Primeiro caça russo de quinta geração deve voar em 2009

160

O primeiro caça de quinta-geração da Rússia, conhecido até agora como PAK-FA/T-50 (as ilustrações são apenas concepções), fará o seu voo inaugural antes do final deste ano, segundo afirmou o vice-primeiro-ministro Sergei Ivanov, encarregado da aquisição de armas, na quarta-feira (21).
Planos anteriores estabeleciam o primeiro voo de testes do caça para 2010. O avião terá características de alta manobrabilidade e stealth, para assegurar a superioridade aérea e a precisão na destruição de alvos terrestres e marítimos.
O caça está sendo desenvolvido pela Sukhoi, que faz parte da Rússia United Aircraft Corporation (UAC), juntamente com a Hindustan Aeronautics Limited (HAL) da Índia, de acordo com um acordo intergovernamental preliminar, assinado em Outubro de 2007.
Rússia e Índia vão desenvolver simultaneamente duas versões do avião de combate – uma versão de dois lugares para satisfazer os requisitos da doutrina da Índia, e um monoposto, versão para a Força Aérea Russa.
Ivanov disse que a primeira aeronave está quase pronta, mas servirá apenas para ensaios de durabilidade em terra nas instalações de Zhukovsky, perto de Moscou.
No entanto, um segundo protótipo será construído e vai voar até ao final deste ano, afirmou.

FONTE: RIA Novosti / COLABOROU: Douglas Falcão

Subscribe
Notify of
guest

160 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
carlos

O Brasil esta fora mesmo?

JMRC

O Brasil perdeu uma chance únice. Vejam bem: Este avião voará em 2009 enquanto o Projeto FX já se arrasta por 10 anos … A Venezuela se armando; o Chile adquirindo mais caças F 16 e o Brasil com o seu velho e antigo projeto FX que só Deus sabe que dia que vai sair do Papel.

JMRC

Correção : Chance única.

Madara "Flanker"

Não vejo a hora de ver um desses voando!!!

Agora a pergunta que não quer calar:
Ele será superior em combate além do alcance visual e curto alcance do que o famoso F-22 raptor e F-35??

Vale lembrar que a China e o Japão estão tb na mesma onda, cada um desenvolvendo como pode novos aviões de 5° geração.

Flws.

Erich Hartmann

Com esse artigo me da a impressão que cada vez mais consolida-se a necessidade de parcerias frente ao velho modelo de vetor de uma única nação ou capacidade desta de produzir todos os componentes internamente(tendência iniciada pelo Tornado IDS/ADV nos anos 80 se não me engano),pois as tecnologias empregadas ou necessárias num universo de combate extremamente competitivo (9G,stealth,misseis 5 gen etc) não dá mais para uma nação sózinha(exceto EUA…desde que livre da crise…) sustentar custos de dezenas de bilhões de US$/Euros e bem mais de uma década de testes exaustivos até chegar a operacionalidade. O que preocuparia numa eventual parceria… Read more »

Valtinho

Uma chace de ouro para o Brasil e para a Embraer. A Russia vai produzir na fábrica da Sukhoi e a Índia vai produzir lá mesmo. Já imaginaram a Embraer fabricando um desses??? Por que nossos líderes pensam tão pequeno? O ministro Mangabeira Unger não tinha assinado uma especie de memorando de participação no projeto? Bem que o caça poderia ser um projeto do BRIC (Brasil,Russia, Ídia e china), Mas pelo que parece eles só vão é “RI” mesmo da gente…rsrsrsrs

Abraço

Erich Hartmann

Complementando o pos anterior…só faria sentido uma parceria com a rússia,se eles de fato se predispusessem a aceitar transferir tecnologia com instalações aqui de unidades de fabricação de componentes para que pudéssemos controlar qualidade,escala etc(talvez seja o caso da parceria com a India) senão meus amigos ficaríamos numa roubada (desculpe o exagero da comparação) similar ao que o Irã teve quando recebeu os F14 dos Eua que praticamente serviram apenas como Awacs por falta de capacidade operacional.

