TV Globo: relatório da FAB sobre caças contraria preferência de Lula

40

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ZE

É com um pesar enorme, mas tenho que dizer que o Rafale ganhou a parada.

A FAB não o quer;

A FIESP não o quer;

A EMBRAER não o quer (teve até que desmentir um alto-funcionário no dia seguinte);

Mas o Lula… QUER.

Como quem manda é ele.

[]s

Rick

Vamos ver agora se o Executivo Federal brasileiro consegue separar políticas de governo de políticas de estado. Defesa nacional é política de estado, não deve ser prender a escolhas pessoais de um governante ou partido.

jose

Vamos ver se o Lula é a favor da evolução com reguardo do dinheiro publico (Gripen) ou partidário da gastança e cortesia com chapeu alheio (Rafale/PT)

Wolfpack

ESTÁ MORTO O FX2. Quando um assunto tão importante ganha reportagem no Jornal Nacional para todos os ZÉS do Brasil ver e dizem: – CONTRARIOU A PREFERENCIA DO PRESIDETE LULA; – DOCUMENTO AVALIOU OS MODELOS DE CAÇA OFERECIDOS AO BRASIL E RECOMENDOU O MAIS BARATO; – DOIS MOTORES VS UM MOTOR; – AMX COMO EXEMPLO DE PROJETO DE SUCESSO PARA A EMBRAER; Um horror… O relatório da FAB não é conlcusivo…A Boeing espera que escolha seja feita com base nas propostas técnicas (é de dar pena), pois tecnicamente nunca um Gripen NG pode se comparar a um F18E/F ou ao… Read more »

Ronaldo

É o seguinte vivemos no país com sistema presidencialista, o presidente é o mesmo doa quem doer durante 4 anos, ele é o “Rei” durante esse tempo, se ninguém gostasse disso, então escolhessem o parlamentarismo quando tiveram a chance no plebiscito que teve antigamente, agora so não venham falar que não gostam porque tiveram a chance.

Ronaldo

Agora que notei passou a imagem de um eurofighter typhoon oO LOL
O que isso tem a ver com o FX-2? Essa é a fonte de informações que a galera esta levando a sério aqui?

MOKITI

Eu achei a matéria da globo tendenciosa em favor do rafale,ficou fácil para o lula justificar a vitória do Rafale,e essa matéria da folha ajudou mais ainda o Rafale,se a Dassault reduzir o preço mais ainda e chegar ao nível mais baixo,e o lula justificar que vai ter acesso a tecnologia de fabricação,e pegar na elegação que o rafale é monomotor e dizer que a Fab não precisa ficar preocupada pois vai garantir a verba para o caça funcionar,tá fechado a compra,na reportagem da globo dá impressão que a Fab escolheu o mais barato,não mencionou que o caça é bom,apenas… Read more »

Rogério

Pois é Ronaldo só que democracia não se faz em dia de eleição, se gastamos nosso dinheirinho em impostos para manter nossas forças armadas com certeza não é pra que um político que nunca pilotou ou projetou um teco-teco escolha um caça de combate em seu lugar.

MOKITI

Eu achei a matéria da globo tendenciosa em favor do rafale,ficou fácil para o lula justificar a vitória do Rafale,e essa matéria da folha ajudou mais ainda o Rafale,se a Dassault reduzir o preço mais ainda e chegar ao nível mais baixo,e o lula justificar que vai ter acesso a tecnologia de fabricação,e pegar na elegação que o rafale é Bimotor e dizer que a Fab não precisa ficar preocupada pois vai garantir a verba para o caça funcionar,tá fechado a compra,na reportagem da globo dá impressão que a Fab escolheu o mais barato,não mencionou que o caça é bom,apenas… Read more »

MOKITI

Eu gostaria muito de ter o Gippen na Fab mas tendo um avião como o Rafale para garantir nossa soberania!

Ronaldo

Rogério o que eu quero dizer é que em um sistema parlamentarista, se o primeiro ministro faz besteira cai fora na hora, o parlamento corta as asas deles e poe outro no lugar, não tem isso de impeachment se arrastando meses a fio, é uma vantagem tambem contra a corrupção, porque qualquer suspeita o político sai fora, não é igual aqui que, não raro, fica ate o final do mandato, mesmo todos sabendo que é corrupto.

bulldog

Se fecharem com a SAAB. Podem até comprar os 120 caças… e a MB? Não acredito que façam uma versão naval pra vender 20 aviões. Mesmo que comprem 120 Gripens pra FAB e 20 pra MB, só me sentiria seguro com 36 SU-35BM no Jaguar. Aí td bem… 120 NGs pra FAB, 20 NG Naval pra MB e 36 SU-35BM pra impor respeito.
sds

Antônio Carlos

Neste país só quem deveria ter competência para definir esta escolha deveria ser a FAB e a EMBRAER, só que neste país decisão política significa desrespeito ao dinheiro público, conchavos, falcatruas e tudo que representa de mais nefasto na politíca PeTista. Gostaria de saber quem é que vai pagar o preço da aquisição e manutenção dos futuros caças: Se vai ser o povo brasileiro ou se Lula e seus Petistas vão tirar dinheiro do próprio bolso. E para quem considera Lula um REI deveria se lembrar de que trabalhamos 5 meses no ano para pagar impostos, e hoje o seu… Read more »

Rogério

Ronaldo,

Até prefiro o parlamentarismo, mas as mazelas que temos aqui é culpa do povão que não exerce sua cidadania, e não do presidencialismo.

