Super Hornet quebrando barreira do som - foto USN

100327-N-2953W-252

Nas fotos acima, divulgadas pela Marinha dos EUA em março deste ano, quando o navio aeródromo de propulsão nuclear USS Carl Vinson (CVN 70) recebia visitantes peruanos para presenciar voos de demonstração, um F/A-18 Super Hornet quebra a barreira do som.

Antes de alcançar o Oceano Pacífico e visitar o Peru, contornando o Sul do nosso continente, o Carl Vinson visitou o Brasil, recebendo a bordo o Poder Naval Online (clique aqui para ver matéria a respeito).

FOTOS: USN

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Na segunda foto, aparece o nº 101. Esse nº era comumente visto no nariz de um F-14. Acho que era o Tomcat mais fotografado de todos. Agora está no nariz do Super Bug. O mundo acabou para mim…

Clésio Luiz

É na primeira foto, desculpem.

Rogério

Pra que esse drama Clésio? O F-14 é show mas o SH tbm tem seus encantos:

http://www.youtube.com/watch?v=UlVGmBjX3UI&feature=related

[]s

Edu Nicácio

Imagino a Marinha com dois novos porta aviões de 50.000 toneladas e uma ala aérea composta por 80 Super Hornets zero km… Seria lindo! Apesar de meterem o pau nele, gosto desse avião. E, abrindo precedente para o Tio Sam, quem sabe não poderíamos operar, futuramente, alguns F-35 embarcados, em substituição dos vespões… Poderíamos até transferí-los para bases aeronavais espalhadas pelo nosso litoral. A Marinha com 80 SH + 80 F-35 seria um sonho… Pra completar, a FAB iria de Su-35BM (pelo menos 120 unidades) , Su-50 PAK-FA (também 120 unidades), e pelo menos mais 100 Super Tucanos, além de… Read more »

Tomcat

Clésio, concordo com você. Ver os F-18 substituindo os F-14 é muito triste…

Dalton

Clesio…

o nr 101 nada mais é que o “modex”…e neste sistema de 3 digitos
centenas iniciadas por 1 ou 2 são atribuidos a esquadroes de caça
e os ultimos dois digitos indicam o grau de senioridade no esquadrão,
assim o modex 101 pertence ao comandante do esquadrão.

Assim todas as 11 alas aereas da US Navy possuem uma aeronave de caça de nr 101.

Se vc já sabia…desconsidere ok?

abraços

Jorge

Dalton disse:
12 de maio de 2010 às 11:51

A explicação serviu para mim, pois eu não sabia.

Valeu !
[ ]´s

Ricardo_Recife

Olha o Vespão ai gente! Vai ficar mais uns vinte anos deixando muita gente do outro lado dele preocupada.

Tito

Em breve, numa Base Aérea perto de você.

🙂

Clésio Luiz

Valeu pela informação Dalton, eu não sabia não. E veja que engraçado, por ter tantas fotos de Tomcat com o nº 101 indica que o chefe nos esquadrões tem preferência nas fotos 🙂

Tito disse:
12 de maio de 2010 às 14:35
Em breve, numa Base Aérea perto de você.

Sai dessa Tito, toc toc toc 🙂

Luiz Eduardo

Tito disse:
12 de maio de 2010 às 14:35

Quem dera… se dependesse dos caçadores da FAB com certeza.

Já se depender do “Lobim” 🙁

Uma duvida: os F-16 chilenos näo tem AESA, certo?! Nesse caso, se viesse mesmo o SH pra FAB seriamos a unica Força Aerea com radar AESA no Continente sul-americano?!

Sds.

Vader

Luiz Eduardo disse:
12 de maio de 2010 às 15:42

“se viesse mesmo o SH pra FAB seriamos a unica Força Aerea com radar AESA no Continente sul-americano?!

SIM!

Sds.

LBacelar

Luiz Eduardo…

Com qualquer um dos três concorrentes seriamos o segundo operador de caças com radar AESA do continente inteiro logo depois dos EUA.

abcs

Leonardo

Belissímas fotos, sempre se vê fotos essas de Hornets e sempre impressionam, não me recorodo de ter vistos outros caça além dos Hornets e Tomcat’s formando este anel de vapor d’água no momento que quebram a barreira do som, se algum colega tiver algum link com outros caças fazendo o mesmo por favor repasse.

Sds.

