terça-feira, junho 15, 2021

Gripen para o Brasil

Superioridade aérea por um precinho camarada

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br
- Advertisement -

86 Comments

Subscribe
Notify of
guest
86 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
mauro dias

Preferido de todos no FX e , não se sabe bem o motivo descartado na 2

Corsário01

E nós perdemos esta chance.:(

Ivan

‘Cadê’ Welington!

Essa ele vai gostar de comentar, mais escrever umas 3 ‘laudas’…

Wilson Giordani de Souza

US$ 40 milhões?

Agora eu corto os pulsos…

[]s

Seal

U$$ 40 milhões de dólares???

Superioridade aérea por um precinho camarada??? demorou…
Dava para o Brasil comprar de baciada e ainda vinha uns dois de brinde!!!rsrs

alessandro

E eles lá em Brasília saindo no tapa por gripen’s e rafale’s. Mauro provavelmente o motivo da saída do Sukhoi do fx-2 é o mesmo motivo de sempre. “COVARDIA e MEDO” que são caracteristicos nos poíticos brasileiros ou seja o “TIO SAM” olha feio pra possibilidade de um país como o nosso operar as unicas máquinas que podem encarar de igual (e até superior) os seus F’s e os “valentes políticos nacionais” enfiam o rabo entre as pernas. Este governo é muito bom em falatórios e bravatas como receber presidente do Iran, botar presidente deposto legalmente pelo “stf” Hondurenho dentro… Read more »

alessandro

perdoem o “nimguém” e não NINGUÉM.

Fábio Mayer

No Brasil segue-se a linha do porque simplificar se é possivel complicar muito. Porque não é possível que não se consiga TT e preço mediante pura e simples troca de informações entre o país produtor e oferecimento de condições. Tenho certeza que entre França, EUA, Rússia, Suécia ou EU, alguém venderia caças para o Brasil com condições ótimas, sem essa palhaçada toda que estamos vendo. É porque FHC e Lula são dois incompetentes preocupados demais com politicagem, que estamos passando o vexame de ver nações de mesmo nível econômico potencializando suas FFAA com aeronaves capazes (e baratas) como esta, enquanto… Read more »

Sopa

Que venha o FX-XXX, mas tb que venha algumas dezenas desses ai !!

Sds.

LBacelar

É estranho quando se para p/ pensar…

Poderíamos contar com alguns SU35BM daqui há quatro anos, porém podemos ser defendidos pelos fantásticos….

Gripens!

Sei lá, soou estranho

Vovódka Abduzida

FOOOOOOOOOOOORA FX2!!!!!!!! VIVA O FX3 COM O SUKHOI DO MEU PAVELZINHO QUERIDO!!!!!! E esse Sukhoi 30 peladao versao esportacao ainda vem de grassa com um engradado de vodka na baia de avionicos que ta´ sempre meio vazia que nem o dos bolivarianos da Chavelandia que a veia aqui ja voou neles no coquipiti e tambem na baia junto com a vodka!!!!! agora os bolivarianos ja´ compraram uns missies melhores entao puseram mais uns avionicos no espaco vazio mais ainda cabe muuuuuita vodka!!!! E vodka boa mesmo e´ essa dos ETs aqui do disco voador que a veia fica em orbita… Read more »

Galileu

É pessoal a situação política do nosso país a muito tempo é essa ____…infelismente nosso país tinha e tem tudo para ser exemplo tecnologicamente, pois tudo que há de avançado no mundo estão nas forças armadas.

Mas aqui parece que o velho f-5 vai até 2020

abraço

CosmeBR

Não obrigado! Próximo.

Wolfpack

Isso eu não vou entender nunca. Deve ter muito interesse por trás desta escolha do Gripen NG. Mas muito mesmo, coisa de fazer o Arruda comer todos os panetones que diz ter doado….

Wolfpack

Torço mesmo pelo cancelamento do FX2 da forma que foi apresentada, comparando alho com bogalhos como dizia a Vovó…
Quem sabe no FX3 não apareceria pelo menos o SU35BM.

Wolfpack

Eu queria este cara pelo menos no short list do FX2. Isso é muito estranho, armação pesada da FAB.

Flanker

BBB: Bão,bunitu e barato.

Ps.: Moderação, fiz um outro comentário igual, porém escrevi meu nome errado. Pode apagar o comentário das 15:14. Obrigado.

JC

Não obrigado! Próximo.

(2)

Deio

Por quanto sairá um Su 35?

Cancelem o FX atual, comprem os 36 previstos, mas Su 35. E pode ser de prateleira mesmo! Aliás, que nos passem o know how de manutenção.

Falcon

Sim obrigado! Vem vodka de brinde?

Nick

Sinceramente esse SU30 só tem tamanho.

Li que esse Su-30 tem 20 m2 de rcs…o que significa que os E-99 da FAB localizariam eles no limite do alcance do Erieye (350km) e seriam facilmente interceptados até por Gripen C ou até mesmo o F5M (no caso desse fico na dúvida a que distancia o radar do SU30 localizaria ele)no modo passivo e com um missil melhorzinho que o Derby (um AIM120C7 por exemplo)faz o trabalho.