Fábio Max

O desenho tem similaridades com o F-22.

DORNIER

Oportunidade de ouro perdida pra nao deixa o tio san insatisfeito veja soooooooo. o lance ese os Francese tbm tem algum plano pra 5 geracao. se nao daqui 30 anos compramos os de 5 geracao quando mundo vai tar usando 6 ou 7 geracao

Vovódka Bolivariana da Venezuela

Foooooooora F-X2!!!!!!! Viva o F-X3 e o PAC do PAK – Plano de Aceleracao da compra do PAK da Sukhoi!!!!!!!!!

Claudio

Os franceses não estão apostando num caça de 5º geração, eles optaram em desenvolver uma nova geração de UCAV.
Caso o Brasil opte pelo Rafale, ele poderá participar do grupo de paises que está desenvolvendo o NEURON.

Guilherme Jacobs

esse vai ser o único capaz de tentar abater um Raptor em combate

JMRC

Acho muito difícil um avião não – UCAV – tripulado vencer em combate um avião tripulado.

Tiago Jeronimo

O coelhinho da páscoa vai me visitar em abril e em dezembro eu vou passar as férias na casa do papai noel, ele convidou toda turma, o saci perere, o monstro do lago ness e o chupa-cabra, a festa vai ser grande!

Santos

Pessoa;

Desculpem minha ignorancia no assunto, mas alguém poderia me dizer qual é a diferença de um caça de 4ª Geração e um de 5ª Geração ???
O que um faz que o outro não faz ?

welington

Bom se será superior ou não só o tempo dirá mais o mesmo foi desenvolvido para isto, ele é mais rápido,possuía, TVC3D,motores mais potentes, maior relação peso potencia,avançados controles de vôo e ao que tudo indica se a aerodinâmica se manter pelas projeções aliado a todas as características citadas anteriormente o mesmo terá uma aerodinâmica comparável a do SU-35 BM, em termos de furtividade provavelmente será mais stealth que o F-22 pois vai utilizar os materiais RAM absorventes mais desenvolvidos do mundo como o que diminuiu o RCS do SU-35 de 6m2 para 0,6m2 no SU-35BM, alem do tão discutido… Read more »

Bosco

Se demorar o mesmo que um F-22 demorou do primeiro vôo até se tornar operacional vai levar mais uns 10 anos, só se na Rússia for diferente.

Com esse caça a Rússia vai poder fazer algo além de ficar olhando na tela dos seus radares de baixa frequência as aeronaves B-2, F-22 e F-35 (se é que esses radares funcionam mesmo), já que vai poder vetorar os seus próprios stealths para combater em curto alcance.
Vai ser “luta de cachorro” grande e não duvido nada que até os B-2 sejam armados com o AIM-9X.

Alfredo_Araujo

Tiago Jeronimo em 23 jan, 2009 às 17:37 O coelhinho da páscoa vai me visitar em abril e em dezembro eu vou passar as férias na casa do papai noel, ele convidou toda turma, o saci perere, o monstro do lago ness e o chupa-cabra, a festa vai ser grande! [2] !!!!!!!!!! Se no pais mais rico e poderoso em termos de tecnologia, o desenvolvimento de um caça de 5º geração levou varios anos e consumiu alguns bilhoes de dolares… Como q um país emergente, com alguns poucos bilhoes, fará voar o mais avançado caça em menos de 5 anos… Read more »

welington

Bosco se o mesmo voar este ano vão ser mais 11 anos até o mesmo se tornar operacional na WS, pois o mesmo estará operacional por volta do final de 2014 quando o mesmo completar a maioria de seus testes de pré produção. Alfredo_Araujo, você esta subestimando a super potencia tecnológica que é a Rússia eles sempre desenvolverão seus vetores super competitivos com poucos recursos sempre foi assim. Alfredo o PAK FA teve o inicio de seu projeto no final da década de80 até este ano são cerca de 20 anos de projeto, o mesmo estar operacional na WS em… Read more »

Baschera

Perdemos o bonde….. mas com o FX-2 vamos à pé !!!
Sds.