Leonardo

quis dizer não me recordo

Vader

LBacelar disse:
12 de maio de 2010 às 16:51

A única diferença é que o AESA do Gripen está em testes, e o do Rafale “nom ecxiste” ainda.

O do F/A-18E já esteve até em combate.

Sds.

Luiz Eduardo

Vlw, Vader! Obg pela paciencia com os leigos como eu 😉

Bom, como sonhar näo custa nada, dando certo uma parceria com a Boeing = F-18SH + F-35 + Phantom Ray pra cá + ST e KC-390 pra lá! Uma troca interessante, näo?! Melhor que a parceria “caracu”do “Lobim” 😀

Sds.

Clésio Luiz
Mario Della Nina

Amigos, estas fotos são bem antigas, deve ter uns 6 anos!

Paulo Rick

Essas fotos não são de quebra da barreira do som, devido sua péssima aerodinâmica o F-18E faz isso de forma frequente, esse anel, existem inúmeras filmagens de F-18E, em baixa velocidade, fazendo esse efeito.

[ ]´s

Paulo Rick

Esse vídeo, por volta de 1:34 minutos dá para ver um efeito ainda mais forte, do mesmo tipo das fotos, o F-18E parece ser o único caça que consegue fazer isso mesmo em baixa velocidade, basta uma umidade mais alta no tempo.

http://www.youtube.com/watch?v=Hs9m5pGnJHY

[ ]´s

Cor Tau

Grande tijolo voador AVANTE…………. 🙂

http://www.youtube.com/watch?v=P_nCw8O1Uco

Cor Tau

“Tito disse:
12 de maio de 2010 às 14:35

Em breve, numa Base Aérea perto de você.”

Chore viuva……..Sonhe….. 🙂

Super tijolo voador AVANTE…………. 🙂

http://www.youtube.com/watch?v=P_nCw8O1Uco

Rodrigo

Ainda bem que é só SH que faz isto!

https://www.patricksaviation.com/uploads/photos/19388.jpg

Tijolo voador, inútil mas segue vendendo.

Enquanto isto a menina francesa já dançou até aqui.

Será que os franceses irão desenvolver a nova versão com recursos próprios para vender no EAU ?

Aviãozinho de um operador só…

Nem o AMX conseguiu este feito kkkkkkkkkkk

Cor Tau

“Ainda bem que é só SH que faz isto!”

Poxa…..Que Tijolada……Grande tijolo…………

“Rodrigo disse:
13 de maio de 2010 às 7:11”

OOOOhhhhhhhh……..Não chore não Guiguinho…O tijolo ainda não é peça de museo não viu….Mas o tempo do tijolo esta passando….Ele esta quase chegando lá…Outros tijolinhos vc conhecera………. 🙂

…. 🙂

http://www.youtube.com/watch?v=E–1Re9fHCI

Tito

Ô Tau Tau, quase tão engraçado quanto teu “idalo” Borguetinho.

Viuvinha do croissant. 🙂

Não fique triste que na França tem viu, mas só lá. kkkkkkkkkkk

Cor Tau

“Ainda bem que é só SH que faz isto!

https://www.patricksaviation.com/uploads/photos/19388.jpg

É meu amigo…Tijolo grande e pesado atirado faz isso mesmo 🙂 …….Aquele ali foi conm tudo…Se pega em alguem hein!…. 🙂

http://www.youtube.com/watch?v=EEVlafWZwak

Cor Tau

“Tito disse:
13 de maio de 2010 às 8:26”

Não fala assim do mestre rapaz….Olha só como ele ficou com vc… 🙂

http://www.youtube.com/watch?v=ao-qzdBBR74

Cor Tau

“Ainda bem que é só SH que faz isto!”

É meu amigo…Tijolo grande e pesado atirado faz isso mesmo 🙂 …….Aquele ali foi conm tudo…Se pega em alguem hein!…. 🙂

http://www.youtube.com/watch?v=EEVlafWZwak

Cor Tau

“Ô Tau Tau, quase tão engraçado quanto teu “idalo” Borguetinho.

Viuvinha do croissant. 🙂 ”

rsrsrsrs…….Ja me chamaram aqui de mestre Xing Ling……Agora é mestre Tau Tau é?!….. Não ficam brabo comigo não…..É só pra descontrair…. 🙂

E alem do mais não é pro rafale que “torço”……….Pra nenhum deles na verdade………

Tito

Tô bravo não Tau Tau, só tô no clima. 🙂

E não torço pro “tijolão” não, só torço contra a Jaca, mas no fim é tudo a mesma coisa né. 😉

Vader

Eu li direito ou alguém disse que o SH tem uma “péssima aerodinâmica”?