Agora com SU-35 BM a conversa é mais embaixo 😀

[]’s

Francisco AMX

Pois é… 40 milhas…, 30 a menos que o NG… em tese, daria para comprar os SU-30MKI, operar eles por 3.000 horas, calculando-se 10.000h/v, sendo que isso poderia dar uns 6 anos sem gastar um tostão, 2 horas por dia! daria para ter um dos melhores, senão o melhor, treinamento do mundo! com um caça, que não chega a ser um Rafale, mas não perde nada para o SH ou o Futuro NG! seria ruim? claro que não!

Aurio A. Terloni

Eu sinceramente só queria saber por que o Flanker foi catapultado do FX-2 ???????? Qual o motivo?????????????

Francisco AMX

Só para lembrar o SU-30 tem um sistema de detecção passiva por IR tb!

Luiz Eduardo

Na boa: Tbm sou viuva do Flanker! Achei uma fora a tirada dele do short-list…
Pois é.. ai fica uma curiosidade, apenas como registro: pelo jeito nós seremos os unicos do BRIC a não utilizar material belico russo.
SU-30 na FAB e SU-34 na defesa da costa!!! Boa parte de nossos problemas tava resolvido até 2030!

MOKITI

O Sukkoi foi descartado pelo fato da Fab alegar que os Russos não iriam transferir a Tecnologia desejada,que por sinal é muito estranho não falam que o contrato pode chegar a 10bi por essa quantia duvido que os Russos não iriam transferir,diz,mais uma vez a Fab mostra sua competencia,ela cismou com a Saab desde do FX1,a Fab poderia evitar esse desgaste e ter ido direto no assunto,queroo um caça da SAAB.

MOKITI

Se a FAB quer o mais barato porque não pegou o SUKKOI 30!.
S

Francisco AMX

Nick, este negócio de que um SU-30 ou F-15 tem RCS 20x maior que um SH é a maior furada! eu não acredito nisso! Mas o Radar do SU-30MKI localiza o R99 a uns 250/300km, e engaja ele com os R-27 a uns 120km, efetivos, e lança 6 desses! o que poderiam fazer nossos F-5M mesmo com AMRAMs? perderiam seus olhos, o R99, e ficariam com seu radarzinho de M… com alcance de 60km, o range efetivo do AMRAM é 80/90km…, apesar dos R-27 não serem tão modernos, qual piloto ficaria esperando por um desses para pagar pra ver? além… Read more »

Tales

MOKITI:
como tu mesmo referiu a alegação “oficial” é de a Sukhoi não ofereceu qq TT. E esse sempre foi um dos principais critérios de escolha dos finalistas.
Fazer o quê?
Foram os russos que pisaram na bola e não reconheceram a importância de uma aliança com o Brasil. Simplesmente acharam que a FAB faria uma compra da prateleria, como a Venezuela. Erraram feio.
Os franceses é que foram espertos. Tanto que não é de se duvidar que, mesmo contrariando a suposta conclusão do relatório da FAB, seja escolhido o Rafale!
Abrs.

Tales

US$40mi pelado, sem armamento, treinamento de pessoal, suporte, sobressalentes, etc…
Transferência de Tecnologia então, nem pensar…
Põe tudo isso na conta e vai ver para quanto vai o preço! Ainda mais se a montagem for local!

A-Bomb

Só por curiosidade esses são os mesmo que o Chaves comprou ou são mais completos?
E o Rafeles abate os Su-30 venezuelanos?

Wolfpack

TSU neles, onde está a gritaria dos Gripadinhos????????
Se podemos ter SU30MKI e a Índia um país Continental os têm, por que não as dondocas da FAB?
Brincadeira, eta paisinho…

MOKITI

Sim o rafale abate os SU-30 do Chavez,com os Rfales na mão nem mesmo a FORÇA AEREA CHILENA SERIA PAREA PARA A NOSSA!
Vale destacar a força aerea chilena é a melhor da América LATINA,SE POR VENTURA VIERMOS A TER UM CONFLITO COM ELES,A FAB NÃO DARIA NEM PRO COMEÇO COM SEUS F-5.

Tales

Nas na boa: aquela idéia do Mangabeira Unger, de o Brasil participar do desenvolvimento do PAK-FA, bem que poderia ser levada adiante, independetemente do resultado do FX-2.
Ainda mais se o vencedor for o monomotor Gripen NG.
Poderíamos ter mix high/low com uns 80 Gripen NG e mais uns 40 Sukhoi T-50, substituindo todos os M-2000, F-5 e AMX!
Ia impor respeito na AL!

Wolfpack

Eu sou viúva recente dos SU35, por entender o esquema da FAB e Embraer… Queria mesmo que os Russos soltassem o verbo e chegassem pra a Imprensa Sensacionalista dizendo o preço da Fera ai de cima e comparando as habilidades do Bicho com o Avião de Papel, o Noooossssooo LIFT MULTI HOLE e STEALTH, será o avião do Fantasma…rsrsrsrsrsrsrsrssrsrsrs Porque deixaram este cara de fora do Short List????? Vocês acrditam mesmo em ToT de RAdar AESA e Reator GE414??????? Pelo Amor de Deus, não existe niguém de bom senso no COPAC, ou os Russos não molharam as mãos certas?????? Sei… Read more »

Wolfpack

A FACH com seus parcos F16 dão um pau nas véia da F.A.B.

