Presidente Obama anuncia interdição aérea contra narcotráfico no Brasil

74

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta sexta-feira (16) a interdição aérea de aviões que poderiam transportar drogas ilegais sobre território brasileiro. Em uma “determinação presidencial” dirigida aos departamentos de Estado e de Defesa, o líder assinalou que a interdição “é necessária devido à extraordinária ameaça que representa o tráfico de drogas à segurança dessa nação”.

Acrescentou que a interdição inclui, pelo menos, o uso de meios efetivos para identificar e advertir um avião suspeito de transportar drogas antes do uso da força.

A determinação presidencial indicou que o governo do Brasil tomou as medidas apropriadas para proteger a vida de inocentes tanto no ar como em terra.

A nota instrui o Departamento de Estado a publicar a decisão na Gazeta Federal e a notificar o Congresso.

FONTE: EFE/Folha / COLABOROU: Cadu

NOTA DO BLOG: Interdição aérea a partir de bases na Colômbia?

Subscribe
Notify of
guest

74 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Asterix

Isso vái dar M****

Asterix

É impressão minha ou ele irá intervir sobre a soberania nacional?

gerson

Caros amigos,

Será isso uma forma de justificar os vôos sobre espaço aéreo Brasileiro? é bom ficarmos de olho no que pode acontece!

Ronaldo

que venha uns 100 rafales porque a coisa ta ficando feia pro nosso lado!

Caipira

Pera lá…pera lá….num entendi nada….o que significa uma “interdição aérea” ????????????????????????????????///
Vão usar nosso espaço aéreo????????????????????????????

F-15

Assim como o caipira, eu tb nao entendi nada o.o
Não creio que seja pra interditar aviões sobre o espaço aereo brasileiro, isso seria um absurdo, a não ser o que o brasil de permissao pra isso….

Luiz

Se isso viola a soberania do Brasil, a gente não pode derrubar esses aviões ?

Gui985

Notícia estranha…que papo é esse de interdição aérea?

Caipira

To procurando na internet mas só o que encontro é o mesmo texto do post do blog….

FelipeTP

Esperar esclarecimentos.

Se realmente for isso, mais uma pisada na bola.

Se for para aviões brasileiros sobre território colombiano, menos mal.

michellineker

O que isso poderia ter haver com o FX-2 ?

Paulo Renato

Não entendi muito bem essa interdição no espaço aereo do Brasil ???
O que está acontecendo ??? O que os EUA tem a haver com nosso território, tem algo estranho nisso aí !!!!

Essa informação precisa ser melhor distrinchada.
Vamos aguardar o que seria isso.

Abs.

Caipira

Continuo fuçando na net….mas só encontro este mesmo texto, e nos poucos espaços que permitem comentários vcs já devem imaginar né….aparecem comentários sobre a invasão da amazônia, ativação da IV frota e por aí vai….

gerson

Caros amigos, Olhem as coisas como estão ficando! Brigadeiro Juniti Saito diz que a intenção do governo é renovar totalmente a frota de caças e chegar a 88 novos aparelhos até 2025 Num clima de tensão e de armamentismo entre países da América do Sul -como Colômbia e Venezuela-, o governo brasileiro vai criar a primeira unidade de aviões de caça na Amazônia a partir do ano que vem, quando deverá ser transferida para a região uma frota inicial de 12 a 16 aviões do tipo F-5M. (O esquadrão transferido será o 1°/4°GAv “Pacau”, hoje operacional em Natal com aeronaves… Read more »

General

Ningém toma conta mesmo.No Brasil entra quem quer

var

Notícia no mínimo preocupante. Mas imagino que isso signifique que vão controlar aviões brasileiros fora do nosso espaço aéreo.

eduardo

O texto está muito mal escrito, ou traduzido. Não dá para entender nada.

doodle

pessoal com sinceridade ,nao intendi nada do texto,sera q alguem q saiba mais do assunto pode nos dizer do q se trata?

Rodrigo Avelar

eu n acredito nisso, se for verdade virou palhaçada, onde fica nossa soberania?

gerson

Eu acho que estão costurando um grande acordo que fará do Brasil uma potência REGIONAL e os EUA darão todo o apoio necessário para isso. Mais temos que aguardar para ver as condições deste acordo!

gerson

Caros amigos,

O texto acima é parte de uma reportagem maior que está hoje na Folha de São Paulo! recomendo a leitura.

gerson

Caros amigos,

Parece que existem alguns acordos secretos em andamento com os EUA.

ndústria Nacional
Escrito por Defesa Brasil
Sáb, 17 de Outubro de 2009 11:58

Um acordo na área de defesa em negociação entre o Brasil e os Estados Unidos poderá representar a venda de até 200 aviões Super Tucano, da Embraer, para as Forças Armadas americanas. “Existe a possibilidade de compra direta, sem licitação”, disse ontem o ministro da Defesa, Nelson Jobim. O avião brasileiro já disputa uma licitação da Força Aérea dos EUA para cem unidades.

doodle

eh concordo com o gerson ,acho q esta acontecendo alguns acordos na area de defesa em q ainda nao foi divulgado.

Felipe Cps

Entendi nada. Mas fiquem sossegados, que não tem como os EUA sobrevoarem o território nacional.

Paulo Renato

Essa notícia pode ter sido ventilada para atrapalhar o nosso FX2(tomara que seja isso mesmo !!!).

Mas esse acordo que está para ser feito com o Americanos parece que pode render, estou ansioso para saber o que vai sir disso.

Abs.

Paulo Renato

Caro Felipe Caps,

Depois que vc saiu do chat, pegou fogo entre o Galante e o FX2.

Ficou quente !!!!

Abs.

A-Bomb

Só podem estar falando de aeronaves fora do pais.
Caso contrario a gritaria seria grande.

Paulo

Essa história s´quer dizer que os EUA aceitam que o Brasil faça a interceptação de aeronaves de matricula americana, que sejam suspeitas e estejam sobrevoando nosso território.
Só isso.

Billy

Muito bem Presidente OBAMA. Se notícia real, não plantada com interesses comerciais escusos, ao menos você está fazendo algo para dificultar a vida desta praga que assola milhares de lares brasileiros, enquanto LULA usa colar de folhas de COCA, o ministro MINC e o ex-presidente FHC fazem campanha para liberação das drogas.

Marino

Estaria ele justificando a aquisição de Super Tucanos, e enaltecendo a nossa “lei do tiro de destruição”?

Roberto

Srs

Se F-18’s ou F-16’s Americanos, Colombianos ou de pais seja ficarem “PASSEANDO” no território nacional Brasileiro, sem autorização prévia, com essa desculpa, deveriam ser abatidos sem dúvidas. Isso é violação de Soberania.

O máximo que eles poderiam fazer seria alertar a FAB sobre aviões do narcotráfico em terriório brasileiro e esta tomar as medidas cabíveis.

[]’s

Carlos Augusto

Engraçado e o espaço aereo do Brasil agora ficou americano??????????????? Cadê os patriotas defensores dos USA???Quando eu defendia uma aproximação com a França na verdade eu queria era, que o Brasil tivesse tempo de se armar, mas agora eu estou achando que é tarde, infelizmente. Não A-Bomb, você entendeu perfeitamente. À poucos dias atras eu vi no fantastico uma equipe inglesa atirando num barco de traficantes, aqui na AS, e eu achei engraçado porque os ingleses estavam muito longe da sua terra, mas eles estavam agindo com ajuda dos americanos, agora vamos ter sempre esses estranhos entrando no espaço aéreo… Read more »

POWERANDRÉ

HAHAHAHHAAHAHA

Abater F-18 e F-16 americanos com “o que?” kkkk

hlfsantos

a nossa melhor arma agora é entupir o congresso com mails pedindo explicações a nossos deputados e senadores.

Carlos

“Entendi nada. Mas fiquem sossegados, que não tem como os EUA sobrevoarem o território nacional.”

Essa, deve ser, a historinha que a cascavel conta para suas presas.

Matheus Pires

Srs, Sou totalmente contra isso, parece que ngm mais tem respeito por nos, ja vi que o Brasil vai te que colocar *MORAL*

Ricardo GF

Nada como uma matéria MAL traduzida…não tem NADA a ver com invasão de nossa soberania, mas apenas a reconfirmação de acordos de cooperação com o Brasil na área…QUANDO é que brasileiro vai pelo menos aprender a falar e entender o inglês? “The President has authorized the Department of State to continue assistance to Brazil in carrying out an “Air Bridge Denial Program” against civil aircraft reasonably suspected of trafficking in illicit drugs. In granting this authorization, the President has determined that interdiction of illicit drug trafficking aircraft in Brazil’s airspace remains necessary because of the extraordinary threat posed by such… Read more »

Thomas D. Weiss

Que chauvinismo canhestro – que mentalidade nacionalista retrograda – xenofobia , estamos caminhando para uma alianca com os EUA e estamos prestes a vender Tucanos para eles …

paulo

Já internacionalizaram a amazônia brasileira? O medo decâno dos militares brasileiros finalmente está se materializando? Se a noticia for essa mesmo (de interdição americana no espaço aereo nacional sobre a amazonia) o caso é de excluir já o F18 do FX2, adquirir “pra ontem” e já os 120 Rafales com entrega pros próximos 48 meses, e ainda comprar “de prateleira” da Russia de 4 a 6 esquadrões de SU 35 BM “fully armed” e mais umas três dezenas de baterias S300 pra serem postadas na defesa aerea desse espaço. (se mocosar uma dezena de S400 melhor ainda!) Hoje “interditam” a… Read more »

Ronin

Ricardo GF,

vc fez exatamente o que eu iria fazer. Procurar essa matéria em inglês, direto da fonte!