Parei por aqui…

Cor Tau

“Vader disse:
13 de maio de 2010 às 9:27

Eu li direito ou alguém disse que o SH tem uma “péssima aerodinâmica”?

Parei por aqui…”

Entendeu tudo errado…………

http://www.youtube.com/watch?v=Co7In5891Bs

Cor Tau

http://www.youtube.com/watch?v=Co7In5891Bs

Alias fica como sugestão para post no ForTe……..Deu uma boa discussão no espaço de comentarios desse video no you tube……..

Tito

A, outra coisa, não te chamei de “Mestre Tau Tau”, só de Tau Tau ok.

Mestre é coisa seria. 😉

Paulo Rick

Para aqueles que não conhecem a PÉSSIMA aerodinâmica do Tijolão, segue uma foto de análise computacional do F-18E em túnel de vento. https://img16.imageshack.us/i/superwingdrop.png/ Quanto a única foto do Rafale que conheço fazendo esse efeito, ocorreu num céu carregado de nuvens, completamente fechado, da para ver pela imagem. Existe uma exibição do Rafale na RIOT 2009 em que existem um efeitos interessantes, porém, com um tempo fechado e o caça atravessando nuvens, com o céu limpo, somente o Tijolão faz isso de forma frequente, já vi apresentações com vários desses efeitos com o céu azul. E o problema só piorou com… Read more »

Cor Tau

“Paulo Rick disse:
13 de maio de 2010 às 11:09”

Poxa Paulo…………É mesmo………É o Ultra….Mega…Hiper…Escambal….Suuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuperhornet não é mesmo………O unico capaz de deter o F-22 e o F-35 light…..Vixxxxxi….É o caça do Chuck Noia…. 🙂

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2009/10/superHornet3generations.jpg

Vader

Paulo Rick disse: 13 de maio de 2010 às 11:09 “E ainda falam bem desta coisa!” Ah,é verdade, o SH é uma coisa mesmo, um tijolão neh? A Marinha dos Estados Unidos da América, a mais poderosa frota de combate que jamais navegou pelos mares e oceanos do Planeta Terra deve ser composta por totais idiotas, para comprarem trocentas unidades deste tijolo. Isso sem dizer que ainda tem gente mais idiota ainda, já que a Royal Australian Air Force também adquiriu tijolões e pior: está falando muito bem deles! Completos trouxas… Meanwhile, espertos são os franceses, que não conseguem emplacar… Read more »

grifo

Ah,é verdade, o SH é uma coisa mesmo, um tijolão neh? A Marinha dos Estados Unidos da América, a mais poderosa frota de combate que jamais navegou pelos mares e oceanos do Planeta Terra deve ser composta por totais idiotas, para comprarem trocentas unidades deste tijolo. Isso sem dizer que ainda tem gente mais idiota ainda, já que a Royal Australian Air Force também adquiriu tijolões e pior: está falando muito bem deles! Completos trouxas… Caro Vader, a culpa toda é da Boeing. Eles estão entrando agora neste ramo de projetar aviões e não sabem nada de aerodinâmica. Você viu… Read more »

Cor Tau

“Modere seu anti-americanismo meu caro, porque fica ridículo. Perde credibilidade sabe?”

Acredita mesmo que uma gente que apresenta um grafico desses tenha alguma credibilidade ?!…………. 🙂 ….É…Realmente vossa magnitude tens muita força mesmo…..É digno do titulo de Vader mesmo….Eu não tenho forças para suportar as prezepadas dessa gente…. Nunca antes na historia daquele pais…………..

http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2009/10/superHornet3generations.jpg

Vader

Grifo: Esqueci de falar da Boeing e da NASA, aqueles amadores incompetentes… 🙂

Cor Tau: gráfico? Que gráfico? Do que vc tá falando parceiro? Seja mais claro e menos enigmático no que diz, senão não dá nem pra gente conversar.

E pelo amor de Deus, “presepada” vem de “presépio”, escreve-se com “s” ok? E Vossa Magnitude é com maiúsculas, e é “Vossa Magnitude TEM”, no singular (não no plural “tens”). Busque as palavras, pense antes de escrever, na dúvida consulte um dicionário: a Última Flor do Lácio é uma amiga, não uma algoz…

Sds.

