Rafales virão ao Brasil para a operação Cruzeiro do Sul 2010

71

vinheta-clipping O maior treinamento de guerra no ar da América do Sul já tem uma estrela este ano – os caças franceses Rafale. A França acaba de confirmar presença com o modelo militar na operação Cruzeiro do Sul, que acontece a cada dois anos a comando do Brasil.

O Rafale é considerado favorito na disputa bilionária pela preferência do governo brasileiro para a compra de trinta e seis unidades. Os outros concorrentes são o sueco Gripen Ng e o americano F-18 Super Hornet. O negócio pode chegar a US$10 bilhões.

Cem aviões devem participar do treinamento militar marcado para começar no dia 28 de outubro, provavelmente depois que o Presidente Lula anunciar o escolhido para integrar a força do Brasil.

Desses, oitenta são caças, vindos de países vizinhos: Chile, Argentina, Uruguai e Venezuela, que trará o russo Sukhoi, um dos primeiros eliminados na disputa pela compra dos caças.

A França é antiga colaboradora do treinamento contribuindo com os ensinamentos dentro da estrutura da Otan – Organização do Tratado do Atlântico Norte.

A guerra simulada será em Natal, base dos países da “coalizão”, formada por todos os participantes. Em Fortaleza, ficará o “inimigo”, representado apenas por aviões da Força Aérea Brasileira.

A Cruzex 2010 está sendo mais prestigiada: os Estados Unidos, que eram apenas observadores, este ano prometem participar com um caça militar. Mas ainda não revelaram se trarão o concorrente do Rafale na disputa brasileira, o F-18 ou se usarão o F-16 – um modelo inferior.

Novos observadores já confirmaram presença – Bolívia, Peru, Colômbia, Paraguai, Equador, Canadá e Inglaterra – todos a postos para atestar o desempenho do Rafale – ganhador ou não da disputa.

Compra de caças para a FAB

O relatório final da Força Aérea Brasileira sobre os caças que disputam a compra afirma que em termos operacionais, os três satisfazem tecnicamente. Mas a Aeronáutica mudou de opinião e diz que, considerando a Estratégia de Defesa Nacional,os caças franceses Rafale representam “a proposta mais consistente”. Inicialmente, a preferência da FAB era pelos caças suecos Gripen.

Dentro de alguns dias, o ministro da Defesa vai apresentar seu próprio relatório ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deverá escolher oficialmente o caça a ser comprado com base nos argumentos de Jobim.

Jobim já afirmou que os franceses tem vantagem na disputa. “A FAB diz que os três são satisfatórios, então o que pesa é a transferência de tecnologia e a redução da dependência”. Questionado se este quesito daria vantagem para a França, Jobim concordou: “Neste sentido, sim”.

A preferência do presidente Lula pelos caças franceses já é conhecida – foi declarada no dia 7 de setembro do ano passado durante uma visita do presidente francês, Nicolas Sarkozy, a Brasília.

FONTE: G1

NOTA DO BLOG: Ainda precisa anunciar o vencedor do F-X2?

Subscribe
Notify of
guest

71 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vaaalney

Acho que a Cruzex não vai ser aqui em Natal esse ano, e sim em um estado do sudeste. (já que a última ocorreu aqui)

era2000

Este comentario estava no site dos estadão Permitam-me acrescentar um comentário aos pseudo-comentaristas sobre a famigerada licitação dos caças. 1) Trabalho na Aeronáutica a 20 anos, especificamente, com o avião francês Mirage III, o qual o FX irá substituir. 2) Desde que o programa FX começou, na era FHC, todos os aviões que entraram na concorrência vieram ao Brasil e foram pilotados pelos oficiais da Força Aérea. “Todos”(F-16, F-18, Mirage 2000, Su-32, Su-37, Rafale, Grippen, etc…) foram demonstrados na Base Aérea de Anápolis, onde está sediado o Esquadrão de Caça que irá operar o “novo” avião. Então, o “colega” que… Read more »

Vaaalney

Me enganei, vai acontecer aqui mesmo.

http://www.defesanet.com.br/fab1/cruzex_2010.htm

Rodrigo

Vai ser muito bom ver a queda do mito Rafale maravilha…

Depois de ver os poderosos Rafales serem massacrados pelos F-4 da Luftwaffe, agora eles serão massacrados pelos F5M da FAB!

