Saab Gripen

Embaixada da SuéciaAs Suas Majestades, o Rei Carl XVI Gustaf e a Rainha, Silvia farão uma visita de estado ao Brasil do dia 23 ao dia 26 de março de 2010, a convite do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O governo sueco será representado na visita pelo Ministro de Desenvolvimento Social, Göran Hägglund, o Ministro da Defesa, Sten Tolgfors e o Secretário de Estado de Comércio Exterior, Gunnar Wieslander. Além do governo, haverá uma delegação empresarial sueca visitando o Brasil no âmbito da visita de estado, liderado pela Presidente da Confederação das Empresas Suecas, Sra. Signhild Arnegård Hansen.

Objetivos

O principal objetivo da visita de estado é o de aprofundar e reforçar a cooperação estratégica entre a Suécia e o Brasil. Uma prioridade é a cooperação industrial, em especial, da alta tecnologia e inovação. Em outubro de 2009, durante a visita oficial do Presidente Lula à Suécia, foi assinado um acordo de cooperação nesta área.

A cooperação já está em andamento, através de universidades, pela Agência Sueca de Inovação para Desenvolvimento Sustentável, VINNOVA e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, ABDI. Um conselho empresarial, entre a Suécia e o Brasil, será lançado como uma plataforma para o diálogo entre as empresas influentes e os governos. Além disso, a visita é importante para promover o comércio entre os países, e facilitar o aumento de investimento pela industria sueca, que tem grande presença no Brasil.

Entre as áreas identificadas como prioritárias para a cooperação estratégica entre os dois países estão: a bioenergia / biocombustíveis, tecnologias sustentavéis, silvicultura e também a indústria florestal. Um esforço já está sendo feito na promoção da sustentabilidade, principalmente em planejamento e desenvolvimento urbano (um projeto chamado Symbio City). A educação e a defesa também são relevantes para uma ampliação na cooperação.

Outra parte importante da visita será a promoção de valores suecos, como a realização de troca de experiências sobre os direitos das crianças e o enfrentamento ao tráfico de pessoas.

Programa Preliminar de 23 a 26 de março

Terça-feira 23 de março

As Suas Majestades o Rei Carl XVI Gustaf e a Rainha Sílvia chegarão ao Brasil no aeroporto militar de Brasília na parte da tarde, onde uma cerimônia oficial de boas-vindas será realizada.

Logo depois da chegada, Suas Majestades estarão estar presentes quando a Embaixadora Annika Markovic abrirá uma exibição de fotos da construção de Brasília, do fotógrafo sueco Åke Borglund, e um filme no mesmo tema do diretor sueco Torgny Anderberg. Depois a mesma exibição será mostrada no Congresso Nacional.

O programa continua com uma reunião com a delegação empresarial sueca, constituída por presidentes das empresas mais importantes da Suécia.

À noite, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua esposa, a Primeira Dama Marisa Letícia Lula da Silva, irão oferecer um jantar informal para o Casal Real no Palácio Presidencial Alvorada.

Quarta-feira, 24 de março

Durante a manhã, suas Majestades, o Rei e a Rainha farão uma visita ao Supremo Tribunal Federal, onde serão recebidos pelo Presidente do Tribunal, Ministro Gilmar Mendes. Em seguida, o Casal Real irá ao Congresso para encontrar o Presidente do Senado, José Sarney e o Presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer.

O Presidente Lula da Silva e a Primeira Dama receberão o Casal Real no Ministério das Relações Exteriores. No Ministério, os dois chefes de estado terão uma reunião oficial e participarão da inauguração de um conselho empresarial entre empresas suecas e brasileiras. Enquanto isso, a Rainha e a Primeira Dama terão uma reunião em separado. A visita terminará com um almoço oficial com discursos dos dois chefes de estado.
À tarde acontecerá uma reunião que tratará sobre os povos indígenas no Brasil, com o Ministro da Justiça Luiz Paulo Barreto, o Presidente da Fundação Nacional do Índio, Márcio Meira (FUNAI), e representantes dos povos indígenas. Depois o Rei encontrará a organização dos escoteiros do Brasil.
A noite termina com uma jantar na residência da Embaixadora Sueca Annika Markovic.

Quinta-feira, 25 de março

O Casal Real deixa Brasília na parte da manhã e vão em direção a São Paulo. A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo oferecerá um almoço seguido por um seminário sobre a ampliação da cooperação na área de alta tecnologia e inovação entre o Brasil e a Suécia. Sua Majestade o Rei e o Presidente da FIESP Paulo Skaf, serão oradores, entre outras pessoas.

À tarde a Rainha discursará na inauguração do seminário regional sobre o tráfico de pessoas e a exploração sexual. Logo depois, a Rainha irá se encontrar com a Rede “Não Bata, Eduque!” que trabalha contra a punição corporal de crianças.

À noite, o Rei e a Rainha encontrarão o Governador do Estado de São Paulo, José Serra, com sua esposa, Mônica Serra. Em seguida, o Rei e a Rainha convidarão os representantes empresariais brasileiros e suecos, entre outras pessoas, para um jantar.

Sexta-feira, 26 de março

Dia dedicado a visitar a cidade industrial de São José dos Campos. O Rei visitará a Vale Soluções em Energia – empresa focada em novas soluções de energia sustentável; e o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial, que, além de pesquisa, também é responsável pelo programa de satélites do Brasil.

