T50_PopularMechanics_1

O avião de caça russo de quinta geração PAK/FA T-50 fará seu vôo inaugural em breve, informou o presidente e CEO da United Aircraft Corporation (UAC), Alexei Fyodorov, em conferência de imprensa ontem em Moscou.

“Os preparativos para o primeiro vôo são muito intensivos. Confirmo os testes de pista recentes do jato”, disse.

“O jato e seus equipamentos são novos, por isso é difícil dizer exatamente quando o primeiro vôo ocorrerá”, disse Fyodorov.

FONTE: Interfax-AVN

NOTA DO EDITOR: Tem gente chamando o PAK-FA de Raptorski, em referência ao Raptor americano. Certamente quando o primeiro voo ocorrer e aparecerem as primeiras fotos, o novo caça russo terá destaque no noticiário internacional de aviação militar.

Os EUA conseguiram ocultar a existência do seu primeiro avião stealth, o F-117, por algum tempo, mas naquela época não havia a internet ainda. Hoje, quase todo mundo tem uma máquina fotográfica digital, portanto o Raptorski deve aparecer logo.

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

79 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
alfredo.araujo

“Certamente quando o primeiro voo ocorrer e aparecerem as primeiras fotos, o novo caça russo terá destaque no noticiário internacional de aviação militar”

Preparem os servidores!!
Quando isso acontecer, uma enxurrada de acessos aos blogs irá congestionar tudo!

Hornet

Segundo informes recentes, o cara (PAK-FA) deve fazer seu voo inaugural em janeiro de 2010, ou seja, mês que vem.

aqui tem mais informação:

http://theasiandefence.blogspot.com/2009/12/tests-of-russian-fifth-generation.html

De qualquer modo, parece que a Russia tá conseguindo guardar este segredo de forma mais eficaz que a Dona Benta guardava o segredo da receita do bolinho de chuva, hein?…hehe

Será que já não tem alguma foto “pirata” por aí?

abraços a todos

Wolfpack

Olhe a chance passando na nossa frente e nós a abandonando… Existem uma série de desenhos possíveis para o PAK-FA, e todos que vi são de babar… E ainda têm a cópia do F23 da China no forno… O ano que vem promete.

Hornet

Wolfpack,

de fato, os últimos desenhos que eu vi do PAK-FA são de babar mesmo. E se o avião for parecido com algum desses modelos que eu me refiro, não vai se parecer em nada com o Raptor…enfim…vamos aguardar.

aqui tem algumas das versões que eu mais gostei (se não for nenhuma dessas, alguém um dia precisava construir caças com estes designs):

http://englishrussia.com/?p=3268

abração

ps. A chance acho que já passou na nossa porta e foi embora…mas sei lá…Já a Índia pagou pra ver e pelo visto verá!

Hornet

ah! e tem mais esta outra versão, que também achei demais:

Rodrigo Marques

Hornet,

A imagem do primeiro link que vc colocou é sensacional!

A todos agora.

Uma indagação: Se eles queriam parceiros para o desenvolvimento do PAK-FA, será que este que estará voando em breve contempla tudo o que foi projetado pelos russos?

Abs

Hornet

Rodrigo Marques, Boa pergunta. E é uma pergunta difícil de se responder (mesmo especulando). Pelo o que eu andei lendo nos últimos tempos, parece que a Sukhoi atrasou o ensaio de voo porque estava com um problema nas turbinas (que parece que foi resolvido agora). Não dá pra saber se isso é verdade ou não, mas jornais russos informaram isso. Uma outra coisa que não se sabe direito é como se dará (em termos de $$$) a parceria com a Índia. É suficiente? Não é? Não se sabe ainda. O que se sabe é que a Russia procurou o Brasil… Read more »

kaleu

Galante, acho que esse Raptorski … é somente embromoviski !

Alexandre Galante

Se ele voar, você vai pagar umas vódkas pro pessoal do Poder Aéreo?

Bosco

Eu acho que o Pak-FA será muito parecido com o F-22, sem canard e com uma cauda tradicional como as fotos que ilustram o post. Sem dúvida terá um IRST e o compartimento de mísseis deve ter menor capacidade que o do F-22 devido ao tamanho maior dos mísseis russos. Pelo menos até que mísseis específicos sejam desenvolvidos ou que os R-77 sofra adaptações. Compartimento de armas interno não combina com grandes superfícies de controle. Os futuros misseis ar-ar não deverão ter aletas, ou tê-las muito pequenas (ou escamoteáveis). Os esboços de projetos para substituir o Amraam apresentam aletas extremamente… Read more »

Hornet

Viajando um pouco mais na maionese. A Russia (segundo dizem) quer ter o PAK-FA operacional por volta de 2015 (mais ou menos na mesma época que o FX2 entraria em operação na FAB). Um dos motivos da FAB estar querendo o FX2 é retomar a primazia no continente sulamericano. Tem um dado de prestígio nessa história (e que eu concordo, não estou recriminando), pois o Chile e a Venezuela hoje possuem caças mais modernos que os nossos (mas isso não tem nada a ver com guerra ou ameaça, é prestígio mesmo). Então, vamos imaginar que o “Raptorsky” entre em operação… Read more »

Hornet

Kaleu e Galante,

e não me venha com Baikal. Quero vódka de verdade…hehehe

abração

Bosco

Kaleu, mas você deve concordar que a indústria aeroespacial russa é muito prolífica. Variedade é o que não falta. Se vai vingar a gente não sabe, mas capacidade criativa e originalidade é com eles mesmo. Com certeza farão 2 ou 3 protótipos. Agora se vai passar disso vai depender das encomendas. Vale salientar que mesmo a toque de caixa vão levar no mínimo 3 anos para finalizar a fase de desenvolvimento. Como diz nosso amigo Wellington, para ficar “operacional”. O que é muito diferente de “estar” operacional em uma força, já que para que isso ocorra se faz necessários encomendas.… Read more »

Robson Br

Será?
Nem a configuração final do SU-35 existe.
Como disse alguns acima, com a facilidade de bater fotos hoje em dia e como na Russia de hoje não tem aquele rigor de antes, já teria de ter fotos. “”Até do enforcamento do Sadan tiveram fotos””.

Tomara que realmente voe em janeiro. Como ainda estamos defasados em termos de TT e não acredito que fique operacional em menos de 7anos, temos tempo suficiente de pegar carona e fazer umaa versão PAK-FA BR.

Ivan

Kaleu,

Avião Russo…

Vodka Russa!!!

Ivan.

Ivan

Bosco, Os Russos além de muito criativos têm umas sacadas muito práticas. Este PAK-FA pode muito bem ser lançado com os aviônicos do Sukhoi SU-35BM. Depois implementa uma nova série da mesma aeronave. A verdade é que ele PRECISA voar em breve. Esta situação de total hegemonia aérea norte americana deve estar deixando muito general irritado no oriente, digamos da Rússia para lá… Então, como bem lembrou o HiperHORNET, o Raptorski vai revolucionar as relações e redistribuir um pouco o poder aéreo. Pelo menos em teoria, pois hoje há a certeza da superioridade dos Raptors sobre tudo que voa, mas… Read more »

Hornet

aproveitando a deixa (do tema do post):

“Putin: Russia Must Develop ‘Offensive’ Weapons

AGENCE FRANCE-PRESSE
Published: 29 Dec 2009 08:27

MOSCOW – Russia must develop new offensive weapons systems to counter U.S. missile defenses and prevent Americans from feeling they can “do whatever they want,” Prime Minister Vladimir Putin said Dec. 29.

“To preserve the balance, we must develop offensive weapons systems, not missiles defense systems as the United States is doing,” Putin was quoted by state news agencies as saying while on a working visit to Russia’s far east region.”

http://www.defensenews.com/story.php?i=4436639&c=EUR&s=TOP

abraços a todos

Hornet

Ivan,

acho que nós estamos pensando a mesma coisa e antenados. Dá uma lida no link que deixei acima.

A idéia é justamente equilibrar as forças novamente.

enfim…

abração

Ivan

Hornet, Caça Stealth na América Latina seria muito interessante. No mínimo deixaria muito Senador Norte Americano puto com o ‘atrevimento’. Mas acredito ser improvável. O Brasil não deve começar esta escalada, nem tão pouco o Chile. A Venezuela, se ainda sob a batuta do Hugo Chaves, poderia ter o ‘desejo’, mas não sei se teria petrodólares suficientes. O cara tem gasto muito mais do que o que seria racional, para dizer o mínimo. Mesmo assim, não vejo o PAK-FA disponível para exportação antes de 2010. Pelo menos não para mercados periféricos. Primeiro para os parceiros Rússia e Índia, depois para… Read more »

Ivan

Hornet,

Ok, vou ler.

Obrigado,
Ivan.

Wolfpack

Hornet,
O segundo link que postou é o mais diferente de todos. Sendo que o primeiro lembra a cópia chinesa do F23. Vamos esperar pra ver o mais novo netinho da Vovodka…

Wolfpack

Valeu Hornet…

Hornet

Ivan,

ok.