A la chasse!

Pancho

era2000

Perfect!

Diego

Hahaha , vou ser privilegiado de ir ver os passaros no ar e vou para natal tambem…até que fir, espero que o evento bombe mesmo hehehe

EAFAL

Quero ver o que os EUA vão aprontar….

LBacelar

De acordo com informações que rolavam no ano passado, os aviões americanos seriam os F15E

mas agora chamar o F16 de inferior ao F18SH é muito amadorismo

Francisco AMX

Era 2000, já que o amigo “trabalha” na FAB, no 1GDA, deveria saber que o Mirage III já foi substituido pelo M2000… Outra coisa, os SH e os Rafales não estiveram no Brasil para “avaliação” e muito menos foram voados por pilotos brasileiros aqui. Quando se fala em Gripen NG não se fala em Gripen A/B/C/D, o caça de papel é o NG, pois não existe um NG pronto e sim um demonstrador que é um D modificado… dando uma idéia do que seria o NG… mas que nem sistemas completamente integrado tem, nem mesmo o radar AESA que está… Read more »

EAFAL

Vou te falar……estou sofrendo como leigo que sou. Em todos os posts as informações ditas “técnicas” são contraditadas. As vezes fico igual cachorro que caiu do caminhão de mudança hehe.
Abs

joaovws

Digo o mesmo “EAFAL”, a cada comentário eu mudo minha preferência, no fim, a cada matéria eu mudo umas 5x de preferência hahaha

bulldog

O Francisco AMX já falou por mim..só estou endosando.

“Eles também estão oferendo o modelo adaptado para a Marinha” Ah eh? Qual? um projeto do projeto? Se o NG é de papel o que dizer do naval. É do Autocad.

bulldog

Na verdade estou “endossando”.

Tito

era2000 em 26 mar, 2010 às 22:47

Bravo!!!

Tito

Pra quem não entendeu e era2000 não trabalha no GDA, ele pegou um comentário no Estadão.

Abs.

Leandro

Concordo com o Era2000, a FAB vai se “fubecar” com o Rafale, todo mundo sabe disso, só o Lula e o JB é que não vêem isso!!!
Enfim, espero ansioso pela CRUZEX 2010, só para saber o resultado dos F-5M versus SU-30 e versus Rafale, tenho pra mim que vai dar F-5 na cabeça…huahuahuahua

Genivaldo

Shalom para todos! Já estou vibrando quando começar a operação Cruzeiro do Sul este ano, pois todos os pilotos e participantes em terra verá a defesa e o ataque fuminante dos aviões brasileiros; ataques dos terriveis Bufalos como bombardeiros com sua velocidade de 1.3 mach, os violêntissimos Supertucanos surgindo do nada com mach 2.2, os maguinificos F 5 a mach 2.5 sendo apoiados pelos C 130 a mach 1, deixando boquiabertos os adversários, o que é isso, o que é isso??? É quando chega para finalizar a operação os Miragens, AMX, Brasilia, Xingu e recebendo o maravilhoso reforço dos Xavantes.… Read more »

Nelson Lima

Como o rafale já é uma barbada, preocupo-me agora com a integração de mísseis não-franceses ao caça.

Wolfpack

A Suécia trará o Gripen NG?

Nick

Caro ERA2000, Belo comentário, ou deveria dizer testemunho já que você viveu a realidade da logística de 2 caças de origem diferentes, podendo comparar os serviços e custos de manutenção. Sobre a Cruzex, vai ser interessante ver os SuperHornets x Rafales X F5M X SU30 e F16 Chilenos. Para mim como comentei nopost anterior anterior o ideal seria as seguntes regras de engajamento: Sem regras, o último que ficar no ar vence. heheehe brincadeira… mas deveria ser por ae mesmo. Será que o software do RBE2AESA estará pronto a tempo? a previsão seria 2012, mas talvez mandem um protótipo. Se… Read more »

Rodrigo

Se tem coisa que eu ainda não vi foi alguém da FAB endossando o Rafale tecnicamente. Mas eu ainda continuo com a mesma opinião que tenho desde o ano passado. Vão anunciar o Rafale e no fim ele não vai chegar. Atualmente temos algo muito mais problemático e real para nos preocuparmos: O CORTE DO ORÇAMENTO DESTE ANO! Se continuar assim o prejuízo vai ser pior, até coisas que já foram parcialmente pagas como os SeaHawk irão pro saco. A coisa está tão feia que a MB irá fazer um escambo com a AROU. O overhaul do Esquilo doado, que… Read more »

Rodrigo

Amigos, não haverão combates do Rafale ou de qualquer um dos visitantes entre eles.

Da mesma forma que na RedFlag os americanos fazem as OPFOR, aqui somente brasileiros farão a OPFOR.

A idéia do exercício é a operação de uma força multinacional, contra um país só.

Então esqueçam Rafale x F15 x Flanker(que eu duvido que o Chavez os envie, no fim na Venezuela quem opera de verdade é o F16 apesar dos embargos).

PerSan

Sobre a Cruzex, talvez um ponto deverá ser ponderado. A divulgação de resultados do F5M X Rafales X SU30 e F16 Chilenos.

Como a “coalisão” tem de sair vitoriosa (lembram da cruzex passada?) acredito que os duelos não terão os resultados “totalmente” divulgados, principalmente pelo fato do Su30 Venezuelano e do Rafale. (já pensaram que se o F5 abate os Rafales e Su30 alguem do congresso poderá dizer: Não precisamos modernizar a FAB…) Brasil – o país onde tudo é Possível –

Rodrigo

Pode ficar tranquilo que os resultados vão vazar rapidinho.

Alexandre

Meu deus o povo acha que o f-5M é um caça de combate. O avião além e ter um radar pífio 50Km ainda carrega dois misseis bvr e com uma autonomia ridícula. A verdade é que nas últimas versões do cruzex o mesmo venceu as versões antigas do 2000 e tem povo achando que isso é a oitava maravilha do mundo. Na red os americanos no começo estavam facilitando os combates(palavras de uns dos pilotos para a revista força aérea) para saberem a frequência que nossos radares trabalhavam, mas a mesma revista cita a diferença entre um f5M e um… Read more »

Robson Br

O RAFALE virá, o F-18 SUPER HORNET, também.
E o GRIPEN NG ?????????

Seria muito bom ver os tres operando juntos, mas……infelismente o NG não existe. A suécia passou quase quatro anos falando no tal caça e não teve grana e não achou um trouxa para terminá-lo. Nem seu governo.

rodrigo avelar

eu estou ansioso em ver se alguns desses super caças veem fazer uma escalinha em Recife, quer dizer eu acho que os f16 chilenos navamente devem passar por aqui, agora o fator a ser considerado nesses exercicios será em ver como os nosso f5m vao sair contra os f16 chilenos e su30 venezuelasnos outra como o Rafale vão sair contra os su30 e o mais importante será em ver o que os americanos vao mandar não para textar os rafales e sim os su-30 da venezuela. Vamos ver se realmente os pilotoss Venezuelanos são realmente fracos como muito dizem por… Read more »

StoppingPower

Se não tiverem batido ainda o martelo sobre o F-XN e vierem Rafales e SHs vai ser pior que “briga de foice no escuro”…hehehe

Pedro

Poxa, se deus quiser, saio daqui de Maceió e vou a Natal, ver essas máquinas.

ABRAÇOS. Apesar se muitos não gostarem, ou não aprovarem, será Rafales f3 aqui… é um bom caça sim, o preço que tá salgadissímo.Quem sabe um Pak-Fa daqui a uns 20 anos,ainda estarei vivo como no fx,fx2 e fx3???.

Paulo

Briga boa vai ser os Sukhois com os americanos, essa eu quero ver. haha!!!

Giordani RS

É muito útil a participação da força aérea argentina e uruguaia…vão acrescentar muito…a FAB vai aprender muito com elas…uma pena que a força aérea boliviana não irá comparecer…acrescentaria MAIS ainda ao treinamento dos pilotos brazucas…
Por favor! Um exercício dessa magnitude tem de ser levado a sério!

