Brasil decide por caça francês e tenta baixar preço, diz fonte

62

rafale-019

vinheta-clippingO governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já bateu o martelo sobre a compra dos caças franceses Rafale, mas ainda tenta reduzir o preço final do negócio com a fabricante Dassault, informou à agência Reuters um ministro de Estado. A fonte não deu prazo, mas disse que a negociação estimada em R$ 10 bilhões para a compra de 36 aviões de combate será fechada ainda este ano, a despeito da predileção da Força Aérea Brasileira (FAB) pelos caças suecos Gripen NG, fabricados pela Saab.

Segundo o interlocutor, o governo não decidirá sob pressão de ninguém, nem da FAB. O ministro afirmou que, se a fabricante baixar o preço, o negócio sairá em breve, ressaltando que a compra é estratégica, e não apenas técnica.

A polêmica em torno dos caças vem se arrastando há meses. Ano passado, Lula já havia dito que sua decisão seria política e estratégica.

São 36 caças na negociação atual “no valor estimado de R$ 10 bilhões”, dentro de um pacote que pode prever a aquisição de até 120 aeronaves. A americana Boeing, fabricante do F-18 Super Hornet, também está entre as finalistas da FAB, mas o governo Lula sequer considera sua compra, segundo a fonte.

No caso da opção sueca, cerca de um terço dos componentes do Gripen possui tecnologia dos EUA. O Brasil tem dúvidas sobre a transferência de tecnologia e vê riscos de veto do Pentágono à venda de aviões fabricados no Brasil a outros países.

O ministro ouvido pela Reuters citou especificamente a tentativa brasileira de fornecer à Venezuela o avião militar de treinamento e ataque leve Super Tucano, produzido pela Embraer com parte de sua tecnologia desenvolvida nos EUA.

O Brasil exige três condições para concluir o programa F-X2: soberania de uso das aeronaves, reserva de mercado e transferência de tecnologia. Procurados, o Ministério da Defesa não quis se pronunciar sobre o assunto e a FAB não estava imediatamente disponível para comentários.

FONTE: Reuters via Portal Terra.

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wilson Giordani de Souza

Esse tópico vai bombar…

🙂

[]s

Ivan

Ora se vai…:)

HUMUNGUS

Baixar o preço? Quem sabe o sapo barbudo abrindo mão da comissão…

Ivan

10 logados, 110 convidados às 18:15hs.
ka ka ka…

Baschera

Disse isto ontem….. que logo anunciariam o vencedor, ou seja o Rafale C F3….. aqui, meus caros, neste país, em questão de horas e por passe de mágica, se nega um relatório de 30 mil páginas por uma só….. 🙁

Sds.

Wolfpack

O pior é ver quem vazou o relatório ser equandrado por crime contra a Segurança Nacional. Além de ter que engolir o Lula mais o Rafale, terão que se explicar a Justiça Militar.
Abs
🙂

Tales

Mas todo mundo já sabe disso.
O Rafale já está escolhido desde 07 de Setembro.
Só não será o próximo caça da FAB se o FX for novamente CANCELADO, pois a a outra opção seria a FAB desqualificá-lo no seu relatório. Como SUPOSTAMENTE não o fez, a decisão é política e o GF já deixou bem claro sua preferência.
Nada de novo.
Segue o enterro….

Ivan

Amigos,

Vcs já verificaram o que é o conjunto aerodinâmico formado pelos ítens 114, 115, 116 e 117 ?
Parece um apêndice conformal, como um tanque de combustível ou espaço extra para aviônicos.
Quem se habilita?

Ivan.

Baschera

“Si el FX-1 fue un “culebrón”, el FX-2 acaba de convertirse en un bochorno. Tal como mencionaba un periodista brasileño, estos cambios de opinión tan rápidos y sospechosos, no hacen otra cosa que demostrar que Brasil para determinadas acciones, aún está inmaduro.”

Por presuposto !!!

Sds.