Eu também não creio que possa ter um caça stealth na Al tão cedo. Mas quis propor essa reflexão só para pensarmos como um “Stealth exportável” pode mudar muita coisa no cenário do poder aéreo mundial.

enfim…

abração

Ivan

Hornet,

Quem fica desconfortável com esta situação são os paises do ex-Pacto de Varsóvia, notadamente Polônia e República Tcheca.
Eles sabem que não podem contar com auxílio da Europa Ocidental, particularmente com a Alemanha dependente do gás russo…
Ops, olha energia se misturando com defesa…
Por esta razão se posicionam tão pró EUA, pois é que se dispõe hoje defender suas posições.
Por esta razão não me surpreendi quando a Polônia elegeu o F-16 seu novo caça há poucos anos atrás. Eu, polonês, faria o mesmo.

Abç,
Ivan.

Hornet

Wolfpack,

Beleza!

aguardemos os próximos netos da Vovódka…hehe

abração

Ivan

Hornet,

“Um “Stealth exportável” pode mudar muita coisa no cenário do poder aéreo mundial…”

Com certeza, vc está com visão de luneta.
Principalmente quando sabemos a necessidade russa de exportar seus armamentos para gerar caixa e comprar os seus próprios.

Abç,
Ivan.

Hornet

Ivan, também acho que é por aí. Mas existe um novo jogo de forças políticas mundiais que está sendo delineado neste momento. Nada está claro ainda, pois mesmo a Europa Ocidental está querendo uma nova ordem mundial, um novo equilíbrio de forças. E mesmo os países emergentes como o Brasil estão jogando como antes não faziam (antes a gente só olhava a caravana passar) e tendo força para isso. Como será esta nova ordem mundial? Só esperando pra ver. Mas eu creio que o mundo como conhecemos (unipolar) está com seus dias contados. Não tem como se sustentar. Isso foi… Read more »

Steen

Não rolava uma história de que o PAK usaria motores e aviônicos em desenvolvimento no Su-35BM e portanto seu desenvolvimento poderia ser rápido? Pois é, agora o russo vem e diz que “O jato e seus equipamentos são novos, por isso é difícil dizer exatamente quando o primeiro vôo ocorrerá” ?!?!?! Se o dito já estiver pronto, e prontinho pra voar (sem ninguém ter visto nem mock-up), os russos estão de parabéns por conseguir essa proeza na era das câmeras digitais. É até pouco comum ter tanto segredo em um projeto aeronáutico hoje em dia (onde o povo quer mesmo… Read more »

vassili

Hornet, Caças stealth na América Latina????? no meio da próxima década????? Se vc fizer essa mesma pergunta no próximo sábado (02/01/10), eu respondo que talves…….. com pouquíssimas chances de ocorrer… O Chile, muito provavelmente vai de mais alguns F-16 50/52 para substituir os MLU block15……. No máximo, na melhor das hipóteses, o Eurofighter assume o lugar dos F-16 MLU…………….. A Venezuela ja esta gastando muito mais do que realmente pode…… Expecula-se que a “República Bolivariana” adquira algumas unidades do Su-35, como o próprio Chávez já anunciou ter intenções de comprar. No caso, seria para substituir os F-16…………… O Brasil teve… Read more »

Ivan

Caças Stealth na América Latina, durante a próxima década, estaram a bordo dos porta aviões americanos e ingleses.

Pois é, com meia dúzia de submarinos nucleares e um mísero porta avião STOVL equipado com caças F-35 Lightning II, stealth de 5ª geração, a Inglaterra continuará a ser maior força naval no Atântico Sul.
Lembram? As Malvinas ainda são Falklands.

Abç,
Ivan.

Wolfpack

Pessoal, Não sei porque, mas sou meio cético quanto a performance do F35. Os americanos colocaram todas suas fichas neste projeto, inclusive com o quase abandono da linha do F22. É muita portinha, muita função, muita esperança em um único vetor monoreator. Se não me falha a memória, o último caça monoreator da USNavy foi o F8 cruzader, que por sinal está sendo substituído pelo Rafale na Marinha Francesa. Bem, o cockpit lembra muito os do Harriers e o piloto se garante da posição 6:00 horas pelos sensores diversos na fuselagem, sei lá, é um conceito bem diferente. O STOL… Read more »

Welington

Hornet sobre os valores do projeto, se os 20 bilhões já foram arrecadados e/ou financiados não se sabe, mas o que se sabe é que tanto os Russos quanto os Indianos querem o PAK FA o quanto antes e por este motivo com certeza absoluta o mesmo será rpoduzido. Sobre o radar o mesmo utilizara a base do Tikhomirov NIIP Irbis-E (N035E) com uma antena AESA, normalmente assim como o Captor do Typhoon. O PAK FA utilizará os mesmos motores previstos para o SU-35 BM o Lyulka AL-41F, porem este motor não esta pronto, o mesmo esta em desenvolvimento e… Read more »

Welington

Meu comentário esta aguardando moderação…

Paulo Renato

Vamos aguardar os testes do bicho.