Alguém sabe quantos tiros de canhão foram disparados na última cruzex? Quantas bombas foram lançadas? E AAM´s lançados? Eu já sabia…

rocky

robson br as 10:08

Muito menos a França que não consegui vender seu queijo fedido para nenhum país se quer hehehe

sds

Alexandre

Engraçado quantos ng foram vendidos????????????????
Tudo o que existe é promessa de compra e nada.

Curvo

Alexandre, vale o mesmo para o Rafale … já o SH …

Leonardo Crestani

Eu sou capaz de apostar que a Franca nao trara o Rafale ao Brasil, pois na ultima edicao da Cruzex os F-5 brasileiros massacrarao os mirage franceses, ou seja o governo frances nao ira trazer pra ca um aviao que venderam a nos por uma fortuna pra peder pra avioes F-5 que estavam no lixo nos EUA, e o governo brasileiro nao ira derrubar nenhum rafele, imagine só as manchetes, CACAS BRASILEIROS COM MAIS DE 30 ANOS GANHAM EXERCICIO DE GUERRA SOBRE OS NOVOS CACAS BRASILEIROS COMPRADOS DA FRANCA….

Isso sera ridiculo a ambos os paises…

Fernando "Nunão" De Martini

“Leonardo Crestani em 27/03/2010 às 13:31” Leonardo, Como já respondi a outro leitor numa outra ocasião, o “massacre” dos F-5 modernizados sobre os Mirage 2000 da versão C tem que ser relativizado: tratava-se de um vetor recém-modernizado utilizando um míssis BVR do tipo “dispare e esqueça” contra um vetor desatualizado, utilizando, no máximo, um BVR semi-ativo. Na ocasião anterior, deu-se praticamente o contrário: os F-5 não modernizados foram “massacrados” por Mirage 2000 da versão “5”, modernizados e capazes de engajar vários alvos ao mesmo tempo e lançar salvas de mísseis BVR do tipo “dispare e esqueça”. Vale lembrar também o… Read more »

Curvo

Pode deixar meu caro, isto nunca iria acontecer, tal como no inicio do mandato que o IBOPE cometeu uma infâmia de divulgar uma pesquisa contra o governo, tomou um safanão e nunca mais divulgou coisa alguma que não passase pelo governo primeiro !!!

Curvo

Mas leonardo falando sério, isto pode até acontecer e sabe porquê ?
Sobre os f-5 é bem capaz que : saibamos mais sobre eles, do que os franceses sobre o Rafale (tempo de uso) e, provavelmente como os custos da hora de vôo são menores (F5), mesmo com restrições é bem capaz que nós os voemos (F5) mais, do que eles (Rafale) … hahahahaha

Leonardo Crestani

E pra nao esquecer, os venezuelanos nao traram os SU30, imagine a melhor maquina de guerra da america do sul, sendo derrotada por um aviao americano como o F-5 brasileiro, F-16 chileno, ou se os argentinos trouxerem pra ca os A-4 rsrsr, pois o grande ditador chapolin é inimigo mortal do imperio das trevas da america, e comprou estas maquinas pra garantir que seu pais nao seja invadido pelos EUA, e na minha opniao ele nao ira mandar seus SU30 pra darem vexame aqui contra maquinas inferiores que ainda sao americanas…

Sds…

Leonardo Crestani

Curvo, nao podemos esquecer do nosso resultado na redflag em 2008, que nossa FAB teve o mesmo resultado da USAF, sendo a USAF com avioes muito mais modernos que os nossos, e sendo que os pilotos americanos tem no minimo 3X mais horas voo ano que os pilotos da FAB, isso so vem a mostrar o grau de profissionalismo e empenho da FAB…

Francisco AMX

Leonardo e Crivo, expliquem pq os F-5M são máquinas fabulosas e nossos pilotos são os melhores do mundo! pode ser? sim, pq o que vcs escreveram simplesmente se traduz nestas, digamos, sandices…
Expliquem como ocorreu os exercícios da Cruzex e do RedFlag, detalhes… mas se não souberem posso dar algumas informações aos amigos…

Sds!

