Lula diz que só conhece a proposta da França para venda de caças ao Brasil

142

vinheta-clippingESTOCOLMO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que só conhece oficialmente a proposta da França (da empresa Dassault, que produz o Rafale) na disputa do contrato para a compra de aviões de combate. Os Estados Unidos (Boeing) e a Suécia (Saab) também já apresentaram propostas. Segundo Lula, a decisão será tomada de acordo com as necessidades do Brasil.

– Temos que tomar conta do pré-sal, da Amazônia, dos 15 mil km de fronteira seca, de 8 mil km de costa marítima e agora tem essa história de piratas da Somália – justificou o presidente.

Nesta terça-feira, Lula será recebido pelo primeiro-ministro da Suécia, Fedric Reinfeldt, que defende a candidatura da Saab, fabricante do Gripen, como fornecedora das 36 aeronaves que servirão para modernizar a frota da Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo a ministra de Comércio da Suécia, Ewa Björling, o assunto estará em pauta.

Na segunda-feira, em Buenos Aires, o ministro da Defesa, Nelson Jobim,disse que o país estava mais inclinado à empresa francesa Dassault do que à sueca Saab e à americana Boeing na disputa por um contrato para a compra de aviões de combate devido à oferta de transferência irrestrita de tecnologia.

Antes de decidir sobre qual modelo o Brasil vai comprar para renovar a frota de caças da Força Aérea Brasileira (FAB), Lula deverá convocar o Conselho de Defesa Nacional. O relatório final sobre os três modelos em disputa deverá ficar pronto até o fim deste mês.

FONTE: O Globo

Subscribe
Notify of
guest

142 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
A-Bomb

Por que será que eu acho que ele vai escolher o Rafales seja qual for a decisão da FAB.

Wolfpack

Para quem não viu, vale a pena!
Este vídeo deveria ser mostrado ao Molusco… Para ele fechar de uma vez com os Franceses…
http://www.youtube.com/watch?v=GURWeWJsyR8
Abs

Leigo

Alguém não está levando esse processo a sério …

Christiano

É um absurdo,a verdade é que ele “só tem olhos” para a proposta francesa.A FAB fez um trabalho meticuloso bem estruturado de licitação pra nada.Lamentável!

Colt

Espero que esse assunto se resolva logo. É inconcebível que um país como o Braail demore tanto para decidir sobre a compra dos Rafales! hehe Falando sério, o negocío é o seguinte. Jatos de combate existem para a defesa do país, dos recursos, seja pré-sal, amazônia verde, caatinga seca ou morro do Pão de Açúcar. O que não dá é pra esperar surgir um conflito e dizer pro vizinho…”espera aí, ataque meus interesses daqui a 2 anos que eu não recebi meus jatos ainda!” Forças Armadas por definição devem estar PRONTAS QDO NECESSÀRIO! O BR não pode mais esperar por… Read more »

Leandro_O.

Na minha opinião, a escolha do Rafale é a mais sensata até o momento. Devido a transferência de tecnologia.E este sendo o caça mais avançado tecnologicamente dos três concorrentes!

Masssss… Parece que o SU-35 não tá fora da briga.
Vejam o link http://www.defesanet.com.br/ru1/su-35.htm

paulo

Em todas história o Brasil deu volta por cima nessa informação que você nos deu amigo Wolfpack nós podemos nos orgulhar dos nosso cientista com todos os embargos que os Estados Unidos fez para o Brasil sempre quebraram a cara.Os nosso cientista fizeram tecnologia melhor que as americanas e muitos ainda barata.
Eles tem medo do Brasil donimar a area de caças só isso(só um jogo politíco).

abraços a todos

paulo

Leandro pode esquecer dos su-35 amigos.

abraço

Paulo Renato

Impressionante como de nada adiantou o novo prazo dado as empresas !!!
Vai dar Rafale mesmo e ponto final e nada mudará até o anúncio final.
É brincadeira dizer que não nenhuma proposta somente a da França. REalmente o Nelson Jobim gosta memso dos Franceses e como estão afinados os governos dos Países.

Uma pena poderíamos ter equipamentos Russos de uma forma ampla ou até mesmo de outros países, agora tudo Francês é piada.

Triste fim para o nosso FX2

Abs.

lex

Amigo Wolfpack,
Não so o Lula tinha qe ver esse video + sim todos os politicos e todos os Brasileiros! O Brasileiro tem qe saber dessas informações não pra virar anti-americano…, mais pra saber como as coisas funcionam com os EUA.
Muito legal esse video!
Abraço

Alexandre

Galera antes de criticar o lula ou o jobim, lembre-se que as propostas revistas por saab e a boeing ainda não foram entregues ao presidente. E com isso muita coisa pode mudar, agora que na primeira avaliação deu rafale isso deu. O engraçado foi que depois que todos nós ficamos sabendo da proposta da frança e inclusive do interesse da frança em comprar o kc390 os outros dois concorrentes decidiram fazer uma proposta igual ou até superior e até mesmo comprar o kc e super tucano. Agora temos que analizar que a frança também revisou a sua proposta ou seja… Read more »

Tanus

Saiu uma Entrevista com Anatoly Isaikin Diretor General da EEFU “Rosoboronexport” sobre o Projeto F-X2 e ele garante que a Russia entregou uma proposta e ainda esta no pareo…..