Abs.

Robson Br

Welington em 29 dez, 2009 às 21:23

Vamos aguardar os testes do bicho.

um abraço amigão

Bosco

Wellington, me desculpe meu cara amigo Wellington, mas quem fez esses esboços entende menos de caça que eu de “teoria das cordas”. rsr… Vai ser otimista assim. Um caça como o desenhado custaria hoje algo na casa de 1 bi de verdinhas, pelo menos. Só de radar AESA ele tem uns 6 distribuidos pela fuselagem. Acho muito otimismo. O F-22 tinha 3 AESA e 1 IRST. No final, acabou ficando com 1 AESA e sem o IRST devido aos custos. Também acho que existem compartimentos demais. O que é incopatível com um caça de dimensões racionais, levando em conta a… Read more »

Bosco

Wolf,
se você se refere ao fato do piloto do F-35 ter dificuldade em ter visão direta do hemisfério traseiro eu te garanto que isso não será problema para ele. rsrsr.
O F-35 na verdade sequer precisaria ter um canopy transparente. O piloto terá uma visão “sintética” de tudo ao redor proporcinada, como você disse, pelos sensores distribuidos ao redor da fuselagem que farão o SPECTRA do Rafale parecer do tempo dos Flinstones.rsr…
Um abraço.

Me desculpe a comparação Chicão, mas não resisti.rss..

Welington

Bosco amigão os desenhos foram para ilustrar somente as opções de porões de armas e todas as opções são totalmente plausíveis visto que nas aeronaves com designer stealth o espaço vago entre as entradas de ar das turbinas e ocupado e os bocais de entrada de ar são redimensionados e reposicionados visando o aumento do espaço do porão de armas e a não exposição dos motores como ocorre da 4.5 G para traz, desta forma a quantidade de combustível se mantém intacta. Porem concordo que os mísseis ar ar terão suas dimensões reduzidas para poderem ser transportados em maior numero,… Read more »

Wolfpack

Então Bosco, mais um item para corroborar minha tese que o bichinho é complexo demais e com a missão de ser a plataforma única para as três Grandes Forças Americanas, USNavy, USAF e Marine Corps. É um tremendo desafio, ah e o “fogãozão” lá atrás deverá ser enchergado pelo OSF do Rafale a pelo menos umas 100 milhas…rsrsrsrsrs
Chicão não precisa agradecer pela ajuda rsrsrsrsrsrs e eu nem falei do ruído e das características furtivas que têm Australiano colocando em dúvida…
Abs

Wolfpack

Welington, belos estudos.

Bosco

Wolf, mas o assento elétrico do Rafale você gostou né? rsrs.. Tudo bem. Como diz o velho Jack, vamos por partes. O IRST do Rafale é otimizado para ser sensível à faixa de 8 a 13 um do espectro, mais específica para o calor emitido pelo corpo devido ao atrito, etc. Não é muito adequando para detectar pós-combustores. Mesmo porque a radiação emitida nessa faixa do espectro é facilmente inibida pela atmosfera e não pode ser detectada de grandes distâncias. Vale lembrar que o F-35 irá usar pouco seu PC e deve ter algum recurso para inibir a irradiação do… Read more »

Ivan

Welington,

É improvável que o PAK-FA tenha todos os recursos que vc espera dele.
Inclusive havia lido em algum lugar que as dimensões deste caça ficaria entre as do F-22 e do F-35.

Abç,
Ivan.