[]s

Wolfpack

Tiraram o SU35BM do jogo por não oferecer transferência de tecnologia; Deixaram o Rafale no jogo sabendo que é o mais cara de todos; Deixaram o F18E/F no jogo sabendo que é complicado depender do humor do Senado Americano; Deixaram o Gripen no jogo sabendo que cabe no nosso bolso, mas é um projeto apenas; Deixaram de lado outros concorrentes como o F16Blk60, MIG35, Mirage2000-9, J-10 por razões diversas. Bem, eu não acredito mais em FX nenhum gerenciada por esta turma ai. Desculpe, mas desmoralizou geral… E ainda sonhamos que a FAB poderia entrar em um projeto virtuoso como o… Read more »

Wolfpack

Se o Rafale é tão caro assim e mesmo assim foi finalista no FX2, porque não colocaram o F35 para subir um pouco a barra?

bulldog

Olha…sou jornalista…professor universitário..e posso afirmar que o que acabei de assistir no jornal da Globo foi um verdadeiro Institucional do Gripen…difícil acreditar que não entrou $ da SAAB.

Wolfpack

Next fighter contract battle: Canada? By Stephen Trimble on January 4, 2010 5:23 PM | Permalink | Comments (5) | TrackBacks (0) |ShareThis Brazil continues its seemingly never-ending, three-way competition for the 36-aircraft F-X2 contract. India, meanwhile, is evaluating six different candidates for the 126-aircraft medium multi-role combat aircraft. Several European countries — including Switzerland and Denmark — are nearing fighter contract decisions. And Asian countries including South Korea, Japan, Taiwan and Singapore also looking at the export market to buy new fighters. In the middle east, Iraq, Oman and Qatar want to upgrade their fighter fleets, while the United… Read more »

Paulo

Parafraseando o ZE: é com enorme pesar que anunciamos que se o Lula escolher o Rafale mas não dobrar ou triplicar o orçamento anual da defesa para investimento e manutenção teremos apenas “belos antonios de hangar”, ou “bons porta papéis de EUR$ 70 bi cada”. E pra dobrar ou triplicar o orçamento das FAs o lula vai ter sim que cortar “alguns programas compra voto”, afinal o pré sal ainda não produz e o orçamento atual é finito. Alguém acredita que ele vai fazer isso em ano de eleição? Alguém acredita que o Serra vai fazer isso se ganhar? Ou… Read more »

Wolfpack

Para apreciar um bom debate, sugestão:
http://forum.keypublishing.co.uk/showthread.php?t=96345

Vinicius

Se você contraria o LULA a chance de você estar certo é de 99,99%. Esses franceses são uma vergonha. Agora vão tirar 40% do preço? Quer dizer que iríamos pagar 40% a mais do que valem os caças? Isso é uma vergonha. Povo tosco.

Jorge

Concordo contigo Paulo!!!

moyses

das duas uma: ou é a maior barriga (no jargão dos jornalistas, furada) da década ou isso vai gerar uma sinuca de bico pra fab. pois vejamos: 1.os gastos com inativos são enormes, lula pode justificar a escolha do rafale de qq modo, pq ele pode dizer q a atividade fim da fab não é a maior concentradora dos gastos… 2. se a fab decide pelo gripen, ok. mas o peso político dessa escolha pode gerar – no curto prazo -represálias por parte do governo. e as críticas: amx, xingu, emb123… vcs acham que isso não vai “voltar” an mídia… Read more »

Dalton

Wolf…

Como o Brasil não faz parte do consorcio de paises que fabrica o F35, para adquiri-lo, hipoteticamente, teriamos que entrar em uma fila de espera…ou seja, só depois de 2020.

Portanto não se poderia usa-lo nos dias de hoje, na barganha do FX2, da forma como vc propôs, “subir um pouco a barra”.

sds

CorsarioDF

Que venha o PAK-50 e depois o PAK-DA!!!

E viva a República!!!