Tales

O interessante é que a Reuters diz que sua fonte é um Ministro de Estado (será o Jobim ou o Amorim?) e não a VÓ DO BADANHA que disse que a FAB ora prefere o Gripen, ou que “alguém” que teve acesso ao relatório” disse que o escolhido será o SH…

Wolfpack

Item 114 – Tanques conformais iguais aos do F16 Blk60.
Abs

Francisco AMX

Ivan, é um tanque conformal mesmo! tem até uma válvula autovedante…,

https://www.b-domke.de/AviationImages/Miscdet/Images/3971.jpg

isso é mais um plus do Rafale, entre tantos, que poucos conecem, como o cancelamento ativo, que somente radares AESAs são imunes, todos os outros ficam a ver navios… por si só isso já seria suficiente para anular todos os caças atuais da AL, incluindo aí os F-16B50 chilenos e o SU-30 do Chaveco!

Abraço broe!

Wilson Giordani de Souza

Pergunta… esse diagrama é da versão naval, não é?

[]s

Wolfpack

Por sinal, nunca vi voando e não me parece ser uma boa opção, pois não são alijáveis e devem gerar um arrasto tremendo. Para translado talvez ou mesmo para a futura necessidade de um REVO na Marine Nationale. Nem para o Afeganistão colocaram estas corcundas ai…
Abs
😛

Francisco AMX

Cancelamento ativo seria algo do tipo: O Radar do inimigo manda suas ondas e recebe de volta, só que craqueada, pelo Spectra que devolve indicando ao inimigo, nada ou 2 pontos diferentes, tipo ele sobota as próprias ondas, roubando a freq:encia do inimigo e travestindo suas leituras devolvendo um pacote corrupto! irreal! e dissimulado!

Nos exercícios contra os Typhoons não teria acontecido isso? posso desconfiar que sim…, e contra os F-16 na Red? e contra os SH (pois parece que existem SH sem o APG-79… modelos que ainda não receberam este up-date…)

Saudações!

Tales

Ivan em 11 jan, 2010 às 18:26

é(são) o(s) tanques conformais (114).
Pelo visto, as carenagens anterior (115) e posterior (116) têm mera função aerondinâmica e não carregam combustível.
Já o 117 parece ser o obturador do tanque.

OBTURADOR, segundo o Aurélio Eletrônico:
Adj.
1. Que obtura.
S. m.
2. Objeto que serve para obturar.
3. Dispositivo das armas de fogo destinado a vedar a passagem ou fuga dos gases.
4. Fot. Dispositivo da câmara fotográfica que regula a duração da exposição da chapa sensível.

ZE

É isso aí. Desde quando a FAB entende de avião de caça? Quem entende de avião de caça é o GOVERNO. É isso aí. Só quem pode ter dúvida ou não é o GOVERNO E MAIS NINGUÉM. Dane-se que a FAB não tenha dúvida acerca da tranferência de tecnologia pelos suecos e colocou o Gripen NG em primeiro lugar; Dane-se que a FIESP não tenha dúvida acerca da tranferência de tecnologia pelos suecos e colocou o Gripen NG em primeiro lugar; Dane-se que a EMBRAER não tenha dúvida acerca da tranferência de tecnologia pelos suecos e colocou o Gripen NG… Read more »

Francisco AMX

Wolf, acho que ainda estão testando os tanques…
mas me agrada tudo que é para dar mais autonomia, e eu acredito que o Rafale com estes tanques só soma, pois ficaria em pé de igualdade ou até mesmo superiro em manobrabilidade que um F-16 ou Gripen, e seria ainda muito superior ao SH, mas com uma autonomia maior!

Sds!

Ivan

Chicão,

É isso aí, sabia que teria tanque conformal, só não sabia aonde iam pendurar o bicho… agora eu sei.
Realmente um ítem muito importante em face das necessidades de alcance cada vez maiores. Começando pelos F-15 e F-16, seria esperado estas medidas em caças modernos. Vamos aguardar o do Gripen NG, pois é um ítem também prometido.

