitano 2

FOTOS: RAF

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest
94 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nick
Nick
10 anos atrás

Fotos sensacionais!

O Tucano com o padrão de camuflagem do Spitfire ficou perfeito….

[]’s

RtadeuR
RtadeuR
10 anos atrás

Olhando rapidamente parece que o desenho do Tucano tem uma raiz histórica, e comparar dom o Spitfire é uma honra.

Zylan
Zylan
10 anos atrás

Faltou um Hurricane :((((

Osmano
Osmano
10 anos atrás

Show estas imagens.

Alex Nogueira
Alex Nogueira
10 anos atrás

Lindão esses Tucanos!

Pedro
Pedro
10 anos atrás

Se o “pau comesse” de verdade, o nosso tucano voltava sem penas.

Ia levar um pau danado!

Acho que nem com o Super Tucano daria para bater o Spitfire!

Erikson
Erikson
10 anos atrás

Pedro, acho que pra vc ter tirado essa conclusão vc deve ter pilotado os três já né… Por favor ….

Tito
Tito
10 anos atrás

Beleza, as fotos já estão arquivadas, show.

Zylan
Zylan
10 anos atrás

Lembrando que o Spitfire usa motor refrigerado a água, muito mais sensível em combate que um turbo hélice, ou seja um embate entre tucano e Spit ou ainda um P-51 o Tucano levaria vantagem

Vader
Vader
10 anos atrás

Muito legal, mas peralá pessoal: Spitfire bater Tucano já é um pouquinho demais nénão? São quarenta anos de diferença…

Edmar
Edmar
10 anos atrás

Caros Amigos.:

O “Embraer Tucano” é mais avião.

Abraços.

Mauricio R.
Mauricio R.
10 anos atrás

Faltou um “nariz cumprido” metralhando esse trio, melando a festa e mostrando quem é que manda!!!

Mario Della Nina
Mario Della Nina
10 anos atrás

Mauricio, vc se refere ao Fw-190-D (dora) o long nouse ?

João Gabriel
João Gabriel
10 anos atrás

O que significa BoB? Bem que a FAB poderia pintar um tucano ou F-5 no esquema dos P-47 Thunderbolt em alusão as comemorações do dia da aviação de caça…

Abçs!!

Mauricio R.
Mauricio R.
10 anos atrás

Mario,

O próprio!!!

Floresteiro
Floresteiro
10 anos atrás

Orgulho ver um tucano na RAF.

Já o spit, sem comentários.
Se tivesse dinheiro a achasse um pra vender, assinaria o check na hora.

Mauricio Veiga
10 anos atrás

Acredito que no DOGFIGHT o SPITFIRE leve vantagem sobre o TUCANO, a maneabilidade seria praticamente igual, mas creio que a potência e o poder de fogo dos ¨SPITS¨ são superiores em relação aos TUCANOS.

Abraço.

Hugo
Hugo
10 anos atrás

Muito legais essas fotos, o único porém é que não são Super-Tucanos. Bem que a RAF podia comprar uns….
João Grabriel, já teve um F-5 pintado com as cores do P-47, com o brasão do Senta a Púa! bem grande na cauda (tomando a cauda inteira).

Almeida
Almeida
10 anos atrás

Ótimas fotos, parabéns pro blog!!!

Invincible
Invincible
10 anos atrás

BoB significa Batalha da Inglaterra (em inglês)… Olha essa fotos não são para comprar ninguém… são aviões de tempos distintos. Não esqueçam que o Spit faz curva como ninguém devido as Asas tele. Ele é muito bem armado e tem mais motor, potência e velocidade que o Tucano (não sei que versão de Spit é essa IX ou V), mas esse Tucano inglês tem um motor diferente é mais potente. O caso é que são fotos lindas e precisam ser elogiadas… Grande Tabalho. Pena que no Brasil não sobrou nenhum P-40 nem P-47 em estado de voo. Isso sim é… Read more »

LBacelar
LBacelar
10 anos atrás

“Invincible disse: 21 de maio de 2010 às 18:04” Brother, eu tbm acho uma pena não termos nenhum em condições de vôo, mas vergonha não é… Os ingleses construiram milhares de Spit’s enquanto a FAB operou pouquíssimos P-47 e P-40 e os mesmos foram usados até o talo até a entrada do Meteor em serviço, infelizmente não tem comparação, os poucos aviões em serviço dos tipos citados tiveram que voar até o esfincter fazer bico pq não tínhamos grana para substituirmos logo, enquanto os Spitfire teve muito que já saiu novo da fábrica direto p/ mão de colecionador quando a… Read more »

Madvad
Madvad
10 anos atrás

Maravilhosas fotos!!!

mas não concordo com os comentários de que em um hipotético combate o Tucano sairia vencedor. O Shorts Tucano inglês tem motores mais potentes que os nossos, mas mesmo assim, não tão potente qto os Merlin dos Spits..e isso no combate conta muito..em termos de maneabilidade, não acho que deva ter muita diferença entre eles.

