quarta-feira, maio 12, 2021

Gripen para o Brasil

O dono do primeiro ‘CATRAPO’

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

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Perto da entrada principal do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), um pouco antes do hangar de manutenção dos F-5, existe um Grumman S2F-1 Tracker preservado.

Este S2F-1, de matrícula FAB 7021, é na verdade um dos primeiros Trackers adquiridos pela FAB que equiparam o 1º GAE (Grupo de Aviação Embarcada), cujos exemplares chegaram em 1961. No Brasil os Trackers foram designados P-16.

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O 7021 é um avião histórico, pois foi a primeira aeronave da FAB a pousar no convés do NAeL Minas Gerais. Este acontecimento ocorreu no dia 22 de junho de 1965.

Com a chegada dos S-2E na metade da década de 1970, parte dos antigos P-16 foram redesignados P-16A, e passaram a servir como aeronaves de instrução para os novos pilotos do GAE. A outra parte foi convertida para UP-16 e serviram como aeronaves COD (Carrier On-board Delivery), ou seja, como aeronaves de transporte embarcadas.

O 7021 foi um dos exemplares convertidaos. Todo o material eletrônico do seu interior foi removido e no seu lugar foram instalados cinco assentos para passageiros. Assim configurados, os UP-16 passaram a desempenhar um papel utilitário, transportando carga e passageiros.

O 7021 está preservado nessa última configuração. A própria designação “UP-16” no alto da deriva e a bolacha do 2º/1ºGAE no nariz no avião (ver a primeira foto)  já mostra isso. Mas um observador mais atento notará outros detalhes externos que o diferenciam do P-16A original. Confira esses detalhes nas fotos seguintes.

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Logo acima da cabina dos P-16 ficava instalada a antena do ECM AN/APA-69 com uma pintura vermelha e preta. A mesma foi removida. A parte posterior das naceles dos motores também ganhou um formato mais “arredondado” com a colocação de uma carenagem cobrindo o local onde se localizavam as sonobóias.

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Na base da deriva, próximo ao gancho de pouso, ficava exposta a ponta da antena do sensor MAD, que foi removido. O farol de busca da asa direita também foi retirado e a abertura ventral da fuselagem, por onde o radar de busca era baixado, foi fechada.

FOTOS: Poder Aéreo (Poggio)

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