Uma iniciativa inédita marcou, nesta terça-feira (20), o lançamento do primeiro Foguete de Treinamento Básico (FTB) da Operação Fogtrein II, no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). Cerca de 50 alunos do ensino fundamental do Colégio Fênix assistiram do mirante de observação. Professores de instituições de ensino superior, coordenadores de projetos que poderão ser embarcados como carga científica em futuros foguetes, estiveram presentes.

“Achei ótimo. Nunca tinha visto um foguete antes. Foi muito rápido, mas valeu a pena, quero ver de novo”, disse Clara Beatriz, de 11 anos.

Exatamente às 17h16 o FTB foi lançado da plataforma, alcançando mais de 30 quilômetros de altura a uma velocidade de 4.200 km/h. O foguete de treinamento caiu a 16 quilômetros da costa do litoral do Rio Grande do Norte.

Segundo o Chefe da Divisão de Operações, tenente coronel aviador Ricardo Rangel, a operação faz parte do processo de certificação de foguetes instrumentados para o aprimoramento, além da manutenção da capacidade operacional do Centro e do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

A operação Fogtrein II, além dos efetivos do CLBI e do CLA, conta ainda com a participação da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

Fonte: CLBI

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments