CN 235 - foto Armee de lair

O Armée de l´air (Força Aérea Francesa), informou que a DGA (direction générale de l’armement – direção geral de armamento) anunciou, no primeiro dia deste mês, a encomenda de oito aviões de transporte  Casa CN 235. Trata-se de decisão do Ministro da Defesa tomada no final de 2009. As aeronaves vão se somar à frota de 19 unidades já em serviço do modelo, e que dividem com os Transall C160 e Hercules C130 as missões de transporte da Força Aérea Francesa.

O Casa CN 235, que entrou em serviço no Armée de l´air em 1993, tem capacidade de transportar 5 toneladas de carga ou 40 passageiros. Na categoria de transporte tático leve para realização de missões logísticas e de lançamento de paraquedistas, sua autonomia é de 3.500 km. Três aeronaves da frota estão estacionadas na base aérea da Martinica, tendo sido empregadas nas missões de ajuda humanitária ao Haiti.

Segundo o informe, a aquisição é uma das medidas transitórias para manter a capacidade de transporte aéreo enquanto se espera pela chegada dos transportes A400M. As oito aeronaves CN 235 deverão ser recebidas entre 2011 e 2013.

FONTE / FOTO: Força Aérea Francesa (Armée de l´air)

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Antonio M

Pois é! Não vão esperar pelo KC390! rsrsrsrsrsrsrsr !!!!

Craveiro

Parece que fica um pouco mais difícil a França adquirir (e participar do projeto) o KC “carrinho de mão” 390. Ainda mais com voo do A400 (apesar de categorias diferentes) e aparente solução para o impasse financeiro do programa.

Já não parece uma real moeda de troca francesa.

Por outro lado, a Boeing deve estar “babando” para participar do projeto da EMBRAER e convencer o governo americano a adotar no médio prazo o “aviãozinho”. Tudo no espírito do FX-2.
Se ele tiver um custo de aquisição e operação realmente mais vantajoso do que o C130J a briga vai ser boa.

Vetusto Douto

Doutor, o Rafale subiu no telhado…

Roy Focker

O que acontece é que o A400 ta muito atrasado e os franceses já estão prevendo que vão ficar com deficiência na sua aviação de transporte.
Embora seja de categoria diferente do A400 eles já estão se precavendo comprando mais CASA, que é a melhor opção no momento.

Por esses motivos também o Embraer 390 tem mercado garantido e vai sair de todo jeito, com os franceses comprando ou não, agora é lógico é sempre bom ter parceiros de riscos num projeto como esse

luiz-sp

é capaz do c-390 entrar em operação primeiro que o a-400m , e vai dar o que falar.

Carlito

O KC-390 caberia sim nas forças armadas norte-americanas. Só restaria saber se o apoio da Boeing facilitaria as coisas para o avião brasileiro.

Conceitualmente, o KC-390 é mais interessante e moderno que o C-130J. Trata-se de um produto novo, moderno e com grande potencial de desenvolvimento.

Mauricio R.

De que serve o KC-390 aos americanos, se ele carrega menos carga que um C-130J???
Pq é mais rápido??? Moderno??? Mas e carrgegar um Stryker, completinho s/ a remoção da torre e c/ o kit de blindagem incluso??? Neca de pitibiriba, não carrega, não sai do chão!!!
Então p/ que tanta rapidez, modernidae…
No mais, olha aí o carrinho-de-mão francês!!!

Vader

“Carrinho-de-mão, pã pã…parabarapa…
“Carrinho-de-mão, pã pã…parabarapá…” 🙂

Só trouxa acredita nas promessas dos franceses, rsrs…

Darkman

Esse avião ficaria bom no lugar dos Bandeirantes.
Melhor do que fazer sua modernização, teríamos um vetor novo moderno com uma vida útil bem longa pela frente, sem contar que tem uma capacidade maior do que os Bandeirantes.

Abs.

rodrigo avelar

Este avião é muito lindo, tive o prazer de entrar e tirar foto quando a comitiva de Lula veio pro interior de PE, alguns politicos quando perguntei pelo avião me falaram que acharam ele desconfortável, mais Luan disse que é o contrario, acho que eles estão acustumado a andar no aerolula kkkkk

Alexandre GRS

Prezados,

Calma. “uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa”.
O quadro de aeronaves de transporte da Adla hoje é composto por um pool de vetores: C-130 Hércules, C-160 Transal e Casa – 235 além de outras aeronaves menores que não cabem serem citadas.
Logo, existe sim espaço para o KC – 390, que viria, juntamento com o A 400 M e o Casa – 235, compor o trio de transportes estratégicos da Adla.
Acredito que devamos ser mais objetivos em nossas análises e não nos deixarmos levar por sentimentos outros.

Sds.

Darkman

Boa Alexandre GRS !!!!
Estão misturando as coisas !!!!

Até FX2 entrou nos comentários rs..rs..rs..rs..rs….
Abs.

Carlito

“Mauricio R. disse: 13 de abril de 2010 às 13:04 De que serve o KC-390 aos americanos, se ele carrega menos carga que um C-130J??? Pq é mais rápido??? Moderno??? Mas e carrgegar um Stryker, completinho s/ a remoção da torre e c/ o kit de blindagem incluso??? Neca de pitibiriba, não carrega, não sai do chão!!! Então p/ que tanta rapidez, modernidae… No mais, olha aí o carrinho-de-mão francês!!!” Logicamente seria difícil fazer um comparativo entre o C-130J e o KC-390, já que o avião brasileiro ainda é um projeto, e todos os números quanto ao seu desempenho são… Read more »

Alexandre GRS

Prezados Darkman e Carlito,

Comentários perfeitos.

Sds.

Galileu

concordo, tem muito espaço pro KC390, não acho que o Hércules esteja na mesma classe que o KC…….mas isso é minha opinião

O problema é a Boeing, não acho que ela vai facilitar um intruso em sua area, mesmo porque nos EUA o congresso funciona, e pelo que eu sei tem muito senador patriota ($$$$$$) lá.

Craveiro

A Boeing é concorrente direta da Lockheed. Se a EMBRAER tiver a parceria da Boeing no programa KC-390 será um aliado de peso (lobby) para sua “possível/eventual/talvez/quem sabe” aquisição pela USAF. Como eu disse em um post mais acima, o interesse americano passará por essas duas variáveis: participação de uma empresa americana no programa (não apenas o licenciamento de sua fabricação) e um desempenho bem superior ao C130J. Lógico que não é apenas isso… Outra coisa. É mais fácil a França comprar uma aeronave feita nos estados unidos do que os americanos comprarem uma aeronave francesa. Então, concluo que, para… Read more »

Caipira

Mauricio R.

Acho que este não é o post mais adequado, mas gostaria de saber sua preferencia entre os finalistas do F-X2.
Pode me responder?
Um abraço.

LBacelar

Por que tanto alarde? A compra de mais CN235 já estava nos planos da França desde 2008 e outra coisa a carga máxima desse avião é bem menor que a do KC390 são de categorias completamente diferentes. O Casa CN235 não tem capacidade REVO, alcance e atitude muito inferior e carregam uma carga muitissimo menor do que o projeto da embraer carregará, então acho melhor vcs buscarem informações mais precisas antes de dizerem tantas bobagens rsrs

Robson Br

E o Brasil também está comprando mais 8 CN235 . explica isso aí?