Flavio Santana

Continuo cético quanto a tanto otimismo nesse projeto. Não acho possível sairmos de meras “concepções” para um protótipo em menos de 12 meses.

Mera propaganda russa, que atualmente está com seu ego MUITO inflado, falando em ter vários NAes em curto espaço de tempo e agora emendando com esse anúncio da suposta conclusão de um protótipo num prazo inviável.

Aos Flankeiros meu respeito, mas tbm meu ceticismo! rsrs pelo menos esse anúncio nós vamos poder “tirar a prova” na virada do ano hein!!!

Abraço a todos

Flavio

welington

Minhas expectativas é para que o PAK FA voasse em 2016, a única certeza que tenho é que o PAK FA voara em 2012 e será produzido em serie no final de 2016, não duvido da capacidade Russa de construir esta aeronave neste curto espaço de tempo, mas com certeza até 2012 o PAK FA estará voando, sobre os NAEs como já foi explicado em outros posts os porta aviões e os caças são um programa de longo prazo, eles não vão ter os 5 porta aviões em 2015 é um programa de longo prazo como PAK FA. Um abraço… Read more »

welington

REsalva voase em 2012!
desculpem me.

RL

Sempre foi assim na história. Contra os Migs 21, os EUA criam os Phantom. Contra os Mig 29, eles criam o F-16. Ai, os EUA criam o caça de superioridade F-15, e logo em seguinda a Rússia cria o Su-27 até chegar no Su-35 para contrapor talves o F-35 norte americano. Agora, os EUA criam o F-22 e logo logo veremos o PAK-FA contrapondo-se aos Raptors. O interessante, é que os EUA sempre gastam valores alusivos, pra não dizer ignorantes com seus desenvolvimentos e a Rússia nem tantos absurdos assim e conseguem elaborar caças de respeito. Ai vem a questão… Read more »

Mad Dog

HaHaHaHaaaaaaa!!!!
A Rússia aos passos de tartaruga….heheheee….
Pak-Fa quando começar a ser produzido lá em 2020-2030… já terá um F-22 versão C bem superior ao atual voando com aviônicos e novo radar…

Santos

Senhores;

Desculpem minha ignorancia no assunto, mas alguém poderia me dizer qual é a diferença de um caça de 4ª Geração e um de 5ª Geração ???
O que um faz que o outro não faz ?

welington

Mad Dog essa é a metodologia dos anti Russos porem como o F-22 evoluirá o PAK FA também e o mesmo começara a ser produzido em 2016 e quando os EUA estiverem lançando seus UCAVs operacionais os Russos também estarão o SKAT o urso esta acordando e os EUA e Rússia competirão de “igual para igual” em termos tecnológicos e de vetores como na época da união soviética.
Um abraço a todos e até amanha.

Vassily Zaitsev

Welington, 21:05hs,

Finalmente concordo com vc. Ao meu ponto de vista, vc disse exatamente o que poderá acontecer.

Agora, vc disse que o programa PAK/FA começou no final dos anos 80, correto?? com qual demonstrador??? MIG-1.44 ou SU-37 BERKUT????

Vamos concordar que 30 anos é uma eternidade no quesito desenvolvimento de um produto. Culpa da informática, e tb, da queda da URSS.

A informática evoluiu demais nesse período. O que hoje é moderno, daqui à 3 ou 4 anos, será, com certeza, obsoleto.

abraços.