Esta bagunça no F-X2 não esta certa….

Felipe Cqc

Tem que dar é Gripen, e depois a gente pensa na turbina e no radar e nos mísseis.

GRIPEN NG JÁ!

Felipe Cps

Ora, o Mulla não precisa saber de nada mesmo, aliás, elle NUNCA sabe de nada. Quem manda no governo socialista dos PeTralhas é o grande capital: a Odebrecht escolheu, tá escolhido, pronto, cabou…

A essa altura do campeonato, sete anos de governo PeTRalha, alguém ainda esperava algo diferente? MWAHAHAHAHAHAHA!!!

eduardo

Colt,

Qualquer que seja o vencedor, as entregas serao somente daqui a 4 ou 5 anos. Esse e o planejamento da FAB.

germa

Vai dar rafale.O brasil só ta fazendo “anus doce” pra ver se baratea mais o produto.

agora não adiantas nada comprar 36 rafales e parar por aí
temos que ter pelo menos uns 300** pra fazer moral com os gringos que mandam no mundo para poder mandar também.

**: agora vai ser ruim do planalto pagar tanto caça.Se nossos políticos resolverem dar uma opinião eles vão almentar o próprio salário em 300 X.
hehehe

abs 😉

Alfredo Orlando

Palhaçada da corte??? sinceramente eu não sei quem é que manda e quem é que obedece neste governo… O lula sai com uma frase de que não conhece a proposta dos suécos e estadunidenses. Francamente SR Molusco em uma licitação de compra governamental não se compra algo sem saber o que os demais concorrentes querem e muito menos SR “melodia” se fala a preferencia para um determindo produto ou empresa, São essas atitudes que contamina por corrupção* de uma licitação e a imagem da força Armada (FAB) perante a sociedade. Ta passando da hora desses dois “palhaços da corte” calarem… Read more »

Gunter

(…)Até o fim deste mês o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, reúne o Alto Comando da força para elaborar um parecer técnico sobre a compra. O estudo será encaminhado ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, QUE O SUBMETERÁ AO PRESIDENTE. Cabe a Lula definir quando o conselho será convocado para analisar o tema.(…) (…)Como o brigadeiro Saito SÓ DEVE TER ACESSO aos relatórios da FAB no fim de outubro, a compra dos caças deve ser analisada em outro momento. Assim que tiver o parecer técnico dos brigadeiros, Saito reunirá os sete oficiais do Alto Comando da Aeronáutica para dar… Read more »

Meirelles

Pelo que entendi,apenas a comição técnica do FX-2 e o Jobim sabe com detalhes as propostas dos tres concorrentes. Para o lula,jobim apenas repassou as vantagens da proposta francesa e talvez até desdenhou os outros concorrentes.Dá pra perceber pela reação e surpresa do lula quando viu aquele video do Grippen NG,que foi “contrabandeado” pelos oficiais da FAB. Caso se confirme isso,o Jobim pode estar “comprado” pelos franceses,ou seja,estaria recebendo um “agrado” caso o Rafale ganhasse,pois ele não esconde de ninguém que quer o Rafale vitorioso de qualquer jeito,não importando o que os outros concorrentes oferessam. Mas é so minha opinião,posso… Read more »

Baschera

O Lula só conhece a proposta da Dassault… e EU nem isto….rsssss.

Para quem não viu ainda, no DefesaNet, tem uma entrevista com Anatoly Isaikin Diretor Geral da Rosoboronexport russa. Interessante !!!

As vezes me pergunto que tanto interesse e tanta briga pelo FX-2, afinal não é uma concorr~encia para tantos caças assim. Tem algo a mais que não sabemos ao certo… e não adianta falar da recente ascenção do Brasil nos fóruns internacionais e que logo, logo seremos a 5ª ou 6ª ecomomia..etc..etc…. tem algo a mais aí….

Sds.

dodloco

to tor cendo de mais pro rafale ganhar
mas por qualquer caça que vir
o outro presidente vai acabara com esse negocio de fx-2
e nos vamos ficar se um caça de ultima geração.
Ja tão querendo cortar verba das forças armadas
e ai o fx-2 vai rodar

Lucas Urbanski

Sim, até parece, pessoal, vocês acham que um Presidente da República não tenha acesso as ofertas dos concorrentes, ou o fato dele ter dito “Daqui a pouco vou receber aviões de graça”, não remete ao fato de que ele esta sim a par de tudo que rola nos bastidores da FAB.
Isto parece conversa de perdedor usando tudo que tem em mãos para a Dassault não levar essa.
Só tenho a lamentar.

