Acidente com H-1H da FAB em hospital de Campo Grande

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Segundo os bombeiros, ninguém ficou ferido no acidente. Aeronave teria atingido carros parados no local.

Um helicóptero da Força Aérea Brasileira caiu no estacionamento do Hospital Regional de Campo Grande, na tarde desta sexta-feira (5). Cinco tripulantes estavam no helicóptero, mas ninguém ficou ferido.Segundo o Corpo de Bombeiros, o helicóptero teria atingido dois carros que estavam estacionados no local.

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informou que o acidente ocorreu no momento em que a aeronave decolava. Os militares levavam soro antiofídico para uma mulher que foi picada por uma cobra no interior de Mato Grosso do Sul.

Uma equipe de peritos está no local para tentar descobrir as causas do acidente. Depois da conclusão dos trabalhos, a aeronave será levada para a Base Aérea em Campo Grande.

Nota – 05/02 – Pouso de emergência de helicóptero da FAB em Campo Grande

O Comando da Aeronáutica informa que, às 14h30 de hoje (05/01), um helicóptero H-1H, do 2°/10° GAv, realizou pouso de emergência nas imediações do Hospital Regional Rosa Pedrossian, localizado em Campo Grande-MS. O helicóptero decolou de Campo Grande com destino ao interior do estado para realizar missão de misericórdia. A tripulação – composta por cinco militares – sofreu ferimentos leves e passa bem. A Aeronáutica já iniciou a investigação para apurar os fatores que contribuíram para o acidente.

Brasília, 05 de fevereiro de 2010.

Coronel Aviador Jorge Antônio Araújo Amaral

Chefe interino do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA

FONTE / VÍDEO: G1 (na segunda parte, Nota Oficial da FAB)

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rodrigo

Falta muita coisa com certeza. Mas há de se admitir que estamos saindo do período em que se libera a tropa ao meio dia por falta de rancho, para entramos em uma nova realidade. Muita coisa é necessária, mas creio que estamos no caminho certo. Pelo menos estamos em um caminho. Coisa que a FAB, MB e o EB nunca tiveram antes. Pelo menos não nos últimos 20 anos. Agora, vamos por parte, existem contratos comerciais, parcerias, desenvolvimentos que demandam tempo. É óbvio que este é um processo bem mais acima que meros preconceitos ideológico-partidários. Existem financiamentos a serem negociados,… Read more »

RenanZ

Que sorte estarem filmando bem no momento !!

Pelo visto, parace que as pás do rotor atingiram
aquelas árvores próximas, mas ainda não dá para
explicar porque estava sobre o estacionamento

Pangaré

Pena que foi filmado por um pangaré.

caravlhomtts

A filmagem esta muito tremida,não da para tirar uma conclusão firme do que aconteceu,ainda bem que foi só perda material.

th98

ele tava decolando ou descendo???

fullcrum

…Os Huey prestaram inestimáveis serviços, mas é hora de descanso, que tenham seu lugar no Musal e em outros locais como monumentos, abrindo espaço aos H-60 e EC-725.

bruno luiz

Deveria estar com um problema no movimento do controle do rotor, aquele que o movimenta para os lados e para frente.
Então, eu esqueci o nome da peça, mas ela deve ter parado de funcionar e o rodor perdeu a capacidade de uinclinar, ou seja, o helicoptero estava a deriva apenas sendo sustendado.

caravlhomtts

Pessoal vendo esta filmagem,na hora do pouso do BELL 212 ele se aproxima do heliponto do hospital tendo em seguida refugado,pode ter havido neste hora algum problema mecânico ou hidráulico,haja visto a pequena altura de voo do mesmo,e sabedores também que o pessoal da aeronáutica voa no padrão não faria uma aproximação desta.
Ai desculpa o BELL 212 não consigo chama-lo de H 1 H.
ABRAÇOS A TODOS

Nabil

Pow que sorte estarem filmando bem nessa hora, o duro é que a pessoa que estava filmando ficou desesperado e não soube filmar direito…

L. Marchetti

A filmagem mostra a SEGUNDA tentativa de decolagem do helicóptero. Na primeira, não conseguiu e tocou a grama do estacionamento. Na segunda, a do filme, não conseguiu completar de novo, pegou a árvore. Caiu encima de 2 carros e por sorte ninguém ficou ferido.