A-Bomb

MOKITI em 06 jan, 2010 às 16:41

Bom pelo menos os Rafinhas são caras porem eficientes.
O Chile esta dando show em matéria de defesa.
Dizem que eles andam negociando com o consorcio Eurofighter para adquirir o Typhoon.

Imagine só Chaves de Su-30 e Chile de Typhoon.
Coitado dos nossos F5.

A-Bomb

Wolfpack em 06 jan, 2010 às 16:47

Porque deixaram este cara de fora do Short List?????
Resposta:Estados Unidos + pressão básica = SU 35 fora.

Nick

Caro FranciscoAMX Essa informação de que o SU-30 tem 20m2 está publicado em uma entrevista de um ofical aviador da da Força Aerea India, quando da visita do mesmo nas Instalações da Sukhoi e fazendo comparações com o RCS do PAKFA. Andei pesquisando e o rcs do F-15 deve ser por ae mesmo, em torno de 25m2. Portanto, ele é facilmente detectavel a longa distancia! eu coloquei que o Gripen C (que dizem ter o menor rcs de um caça não-stheath ->0,1m2) portanto, mesmo o Su30 tendo um radar poderoso ele não “veria” tão cedo um Gripen se aproximando e… Read more »

Nick

ahmm..desculpem os erros de português ae 😀

PauloCesar

Nem na imaginação da pra ver um Gripen peitando um desse ai.
rsrs..

Bosco

Eu acho exagerado este tanto de coisa. Canards mais uma cauda convencional com dois estabilizadores e TVC e ainda por cima um freio aerodinâmico a la F-15 e para-quedas de frenagem.
Ufa!
Não dava pra fazer os canards como freios não?
E os canards mais o TVC não reduz a corrida de aterrissagem a ponto de não ser preciso ter um para-quedas?
Não sou engenheiro aerodinâmico mas acho que tem coisa demais nessa aeronave.

Bosco

Sem dúvida todas essas superfícies aerodinâmicas mais o TVN 3D lhe da uma manobrabilidade incrível, principalmente em baixa velocidade, ideal para shows aéreos e quando pilotados por pilotos experientes.
Em velocidades típicas de combate aéreo dogfight não sei se todo o potencial acrobático poderia ser usado sob pena de ultrapassar a capacidade de resistência humana.
Mas sem dúvida é um excelente caça.

Shandowlord

Que venha o FX-3!
As viuvas agradecem!

Wolfpack

Bosco li em algum lugar que os canards eram algo provisório. Não me lembro onde, mas que gerava um tremendo sinal RCS e era devido ao equilibrio da aeronave e seu tremendo peso frontal.
Abs.

Carlos Augusto

Sou mais uns 30 desse ai do que 50 Gripadinho, e se for SU35BM ai pode colocar mais uns 30 Gripadinhos. Como disse o Wolfpack e o Shandowlord, que venha o FX-3.

Almeida

Peralá pessoal, o Gripen NG não é o preferido da FAB só por causa do preço, mas sim por causa da oportunidade de desenvolvimento em conjunto! O Gripen NG não foi o preferido por ser o mais barato. O Rafale é que foi desclassificado por ser muito caro! Comprando esses SU-30MKK não vamos aprender nada no processo. Pelo menos foi assim a proposta russa para o SU-35BM, zero transferência, zero produção local. Por isso também foi desclassificado, lá no começo. Pessoal tá começando a confundir as coisas! Comprar F-16E/F, Su-30MKK, Mirage 2000-9, etc baratinho na prateleira nunca foi a intenção… Read more »

Almeida

Quanto a clamar por um FX-3, vocês querem realmente esperar mais uns 2 anos por uma decisão? Os Mirage 2000 C/D vão estar caindo aos pedaços em 2012, temos que decidir AGORA!

Almeida

Sem querer desmerecer o vetor em questão, que eu acho ÓTIMO.

Felipe Cps

Deixa esse lixo russo pra indianos, chineses, venefavelanos, eritréios, etc… Essa aeronave é tão podre, mas tão podre, que uma vez por mês cai um em algum lugar do mundo… Só ano passado perdi as contas de quantas vezes ouvi falar que isso aí foi pro chão, normalmente matando a pobre cobaia que o pilotava. Construída todinha com material de quinta categoria. Se fossem fabricados no Brasil, com nosso material, processos de qualidade ocidentais, aviônicos israelenses (rs), etc, talvez até valessem a pena, mas aí custariam uns 150 milhões de dólares. De qualquer maneira pura utopia, porque os russos não… Read more »

Reportagens especiais

AMX da FAB: ‘Abelha’ brasileira?

Por que os norte-americanos apelidaram o jato A-1 da FAB de 'Abelha'? Você sabia que o AMX recebeu o apelido...
- Advertisement -
- Advertisement -