Quanto ao cancelamento ativo… bem, eu nunca soube que estivesse operacional. Pergunto, está operacional?

Abç,
Ivan.

Francisco AMX

ZE, não desista! rsrsrs

ZE
a EMBRAER ainda vai colher frutos com o Rafale, escreve aí! se ele vier! Tu esquece que a EMBRAER já teve um negócio com os franceses no FX-1? pq os franceses outrora eram os melhores segundo a EMBRAER agora são nefastos segundo tua opinião? sai dessa! rsrsrsrsrsrs

Abraço, e não abandone a trincheira!

Francisco AMX

SIm no F-3, foi o que li, e foi o F-3 que estava nos EAU… suspeito que ele começou a dar frutos…
vamos aguardar o Bosco falando!

Abração

Francisco AMX

ZE, o sai dessa, faltou o agora… para ficar com o sentido que eu queria…

Bosco

Chicão,
o cancelamento ativo é um “conceito”, totalmente teórico. Essa estória, salvo engano, começou com o B-1B, depois passou para o B-2 e agora está no Rafale.
Não existem provas que o conceito tenha sido tentado e muito menos colocado em prática.
Na verdade ele pode não passar de uma invenção de entusiastas já que nunca um operador ou fabricante afirmou sequer que tal conceito estava sendo pesquisado ou desenvolvido.
O princípio de funcionamento de tal hipotético efeito parte da “extrapolation” rrssrs.., tendo em vista que existe o “cancelamento ativo” de sons, que é viável.
Um abraço.

Francisco AMX

Wolf, nunca viu voando? vê então!

https://4.bp.blogspot.com/_GwxVLQbf5dk/RpCS3AkFL3I/AAAAAAAAAMw/ToiDck4H2tg/s320/The%2BRafale%2BB%2Bfitted%2Bwith%2Bconformal%2Bfuel%2Btanks.jpg

Wolf, tu deve parar imediatamente, e voltar a defender nosso produto pô! rsrsrsrs

Abração!

Francisco AMX

Ah Bosco, só pq o SH não tem? rsrsrsrs tá bom!

Isso pode ser ou não, mas se for é uma arma e tanto contra radares não AESA, e não seria divulgado e confirmado pela França assim como os USA não falam sobre muita coisa do F-22, entre outros, são os pacotes que só os países de origem detem, e acredito que não teríamos ele tão facilmente… acho que isso fica na França….
mas uma pergunta ao amigo, ele, caso seja real, poderia inteferir em radares de terra?

Abraço!

Francisco AMX

Bosco, caças como o Gripen e o Rafale, deltas, podem receber uma fuselagem e desenho de asas, deriva e entrada de ar mais furtivas… seria tão difícil projetar uma versão carenada para tal? que tu acha? carenada mas apoiada por uma estrurura nova, levemente modificada, e mudar o tipo de transporte de mísseis AA, sem cabides, com 4 no ventre e 2 nas pontas das asas….

Abraço

Baschera

Senhores, a tradução dos itens mencionados é a seguinte :

117 – Auto adesivo, o que pode ser melhor interpretado como selante.
116 – Carrenagem aerodinâmica traseira.
115 – Carrenagem aerodinâmica de vante.
114 – Tanque conformal “amovível” chapeado sobre as costas do aparelho.

Sds.

Tales

Baschera em 11 jan, 2010 às 19:01

no 117, auto-adesivo o quê?
Não está faltando uma palavra aí?

Humberto

Um avião como o B-2 (deve valer para o F-22) é a soma de materias que absorvem parte dos sinais, do design (que deve diminuir a area de absorção) dos equipamentos eletronicos em embaralhar os sinais, voar por áreas onde a cobertura seja menor, voar como se fosse uma outra coisa qq, outros aviões voando em outras areas para tentar saturar a ares e outras coisas que não divulgam (no caso os dois lados da força rsrsrs). Não é somente uma estrategia que eles usam.. Ahh quanto ao FX, que ótima estrategia que estamos usando.. Olha senhore vendedore, vou comprar… Read more »

Baschera

Tales em 11 jan, 2010 às 19:09

O termo mixto do texto françês diz : SELF AUTO-OBTURATRICE (item 117) onde, entendo, Self e Auto são redundantes.
…. a tradução seria Auto Adesivo.