Bosco

E se os EUA desenvolverem um super hiper ultra radar de baixa frequência capaz de detectar o PAK-Fa/T50? De uma hora para outra a super hiper ultra tecnologia stealth adotada pelo russos estaria obsoleta. E se esse hiper ultra mega plus radar, perdão, hiper ultra mega radar puder vetorar mísseis com rastreadores térmicos hiper ultra mega sensíveis para que possam detectar esses caças? E se meu pai fosse mulher eu teria “duas” mamães! Como o IRST pode detectar esses mega hiper ultra caças a mais de 100 anos luz, ou melhor, 100 km, o que vai adiantar ser invisível e… Read more »

Ric

Sei não em, os EUA nessa crise brava que estão em 2020-2030 a menos que ocorra algo mirabolante vão estar completamente falidos ou devendo até “as calças”.

Bosco

Já dizia um velho ditado:
“Pau que dá em Chico dá em Francisco”

Felipe Cps

Bosco: eu ouvi dizer que o PAK-FA vai ter contra-medidas espetaculares contra mega-hiper-ultra-super-power radares, tipo assim: raios fotônicos, escudo de plasma e hiper-espaço!

E que os pilotos vão ter à sua disposição um sabre de luz e uma pistola laser, para o caso (altamente improvável) de ter de ejetar!

E que a aeronave vai ter as asas “voltadas” assim como um curupira tem os pés “voltados”…

Na verdade só russo e índio mesmo pra ter umas idéias bizarras dessas, kkkkkk…

Bosco

RL,
sua sequência causal pode ser interpretada de maneira inversa, ou seja, os russos projetando aeronaves para se contraporem e pelo menos se igualarem às dos americanos, que sempre foram os responsáveis pelos saltos de qualidade, como é nítido agora no caso do F-22 que teve como resposta o PAK-FA.
Não estou afirmando, estou dizendo apenas que a sua interpretação dos acontecimentos pode estar equivocada ou simplesmente não ser factível, já que podemos fazer uma leitura desses eventos de modo contínuo e não intercalado, portanto, sem um fato gerador determinante reconhecível à priori.rsrsrs…

Wolfpack

A realidade nossa não pode ser comparada a de países como Índia, Rússia, que apresentam conflitos e ameaças sérias internas e externas a seu território. O PAK-FA é a coisa mais natural que existe, é que ocorreu durante anos na Guerra Fria, com cada um dos lados desafiando o outro com novos desenvolvimentos. Penso muito diferente da maioria aqui e creio que o FX2 está bem encaminhado, pois se der certo nos dará opções melhores de desenvolvimento de nossa Indústria Aeronáutica no futuro. Não vejo que uma parceria com a Rússia nos daria esta opção. Primeiro temos que dominar a… Read more »

Vassily Zaitsev

Ô loco Bosco, Cê acabou com as esperanças do Welington de que a Russian-Mother possa igualar o poderio aéreo ianque. Eu, sinceramente fiquei impressionado pela informação de que o T-50 poderá voar ainda este ano. Pensei que só aconteceria por volta de 2015, e olhe lá……. Mas, só o tempo dirá qual vetor será melhor; O F-22 Raptor ou o PAK/FA. Sou mais o F-22, pois ele já tem uma boa “bagagem” de experiencia, tendo voado à diversos anos, entrado em operação, etc. Mesmo que o modelo russo seja equivalente em todos os termos importantes (super-cruize, Stealth, super-manobrabilidade, Radar AESA,… Read more »

Patriota

Pessoal os russos conseguem desenvolver aviões sofisticados como o PAK-FA pois eles tem um investimento sério no desenvolvimento de
novos armamentos uma quantia x que é mantida todos os anos
uma vez que é interesse de Moscou se manter como potência militar,
em minha opinião o fx2 pode até dar certo termos transferencia de tecnologia dos franceses mais a grande pergunta é a seguinte
Com os poucos investimentos que fazemos e com o descaso dos politicos que elegemos com o assunto seriamos capazes de desenvolver um caça de quinta geração?