Abraço.

Bruno Rocha

E mais essa agora! Agora vem o Sr. Excelentíssimo Pres. da Rep. Lula da Silva e diz não saber de nada (isso graças ao MD que é um tremendo de uma anta, imbecilóide). Agora meus senhores, vejam como o programa FX será cancelado, e depois vamos ter que comprar alguns caças de segunda para não sacanear ainda mais a FAB, que não tem voz ( e olhem que nos EUA, Washington não vende nada sem com consentimentos das suas forças, vejam que lá até a Boeing/L.R.Martin tem poder). É incriável como deixam na mão de políticos uma decisão que deveria… Read more »

Hornet

Baschera,

Faz sentido sua observação, mas o difícil é saber o que seria o “algo mais”!!!!! Tem alguma idéia?

abração

Bruno Rocha

Baschera em 06 out, 2009 às 21:39

“tem algo a mais aí…”

é como diz um apresentador de um telejornalzinho chulé aqui de Beuzonte (BH MG):

“nesse mato tem cachorro!!!”

e também:

“tem cachaça nesse vinágre”

Baschera

Hornet, Olá…. não, não faço idéia…. mas vc concorda comigo ?? A FAB nunca foi considerada no ocidente, e de repente, para uma quantidade a ser comprada que consideraria pífia (os tais 120 caças são , há luz dos nossos orçamentos, mera suposição), ou montada, não importa… pede-se as tripas e o coração aos fabricantes/países detentores das tecnologias e todos os importantes construtores/países quem e inusitadamente ofereçem até mais do que se pediu. Não sei o amigo, mas “nunca antes da história deste país” se viu tal coisa…… não acho isto normal…. embora a tal crise, etc..etc… Diga ai, Hornet,… Read more »

Bruno Rocha

Baschera (que nome legal!) Baschera, acho esses países querem pegar carona com o Brasil. Alguns super otimistas arriscam a dizer que seremos a 4ª maior potência mundial em 30 a 40 anos (acho muito), perdendo apenas para EUA, China e Índia. Ou seja, somos a bola da vez, e o ZAPI das empresas, que vêem o Brasil SIM como uma potencial maquina de $$$. Elez vêem nosso mercado com a salvação deles, pois o 1º mundo tem limite para comércio, e se espantam com um país latino de 3º mundo chegar tão perto deles (Brasil). Agora somo uma bóia para… Read more »

Baschera

Bruno Rocha,
Agradeço seu comentário. Baschera é meu sobrenome…Yoda Baschera…rsssss.

Veja, o que descrevestes também sei e tal… mas me refiro há algo mais que não seja o óbvio que podemos, num primeiro plano, ver ou supor. É muita oferta, desconto, TT, facilidades que talvez nem mesmo India e China jamais conseguiram à seu tempo, e se tiveram estas mesmas ofertas e facilidades, não foi sem pagaram muito, mas muito caro mesmo, quando não, por baixo dos panos…..

Sds.

kaleu

Talves o Pres. Lula só tenha informações que lhe são entregues pelo Jobim … e é aí que mora o perigo !! Não acredito que o Presidente seja Burro … falem o que quizer dele menos que ele seja burro … portanto, acredito que o Lobista Jobim vai ter mais trabalho do que imaginava !! E acredito que possa ter caído uma mosca na sopa so NJ … dos americanos acho que o Lula não autoriza a compra po0r uma aversão histórica (que eu não concordo) … porém, sobre a proposta Suéca ele vai ficar “Bem Inteirado” … garanto …… Read more »

Paulo Renato

Caro Bashera,
Eu li areportagem no defsaNet, bricadeira né, concoro contigo que tem ´coisa por aí.
Os Russos foram descartados de sascanagem e ainda deram os helis de ataque só para passar o mel na boca deles

É F…… !!!!!!!!!

Abs.