Sds.

Bosco

Baschera,
deve ser “tanque auto-vedante”. Será?

Ivan

Chicão,

Muito boa a foto do Rafale biplace com tanques conformais.
Ficou inclusive mais elegante que os do F-16.

Quanto a reconhecer qualidades nas aeronaves concorrentes do F-X2 é algo natural.
Continuo a ser Gripeiro (quase ‘viúva’) mas reconheço as qualidades do elegante Rafale e do brutal F-18 E/F.
Por que então o Wolf não pode fazer o mesmo sem deixar de ser Rafalemaníaco?
Desencana que tudo acaba em churrasco…

En tempo, cancelamento ativo desativado… he he he.

Abç,
Ivan.

Baschera

Bosco,

Sim… ficaria mais dentro dos parâmetros conhecidos….:)

Sds.

casag

ZE,

E a “ESCALA”? Lembra? É “TUDO”. Fale dela.
Estamos aceitando os números do C/D. – Rafale X Grippen C/D.
Só para o gripadinho não ficar em zero. “ESCALA” ZE, “ESCALA”.

casag

ZE,

Brincadeira hein!

Um abraço.

Felipe Cps

Bem, que venha o queijo fedido temperado com jaca então, sem contrapartida nenhuma por parte da Da. França, que é pra ficar mais gostoso. Já sabemos a quem culpar quando não tivermos aeronaves disponíveis nem pro 7 de setembro: Sua Majestade Imperial D. Quatro Cascos Cefalopode I. E pau na FAB… 🙂

Enfim, esperar o que de um governo que aprova a volta da ditadura por Decreto Presidencial?

É a Venefavela chegando… E o último que sair favor apagar a luz.

Sds.

Bosco

Francisco, como não existe pode ser que sirva rsrs… Tô bricando. Falando sério pode até ser que a França tenha desenvolvido mesmo o tal “cancelamento ativo”. Se isso for verdade com certeza não estará disponível para nós e o SPECTRA virá degradado. Se existir, com certeza ele deve proteger a aeronave contra radares do solo também, tendo em vista que ele visa os radares de vigilância. Se fosse só contra os radares de controle de tiro ele não seria considerado “cancelamento ativo”. Eu acho. Em geral os sistemas de defesa de um caça (SSF ou self-screen jamming) visam apenas a… Read more »

Francisco AMX

Bosco, acho que pode vir como um antivirus, um Kaspersky da vida, tipo, na tela MFD em cinza clarinho, diferente do colorido disponível, a opção “cancelamento ativo”… ligue para ser fornecedor e peça o seu agora mesmo! rsrsrs 0800….

abraço!

Francisco AMX

Felipe, olhe por este prisma, se der o Rafale, e tiver esquemão como tu diz, aí é que els vão voar mesmo! vai sobrar din din para comprar peças! rsrsrsrs é só botar gasol deu! as peças vão estar lá em Brasília mesmo! na gaveta do molusko! rsrsrsrs

Abraço

Francisco AMX

Ou tu acha que o motoSerra, se ganhar vai cancelar tudo? neca! vai entrat neste mensalão! huahuahuahuauh

ZE

“Francisco AMX em 11 jan, 2010 às 18:45

ZE, não desista! rsrsrs

ZE
a EMBRAER ainda vai colher frutos com o Rafale, escreve aí! se ele vier! Tu esquece que a EMBRAER já teve um negócio com os franceses no FX-1? pq os franceses outrora eram os melhores segundo a EMBRAER agora são nefastos segundo tua opinião? sai dessa! rsrsrsrsrsrs

Abraço, e não abandone a trincheira!”

Caro Francisco AMX, eu já desisti há muito tempo.

Acerca do Gripen NG, eu só posto por postar, e nada mais!