Tá certo que a politica americana é confusa e arbitrária, mas ao ponto de invadir espaço aéreo sem autorização em busca de “traficantes” (sei, isso nao engana nem o Papai Noel), seria no mínimo incoerente e perigoso!

Acredito que a sua nota foi a melhor de todas, sem nenhum tipo de especulação e nem tipo de incitação! Bom demais!

Abs a todos!

bandeira

Calma pessoal, eu entendi da seguinte forma: TODA a aeronave, que se dirigir ao espaço aéreo Brasileiro, em atitude suspeita, será interceptada, antes de adentrar o mesmo. Simples assim, sem crises de histeria. Não vamos ter nosso espaço aéreo invadido pelos USA, isto só o Chaves pode fazer na região norte.

Carlos

Bandeira, boa tarde, por acaso nos estamos sitiados?. E como seria a atitude suspeita da aeronave? que antes de adentrar o nosso espaço aéreo seria interceptada. E o interceptor estaria onde?

Ricardo GF

O Chávez não fez nem fará nada…como é que ainda tem gente que acredita que ele é uma ameaça ao Brasil? Vcs têm alguma noção de geopolítica?

Ricardo GF

Carlos, vide meu post acima…está tudo explicado…não tem nada disso que o Bandeira indicou. Em suma, são 2 coisas:

1 – interceptação no espaço colombiano por forças colombianas com cooperação americana;
2 – cooperação com forças brasileiras e troca de informações;
3 – toda e qq interceptação em território brasileiro é feita de forma independente por forças brasileiras, OBVIAMENTE.

E NADA MAIS.

COMANDANTE MELK

Senhores, é por essa e outras que nossa imprensa anda com a moral mais baixa do que o Nelson Ned…

O titulo correto seria: Presidente Obama anuncia apoio ao projeto de interdição aérea contra narcotráfico do Brasil(ponto).

Simples né…

Saudação a todos.

PAULO SÁ

MAS BÁÁÁ´, TCHÊ! SERA ISSO VERDADE? OLHA EU SEMPRE DEFENDO FORÇAS ARMADAS BEM EQUIPADA E TREINADAS. SE OS AMERICANOS QUISEREM ALGUMA COISA DAQUI AGORA É UMA BOA HORA PRA ELES, AINDA NÃO TEM RAFALE, SCORPENE, FREMM ETC…. ACHO QUE OS SENHORES DE BRASILIA DEVEM BOTAR AS BARBAS DE MOLHO. QUE ELES NÃO VENHAM ESTRAGAR NOSSA FESTA NOSSO GALINHEIRO A AMÉRICA LATINA. VAI SER TRISTE TCHÊ, SE PRECISARMOS DE UMA HORA PRA OUTRA DE DEFESA E NÃO TERMOS. AI OS FDP QUE POR MUITOS ANOS DISSERAM QUE O BRASIL NÃO TINHA INIMIGOS, PRA JUSTIFICAR NÃO INVESTIR EM ARMAMENTO, QUE SEJAM OS… Read more »

Ronin

Galera,

leiam todos os comentarios antes de postar alguma coisa e voltar a discutir algo que ja dito nos primeiros posts!!

helioc2000

Ricardo GF está corretíssimo, foi erro grosseiro de tradução…eles confirmam nossas ações implementadas por nós sobre nosso espaço aéreo informando que fazemos o controle aquí no Brasil com nossa conhecida política do tiro-de-abate. Tomaram alinhamento favorável a nós reconhecendo nosso esforço, foi isso. Olha, tem coisa forte atráz das cortinas, e estou vendo muito mais que o noticiado, já estou achando que salvo a bagunça noticiada deles contra os franceses e outros, está parecendo que a resposta já está formatada no Itamaratí, e diferente do que tem sido noticiado, parece que eles não vão mesmo querer perder nosso contato no… Read more »

Ronin

Olha lá onde está a noticia…
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u639370.shtml

Pelo menos uma aulinha de ingles para esse povo!

COMANDANTE MELK

Senhores, é por essa e outras que nossa imprensa anda com a moral mais baixa do que o Nelson Ned… O titulo correto seria: Presidente Obama anuncia apoio ao projeto de interdição aérea contra narcotráfico, do Brasil(ponto). Simples né…, NA VERDADE O HOMEM ESTÁ APOIANDO A LEI DO ABATE QUE O BRASIL JÁ IMPLEMENTOU…porque os americanos viam com reservas(Na verdade até fizeram pressão sobre o governo, para que o mesmo não sancionasse essa lei) a capacidade da FAB de não cometer erros, e vindo eventualmente a abater aeronaves que nada teriam haver com tráfico. É apenas isso meus caros, calma,… Read more »