Leonardo Crestani

Eu talves posso ter me expressado mau, o que disse é verdade, tivemos sucesso tanto no redflag e Cruzex, mas por gentileza Francisco, escreva sua visao e vamos aprofundar o dialogo…

Sdss…

Alexandre

Essa é boa F5M melhor que caças como f16 e f15, amigo treino é treino e guerra é guerra. Na red o que os americanos estavam fazendo era testando o f5M não é a primeira vez que eles perdem alguns comabates para terem informações a respeito do caça em que estão treinando. Depois dessa manobra a fab resolveu esconder o jogo em cima do seu vetor mais moderno. Agora curvo vc acha que a frança voa menos que a fab?????????????????????????????? Essa é boa, vc acha também que o F5M pilotado por um brasileiro que voa no máx 150Horas anuais vai… Read more »

Francisco AMX

Leonardo, vamos lá… No Red Flag, nossos F-5M voavam na retaguarda, na frente iam os F-15 e depois F-16, depois de terem os inimigos identificados, já com a situacional do combate definida, é muita presunção achar que chagando lá com um caça que tem um radar de 70km, limitado, com 2 míssies BVR de alcance real de 40Km, possamos, com talento “supernatural” desbancar caças que carregam, no mínimo o dobro, tem autonomia de 3x mais, são mais ágeis e rápidos em qualquer modo… é como colocar o Brasil a jogar contra o Ibis… pode acontecer de o Ibis fazer um… Read more »

Giordani RS

Brasileiro é um povo heróico…tem que voar de fusca mesmo…ops, digo, F-5…
E esses gringos, franceses, suecos e russos? Todos burros! Gastando milhões e milhões no desenvolvimento de caças enquanto o bom está aqui…o F-5EM…

Por favor…

Leonardo Crestani

Certamente Francisco, concordo com vc, mas em alguns sites eles colocaram esses exercicios como se o Brasil tivesse sido o vencedor, o que foi divulgado deixava claro que o Brasil tinha obtido um exelente resultado, talvez nao contra uma forca aerea especifica, mas talvez uma vitoria de superacao, pois temos maquinas velhas, e isso talvez tenha sido a grande vitoria do Brasil nesses exercicios, conseguir voar com maquinas velhas…

Curvo

Concordo com o Leonardo, a história brasileira é cheia de superação, agora concordo com todos os que aqui escreveram, inclusive quanto à realização de treinamentos internacionais, pôsto que aqui horas voadas para treinamento, só quando existe exercício internacional à vista !!! E querem que compremos aviões que custão um horror em termos de horas voadas ???!!! Sim temos de sair da situação de pasmaceira frente aos nossos vizinhos, senão logo logo teremos de aprender a lingua Espanhola “muchachos” !!!

Curvo

A questão é quanto podemos gastar, sem sonhos mirabolantes !!!
O quanto precisamos gastar ??!
Estabelecer planos e metas racionais e bem pensadas, os EUA tem planejamento para mais de 50 anos !!! E nós ??? 6 meses ???

Marco Antonio Lins

Ilmo Srs

Acho que nossos pilotos,quando se familiarizar com o Rafale, serão
imbativeis. Esse exercicio poderar tirar duvidas quanto a qualidade dos caças.Poderiam ter emviado um Gripen tanbem!Acho que não temos tempo de contruir um vetor, a não ser posteriormente. O que temos que fazer e fechar esta lacuna existente em nossa defesa.

egreg

A terra ou dá Pé de Banana ou dá Civilização. hahahahaha

Curvo

Apenas lembrando ao Alexandre em 27 mar, 2010 às 14:27, que nós voamos de F5 há pelo menos 40 anos (isso mesmo !), será que no somatório não dá mais horas voadas que a França de Rafale ? Ou seja´, embora vamos de F5, na minha opinião o que vale é a experiência com o instrumento de trabalho !!! Isto pôsto sem querer adiar o FX2 e sem querer desmerecer a quem quer que o seja, apenas dizendo que o nosso “GAP” é mais embaixo, e não precisamos de vetores que fiquem mais tempo parados do que em pleno funcionamento,… Read more »