Bronco

Mais um sinal claro que de passou da hora de aposentar o sapão.

Agora uma coisa passa despercebida na reportagem: o motivo pelo qual o helicóptero foi ao hospital.

Levar soro antiofídico para uma pessoa que sofreu uma picada de cobra. Por conta da gravidade da situação, lá estava a FAB e seus homens, mesmo que para salvar “apenas” uma vida.

Essa é para a série: “chupa que é de uva” aqueles que insistem em argumentar em favor da inutilidade das forças armadas.

Noel

Bronco, concordo que já chegou a hora do Sapão ir prá reserva, não pelo acidente, mas sim pelo tempo de SV. Afinal, são 40 anos de operação dos primeiros helicópteros. Mas, o problema é que seus substitutos estão sendo adquiridos em poucas quantidades. Outros H-60, caso cheguem mais realmente, e o 725, não são suficientes prá dotarem, plenamente, os 4 Esquadrões que operam o H-1H, a médio prazo pelo menos. No futuro??? Só um detalhe, se até aqui na trilogia, tem gente que faz críticas descabidas as FFAA, até ofensivas, o que imaginar da sociedade formadora de opinião. Ex: o… Read more »

L. Marchetti

Pra comprovar o que eu postei logo acima, aqui vai a descrição de uma testemunha:
http://www.campogrande.news.com.br/canais/view/?canal=8&id=281531

E uma galeria do que sobrou do aparelho e dos carros:
http://www.midiamax.com.br/galeria.php?id=1436

joão

Olha que bagaço que ficou o helicóptero! E o carro que foi atingido então…

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4248679-EI8139,00-Helicoptero+da+FAB+cai+em+patio+de+hospital+em+Campo+Grande.html

Alexandre

Para mim ele tentou arremeter ou decolar e faltou potência. Tentou ganhar velocidade horizontal mas não consegui. A temperatura do motor já devia estar no limite. Alguma dúvida que a temperatura estava beirando os 45 graus? Esse helicóptero ainta tem muitos anos, mas a versão bi-turbina. Concordo, o Sapão , monomotor, já deu o que tinha que dar. Está na hora do descanço.

Bronco

Noel, É porque deixaram a coisa chegar num ponto onde a FAB, lá pra 2003, tinha 50% de seu inventário no chão. Aí demoraram a acordar, se definiu uma END que diz claramente que só se compra com tranferência de tecnologia e com produção de partes das aeronaves aqui e se esqueceram de que boa parte das FAs brasileiras já estavam sucateadas na década de 90. Veja bem, não é uma crítica à END que eu acho válida e inteligente. Mas veio 20 anos atrasada, numa situação onde só algumas grandes compras irão resolver a situação do reaparelhamento. E, mesmo… Read more »

BRAVURA

Que acontece com uma aeronave quando se espatifa assim numa queda?
Ainda dá pra consertar e voltar ao serviço?

Leonardo Angelozi

BRAVURA da sim dependendo da idade e das condições do equipamento apos a queda, isso claro apos a investigação pericial.

No caso dos Huey como sao celulas antigas o certo seria nem reformar, ai vai serviço pesado de tornearia e etc p causa das peças de uniao da base a cauda, eixo do motor e pas bom novamente digo q o certo seria aposentar ou sucatear esta celula.

>>>>>mas como aqui é Brasil….. tenho minhas dúvidas<<<<<<<<<

Ramir

E o que q aconteceu com a pessoa que precisava do soro antiofídico ?

Será que mandaram outro helicoptero pra lá ?

Pq picada de cobra, quanto mais rápido o socorro mais chance tem de sobreviver.

Francoorp

Mais de 4 mil foram abatidos no Vietnam, mas no Brasil se abate sozinho… tem que aposentar mesmo, comprar nova, boa, resistente, comprovada em batalha e que seja de simples manutenção.

Quem tem equipamento assim???? A Mãe Russia, so ela e ninguém mais!!!

Juarezj

Aquela célula dificilmente volta, na foto da para perceber que houve uma torção estrutural, vai vira scrapper.

