H-1H que sofreu acidente no MS será inutilizado

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A FAB (Força Aérea Brasileira) informou que o helicóptero 8689 H-1H, que caiu no início da tarde de ontem (5) ao levantar voo do heliponto do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul Rosa Pedrossian, teve perda total.

A assessoria da Base Aérea de Campo Grande informou que a aeronave será inutilizada. Os dois veículos, Corsa Classic e Fiat Uno, destruídos no acidente, deverão ser ressarcidas pela instituição.

Dois oficiais de segurança de voo estão realizando perícia no helicóptero para descobrir a causa do acidente. Conforme a assessoria, o processo deverá ser concluído em 30 dias.

Cinco pessoas estavam na aeronave, mas não tiveram ferimentos. Contudo, os três tenentes e os dois sargentos foram submetidos a exames médicos no Pronto Atendimento Médico do HR.

Acidentes – Nos últimos oito anos, aviões e helicópteros da FAB estiveram envolvidos em pelo menos sete acidentes. O mais recente envolvendo um helicóptero H-1H foi em novembro de 2008, quando três militares morreram e outros três ficaram feridos, na cidade de Icapuí, no interior do Ceará.

A aeronave modelo H-IH fazia a rota entre Natal, no Rio Grande do Norte, e Fortaleza e teria tentado um pouso forçado em um campo de futebol na periferia da cidade. Um incêndio acabou matando os três militares.

Em 2005, dois militares morreram devido a queda de um helicóptero, também do Esquadrão Pelicano. O acidente ocorreu durante uma missão de treinamento realizada nas proximidades da pista de pouso da Base Aérea de Campo Grande.

FONTE/FOTO: PantanalNews, Capitalnews

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Kpilot

Parece que estava muito pesado…!!

marujo

Caiu por que está velho ou por que a grana da manutenção está curta? Ou os dois motivos?

Rodrigo Cesarini

Se não estivese conforme não voaria, estaria indisponível.

caravlhomtts

É o sapão deu o que tinha que dar,são maquinas que foram muito bem usadas,esta chegando o dia em que não escutaremos mais o som das pás do seu rotor principal cortando o ar som incomfundivel.
abraço a todos

bruno luiz

Vou falar o que aconteceu na minha humilde opinião. Quem sabe alguma coisa de helicóptero sabe que o seu rotor principal tem a capacidade de se inclinar para uma direção para virar. Ou seja, o rotor curva para a direita para o aparelho ir para o direita. O restante do movimento de rotação é com o rotor de calda. Bem, a peça responsável pelo movimento do rotor deve ter travado. O helicóptero ficou literalmente à deriva, apenas sendo sustentado. O piloto não teve escolha se não esperar o helicóptero estar numa posição boa para poder descer, o que não foi… Read more »

Fábio Mayer

O Brasil já operou mais de 50 sapões.

E agora eles estão em paulatina susbtituição pelos Black-Hawk (16) Mi-35 (12) e EC 725 (18).

Minha curiosidade é saber se apenas 16 BH serão adquiridos, deveriam ser bem mais…

Ulisses

Este helicoptero é antigo na FAB ou são dos adquiridos dos estoques americanos na Alemanha? Estes, que eu saiba, vieram equipados com óculos de visão noturna, pintura reflexiva e outras modernizações. Estes Huey não são mais novos que os modelos adquiridos na década de 70 pela FAB?

Rodrigo Cesarini

Ulisses, os mais modernos(estes com NVG) não estavam em Santa Maria/RS?

Ulisses

Rodrigo, eu sei que o Brasil adquiriu umas 20 e poucas unidades, escolhidas a dedo por militares da FAB que foram até a Alemanha, mas eu não sei para onde foram distribuidos!

Alexandre

Bom, se esse Sapão não pode mais voar então poderiam dar uma “ajeitada” e colocar no Museu Aeroespacial. Seria uma ótima despedida para uma máquina tão bela.

Curioso

Ele estava de tanque cheio, dia quente, area restrita, 5 pessoas a bordo e mais a carga!! Acho que faltou potencia e o pedal anti torque deu batente por isso o giro sem controle e a queda.