A Rainha visitará a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo pela manhã e depois continuará em São José dos Campos para conversar com o prefeito, e fazer a apresentação do projeto do World Childhood Foundation, chamado “Refazendo Laços”. Este projeto atua no reforço à proteção de crianças.
O Casal Real finalizará o programa em São José dos Campos com uma visita conjunta à empresa Embraer, com almoço e exibição da montagem final de aeronaves.
A visita oficial terminará em São Paulo, durante a tarde, no dia 26 de março.

FONTE: Embaixada da Suécia

NOTA DO EDITOR: para os suecos, o jogo ainda está valendo.

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gutex

Deus queira (leia-se embraer e nos contribuintes) que essa parceria continue independente do F-X2…
Ou vocês acreditam que a FAB terá fundos para subistituir e operar de forma satisfatoria todos seus F-5/M-2000/AMX por rafales?

Alex Nogueira

A equipe da Suécia chegou tarde. Também espero que as parcerias continuem independende das FA.

JOSE

Vai continuar sim,há muitas empresas suecas aqui no brasil,e com potencial de lucro enorme,até mesmo um representante do governo dos E.U.A disse que caso não seja escolhido não afataria as relações com o brasil!

João Augusto

Tomara que alguém troque os pafpéis pro Lula assfinar e ele assfine o documento de compra dos Gripens.
XD

Marcelo Brandão

chegaram tarde para o FX2, mas bem que a MB poderia comprar o Grippen Navalizado… cairiam como uma luva no São Paulo, e ainda poderiamos lucrar alguma coisa com transferencia de tecnologia, quem sabe dos fraceses e dos suecos…

Pancho

Caros editores, achei um errinho de escrita no texto:
“… Suas Majestades estarão [estar] presentes…”

Estou escrevendo isso somente para ajudar um pouco, pois sei que é bem complicado manter um Blog com este alto nível e sem nenhum errinho de escrita… sempre passa algo despercebido.

Abraço!

Fabio

Tomara que a marinha compre uma meia duzia de Gripens, deixando alegres muitos fanaticos “gripeiros”. Sera que existe fan clube do Gripen no Brasil ? Ta ai.. uma boa dica… AVE GRIPEN … AVE GRIPEN.. AVE GRIPEN…

Latino

Fabio

se tivessemos fã club do gripen ng no Brasil ;eu com certeza seria socio ,afinal Além de bonito, o pequeno caça sueco pode levar uma carga bélica espetacular, como mísseis ar-terra stand-off, mísseis ar-ar de curto e longo alcances, pods designadores e bombas guiadas a laser.

o pequeno ainda tem supercruiser..que é coisa de gente grande tipo f-22 sem falar no radar AESA ,bom por isso e outros motivos ;sou + uma viuva do gripen ng .

Fabius77

Quem sabe o governo tbem participe de uma forma consistente no devenvolvimento do Gripen NG, porque o FX2 ja é do Rafale! SDS

Diogo

Será que este anuncio que dizem que “o rafale vai ser o escolhido”
não é uma forma de fazer a SAAB mostrar uma proposta melhor ainda?

Os Suecos estão vindo para cá… Eles não vão querer perder a
viagem, vão querer dar a ultima cartada…
——–
Da outra vez que o presidente falor que era o rafale as negociações
ficaram melhores…

Jacubão

Será a última cartada da Suécia?

Danilo

Ainda ha esperança ?

Saab Gripen NG apoio está idéia.

Galileu

Surgiu um comentário aew………dizem que a FAB só vai ter expediente ter/quar/qui e não tem rancho podem levar suas marmitinhas, tudo em prol da economia.

Afinal teremos um caça que preste no 7 de setembro, chega de passar vergonha frente as visitas, como aconteceu com o Sarcozi.ahahahha

Fabio

A USAF está aposentando todos seus caças F22 depois das noticias da performance do Gripen. A Russia tb está temerosa com a chegada do NG. Na França fala-se em aposentar o Rafale frente a superioridade gritante do Gripen. A SAAB fabricou a melhor aeronave de todos os tempos. Incrivel.

RAFAEL (RS)

Será que sou eu ou esse pessoal está louco e ainda não se conta que a decisão está tomada, os franceses foram mais rápidos e garantiram os 10% de comissão e vão emplacar a jaca francesa……

Nick

Caro RAFAEL,

A falta de “timing” no lobby Sueco é incrível. Ou eles são muito inocentes mesmo, para acreditar que ainda tem chances.

[]’s

Curvo

Será que eles estarão trazendo uma arma secreta ??? Um ou vários cheques na bagagem … rsrsrsrs

Fsinzato

Há muito

tempo atrás

em uma galáxia

muito distante…

Episódio FX2

“Gripen uma nova esperança”

Temendo o inevitável avanço

do império de Lord Sarkosy

e suas alianças com Jabba o Lula

Hans Gustaff e princesa Silvia

partem em uma desesperada missão

no sistema planetário de Pindorama

tentando modificar a decisão

dos novos caças rebeldes

FX-Wing…

JOSE

Numa terra de faz de conta,existia o grippen NG,produto de uma fábrica de caças chamada de A fantástica Fábrica de Caças!

Antonio M

“…A USAF está aposentando todos seus caças F22 depois das noticias da performance do Gripen. A Russia tb está temerosa com a chegada do NG. Na França fala-se em aposentar o Rafale frente a superioridade gritante do Gripen. A SAAB fabricou a melhor aeronave de todos os tempos. Incrivel. …” Não. Incrível mesmo é o Rafale. Um caça que tem tudo melhor que os outros, cujo desenvolvimento começõu em 1986 e consumiu mais de 40 bilhões de Euros e que não conseguiu vender para ninguém ?!?!?!!?!? Que injustiça !!! Mas agora com o governo bonzinho do LuLLa dando um “empurraõzinho”… Read more »