Grande abraço

Bruno_Rocha

BRAVURA em 05 fev, 2010 às 23:25 Que acontece com uma aeronave quando se espatifa assim numa queda? Ainda dá pra consertar e voltar ao serviço? Em aeronaves civis que sem envolvem em acidente, nenhum peça (que eu saiba) é reutilizada, mas como o Leonardo Angelozi falou, aqui é o Brasil, nada é jogado fora, vã usar até no osso. Veja só, a parte mais comprometida da aeronave foi a calda que foi torcida e arrancada. A parte da célula na cabina estava com algumas avarias, mas o que será, obviamente, reutilizado, será mesmo o motor, painel, e a célula… Read more »

Thomas

“Olha que bagaço que ficou o helicóptero! E o carro que foi atingido então…

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4248679-EI8139,00-Helicoptero+da+FAB+cai+em+patio+de+hospital+em+Campo+Grande.html”

acionando na Justica, em vinte ou trinta anos o proprietario do veiculo sera ressarcido … pelo valor de mercado do veiculo … menos depreciacao … ai dele se nao tiver pago o IPVA …

Rodrigo Cesarini

Agora todo mundo acha que o sapão não presta e deve ser jogado fora. Quando foi noticiado que seriam cedidos à Bolivia houve uma verdadeira comoção; leiam o que os gênios comentaram:
http://www.aereo.jor.br/2009/10/11/ao-todo-brasil-podera-doar-27-aeronaves/
Vai entender

Francoorp

é Rodrigo Cesarini , e eu ja tinha cantado a pedra la naquele topico…

Antonio M

Qual plano de saúde privado cobriria um cliente que levasse tal picada de cobra em MS, enviaria um helicóptero com soro anti-ofídico e com uma equipe de 5 pessoas ? Uma coisa eu sei, é um plano que eu não posso pagar! rsrsrsr!!!! Quando certas pessoas precisarem de uma ajuda assim, talvez passem a ver a vida, os serviços públicos e FAs de outra forma, que precisam ser mantidos e valorizados justamente, nem mais nem menos, e não somente vinculado a excessos cometidos durante certo período de nossa história e a funcionários e pessoas “encabidadas” que querem somente se dar… Read more »

Antonio M

Se o Brasil fosse mais “rápido”, avaliariam o kit de modernização de UH-1H para o padrão Huey II. http://aviacaonoticias.wordpress.com/2009/07/07/exercito-argentino-e-bell-firmam-convenio/ “…Com esse convênio, a oficina da Aviação do Exército se transforma na única fora dos Estados Unidos com aptidão técnica para realizar as tarefas de transformação dos helicópteros Bell UH-1H para o padrão Huey II….” Sendo realmente viável economica/operacionalmente, mais fácil seria o translado das aeronaves e as FAs ainda poderiam fazer uso durante um bom tempo, no mínimo como aeronaves orgânicas, treinamento e uso em situações de calamidade pública e ainda, ceder boa parte para as polícias militares de alguns… Read more »

Alexandre

Olá Rodrigo Cesarini Não achamos que o Sapão não presta. Mas toda aeronave tem seu ciclo de vida. Quando o Sapão foi projetado no final da década de 50 as temperaturas no planeta eram mais amenas, as pessoas eram menores e pesavam menos, em média 75 kg. Quem pesa 75 kg hoje? Quase ninguém. Esssa aeronave opera num dos lugares mais quentes do Brasil. Tudo isso somado a uma manutenção mais restritiva vai fazendo com que o rendimento dos motores vão ficando cada vêz mais limitados. Tenho certeza que a Bolívia não vai poder operar tão bem o Sapão quanto… Read more »

Leonardo

Bruno Rocha , Em relação à aeronave voltar ou não a ativa vai depender de uma série de fatores, a fuselagem será levada a um gabarito caso tenha sofrido algum tipo de torção será analisado se há ou não a possibilidade de correção sem comprometimento da estrutura, quanto ao cone de cauda o mesmo terá de ser substituído por completo, em relação ao rotor principal, terá de ser analisado toda transmissão quais forma os danos sofridos, quase sempre nestes tipo de acidente não sofre grande dano, pois as pás são feitas para se partirem neste tipos de acidente, após todas… Read more »

lvsantos

foda da filmagem e o bêbado segurando a camera