Hornet

Nossa! Eu estava lendo o blog hoje (agora) e tem um milhão de notícias que vão e vem, que loucura. Eu acho que tem muita coisa a ser confirmada ainda, a começar por este “furo” da Folha, que até agora não foi confirmado em nada. Ao contrário, boa parte (senão, por tabela, toda ela) da notícia (que deu origem a todo esse reboliço) foi desmentida hoje mesmo, pelo o que pude ler aqui no blog mesmo. A Folha dizia que o relatório havia sido entregue ao MD (de que forma, não se sabe, pois qualquer jornalista de quinta categoria devia… Read more »

Ramir

Seja qual for a escolha, o Brasil ficará mais bem servido do que os atuais F5M.

germa

acompanhando a discução política: a idéia do parlamentarismo vem crescendo nos ultimos tempos e se formos comparar com os outros países que estão a nossa frente em termos de PIB,estamos em 8°, 5 são parlamentaristas… não concordo com o bulldog, quando ele argumenta sobre o HI-lo de gripen com Su,esquema bão merrrmo seria um PAKFA t-50 e gripen; claro que se fosse su-35+Pakfa seria melhor,mas sabe como são as coisas por aki. No brasil só são tomadas em tempos de crise e catastrofes.então o esquema é criar uma enorme encrenca com o gov. tipo assim mandar todos os recrutas pra… Read more »

germa

hornet,

pode ser mesmo matéria comprada,e tanto faz na minha opinião.O que
importa é que precisamos de caças com urgencia e o gov. federal só quer saber de eleição e o que fazer com a popularidade imensa so lula.

Ronaldo

Brasil é pais de pobre mesmo, quando entra em uma loja a primeira coisa que pergunta é o preço, e quando o vendedor vai atender diz que “so esta dando um olhadinha”..tsc,tsc,tsc…

Hornet

Germa,

também acho que precisamos caças com urgência, ou pelo menos o mais rápido possível.

abração

Ronaldo

Eu acho uma heresia sequer sonhar com o PAK-FA, ou F-35 ou qualquer outro top aqui no Brasil, porque iria desprestigiar os aviões estarem em um short list como esse do FX-2 e depois serem descartados por “custo operacional”.

Ronaldo

O jeito é seguirmos a doutrina nacional, esperar a China piratear um avião mais em conta, e comprar pensando que é original.

Hornet

Germa,

em tempo: e por achar isso que creio que devemos refletir um pouco sobre esta matéria da Folha, pois de repente a vaca pode ir pro brejo…

Se a informação é verdadeira, a FAB é responsável pelo vazamento e isso não é bom para a lisura do processo. A FAB pode ter dado um tiro no próprio pé (caso isso seja verdadeiro mesmo)

Se a notícia é falsa (comoeu acredito que seja), então é interessante percebemos como a imprensa age, colocando obstáculos para a modernização da FAB, com intuito lobista ou eleitoreiro.

enfim…

vamos aguardar

abração

Carlos

Um relatório, que fala que meio avião é melhor do que um, é para ser levado a serio?

Hornet

Viajando um pouco na maionese. Supondo que essas notícias (Folha) sejam verdadeiras (o que não acredito nem um pouco até que se provem o contrário, e muito bem provado) e que a FAB “escolheu” o Gripen NG por ser o mais barato. Se eu fosse o presidente eu jogava a batata quente pra FAB: quer o Gripen por ser mais barato? Então está bom, vai ficar com ele. Se o critério é esse, o de ser o mais barato, então a FAB ficará sempre com o mais barato. mas como eu disse, isso é só uma viagem na maionese de… Read more »

El  Carajlo

O mais barato! [a repórter fala num tom de desmerecer o caça, tipicamente persuadir o povo (em sua esmagadora maioria) ignorante. Também diz num tom irônico que o Gripen tem UM MOTOR, como se o F-16, um dos melhores caça do mundo não tivesse um também. O LULA decidirá o que é mais importante (?!?!?!?!) O Gripen NG é uma NOVA VERSÃO e não um desenho no power point como muutos aqui tentam desmerece-lo. Ele pode ficar pronto la pra 2015/16/17, assim como o KC-390. Se a Embraer diz que ficará pronto em 5 anos, todo mundo acredita, mas quando… Read more »

SERGIOCIN

ENSAIOS, teste!

Hornet

Mais um capítulo da história mal contada. Antes o relatório era a versão final e definitiva, agora os jornais já dizem ter sido uma versão parcial o que vazou. “O vazamento do relatório da Aeronáutica – com a avaliação ainda parcial das propostas para o projeto FX-2, de renovação da frota da FAB – irritou Lula e provocou mal-estar no governo. Auxiliares do presidente disseram que o documento já foi modificado e não faz um ranking das melhores propostas, mas apenas avalia tecnicamente itens como transferência de tecnologia e aspectos comerciais e logísticos. Nota da Aeronáutica informou ontem que o… Read more »

Natthis

É galera,
Lula vai falar com o candidato(a) eleito (a) , que no caso é a Dilma , sobre qual dos caças o Brasil irá adquirir , Tudo indica que é o Frances Rafale , mais eu particularmente sou mais o Sueco Gripeen.
Neste mês , pelo que tudo indica ( GRAÇAS A DEUS) essa novela vai acabar e sera definido qual o nosso mais novo caça.

Falou…abração ae galera.