Brandalise
Brandalise
10 anos atrás

U-hu! Galante, estas sao provavelmente as fotos mais bonitas que jah vi no blog! Que blz! Parabens pelo bom gosto!

Olha o pessoal de volta com o super-trunfo! Dependeria em grande parte dos pilotos, vcs sabem disso. Poe um veterano de Spitfire lah para ver… alem disso, o Tucaninho nao tem armamento organico e teria de se arrastar com um par de cabides de .50.

Abs!

PC
PC
10 anos atrás

O Tucano é um belíssimo avião, ainda mais com essa pintura, mas o perfil do Spit é inigualável.
Tá com cara de Mk II pois o IX tinha seis canos de descarga de cada lado e o II apenas três.
Além disso, o MK II foi participante da BoB e o IX não.
Sds

vassili
vassili
10 anos atrás

Um Tucano sem nenhuma arma orgânica, tendo que carregar dois pods cal .50 pol nas asas contra um Spit com o Merlin de quanto…………. 1400cv armamento orGãnico na forma de .50 pol ao mesmo os 20mm???????

O piloto do Tucano teria que ser muito do bom para sair vivo…….

Abraços.

vassili
vassili
10 anos atrás

Agora, se o adversário fosse o Super Tucano, com o motor turbo hélice de 1600cv……………. a história seia outra, mesmo contra um Spit ou um Mustang………..

Neste caso, a diferença ficaria pelo armamento orgânico, muito inferior em quantidade no Super Tucano……..

abraços.

emerson
emerson
10 anos atrás

Olá Amigos,

De fato, lindas fotos. O que me chamou a atenção foi a inversão nas linhas transversais do spitfire e do tucando. Enquanto o velho caça inglês da segunda guerra tem as linhas descendo na diagonal da frente para trás do avião, dando uma dinâmica muito bonita, o tucano tem as diagonaís descendo de trás para a frente, dando a impressão de que algo o segura.

Será que se as diagonais da camuflagem do tucano divesse as diagonais invertidas, ele não teria um visual mais agressivo?

Leonardo
10 anos atrás

O Tucano inglês é bem diferente do utilizado no Brasil… uma das mudanças é um motor mais potente.

Erich Hartmann
10 anos atrás

Que orgulho ver estes tucanos sob o emblema da RAF e ainda ao lado de uma das aeronaves mais belas e emblemáticas de todos os tempos.

“Nunca tantos deveram a tão poucos” …

Esses spitfires de perfil,de lado de qualquer ängulo são um colirio para os olhos.
(pena o criador não estár vivo para ver essa aeronave magnífica não ve-la em fileiras defendendo a sua nação)

Wolfpack
Wolfpack
10 anos atrás

PQP… Lindos, magnificos, se tivesse um destes da Revell eu comprava… As fotos mais belas dos T27 que já vi. Fantásticos…

Jacubão
10 anos atrás

Vixi maria, ficou muito show de bola o tucanão com essa pintura dos spitfire usadas na 2ª guerra. Bela idéia da RAF.
Parabéns.

vassili
vassili
10 anos atrás

Erich Hartmann falando uma coisa destas??????????????

Tú ja foste um alemão bem mais nacionalista, do tipo que se aferrava às idéias lançadas pelo “cabo estratega austríaco”……..

vassili
vassili
10 anos atrás

Galera,

Desculpem pela escapada no assunto; e pela brincadeira histórica tb, pois alguns podem achar de mal gosto……..

abraços.

Valerio
Valerio
10 anos atrás

70 anos depois do auge do spit alguns indios de um pais chamado Brasil, que fica nos quintos dos inferno, se orgulham de um avião chamado Tucano (ave exótica desse pais exótico) que possui:

– Metade do teto operacional do Spit:
– Carrega a mesma tonelagem de armamento externo só que com um armamento organico inferior ao Spit
– Autonomia de voô e velocidade praticamente igual
– Contruido quase que inteiramente com componentes extrangeiros ao contrario do Spit
– Etc,,,,

Isso sim é que é Brasil sim em….que orgulho….

Bruno Fernando
10 anos atrás

Que belas imagens lindas, lindas mesmo!

Vader
Vader
10 anos atrás

Pessoal, discordo. Eu já entrei no cockpit de um Tucano, e tudo é zerinho, os controles se não me engano são hidráulicos, deve ter uma manobrabilidade e uma facilidade pro piloto infinitamente maior que um Spitfire… Não basta ter motor e armas, o negócio num combate turbohélice é colocar-se em posição de tiro. E nem vou falar de toda a parte eletrônica.

Enfim, com a palavra algum piloto de caça…

Floresteiro
Floresteiro
10 anos atrás

Valerio,

São uns 4o anos de diferença, não 70.
Pelo menos já é uma melhora, hehe.