Francamente eu não acredito.

saudações a todos

Raphael

Dejavu, ano que vem vamos ver o mesmo artigo, com 2010 para primeiro voo. Welington, sei que voce eh fa da guerra fria, tambem sou. Muito mais divertido para nois ter superpotencias no pedaco do que o EUA surrando paisecos de terceiro mundo que sao liderados por capangas. Mais welington, sejamos realistas, a Russia esta muito longe de uma CCCP. Se a Russia invadisse a Europa amanha, duvido que chegaria a passar o Vistula. Que decadencia rs… E re-lembrar os bom tempos em que um ataque sovietico na Europa so teria como ser parado com bombas nucleares taticas… Ahhh os… Read more »

Hornet

Bem, como ainda ninguém sabe como vai ser a aparência do T-50, então eu prefiro essa concepção aqui (e não essa outra, que lembra vagamente o Raptor, mas muito mais feio):

http://paralay.com/t50/opana.jpg

abraços a todos

RL

Bosco..rrssrsr..

Para que não existam “preferências”, façamos da seguinte forma.

Leia, porem não interprete necessáriamente nessa mesma ordem.

A verdade é que será assim sempre, como sempre foi.

Abraços.

Robson Br

Tentar ressuscitar defuntos é impossível. Esse assunto de caça já está morto. Acho que o blog deveria focar nos passos do FX2. Também duvido que esse PAK-FA fique operacional tão cedo. Se eles ofereceram o SU-35 (que aliás nem está pronto, só protótipo) pra gente, então deveriam dizer que essem caça mais moderno voaria em 2009. Isso seria sugeira. Venderiam um caça mais antigo para nós. Ainda bem que a FAB não embarcou nessa.

Roberto

Encontrei um livro escrito (em espanhol) por um tal A.Yakvlev, um general,engenheiro e projetista aeronáutico da URSS, na era stalinista. Mesmo dando um desconto no nacionalismo do sujeito, é impressionante a capacidade russa já nas décadas de 30 e 40 em projetar e construir aviões avançados para a sua época e em larga escala, para fazer frente ao ataque da Alemanha nazista,apesar de terem tido de transferir suas fábricas para a Sibéria,debaixo do fogo inimigo, para não serem destruídas pelas tropas/aviação nazistas. Já em 1941, fabricavam em série, os caças MIG-3 , LaGG-3 e Yak-1. Os aviões blindados de assalto… Read more »

Roberto

Resumindo, a Rússia tem história e tradição em sua indústria aeronáutica militar…

Iuri Korolev

Caro Patriota A Rússia em 1929 era um país extremanente pobre e atrasado com poucas indústrias. Em 30 anos, apesar de não ser rica, tornou-se uma superpotência militar e tecnológica, baseado na educação de seu povo, no ensino técnico de alto nível e investimento governamental no desenvolvimento tecnologico e cientifico.Não estou discutindo aqui os percalços, os ditadores, os expurgos etc. No nosso caso somos um povo inculto, subdesenvolvido, superficial e infantil. No Brasil se você gosta que as coisas funcionem é chamado de chato ou certinho. Se gosta de estudar é CDF. Se gosta do tema defesa é milico escroto.… Read more »

João-Curitiba

Caro Iuri O pessoal malha o BBB, mas é sempre bom lembrar que o BB não é invenção nossa. Foi copiado (e comprado) do Exterior. Parece que dá Europa. Ou pelo menos, mesmo que seja criação dos EUA, fez sucesso mesmo foi no velho mundo. A diferença entre eles e nós, é que lá o governo dá pão e circo. Aqui só circo, com os políticos sendo o circo e nós os palhaços. Com um povo contente, bem alimentado e instruído, a própria população pressiona para que seus governantes invistam em defesa, para defenderem seu modo de vida. Aqui, a… Read more »