Bosco

Wellington, você pode ter razão em achar que os compartimentos do Pak-FA são maiores já que tudo indica que ele seguirá o padrão russo de manter os motores afastados, liberando espaço. No ocidente, com raras exceções os motores são mais juntos, talvez para melhorar a performance no caso de potência assimétrica ou da falha de um deles. O TVC 3D dos russos deve fazer a diferença no caso de falha de um dos motores. Também a barbatana treliçada do R-77 é dobrável, o que ajuda na acomodação dos mesmos. Vamos aguardar. Eu tô mais ansioso pra ver fotos e dados… Read more »

Hornet

Welington,

valeu pelos links!

eu até ia comentar algo a respeito dos desenhos, mas acho que vc e o Bosco já chegaram a um acordo sobre isso (hehe).

abração meu amigo

Hornet

Ainda sobre o PAK-FA, parece que estão previstos 5 protótipos antes do início da produção seriada. Seja como for, parece que todos os informes apontam para o início de 2010 como data do voo inaugural. Mas os russos bem que podiam ao menos liberar uma foto deste caça, né? Nem que fosse uma foto de partes dele, sei lá… Ou o suspense também faz parte do “negócio”? Acredito que sim. “Segundo a revista Air force Monthly (AFM) deste mês, o protótipo do caça Russo/Indiano PAK-FA está prestes a levantar voo pela primeira vez. O voo do protótipo segundo a revista,… Read more »

Hornet

Vassili meu friend, foi só uma especulação. Pra falar a verdade, acho pouco provável se ter caças Stealth na América do Sul nos próximos 20 anos. A não ser que o Brail entre em algum consórcio internacional mais pra frente (ou o PAK-FA, ou com a França-Suécia para desenvolver um outro caça, sei lá)…mas dos outros países da AS acho muito pouco provável. Concordo com vc. Mas que ficaremos no “segundo time mundial” por mais um tempo, isso ficaremos. O bom dessa história é que ainda vai demorar alguns anos para o PAK-FA e mesmo o F-35 estarem disponível em… Read more »

Hornet

Vassili,

mas pensando bem. Pra nós isso já é um avanço (ficar no segundo time).

Que time nós pertencemos hoje? Terceira divisão? Quarta divisão? Quinta divisão?

E olha que estavamos no “amador” (ou seria no “fraldinha”?) até modernizarmos os F-5 (que antes era só um avião de passeio, mas que também nem passeava muito…hehe) e comprarmos os Mirage 2000 (pelos menos eles tem radar e mísseis, o Mirage III estava cego e banguelo).

Então, vendo por este lado, estaremos muito bem servidos com o FX2. Um avanço enorme!

abração de novo

Ivan

UltraHornet, Vou repetir suas palavras, pois sonho como este deve ser sonhado acordado, e repetido tantas vezes quanto possível para que, um dia, tranaforme-se em realidade: “A gente podia propor um consórcio Brasil-França-Suécia (algo como o MSC-5: “movimento dos sem caças de quinta geração”…hehe) para desenvolver um…por que não?” Porque SIM! Inclusive o “MSC-5” é uma grande sacada, só que tem muita gente neste clube, como por exemplo metade do consórcio EuroFighter, pois a outra metade é de ‘sóciosa contribuintes’ no JSF. Para mim, Suécia, França e Brasil tá de bom tamanho, até por que estes três possíveis parceiros possuem… Read more »

Wolfpack

Bosco, assento com ajuste elétrico é bom, mas o fundamental é direção eletro-hidraulica + ar condicionado eheheheheheheh. Amigo, na imagem no site abaixo http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ca/irst2.html temos uma foto onde aparece a APU de um rafale e seus pós-combustores ou nem isso de forma clara pelo OSF de outro Rafale. A Usina do F35 mesmo sem pós-combustão vai gerar uma assinatura muito maior que esta observada na foto acima. O F35 é a velha história do Pato, que não nada direito, não vou direito e nem anda direito rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs, mas imagine o lobby do Comlexo Industrial Militar Americano para colocar este caça… Read more »

Welington

Ivan o PAK FA terá suas dimensões entre o Flanker e o Fulcrum e muito provavelmente o mesmo será mais stealth que o F-22 A, levara mais armas e terá um maior desempenho de vôo… Bosco, KKKKKKKKKKKKKK, exame de próstata foi fod. KKKKKKK, boa amigão. Bosco como disse no meu post anterior as projeções foram para ilustrar somente as possíveis configurações de porões de armas, mas as opções dos jameadores por infravermelho nas asas e na cauda são opções baratas e extremamente funcionais contra sensores IR. Já os radares o frontal e o de cauda já estão “prontos”, porem os… Read more »

Robson Br

Será que voa mesmo em 2010?

Não tem nem motor ainda. Quanto aos sistemas nem se comenta.
A coisa não é tão simples. Tem muita tecnologia emvolvida em um caça de 5ª geração.

Na minha opinião, em menos de 10 anos ele não está totalmete operacional.

Realmente não poderíamos esperar por ele. Para manter este projeto em pé, colocam na mídia estas notícias. Pode até voar, mas não será nem de longe o PAK-FA prometido, pois falta muito ainda para termina-lo.