Gabriel from reu
Gabriel from reu
10 anos atrás

lindos!!!!!!
até que esse padrão de camuflagem ficaria bom pros esquadroes lá do mato grosso.

shungria
shungria
10 anos atrás

Dá licença! Ignóbeis, néscios, complexados, ilógicos, toscos, ridículos os comentários de pessoas que tentam comparar um avião à pistão com um turbo hélice 70 anos à frente! Não bastasse toda potência e respostas que os tucanos têm, ainda há toda aviônica embarcada, além de sistemas hidráulicos, etc. Lamentável que existam pessoas que se exponham ao ridículo de dizerem tamanha asneira. É como dizer que a tecnologia dos anos 40 fossem melhores que a do presente século. Não é nem pelo fato de o Tucano ser projeto nacional. É pura questão de lógica! Francamente, um avião do século passado melhor que… Read more »

Floresteiro
Floresteiro
10 anos atrás

shungria,
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Entendo e concordo perfeitamente com seus argumentos.
Más só pra lembrar, são os 2 do séc passado.
Tucanim já não é nenhum menino não.

Tomcat
Tomcat
10 anos atrás

Lamentável querer comparar um avião de treinamento com um dos caças tops da 2a guerra. Ambos foram construídos com propósitos totalmente diferentes.

Deus, perdoai os ignorantes.

Assim fica difícil…

Brandalise
Brandalise
10 anos atrás

[Modo cinico on] Olha, se lah na 2a guerra eles jah tivessem o Ipanema a alcool, hein? Abatiam toda a Luftwaffe em 2 semanas! Nao sobrava nenhum Stuka pra contar a historia! 😀 [Modo cinico off] Tsk tsk… volto a insistir: a diferenca estah no piloto. Nao que se tenha que ter vergonha de sua propria avaliacao, claro! Soh da falta de educacao… lamentavel ficar ofertando “gentilezas” por conta de um “super-trunfo” entre colegas. Se a questal ainda envolvesse o dinheiro de nossos impostos, ateh dava pra entender… Em tempo: Tomcat, tem muito aviao de treinamento, ou antigo, ou “menos… Read more »

Mauricio Veiga
10 anos atrás

Shungria você está enganado!!!

São 40 anos aprox. de ditancia entre os projetos, SPITS década de 30, TUCANOS década de 70.
Se você se aprofundar no assunto e verificar as especificações técnicas de ambos os projetos, verá que o TUCANO esta em desvantagem quando comparado ao SPIT.
O SPIT tem quase o dobro da potencia, o motor a pistão tem respostas mais rápidas que os turboprop, a relação peso/potencia do SPIT é muito superior
a do TUCANO e o armamento organico não tem comparação.
Se colocarmos dois pilotos iguais em ambos os aviões o SPIT vence todas!!!

Abraço!!!

Billy
Billy
10 anos atrás

Quanta amargura! Uma simples brincadeira de um hipotético combate Tucano vs Spit,deliciosamente saudoso super trunfo, provocar esta batalha de palavras duras…Belas fotos!!

Elizabeth
Elizabeth
10 anos atrás

Queridos, não dá para comparar o Spitfire com o Tucano e querer desta comparação tirar alguma informação útil. Vou comparar rapidamente dois aviões da mesma classe e da mesma época. Seria o Super Tucano com o PC-21. Ambos têm a mesma potencia, 1600SHP. Porem o avião suíço é cerca de 100Km/h mais rápido que o avião brasileiro o que em termos proporcionais representa 16% a mais de velocidade. Isto significa que os engenheiros da Pilatus criaram um projeto melhor que seus pares da Embraer? Não necessariamente. Enquanto o peso máximo de decolagem do PC-21 é de 4,250 kg o Super… Read more »

Thiago Sexto
Thiago Sexto
10 anos atrás

Erich Hartmann:
A famosa frase de Churchill é “nunca tanto, deveram tanto, a tão poucos”.

Valerio:

A verdade as vezes dói e humilha, mas é a verdade

Thiago Sexto
Thiago Sexto
10 anos atrás

ops correção

A famosa frase de Churchill é “nunca tantos, deveram tanto, a tão poucos”.

Pinguim
Pinguim
10 anos atrás

Que preconceito bobo com o saudável super trunfo do pessoal. Nada mais normal do que ver dois aviões a helice, parecidos por causa da pintura e imaginar o combate entre eles. Duvido que os próprios pilotos ingleses não fizeram um peguinha… se não fizeram foi por medo de acontecer qualquer coisa com o Spit, que é um tesouro voador…

Berkut
Berkut
10 anos atrás

O tucano recupera a energia infinitamente mais rápido q o spit, por ter um propulsor “Turbo”…. Sem chance pro Spit…
alguém sabe qto tempo um Spitfire demora pra atingir sua velocidade final??… pois é, um tempão… perguntem ae pro pessoal do Tabahost ( se o modelo de vôo for bom, dar pra ter noção do que to falando…)

Sds,
Berk

Brandalise
Brandalise
10 anos atrás

Olha soh que as ideia vao se somando! Jah pensaram um modulo nao-historico no Tabahost, com algumas aeronaves mais modernas, soh para fazer um “peguinha” divertido? Depois trocam-se os pilotos, e comparam-se os resulltados dos combates.Dah ora brinar um pouquinho, hein? He he he…