quarta-feira, maio 12, 2021

Gripen para o Brasil

K-8V, ‘treinador simulador’ chinês

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

K-8V- a

Na foto, o treinador chinês de segunda geração K-8V, na Academia de Voo. O jato foi revelado pela primeira vez no Zhuhai Airshow em 1998, como “variable stability aircraft and inflight simulation test aircraft” (IFSTA).

O K-8V é uma versão modificada do treinador intermediário K-8, com um sistema de controle de voo “fly-by-wire” (FBW) capaz de simular as características de voo de várias aeronaves, dentre as quais o F-16, Mirage 2000, J-8 e Su-27, com o carregamento de software com os parâmetros de voo.

Até 8 parâmetros podem ser carregados no computador para cada voo. O cockpit dianteiro da aeronave é equipado com controles FBW enquanto o traseiro retém os controles mecânicos como backup.

O cockpit dianteiro também está equipado com GPS e MFDs. O K-8V além de simular o comportamento de outras aeronaves em “pitch”, “roll” e “yaw”, pode também simular o comportamento em decolagem e pouso.

Com o primeiro voo ocorrido em 1991, o K-8V certamente foi uma ferramenta valorosa na simulação e verificação da nova geração de aviões de combate chineses, como o J-10 e JH-7A.

FONTE: China Defense Blog

- Advertisement -

2 Comments

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wilson Giordani de Souza

“Com o primeiro voo ocorrido em 1991 (…)”

18 anos. Se começarmos agora poderemos ter um desses lá por… 2028!

[]s

Ivan

Galante,

O que está havendo?
Vc já ‘sabe’ que o vencedor do F-X2 é um bimotor e está levantando a ‘bola’ de um caça leve?
He he he, desculpe a brincadeira…

Ivan.

Reportagens especiais

PAMA-SP 2014: Poder Aéreo no Domingo Aéreo – parte 3

Evento mostrou cinco caças F-5EM em diferentes estágios de revisão nível parque. No ano passado, eram dez - Quem compareceu ao...
- Advertisement -
- Advertisement -