X-nobe

Como eu queria ver este caça na FAP, bem mais como eu não sou grinpezeiro, não busco me alimentar com falsas esperanças, só o que me resta é torce para que o Brasil entre no projeto do PAK FA T-50.

Rodrigo

Olha X-nobe, eu já fui a favor da entrada do Brasil no PAKFA, mas hoje eu repensei a minha opção, dadas as informações que me chegaram da operação dos Hinds.

Para operarmos o PAKFA a contento as modificações dentro da estrutura da Força precisarão ser muito profundas e não sei se vale a pena tudo isto para um vetor só.

Cor Tau

“Cor Tau: gráfico? Que gráfico? Do que vc tá falando parceiro? Seja mais claro e menos enigmático no que diz, senão não dá nem pra gente conversar. E pelo amor de Deus, “presepada” vem de “presépio”, escreve-se com “s” ok? E Vossa Magnitude é com maiúsculas, e é “Vossa Magnitude TEM”, no singular (não no plural “tens”). Busque as palavras, pense antes de escrever, na dúvida consulte um dicionário: a Última Flor do Lácio é uma amiga, não uma algoz…” huahuahuahua……… 🙂 …………Ainda não percebem os multiplos sentidos~colocações nos meus comentarios que faço neste blog……………Aqui o link do tal grafico… Read more »

Vader

Cor Tau disse:
13 de maio de 2010 às 13:37

Cor Tau, eu faço e ando para gráficos de fabricantes. O que me importa são os usuários e, neste sentido, não dá para falar que o F/A-18E seja um “tijolo”. A não ser que vc também, como o PRick, ache que só tem mocorongo na US Navy e na RAAF. Por isso o “moderem o antiamericanismo” (doença latrino-americana).

Tá vendo só? Quando vc escreve objetivamente fica muito melhor de te compreender. Mas continua precisando fazer um update no seu corretor (ferramenta que detesto, por sinal)…

Sds.

Cor Tau

“senão não dá nem pra gente conversar. ”

Oia se vc não falar mais comigo eu vou votar na Dilma viu…..Farei o mesmo que fazia quando era criança com o meu pai quando ele me deixava brabo….Dizia que iria votar na Vilma….Politica daqui onde vivo…Que ele odiava……. 🙂

“A não ser que vc também, como o PRick, ache que só tem mocorongo na US Navy e na RAAF”

Tem razão…Eu não acho não……………………..Eu tenho certeza……….Por varios motivos…Não tem a ver com caças ou tecnologias deles que são indiscutivelmente as melhores….Logico….Pelo o que gastam….No minimo deva ser…… 🙂

Edu Nicácio

Bem que o Lula poderia convocar o Conselho Nacional de Defesa e escolher de uma vez o vencedor do FX-2 logo após a sua chegada do Irã…

Lulinha, Lulão, anuncia o avião!!!

Paulo Rick

Não adianta vocês quererem tapar o sol com a peneira, aqui vai um link sobre as conclusões da Comissão do Senado sobre o F-18E, e as correções dos problemas da célula no OPEVAL. http://armed-services.senate.gov/statemnt/2000/000322pc.pdf Como surgiu o apelido de Super Lento Hornet? Vejam quem é, e o que ele fala do desempenho geral do F-18E e como ele foi degradado por conta das modificações feitas no OPEVAL. “The Navy’s super fighter is a super failure By JAY A. STOUT The Virginian-Pilot, December 15, 1999 I am a fighter pilot. I love fighter aircraft. But even though my service — I… Read more »

Dalton

“It’s definitely more fun to fly the Viper, but the Hornet is the aircraft that I would want to take into combat. The primary deciding factors are the superior ergonomics in the Hornet’s cockpit design, and its avionics controls and displays. The only jet that I’ve flown that is better is the F/A-18E/F Super Hornet. Another major consideration is the Hornet’s capability to take a surface-to-air missile (SAM) up one tailpipe and still make it home on the other engine, as was demonstrated in 1991 Gulf War” BY LCDR JOHN “TooNCES” TOUGAS US Navy Há muitas opiniões divergentes sobre o… Read more »

Rodrigo

O Prick está cansado de saber que estas críticas foram ao SH Block I, que ainda tinham muito em comum com o Hornet Legacy..

Tudo isto já foi mais que ultrapassado.

Cor Tau, quem é esperto então ? Você ?