Lucas Calabrio

Amigos
Hornet e Baschera
Tive a mesma sensação antes de ler os comentarios de ambos e me veio rápido a questão dos hipersônicos que o Brasil tá trabalhando com os USA, e pelo pouco que li parece que o Brasil tá na frente
Abraços

AlCar

Prezados Todas as mensagens têm um quê de verdade, pois enxergam diversos pontos de vista sobre a questão dos caças, mas não podemos esquecer o que está em jogo não são apenas os aviões, transferência de tecnológia, soberania etc., mas também deve-se analisar a importância mundial da França como ator global, diferentemente da Suécia. Aliar-se à França implica também em tê-los “de certa forma” como parceiros. Vejamos: a França, com a “proximidade” com o Brasil, tem defendido mundialmente a nossa participação nos diversos organismos internacionais (Cons. de Segurança da ONU etc.), aumentando a nossa importância (e responsabilidade) mundial. Assim, dentre… Read more »

Lucas Calabrio

Hornet

Deve ter algum componete tecnológico descoberto pelos brasileiros que deve ser o pulo do gato e todos estão querendo
sei lá se pode ser as centrífugas ou o pre-sal
Abraço

Lucas Calabrio

ou algum fator muito forte na area economica e a China pode ser a grande vilã da economia querendo a militarização devido aos dolares existente

Bruno Rocha

kkkkk nem Índia e China, nossa, depois dessa eles vão ficar com inveja 🙂

João Augusto

Tomcat, caso leia isso, favor voltar ao tópico sobre a discussão dos falsos canopys.

Sobre essa notícia, veja bem compfanheiros, nunca antes na hisftória deste paísf um presidentfe foi tão corfno asfsim.

Mauricio R.

Bem, pelo menos ele não disse novamente, que não sabe de nada…

pierre

Será que encontramos o disco voador do ET de Varginha

João Augusto

Corno, sim, porque, dizem que ele é sempre o último a saber das coisas…

Robson Br

Baschera CONCORDO CONTIGO. Tem que ter “um algo mais” para a FAB ser tão disputada. Até a pouco com velhos Mirage III e velhos F5 e do dia para o outro acontece uma disputa feroz para venda de 36 caças. Parece brincadeira do Jobin, mas tem hora que a disputa pareceu liquidação das casas Bahia. Tem alguma coisa na proposta da Dassault que não sabemos. Bruno Rocha Se a disputa não pode ser só tecnica, pois ela tem que estar em sintonia com a estratégia nacional escolhida. Técnicamente a FAB fez a escolha no short list, onde eliminou concorrentes de… Read more »

Tanus

Espero que nós não estejamos entregando a preço de banana coisas valiosas ou então comprando armamentos errados só para obter apoio politico, isso acabaria ainda mais conosco a longo prazo.

Lucas Calabrio

Prezados
Se a apresentação do brigadeiro for o pensamento da FAB, então já deu Rafale
sds

Lucas Calabrio

ou seja para o f-18 levar terá que ceder muita tecnologia aeroespacial ao Brasil

Lucas Calabrio

Acredito que o Brasil está muitíssimo interessado em tecnologia do que em comércio pelo menos nesse primeiro passo.

Bruno Rocha

Calabrino, sempre a achei que um país com cercos interesses mau intencionados explícitos como os dos chineses, americanos etc poderiam mostrar o quanto se chama a atenção ser grande, isso nos mostra que quando se aparece, tem que se proteger.

*Pelo amor de Deus ao público, se for começa com o papo de anti***** é melhor ir durmir* (não é pra você não lucas)

abraço calabrino

emerson

Olá amigos, Sugiro mudar o ponto de vista. Lula com essa conversa de mascate conseguiu reduzir preços e forçar o envolvimento de Sakozy. Agora, novamente, faz jogo-de-cena para conseguir melhores preços e condições. É um jogo de comprador. E Lula faz esse jogo muito bem usando o que aprendeu como líder sindical. Por outro lado, temos que dar um desconto para o que a imprensa publica, pois algumas mídias agem como lobistas e outras como anti-lulistas. Exemplo? A história que Lula não tinha visto o video da SAAB e foi necessário contrabandear o video para dentro do Planalto.. um video… Read more »

pierre

Concordo com o Baschera, há algo estranho no ar. Eu também estava estranhando essa paparicação toda mas era apenas estranheza, agora você me fez ficar pensativo…

ze

Cada dia que passa eu acho o Lula e seu fiel escudeiro, Jobim, uns mal educados. Primeiro o Jobim comparou o Gripen a engradados de cerveja e refrigerante. Agora o Lula diz que só conhece a proposta francesa. Tudo na vida é questão de bom senso. Não é necessário ir às melhores escolas para tê-lo. O pobre, o rico, um ex-torneiro mecânico, um ex-ministro, também podem tê-lo. Não é cabível ir ao país anfitrião e dizer que só conhece a proposta do concorrente. Algumas pessoas são tão ignorantes que não percebem o quão rudes podem ser. Se o Lula fosse… Read more »

Lucas Calabrio

os acontecimentos começam a ser pensado como o código da vinci

milton

Na verdade o lula so conhece a proposta francesa porque nao existe outra proposta , os suecos querem nos vender um aviao que nem existe ou seja de papel , os americanos esses entao quem que confia neles aquilo que eles colocam no papel chamais sera cumprido ; pois ja deram muitos exemplos disso e que todos nos ja sabemos . portanto o unico vetor de combate que merece vir pra FAB deve ser o rafale