Iuri Korolev

Caro João Curitiba Só citei o BBB como exemplo de algo medíocre que o povo paga “pay per view” e fica madrugadas adentro vendo aquilo. A origem dele é a Holanda. Precisa dizer mais ? Hoje é um país de drogados e que nas guerras, as potências da Europa tratavam igual à “casa” da Mãe Joana. A Rússia, por exemplo, importava as novelas brasileiras, mas está substituindo-as por novelas feitas lá baseadas em obras de Tolstoi e Dostoievski. Mas não é isso que importa, e sim os interesses ainda infantis dos brasileiros. Acho que com um investimento maciço de uns… Read more »

Claudio

Algumas informações: 1º O F-117 (modelo que por sinal já está aposentado) abatido na Bósnia deveu-se principalmente ao excesso de confiança a dos americanos, que utilizaram várias vezes um mesmo corredor para enviar seus aviões de bombardeio nas suas missões, os sérvios acabaram alocando lá suas baterias antiaéreas e seus radares e foram premiados com um acerto. 2º Como já foi dito avião “stealth” não é igual ao avião invisível da Mulher-maravilha, dependendo do seu RCS e do radar do adversário, o avião será captado mais cedo ou mais tarde (o que pode ser mortal), um exemplo: O radar CAPTOR… Read more »

Erich Hartmann

Realmente pessoal temos que ficar atentos que a Rússia* nos tempos da CCCP/URSS respondia por cerca de 60% do PNB/PIB e os gastos militares estavam na ordem de 25/30% do produto nacional bruto(ou cerca de 40%/50% do PIB Russo da época),ou seja,mesmo com petrodólares atuais na melhor cotação possível (dos tempos de US$140 por barril brend) é muito pouco provável que vejamos esse PAK FA/T50 tão cêdo,mesmo com fortes injeções de recursos de uma parceria com a India. * Acredita-se que somente nos últimos 2/3 anos o PIB Russo tenha atingido níveis dos tempos da época do auge da CCCP/URSS(mesmo… Read more »

Mateus_LB

Como tem gente q substima a Rússia,acham q o Pak FA ñ será superior, mas esquecem de muitas coisas,a Rússia fabrica o melhor material RAM,o Pak vai possuir sensores infra red q eu acho q raptor ñ tem,vai ter turbinas super potentes com vetoração 3D,um radar mega potente um “escudo”de plasma entre outras coisas,é claro q é possivel de esse caça estar operacional até 2018 ou vcs esqueceram q ala já tem a esperiencia de 5ªgeração com os berkut e mig 1.44 ou 39 como quiserem chamar,a Rússia sempre fez ótimos caças com poucas recursos lembra do flanker e do… Read more »

kaleu

Pessoal tem alguma coisa estranha no ar…. se o PAK FA T-50, etá na “bica” pra se tornar realidade, porque motivo os Indianos estão em pleno processo de aquisição de aeronaves ocidentais ? … No FX indiano, inclusive objeto de um polêmico POST recente neste Blog, estão concorrendo SH, Rafale, Gripen e Migs… pergunto: qual a lógica da India adquirir caças de 4ªG, com preços salgados se tem expectativa de voar já em 2012 com seu prórpio Pak 5ªG ? Não faz sentido… somente faria sentido se a India tem informações que o PAK só estaria pronto depois de 2020…… Read more »

Nunão

Kaleu, creio que expectativa de ter seu próprio 5ª geração voando em quantidade já em 2012 os indianos não tem não… Por mais que voe este ano, até passar por todo o resto do desenvolvimento e entrar em pré-produção, produção, fases operacionais etc vai um bom tempo. Antes de 2020 para estar presente em quantidade e bom adestramento / operacionalidade eu acho muito difícil, e a Índia tem que resolver quem vai tapar o buraco da baixa de seus Migs mais velhos bem antes disso. Não sei não, mas eu não aposto muito nas opções ocidentais no FX deles não,… Read more »