Como você já sabe, o caça já foi escolhido pelo Chefe.

[]s

ZE

“casag em 11 jan, 2010 às 19:30 ZE, E a “ESCALA”? Lembra? É “TUDO”. Fale dela. Estamos aceitando os números do C/D. – Rafale X Grippen C/D. Só para o gripadinho não ficar em zero. “ESCALA” ZE, “ESCALA”. Caro casag, realmente escala é tudo e mais alguma coisa. Como você sabe, há uma comunalidade de 50% entre o Gripen C/D e o Gripen NG. O Gripen tem mais de 215 unidades produzidas. Seu motor, apesar de novo no Gripen NG, já tem quase 900 unidades contruídas. Não podemos nos esquecer que o motor equivale a 1/3 do valor gasto durante… Read more »

Robson Br

ZE em 11 jan, 2010 às 20:08 Relaxa Zé…entendo seus pontos de vista, mas o Rafale não é a pior opção. Talvez a pior opção foi o comportamento da FAB desde o requerimento. Como disse o Bosco em outro post:” A FAB compra os caças, depois define a doutrina”. Tinha que ser o contrário. Ela tinha que definir a nova estrutura da força, que tipo de doutrina ela passaria a utilizas, já que antes dos F5-M estávamos na era do canhão. Depois escolheria o(s) tipo(s) de caça(s). Por que não uma estrutura mista hi-lo. Poderia comprar um caça de superioridade… Read more »

Felipe Cps

Só pra constar: :d “Segunda-feira, Janeiro 11, 2010 Guerra é guerra. Notícia em primeira mão. Está batido o martelo pelo Pentágono. A indústria aeronáutica americana não fornecerá mais os componentes do Super Tucano, caso o caça comprado por Lula seja o Rafale. Os americanos até aceitam que o escolhido não seja o F-18, mas que, então, o Brasil compre o sueco Gripen, onde eles têm participação importante em componentes. O Rafale é inaceitável. Se Lula teimar e bater pezinho, que resolva o problema da Embraer, que perderá os componentes americanos para os seus tucaninhos. Guerra é guerra. E os americanos… Read more »

Wolfpack

E dai Chicão, não esquenta que o jogo já virou. Com este email do Hornet de hoje então, com aqueles consultores da Embraer e do COPAC trabalhando pra SAAB, acho que vai sobrar pra alguém, ainda hoje que o Lula deu uma aliviada naquela nefasta reedição da Comissão da Verdade. E fez isso do lado da Dilma… Então o Molusco está guardando algo de especial para o pessoal do COPAC, pode escrever ai. Agora estava em uma discussão ferrenha com o Grifo no outro post sobre o F22 em atacar a França e coisa e tal… O Raptor não consegue… Read more »

Baschera

CPS….. você postou ?? hahahahahaha…..

Agora quero ver 🙂 🙂

Sds.

Wolfpack

Felipe essa merece um glaglaglaglaglagla 😛

Bate todos os records de piada do dia…

Felipe Cps

TREMEI VIUVADA!!! AHAHAHAHAHA!!! TIO SAM CHEGOU!!!! AHAHAHA!!! 🙂

Sds.

ZE

Esquerda racha o Brasil: O Plano Nacional dos Direitos Humanos III, mais conhecido como Programa de Governo Dilma Rousseff, conseguiu dividir o país. A OAB de São Paulo acaba de lançar uma nota contrária à pregação da OAB nacional e carioca, criticando o conteúdo e o revanchismo do documento. É o Brasil dividido “OAB de São Paulo diz que Plano de Direitos Humanos cria insegurança jurídica Publicidade colaboração para a Folha Online A OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo) criticou nesta segunda-feira o 3º Plano Nacional de Direitos Humanos. Para a entidade, a proposta é positiva em… Read more »

Francisco AMX

Vcs viram que agora para reintegrar a posse aos donos legítimos o judiciário terá que ouvir o MST, nas invasões?… isso é que é triste… essa é a proposta dos novos direito humanos do Brasil? que M… de país mesmo!